Harry Potter e a religião

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Cronista
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 31
Joined: 23/07/05, 14:05
Sexo: Feminino
Estado: SC
Location: London, UK
Contact:

Harry Potter e a religião

Post by Cronista »

Harry Potter e a religião
O Vaticano desaconselha a leitura de Harry Potter. O que uma cristã crítica pode pensar do caso? Larissa Almeida, nossa colunista, nos dá uma pista.
Em seu texto, Larissa defende a opinião de que um pouco (ou muito) de imaginação não faz mal a ninguém.

Por Larissa Almeida
9 de junho de 2008


É fato inquestionável que Harry Potter causa grande polêmica no quesito religioso. A obra é condenada por diversos líderes cristãos, mas qual seria o motivo de tanta censura? O papa Bento XVI afirma que a história “exerce uma sedução sutil e profunda que corrompe a alma dos jovens cristãos antes mesmo que ela seja completamente formada”.

Analisando a afirmação, concordo com a primeira parte. Quem pode negar que os livros ‘seduzem’ os leitores? A saga é um fenômeno literário que conquistou milhões de fãs pelo mundo –isso é irrefutável. Mas se os livros nos encantam de tal forma, este fato deve-se somente à capacidade ímpar que J.K. Rowling tem na arte de escrever fantasia.

Quanto a ‘corromper a alma dos jovens cristãos’, é algo de que realmente discordo. Não falo só na condição de fã da série, mas na de cristã, também. Religião é um ponto muito delicado a se debater, pois cada um crê naquilo que vai de acordo com seus princípios. Mas eu me pergunto que argumentos poderiam basear esta afirmação do papa e não consigo chegar a algum plausível.

Pode ser que a Igreja julgue mal os livros por tratarem de magia (que é algo condenado pela Bíblia), mas eu acredito que se for essa a razão da censura, há uma interpretação equivocada. O próprio jornal do Vaticano fez uma matéria em que contrapôs a posição do papa e a opinião de um escritor católico. O tal escritor confronta a figura máxima da Igreja Católica: “Através das aventuras mirabolantes dos diversos personagens, é possível entrever a visão antropológica do autor que, em um mundo pós-moderno e individualista, busca convencer o jovem leitor que fazer o bem é a melhor coisa a se fazer”.

Em entrevista [ao Salon], o Reverendo Don Peter Fleetwood, da Inglaterra, diz que a luta entre o bem e o mal (e a vitória do bem) dos livros são condizentes com a fé cristã: “Não há aqui neste recinto quem tenha crescido com um imaginário sem fadas, magia ou anjos. Eles não são maus, não servem como propaganda anticristã”.

Ambas as declarações acima reforçam o meu modo de pensar. Crianças católicas, evangélicas, ou de qualquer outra religião, leram os livros; mas isso não significa que tenham deixado de crer naquilo que suas doutrinas propagam. Se Harry Potter chegou a influenciar os leitores de alguma forma, foi para lhes dar lições. Não dessas que se encontra em Livro padrão de feitiços, História da magia ou Mil ervas e fungos mágicos, mas lições que tanto bruxos quanto trouxas deveriam seguir. Acredito que J.K. Rowling quis nos ensinar mais que feitiços, ela quis que aprendêssemos que a magia mais poderosa não está numa varinha, e sim dentro de nós. Ela nos mostra que amor é o poder mais forte que existe e que amizade e união são indispensáveis. Ela nos faz ver que são nossas escolhas que realmente definem quem somos, muito mais que nossas habilidades. Ela nos ensina a lidar com a perda, a nunca deixar de ter esperança, a tratar todos com igualdade e respeito. Ela nos induz a ir em busca do que queremos e a acreditarmos mais em nós mesmos. E ela nos mostra que, mesmo com toda a maldade, miséria, corrupção e desigualdade que existem, ainda é possível fazer algum bem no mundo.

Não vejo motivos para a Igreja condenar Harry Potter como anti-religioso. Ao invés disso, vejo muitos princípios religiosos implícitos nos livros. Acredito que ou estejam julgando algo que não conhecem por completo, ou estejam fazendo uma interpretação errônea das palavras de uma escritora que só nos deu belas lições.
User avatar
Gina Potter*~
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 5
Joined: 22/06/08, 18:14
Sexo: Feminino
Estado: ES
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 2558025140
Contact:

Re: Harry Potter e a religião

Post by Gina Potter*~ »

Nuss...
Isso é terrível!!
Às vezes quando eu lia HP no ônibus só faltavam as pessoas me exorcisarr lá dentro mesmO!! ¬¬'
E tipoo...
Já li um livro que uma católica fez falando sobre isso. Ela defendia HP e até comparava com a Bíbliaa. (O que deve ter causado a revolta dos "Irmãos")
kkkkk¹²³

Obs.: O nome do livro é: Os segredos espirituais de Harry Potter. ^^
Image
Créditos: Galeria F.P

Image
User avatar
Morgana Flamel
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 343
Joined: 03/07/08, 17:02
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Location: Em um certo aposento nas masmorras...

Re: Harry Potter e a religião

Post by Morgana Flamel »

Realmente... Quando alguém faz sucesso e incomoda, sempre vai ter outro alguém para tentar prejudicar...
Bom, muitas pessoas acabam por jugar (seja os livros da JK, sejá os desenhos da Disney ou outra coisa qualquer) sem ao menos conhecer direito o assunto, ou até mesmo como disse o texto, acabam por ter uma idéia errônea....
Acredito que (falo como fã e também como cristã) Harry Potter não tem nada de anti-cristão, muito pelo contrário... Os livros enfatizam alguns valores que muitas vezes a própria religião nos ensina. E devemos lembrar também que, HP ajuda a estimular nossa mente à leitura... Quantas crianças, jovens e até mesmo adultos que antes de ler essas aventuras, não gostavam nem de chegar perto de um livro?
Enfim, JK acabou criando um sucesso benéfico que incomodou muito mais do que poderia imaginar...
Image
Presente do PH ^^
Spoiler
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". Charles Chaplim
Gêmea da Anna, irmã mais velha da Erikitxa e da Mee, Mãe do CrazinLestrange, Tia da Paulinha e Cunhas da Bety
User avatar
Ignea
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 25
Joined: 24/05/08, 19:07
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Corvinal
Contact:

Re: Harry Potter e a religião

Post by Ignea »

:roll:

Ninguém merece esse papa atual.... Depois as pessoas não entendem a evsão que a Igreja Católica está sofrendo....
Image
Imagem retirada de "The Shoebox Project"
User avatar
Ignea
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 25
Joined: 24/05/08, 19:07
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Corvinal
Contact:

Re: Harry Potter e a religião

Post by Ignea »

Outra coisa: O dia que o vaticano descobrir as fanfics aí sim que eles vão ficar de cabelo em pé. hshshshs
Image
Imagem retirada de "The Shoebox Project"
User avatar
Deh Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 355
Joined: 15/07/07, 01:00
Sexo: Feminino
Estado: DF
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.facebook.com/#!/debora.jacintho
Micro Blog: http://twitter.com/deborajacintho
Photos: https://picasaweb.google.com/deborajfaria
Location: Brasília
Contact:

Re: Harry Potter e a religião

Post by Deh Tonks »

kkkkkk eh vdd... o dia q eles lerem as fanfics.... ^^

Não concordo com mto oq a Igreja diz... eh nessas horas q eu concordo com a frase de Marx..."A religião é o ópio do povo". Não gosto do jeito q a Igreja tenta controlar a vida das pessoas..aff ¬¬
Acredito que J.K. Rowling quis nos ensinar mais que feitiços, ela quis que aprendêssemos que a magia mais poderosa não está numa varinha, e sim dentro de nós. Ela nos mostra que amor é o poder mais forte que existe e que amizade e união são indispensáveis. Ela nos faz ver que são nossas escolhas que realmente definem quem somos, muito mais que nossas habilidades. Ela nos ensina a lidar com a perda, a nunca deixar de ter esperança, a tratar todos com igualdade e respeito. Ela nos induz a ir em busca do que queremos e a acreditarmos mais em nós mesmos. E ela nos mostra que, mesmo com toda a maldade, miséria, corrupção e desigualdade que existem, ainda é possível fazer algum bem no mundo.
----> concordo plenamente ^^
Image
"It is our choices, Harry, that show what we truly are, far more than our abilities." Dumbledore

Everything that kills me makes me feel alive
Everything that downs me makes me wanna fly



Gêmula da Biaa Le Flay
User avatar
Rupert Cox Geller
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 186
Joined: 27/09/07, 19:15
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: greenwichvillage

Re: Harry Potter e a religião

Post by Rupert Cox Geller »

È só uma história,não precisam exagerar...Afinal,é visivel que Hogwarts,os weasleys e outros são católicos...Eles comemoram o natal!

E olha quantas vezesmeles falam "Deus!" e "Abençoado seja" e olha que o último foi Rony que falou!
Image
Spoiler
Imagesonho de Joey e chandler
User avatar
love!*
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 34
Joined: 10/12/08, 19:54
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Location: FUCK THAT!

Re: Harry Potter e a religião

Post by love!* »

como já falei em outro tópico que era muito parecido com esse, isso é medo da igreja católica de perder seguidores, sei lá.

qualquer coisa pode seduzir um jovem cristão. nossas crenças nós formamos ao longo da vida com as coisas que vivemos, com aquilo que vamos vendo e aprendendo ao longo da vida. harry potter é só uma história muito boa que também faz isso, como qualquer outra.

tipo, foda-se todos eles que tentam forçar as pessoas a crerem naquilos que eles querem.
Image
'FUCK YOU WHAT YOU THINK!'
é tão legal. (:
Helen Deadly
Na Copa Mundial de Quadribol
Na Copa Mundial de Quadribol
Posts: 1029
Joined: 15/07/08, 17:15
Sexo: Feminino
Estado: Portugal
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/helendeadly
Micro Blog: https://twitter.com/beautifulnesson
Location: London
Contact:

Re: Harry Potter e a religião

Post by Helen Deadly »

Eu acho maior estupidez da parte da igreja! [desculpem.me se ofendo alguém com crenças mais aprofundadas]

Acho que a minha opinião também é um pouco fudamentada no facto de eu naum ser religiosa praticante. Nunca tive o ensinamento de ir á missa ou catequese, acreditando mais na ciência no que no oculto. [Tá, sei q está escrito na Biblia algo a ver com acreditar sem se ver :roll: ]
Mas tipow, como é q HArry Potter pode "sujar" alma de pessoa? Harry Potter é um ensinamento de amor, amizade, confiança, do bem sobre o mal... Qeriam o qê, q Harry e LDA fossem praticantes cristãos e q viesse escrito nos livros de J.K.R. passagens da Biblia?

Me perdoem se odendi alguém com a minha opinião, mas achei isso muito... desconfecional :roll:
Image Image

DRARRY

Resistênte do ship Sirius & Hermione
Spoiler
Here, I was...
Helena TCCWP, Smurffy Poppy, Lennie Rose
User avatar
guin_radcliffe
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 45
Joined: 27/08/08, 15:35
Sexo: Masculino
Estado: MG
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 3617864317
Blog: www.meadd.com/guinho0
Contact:

Re: Harry Potter e a religião

Post by guin_radcliffe »

Acho isso Mta besteria
Ler faz Bem e Quem e Realmente Religioso naum vai deixar de Seguir A Jesus pra seguir a
Bruxaria ...
Discordo totalmente do Papa
Image
User avatar
Rupert Cox Geller
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 186
Joined: 27/09/07, 19:15
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: greenwichvillage

Re: Harry Potter e a religião

Post by Rupert Cox Geller »

E bruxaria nem é a religião no livro,se ver cclaramente constumes católicos...
Image
Spoiler
Imagesonho de Joey e chandler
User avatar
Hinata C. Weasley
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 45
Joined: 22/02/09, 23:20
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8821498675

Re: Harry Potter e a religião

Post by Hinata C. Weasley »

Rupert Cox Geller wrote:E bruxaria nem é a religião no livro,se ver cclaramente constumes católicos...
É verdade. Concordo quanto ao fato da mensagem subentendida nos livros: a JK Rowling quis ensinar valores morais através da união, da amizade, do amor. Por mais que a magia seja condenada pela Igreja católica, não tem NADA de errado em acreditar em fadas, duendes, unicórnios...

Falando como pessoa, DISCORDO do papa. Sinceramente foi-se o tempo que as mulheres eram queimadas na fogueira por acusações de bruxaria, ou que simplesmente o ser humano encontrava desculpas ÓBVIAS de coisas que, em hipótese nenhuma aconteceria e aconteceram. Estamos no século XXI e não na Idade Média, onde a Igreja podia dizer coisas absurdas pra manipular o povo. Harry Potter é mais do que um livro "que fala das Artes Negras", e a Igreja interpreta a magia como pecado, condenando. Oras, se até evangélicos e crentes lêem-o, porque NÃO as crianças católicas???
Image
Sou uma cerejinha lufana*-*
Família Ficwriters xxx Família Twilight
Mamãe mais fofa que tudo mimimi *-*: Anna Potter
User avatar
Nymphadora TOnks
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 119
Joined: 13/02/09, 20:19
Sexo: Feminino
Estado: MG
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 39292&rl=t
Micro Blog: https://twitter.com/Hritiely
Location: Tentando fazer poção anti-sono nas masmorras ''(

Re: Harry Potter e a religião

Post by Nymphadora TOnks »

Mais uma vez o Vaticano ta pirando o cabecao! Nao tem nada a ver com "eu vou te fazer uma lavagem cerebral e vc vai querer sair por ai fazendo feitiços e caçando criaturas magicas"
Eu super concordo e ainda assino embaixo que a JK ensina tantos valores morais e sociais no livro que a pessoa que le ate muda algo no seu comportamento.

Todos nos crescemos ouvindo, vendo e imaginando fadas, unicornios alados, duendes, bruxas, sereias e tudo mais. Eh algo que vem de berço, passa para a escola e te acompanha no subconciente.
Isso eh sem fundamento, cada vez mais o Vaticano tem proibido ou desaconselhado coisas no mundo... :x
Image
User avatar
Gabriel WP
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 100
Joined: 26/02/09, 21:12
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 2612562975
Micro Blog: twitter.com/gblsantana
Location: São Paulo - SP

Re: Harry Potter e a religião

Post by Gabriel WP »

O povo não pode ver nada sendo famoso que já começa a meter a faca mesmo heinnn o povinho chato, e a religião deles será que já fora discutida?
User avatar
Miss Fire-Hair
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 50
Joined: 26/01/07, 20:00
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Grifinória
Location: Seção Restrita da biblioteca
Contact:

Re: Harry Potter e a religião

Post by Miss Fire-Hair »

Larissa Almeida wrote:Acredito que J.K. Rowling quis nos ensinar mais que feitiços, ela quis que aprendêssemos que a magia mais poderosa não está numa varinha, e sim dentro de nós. Ela nos mostra que amor é o poder mais forte que existe e que amizade e união são indispensáveis.
Com certeza, e uma prova disso é a proteção que o Harry tem do mal, devido ao amor de sua mãe. Nossa, são realmente muitos ensinamentos, muitas lições que aprendi ou reaprendi em Harry Potter.
Eu estudei numa escola católica (de freiras) e eles faziam propaganda contra HP e qualquer outro tipo de livro ou desenho ou filme que envolvesse magia. Absurdo né?! Ainda bem que ninguém levava em conta mesmo rs
Que bom que o Vaticano (um pouco tarde né!) colocou a mão na consciência e aprovou EdP... só não vê os ensinamentos e o bem em HP quem realmente não quer ver.
Image
Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.
Post Reply

Return to “Colunas”