A Melodia que Encanta

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 113
Joined: 06/09/06, 13:36
Sexo: Masculino
Estado: SP
Location: Cannonladia
Contact:

A Melodia que Encanta

Post by Rodrigo »

A Melodia que Encanta
Por João Victor

A música foi uma das primeiras inquietações para os profissionais que trabalhavam com o cinema quando este era mudo. Antes de fazer parte da sonorização, a música acompanhava as imagens em movimento nas salas de exibição. Existia uma orquestra, ou mesmo um piano que acompanhava ao vivo as cenas dos filmes mudos, mostrando a necessidade em se adaptar a melodia às cenas que eram transmitidas à platéia. Assim nas cenas de suspense, romance, mistério, cada uma teria que ser embalada por uma música adequada.

A transição do cinema mudo para o cinema falado permitiu que a música "entrasse" nos filmes. Essa passagem é bem retratada no magnífico musical "Cantando na Chuva", com Gene Kelly e Debbie Reynolds. O filme retrata os desafios da indústria cinematográfica e de seus atores acostumados a fazer filmes mudos, produzindo os filmes falados. A indústria passou a adorar o abuso de música e por isso antigamente foram produzidos inúmeros musicais, praticamente extintos hoje em dia.

A música no cinema permite que seja criada a trilha ideal para cada filme. É a primeira característica pela qual identificamos o filme e o tema do qual possivelmente tratará. Vamos exemplificar: pense nessas músicas e veja como são marcantes e essenciais.
- Quem não reconhece os rufos dos tambores de Twenty Century Fox, e logo em seguida a magnífica orquestra embalando as letras amarelas que se perdem num fundo espacial, como sendo a trilha da saga STAR WARS?
- A doce música do pequenino E.T. - o Extraterrestre, quando voa na bicicleta do pequeno Elliot;
- A galopante melodia do arqueólogo aventureiro Indiana Jones quando escapa da morte por milésimos de segundo;
- A heróica canção de Superman;
- As natalinas canções de Esqueceram de Mim;
- Ou para ser mais direto: aquele tilintar que acompanha o logo "WB" da Warner, mágico, suave e nos remete perfeitamente ao mundo de Harry Potter.

Todas essas músicas são irmãs - têm o mesmo pai - o mestre John Williams. Seu currículo possue mais de 300 trabalhos como compositor, incluindo os famosíssimos trabalhos citados acima. Ainda destacam-se seus trabalhos em "A Lista de Schindler", "Resgate do Soldado Ryan", "Jurassic Park" (todos), "Sete anos no Tibet", "O Patriota" e mais recentemente "Memorias de uma Gueixa" e "Guerra dos Mundos".

John Williams é certamente o maior compositor de trillhas sonoras para o cinema da atualidade. Acumula 29 indicações ao Oscar (duas delas por Harry Potter - Câmara Secreta e Prisioneiro de Azkaban) e 5 estatuetas. Seu trabalho nos filmes de Harry Potter é sensacional. A trilha clássica criada por Williams é perfeita.

John Willians comemorou 74 anos dia 8 de Fevereiro e não pensa em se aposentar tão cedo. Seus atuais projetos incluem, "Superman Returns", Indiana Jones 4", "Jurassic Park 4", além de outros em parceria com Spielberg ainda não divulgados.

***Obs.: Se vocês quiserem testar a maravilha da trilha de Williams em Harry Potter, façam como eu costumo fazer. Releiam um dos livros e coloquem a trilha sonora, de preferência as 3 em seqüência. Muito legal viajar nos livros com as trilhas ao fundo!
Image


Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
ClaraJones
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 21
Joined: 03/11/06, 22:06

Re: A Melodia que Encanta

Post by ClaraJones »

Nossa... coluna alto nível!!!


Ano passado, com a trilha do CdF, percebi que a WB está querendo dar uma roupagem mais moderna à trama. Enquanto os 2 primeiros filmes, e trilhas, era descaradamente um mundo à parte, o Cálice de Fogo trouxe os bruxinhos pra perto de nós... o que é muito mais coerente.

Agora, espero que no próximo filme, a trilha seja tão moderna quanto a última... e, se não for pedir muito, CLIPE NA MTV!!!!!!!!!!!! Isso seria tudo!
User avatar
- Isabella.
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 241
Joined: 01/07/06, 13:45
Location: eu sou onipresente, sabia?

Post by - Isabella. »

amei a coluna!!
as trilhas de harry potter são mesmo sensacionais, tanto eh que, qndo eu recebo mensagens no celular, toca um trecho da musiquinha da pedra filosofal lol
e eu achei mto legal saber quem está por trás de tudo isso!!
_

<center>Image</center>

<center>And when it rains,
You always find an escape
Just running away
From all of the ones who love you
From everything
</center>
User avatar
Trevor McGray
Descobrindo a Câmara Secreta
Descobrindo a Câmara Secreta
Posts: 448
Joined: 20/12/05, 15:50
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Location: Me Tira Daqui? ;~

Post by Trevor McGray »

Coluna nota 10

Ahuahuahuhuahuahua

Tbein quero um clip do Harry na MTV *-*

~Pulando...

Mais mew, a coluna fikou d+

Um assunto bem interreçante, ta de parabens õ/
Tatiana Tonks
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 60
Joined: 12/06/06, 10:36
Sexo: Feminino
Estado: AM
Casa: Grifinória
Location: Quartel general dos Aurores

Melodia que encanta

Post by Tatiana Tonks »

E AI, BELEZA? :wink:
Espero que sim. MAS UMA COLUNA DE REPONSA, JOÃO VICTOR, PARABÉNS. Robin William é realmente sensacional sua criação para HP e perfeita, fascina pela proximidade da cena, musica e um trabalho realmete àrdou, mas no melhor estilo. :)
Essa musica sempre acompanha minhas leituras, que ficaram mais interessantes com essa trilha (pois tenho os livros antes dos filmes) que me coloca ainda mais no universo de misterios, surpresas e descobertas criado pela não menos competente, JK. :!:
User avatar
Fefa Hernandez
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 111
Joined: 27/09/06, 12:12
Location: Desembarcando na Estação de Hogsmead.

Post by Fefa Hernandez »

Realemtne o João Victos tem razão. Tai um ponto que não se pode contestar nos filmes de Harry Potter - a trilha sonora.

Fala a verdade. Quem não se arrepia todo qdo ta la dentro do cinema o logo do filme aparecendo e akele tan dandan dandan dandan dandarandan dandan...

No quarto com a saida do Williams, a trilha ganhou umestilo mais moderno, mas também não perdeu o brilho... eu pelo menos me empolguei com as esquisitonas no baile.

Vamso ve no quinto, se as trilhas seguem a tendencia de se modernizarem. Mas o começo do filme não pode mudar.. por favor hein!!
Image
Image: Cabelo de Unicórnio, salgueiro, 11cm.

Image
Photoshop é moleza! Quero ver faze no paint!!!!
User avatar
Mystik
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 60
Joined: 20/08/06, 19:54
Location: Campinas
Contact:

Post by Mystik »

Amo a trilha sonora criada por John Williams, ele é foda!

Ah, ele também 'só' criou a trilha sonora do filme de maior bilheteria de todos os tempos: Titanic. xD~

Ótima coluna. /o/
Image

Image
Seja Diferente. Faça diferente. Seja da Lufa²
Organizadora de Eventos da Irmandade Slasher
Countdown: eightteen days for the Systematic Chaos begin.
User avatar
AnaTeresa
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 572
Joined: 09/12/05, 15:43
Sexo: Feminino
Estado: Portugal
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com/Main#Profile.aspx? ... 5350841515
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/a_anix
Blog: http://open-skies-over-me.blogspot.com
Micro Blog: http://twitter.com/a_anix
Photos: http://www.fotolog.com/a_anix/
Youtube: http://www.youtube.com/user/hannah79
Location: Açores e/ou Lisboa

Post by AnaTeresa »

excelente coluna! adorei!

meus parabéns João! (:

Alice in Wonderland
Curiouser and curiouser!


Fic's:

Claro-Escuro (Terminada!)
A Festa de Draco
User avatar
Náthalie Evans
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 528
Joined: 18/09/05, 17:45
Sexo: Feminino
Estado: AM
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2 ... 0979520182
Micro Blog: http://twitter.com/nathevans
Photos: http://www.fotolog.com/harryphotos
Contact:

Post by Náthalie Evans »

realmente muito boa essa coluna, sem a trilha sonora dos filmes iam perder um certo sentido q a imagem queira passar
Nathalie
User avatar
.Marina.
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2909
Joined: 14/08/05, 01:17
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Location: Seattle Grace

Post by .Marina. »

excelente coluna!
parabéns João! (:
Hey, me olha.



Image

"Você diz que é toda sombria e sinuosa, mas não é falha uma. É uma força. Ela faz você quem você é.
Eu te amo e quero passar o resto da minha vida com você. "



Me olha de novo!
User avatar
Pups
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 541
Joined: 04/11/06, 17:18
Location: Not here!
Contact:

Post by Pups »

Coluna muito boa!!!

eu acho a trilha sonora dos filmes maravilhosa, prefiro as primeiras mas a do 4 tambem ficou muito boa!!!

é a parte q nos filmes não dá pra por defeito!!!
Image
Image
Ser Corvinal é ser Canibal
User avatar
Kllowny
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 262
Joined: 04/03/06, 17:12
Sexo: Feminino
Estado: PR
Casa: Grifinória
Contact:

Post by Kllowny »

Putz... ótima a coluna *.*
eu tbm A-M-O a trilha do Williams!
=}

mas odiei o que o Doyle fez com o Edwiges theme ¬____¬'
e pior q ele vai ficar em TODOS os filmes agora ¬¬ ... foi o que o diretor do 4º disse =[
***Obs.: Se vocês quiserem testar a maravilha da trilha de Williams em Harry Potter, façam como eu costumo fazer. Releiam um dos livros e coloquem a trilha sonora, de preferência as 3 em seqüência. Muito legal viajar nos livros com as trilhas ao fundo!
Hoho! Eu faço isso :roll: é mt bom *-* eu gosto de ver os créditos finais do PdA por causa da música
x]~

~ Kllow


Velha guarda da Grifinória


Image
User avatar
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 577
Joined: 14/03/07, 15:31
Casa: Sonserina

Post by Arielle *~ »

Eu ja chorei ouvindo a trilha sonora de HP ;~~

Emfim.. OTIMA coluna!
Image
User avatar
Kaone
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 595
Joined: 08/08/06, 14:51
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry

Re: A Melodia que Encanta

Post by Kaone »

Essa melodia do HP realmente encanta, quando você ouve, se transporta para dentro daquele mundo.

E você tem vontade que o mundo de HP seja real. :emo146:

Agora mesmo tava ouvindo aqui no computador a trilha do primeiro filme e é adorável fazer as suas coisas ouvindo essa melodia. :wink:
User avatar
Lhu
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 48
Joined: 03/02/07, 20:02

Post by Lhu »

Parabéns pela coluna!
O cara eh mt show! Arrasa nesses filmes...

Parabéns!
User avatar
Diogo Potter
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 213
Joined: 05/12/05, 22:43

Post by Diogo Potter »

John imortalizou HP com a trilha fantástica que ele criou pra serie!

Parabéns John e João pela ótima coluna! :palmas
<center>Image</center>

<center>Deathly Hallows = Melhor livro! ;D<center>
Post Reply

Return to “Colunas”