O Sucesso de Harry Potter está com os dias contados?

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 113
Joined: 06/09/06, 13:36
Sexo: Masculino
Estado: SP
Location: Cannonladia
Contact:

O Sucesso de Harry Potter está com os dias contados?

Post by Rodrigo »

O Sucesso de Harry Potter está com os dias contados?

Por Sonia Manzoni

Em meu último texto, defendi o valor literário da série Harry Potter. Não me referi, no entanto, a um aspecto muito importante, que pode ser considerado como um fator determinante do sucesso alcançado: a capacidade que J. K Rowling apresenta de envolver o leitor em seus mistérios.

Para manter o suspense, a autora confessou ter refeito o primeiro capítulo da série várias vezes, pois não queria antecipar alguns fatos importantes para a trama. A partir daí, seu método tem sido o mesmo ao longo dos livros: ela dá algumas respostas, mas deixa no ar muitas outras perguntas. J.K consegue fazer o leitor participar também da estória, tornando-se ávido por desvendar seus mistérios e satisfazer sua curiosidade, por isso acho que ela não é só um fenômeno do meio literário mas também um gênio de marketing.
Durante o intervalo entre um volume e outro, a própria J.K divulga informações pela metade, visando a aguçar a curiosidade dos leitores. Não bastasse os mistérios deixados pelo sexto livro, a autora ainda nos angustia mais, quando divulga, por exemplo, que dois personagens morrerão no último capítulo. As especulações não param.

Quem costuma visitar sites sobre o assunto lê de tudo e sabe que há teorias muito malucas ao lado de teorias bastante plausíveis. Como professora de literatura acho isso fantástico, porque há uma preocupação analítica. Mesmo as teorias mais viajantes se baseiam em detalhes dos livros que leitores desatentos não perceberiam. Além disso, os textos envolvem geralmente uma grande capacidade de argumentação. Aqui no potterish há exemplos de textos assim e quem estiver interessado em mais teorias pode também procurar o hogsmeade.com.br e encontrará nesses dois sites brasileiros prova do que estou afirmando.

Entretanto, uma pergunta me inquieta: se parte do sucesso se deve ao suspense que a autora consegue criar, o que acontecerá quando os mistérios forem revelados no sétimo livro? Será que o sucesso de Harry Potter tem os dias contados?
Image


Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
User avatar
Druella Rosier Black
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 940
Joined: 15/07/05, 22:00
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Location: Knockturn Alley

Post by Druella Rosier Black »

Bem,eu tambem acho que é verdade quando ela diz que um dos maiores truques de marketing da JkRowling é deixar no ar os misterios dos livros mas discordo que quando estes forem revelados perderá a graça.Acho que Harry Potter ja provou que é uma saga que vai ficar em muitos anos em primeiros lugares em tudo e com certeza daqui a 30 anos mues filhos,netos vao ler e vao se deliciar com as mesmas coisas que nós fazemos hoje em torno desses misterios.Resta a nós o dever de passar adiante esse mundo maravilhoso de Harry Potter.

:D
Constantine
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 64
Joined: 22/07/05, 08:51

Re: O Sucesso de Harry Potter está com os dias contados?

Post by Constantine »

Rodrigo wrote:Entretanto, uma pergunta me inquieta: se parte do sucesso se deve ao suspense que a autora consegue criar, o que acontecerá quando os mistérios forem revelados no sétimo livro? Será que o sucesso de Harry Potter tem os dias contados?
Isso é bastante particular. É como perguntar se irá existir o Apocalipse. Ele ocorre todos os dias, para quem parte desta para uma outra. Será o mesmo caso, quem acompanhou durante, acompanhou. Quem se interessar posteriormente, vai pegar um lance muito, mas muito esmiuçado.

É por isso que ouvimos Janis Joplin até hoje. Mas a coisa não é a mesma. Quisera eu ter estado em Woodstock.

Mas isso também é o de menos, a JK não está preocupada com isso (não com aquele 'pouquinho' de dinheiro que ela ganhou com o Eleito).

;)
Adeus!
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Post by Mia Galvez »

Muito boa a coluna Sonia!
E instigante, claro! Concordo com a Constantine quando diz que, para quem perdeu a fase em que os livros foram produzidos, vai ser tudo muito diferente. Não vai haver essa aura de mistério, esse friozinho na barriga que sentimos a cada novo pedacinho da história que ela revela.
Mas acredito que Harry Potter será eterno. Meus livros serão o legado mais precioso que deixarei para meus filhos, com certeza! A série já provou o seu valor e, mesmo com o fim, ainda perdurara por anos e anos como um dos maiores sucessos literários dessa época, com certeza!
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
User avatar
.Marina.
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2909
Joined: 14/08/05, 01:17
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Location: Seattle Grace

Post by .Marina. »

acredito que Harry Potter será eterno. Meus livros serão o legado mais precioso que deixarei para meus filhos, com certeza! A série já provou o seu valor e, mesmo com o fim, ainda perdurara por anos e anos como um dos maiores sucessos literários dessa época, com certeza!
Faço suas palvras as minhas, sem tirar nem por.
Hey, me olha.



Image

"Você diz que é toda sombria e sinuosa, mas não é falha uma. É uma força. Ela faz você quem você é.
Eu te amo e quero passar o resto da minha vida com você. "



Me olha de novo!
User avatar
Luh
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 119
Joined: 03/01/06, 18:14
Location: São Luís

Post by Luh »

Nossa, como que o sucesso de HP pode acabar? O_O
Ah, vai me dizer que cada um que é fã de Harry Potter não vai indicar a coleção pra um sobrinho ou filho? Tudo bem que eles não vão ter essa expectativa toda mas os livros ainda terão a sua linguagem simples e o enredo fascinante *_*
E quando alguém começar a ler HP, vai querer comprar o resto da coleção do mesmo jeito que a gente fez (e tá fazendo). A única diferença vai ser o tempo de espera. Nós esperamos a J.K. terminar de escrever e eles vão esperar irem à livraria pra comprar o próximo livro ;D


{Vem cá, Luisa; Me dá tua mão;
O teu desejo é sempre o meu desejo;
Vem, me exorciza; Dá-me tua boca
e a rosa louca; Vem me dar um beijo}


User avatar
Lidy*
Na Copa Mundial de Quadribol
Na Copa Mundial de Quadribol
Posts: 1127
Joined: 24/07/04, 20:04
Location: aqui, alí, lá...

Post by Lidy* »

msm q HP acabei e todos os mistérios foram revelados, HP ainda vai continuar sendo sucesso...
existem 6 livros antes d"O" Livro. enquanto houver lendo esses 6 HP's vai haver um mistério e vão querer ler + e + até o 7ª
agora soh non podter um finalzinho ruim neh!?

mais axo q a tia Jô non vai nos decepcionar
;D
Am I back?
User avatar
Juh WP
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 960
Joined: 22/05/05, 21:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8673240218
Micro Blog: http://twitter.com/juh_black86
Location: NY

Post by Juh WP »

Não acho que o sucesso de Harry Potter vai acabar. Para mim, terá muitas e muitas teorias após o lançamento do 7° livro e mtas especulações tb.
Image

- E se eu for para Sonserina? (...)
... - então, a Sonserina terá ganhado um excelente estudante, não é mesmo? Não faz diferença para nós, Al.


Harry Potter e as Relíquias da Morte (Pág. 589)
User avatar
Victor Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 299
Joined: 12/09/04, 10:43
Sexo: Masculino
Estado: CE
Casa: Corvinal

Post by Victor Tonks »

A febre Harry Potter com certeza vai passar. Nós estamos no ápice, no clímax da série. Quando todos as respostas (relevantes para a série) forem reveladas no sétimo livro, com certeza os ânimos meio que acabarão depois da agitação inicial. "Mas lembrem-se que ainda temos os filmes". Boa época aquela em que podiamos dizer essa frase sem se preocupar. O fato é que, sim, os filmes também estão próximos do fim (o penúltimo já está sendo escrito).

Harry Potter vai ser lembrado eternamente, como o maior sucesso literário que já existiu. Não sei o que você quer dizer como sucesso. Como eu disse, a febre vai passar, mas a História já foi marcada.

Como você disse, o que é legal em HP é que a história está feita agora! É diferente de um Senhor dos Anéis, por exemplo, onde a febre veio com seu escritor morto. Mas Senhor dos Anéis, mesmo assim, nunca vai deixar de ser um sucesso, por mais que seus livros não estejam mais entre os mais vendidos. Acho que HP vai percorrer o mesmo caminho.

Até porque, ainda se tem muito o que explorar do mundo mágico. E com certeza, JK não vai poder tirar todas as nossas dúvidas em um livro só. Podem até não publicar outro livro, mas as especulações não vão parar.

Quanto à coluna, ela levanta uma pergunta bastante curiosa, mas não tão curiosa a ponto de se sustentar só pela pergunta. Acho que poderia ter continuado. Pelo título, espera-se que você vá dar sua opinião ou ao menos indicar alguma coisa sobre o futuro da série, com argumentos ou algo do tipo, e não terminar o texto assim. Só uma dica. ;]

Parabéns pela coluna \o/
Last edited by Victor Tonks on 14/01/07, 22:30, edited 1 time in total.
User avatar
Hellen Lestrange
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 181
Joined: 28/12/05, 06:44
Location: evaporei o_O"

Post by Hellen Lestrange »

Mia Galvez wrote: acredito que Harry Potter será eterno. Meus livros serão o legado mais precioso que deixarei para meus filhos, com certeza! A série já provou o seu valor e, mesmo com o fim, ainda perdurara por anos e anos como um dos maiores sucessos literários dessa época, com certeza!
Eu tambem faço suas palavras as minhas...

E Sonia, parabens pela coluna...
<center>Image
Like a knife in my heart
I'm dying
Dying to be with you
Burning inside me
</center>
~Fled~
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 700
Joined: 26/02/06, 23:02
Casa: Grifinória
Location: Far far away :3

Post by ~Fled~ »

Particularmente eu acho que o sucesso pode sim esfriar com o fim da serie, talvez não acabe totalmente, porq ainda temos os filmes para acompanhar, sem falar que para os verdadeiros fas a serie nunca acabara, mas para aqueles fãs que leem os livros e assistem os filmes so de passagem, talvez acabe sim e é destes e de outros que o sucesso esfriara, mas acho que acabar jamais!! =]
User avatar
†Anitty†
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 100
Joined: 24/01/06, 11:54
Location: No dormitório da Corvinal tentando desvendar Luna

Post by †Anitty† »

eu acho q harry potter vai ficar no estilo Dom kishot(escreve assim?), e mesmo q aconteça alguma coisa(o harry morrer), se restar algum descendente(vai saber... um filho pode vir sim), alguém vai tentar reescrever a história e provavelmente vai conseguir publicar como um HARRY POTTER AND... Tudo é possivel.

O classico vai continuar, n vai ter tanta gente q vai ler como agora, mas vai ter aqueles leitores q vao lembrar e vao passar pra frente(eu, sim, me imagino contando harry potter para meus filhos antes de eles durmirem).

AInda tem os filmes, mas n vai ser a mesma coisa, a espectativa de esperar um livro é totalmente diferente de esperar um filme, pois a gente já sabe a história e tal.

A unica coisa q vai acabar é esse fogo da espera e a agitaçao q a gente tem, mas Harry Potter vai ficar como um clássico no estilo Romeu e Julieta, nunca esquecido.

A coluna ficou parecendo um poste de comentário, pensei q ia ter mais argumentos
Beijim,Anitty

Conta fechada por tempo indeterminado. Quer falar comigo? Procure somente Anitty
User avatar
Fefa Hernandez
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 111
Joined: 27/09/06, 12:12
Location: Desembarcando na Estação de Hogsmead.

Post by Fefa Hernandez »

Nada se mantém em alta para sempre. Mas grandes sucessos ficam para a história e sempre são lembrados.
O que vai aocntecer é que Harry Potter, uma hora, vai parar de render assunto. Quando sair o Sétimo Livro não teremos mais espaços para especulações, talvez algumas sobre o futuro dos personagens, mas nada muito concreto porque, afinal, serão teorias que provavelmente nunca serão confirmadas ou desmentidas. Então basicamente vai nos restar esperar pelos dois últimos filmes, discutindo como ficou isso e aquilo. Quando o último filme for lançado e todos derem suas opiniões só vai nos sobrar discutir o vizual do menu e os extras do DVD. Quando acabar a discução do DVD tudo que nos restará vai ser a lembrança de como vibramos com cada lançamento envolvendo o nome Harry Potter.
Nesse momento a febre vai abaixar até passar e Harry Potter será lembrado como o grande sucesso da literatura, que reinou nas prateleiras do ano 2000 até 2010 (mais ou menos quando lançarem o último livro).

Concluindo, eu acredito que o que vai passar é a febre Harry Potter, mas o sucesso vai ficar marcado na história da literatura, e cada fã vai contar para seus filhos que tinha uma série de livros que amava na juventude.
Image
Image: Cabelo de Unicórnio, salgueiro, 11cm.

Image
Photoshop é moleza! Quero ver faze no paint!!!!
User avatar
Chris Finn
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 74
Joined: 27/06/06, 16:26
Location: Em algum lugar.........^^

Post by Chris Finn »

Gostei da coluna!!!
Muito boa Sonia :) !
É verdade q harry potter podi ter os dias contados mais isso naum aconteçerá até q o 7 e último :( livro seja lançado...
Image
Stay cool but stay on...^^

***R/Hr Shipper***..afinal eles se merecem!^^
Constantine
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 64
Joined: 22/07/05, 08:51

Post by Constantine »

Bom, quem tem um pouquinho mais de idade sabe que certas coisas passam, não tem que dramatizar... Menudos, New Kids On The Block, Backstreet Boys... as pessoas juram de pés juntos que "para sempre vão amar" e depois que a vida dá uma meia dúzia de voltas... cadê a paixão...? Desinteressar é inerente ao ser humano. Não é questão de deixar de ter opinião. É cansar mesmo.

Então uma coisa é guardar os livros para oferecer aos netos, outra é achar que vai reler um zilhão de vezes algo já especulado. Que deprimente, isso me parece "Dom Casmurro". Haja paciência :)

:mrgreen:
Adeus!
User avatar
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 113
Joined: 06/09/06, 13:36
Sexo: Masculino
Estado: SP
Location: Cannonladia
Contact:

Post by Rodrigo »

Dom casmurro eh borin demais..
nao compare tb...hahaha..apesar de machadao ser um genio...ele foi infeliz nesse livro..
hmm...
eu tb axo q a magia um dia acaba para todos, voce pode continuar gostando e sendo fã, mas as coisas cansam, e vc nunca terá a mesma avidez com que tinha antes do lançamento do setimo livro.
Quem sabe c nossa kerida jk lançar um livro dos marotos, ow explorar mais o universo hp, ai sim a energia eh renovada..
caso contrario..
infelizmente a magia vai se perdendo com o tempo, assim como tudo que temos.
=/
Image


Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
User avatar
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 577
Joined: 14/03/07, 15:31
Casa: Sonserina

Post by Arielle *~ »

Acho que Harry so perderá um pouco com o final da saga com quem COMEÇAR a ler depois de DH ser lançado. Talvez sim.. Talvez naum. É chato vc ler toda uma saga e saber o que vai acontecer no fim. Por exeplo, se Harry morrer é meio chato vc ler 6 livros, ver toda a luta sabendo que ele vai morrer. CLARO que Hp é Hp e vai continuar interressante ler, mais vc ler depois que sabe o fim estrega sabe? como akele seu amigo pé no saco que te conta o fim do filme antes...
Mas, creio q mesmo com o fim da saga, JK deixara perguntas no ar! :S
Last edited by Arielle *~ on 14/07/07, 14:33, edited 1 time in total.
Image
User avatar
Hreter
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 602
Joined: 15/02/07, 17:23
Sexo: Masculino
Estado: Outro
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com/Main#Profile.aspx? ... 9281867885
Micro Blog: www,twitter.com/hreter
Location: Collons, m'he perdut!
Contact:

Post by Hreter »

Isso tud que você disse tem sentido, menos o último: Harry Potter n4ao tem a fama com os dias contados! Não será como uma novela das sete que vai ganhando um numero de audiencia até que acaba e todo o mundo se esqueçe até passar outra vez no "vale a pena ver de novo". Não, Harry Potter será lembrado não só pelos mistérios mesmo revelados, mas sim pela apaixonante maneira que J.K. faz com que nós, leitores, nos envolvamos com os livros.

Quem já não leu mais de uma vez algum desses maravilhosos livros? Eu, particularmente já li, pelo menos, dez vezes os 4 primeiros livros da série. Antecipava os diálogos, mas me emocionava assim mesmo. Mesmo sabendo tudo o que ia acontecer, o livro me prendia. É como o Chaves. Você sabe a proxima piada sem graça que vão dizer e mesmo assim você dá risada.
Floreios e Borroes
Família Ficwriters:
Vizitando cada dia o lago ao que todos acudimos a beber

Mens Antiqua Manet
Spoiler
Image
Image
User avatar
Kaone
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 595
Joined: 08/08/06, 14:51
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry

Re: O Sucesso de Harry Potter está com os dias contados?

Post by Kaone »

Entretanto, uma pergunta me inquieta: se parte do sucesso se deve ao suspense que a autora consegue criar, o que acontecerá quando os mistérios forem revelados no sétimo livro? Será que o sucesso de Harry Potter tem os dias contados?
Sem querer, isso aperta o coração. É difícil acreditar que tudo está no fim.

A tempestade passa, aí vem a bonança. É mais ou menos isso que vai acontecer ao Harry Potter, depois do borbulho de novidades, vai ficar a tranquilidade, o conhecimento de tudo.

Eu ainda quero curtir um pouco mais o Harry Potter, vou aproveitar releituras dos livros, vou aproveitar e assistir os filmes antigos de novo e esperar os novos, e assim ir levando a vida. Uma pena mesmo que sou fã há pouco tempo, poderia ter curtido mais ainda.

E Hreter, você tem razão. HP vai ser como o Chaves, mesmo sabendo de tudo, a gente ainda não vai deixar de se encantar, a leitura nunca vai deixar de nos "prender". :wink:
User avatar
Diogo Potter
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 213
Joined: 05/12/05, 22:43

Post by Diogo Potter »

A febre vai passar sim. Mas HP nunca vai ser esquecido.

É um clássico e nunca nenhum livro fez sucesso do jeito que HP fez.
<center>Image</center>

<center>Deathly Hallows = Melhor livro! ;D<center>
Post Reply

Return to “Colunas”