Parados no tempo

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

b´´´

Re: Parados no tempo

Post by b´´´ »

"Se você for mais rádical:

Explodir metrôs, ônibus, carros, destruir prédios… "

kkk medo do aaron!
Beagle do Parque.

Re: Parados no tempo

Post by Beagle do Parque. »

Opa! Interessante, esse artigo. Concordo com o pessoal que disse que, que os bruxos simplesmente não precisam da tecnologia. Afinal de contas inumeras vezes o senhor Weasley aponta a tecnologia como um meio dos trouxas se virarem sem magia. Mas alguns dados nos levam a crer que as pesquisas do mundo bruxo existem afim de aprimorar os usos da propria magia, ao invês por exemplo quebrarem a cabeça numa solução para voar ou viajar rápido quando eles já tem vassouras e aparatação.

.
Matheus Guimarães

Re: Parados no tempo

Post by Matheus Guimarães »

O modo de vida dos bruxos é, sem duvida, melhor que o nosso.
mariana

Re: Parados no tempo

Post by mariana »

Na casa da luna Lovegood, a cozinha é circular e 'os eletrodomésticos se adequam ao formato'. Geladeira é uma eletrodoméstico.

Sobre o telefone: pra quê? existem patronos falantes, aparatação e lareiras. Nada mais eficiente.

Carros? pra que? existem vasssouras que não pegam transito, testrálios, aparatação, pó de flu.

Aquela banheira dos monitores - moderníssima - tb não me parece antiquada. E em meio a tantas bolhas e jatos diferentes, quem ligaria pra um patinho de borracha? E sabemos que o tal pato não aparece nos livros. O filme não é fiel.
User avatar
Audrey Potter
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 271
Joined: 22/04/08, 15:31
Sexo: Feminino
Estado: RS
Casa: Lufa-lufa
Facebook: https://www.facebook.com/Pinheiroaudrey
Micro Blog: http://twitter.com/#!/Audy_Pinheiroo
Location: ♫..No Mundo Da Imaginação ..
Contact:

Re: Parados no tempo

Post by Audrey Potter »

Boom.. depois que se tem uma "varinha magica" creio que os bruxos não precisam de mais nada..
Quem sabe dinheiro né, por que até agora [acho] não vi fazerem magias e aparecer dinheiro [mas seria um fato bem interessante].
mariana:
Sobre o telefone: pra quê? existem patronos falantes, aparatação e lareiras. Nada mais eficiente.

Carros? pra que? existem vasssouras que não pegam transito, testrálios, aparatação, pó de flu.
Concordo, para eles seriam coisas desnecessárias.

Ou também não adquiriram essas tecnologias pelos costumes(?)
tem cidades/estados [etc] que mantém seus costumes...
nós por exemplo evoluimos junto com a tecnologia [internet, celular, tv..] não vivemos sem ela.
para eles a tal "tecnologia" poderia ser [uma vassoura melhor, uma pena q não precisa usar tinta..]

e se não existisse a tecnologia não estariamos aqui hoje, discutindo e descobrindo novidades sobre Harry Potter...quem sabe ele nem existiria.
RPG
NarraçãoFalaPensamentosOutrosOFF


Audrey Jessy Pilrres
-------------------------------------------------------------------------------------
Caso da Hannah
Filhota da Cacáudia
Filhada da Bloc
Maninha do Rodrigues
Tia da Maay
Amorziin do Tom

Image
Antiga - ♥Lilian Potter♥
Anna Potter

Re: Parados no tempo

Post by Anna Potter »

Mto bom o texto!!! amei!!!
Lilian T

Re: Parados no tempo

Post by Lilian T »

“Nem a nossa querida tia Jo, com todos os seus estudos vernáculos, foi capaz de escapar das influências culturais e midiáticas. É só atravessarmos o Beco Diagonal e já nos deparamos com chapéus pontudos, varinhas de condão, corujas, caveiras, caldeirões, velas, tochas, vassouras, penas e pergaminhos. Tudo ─ ou talvez grande parte ─, desde os objetos ao latim dos feitiços, remete-nos fortemente à imagem universal das bruxas, isto é, àquela imagem criada na Idade Média.”
Acho que há uma boa justificativa pra a tia Jo ter colocado tantas referencias à Idade Média. Antigamente os bruxos eram caçados pelos trouxas e necessitavam de uma forma para disfarçar quem eram na realidade, por isso faziam o uso de objetos tão cotidianos. No livro Quadribol através dos séculos ele esclarece o uso de vassouras: um objeto que poderia ser enfeitiçado para voar e que sendo tão comum não chamaria a atenção dos caçadores. Os bruxos desenvolveram uma forma de conciliar sua cultura à o que acreditavam ser a cultura trouxa.
“‘Ok, mas os livros não se passam na Idade Média, mas sim na década de 1990’, você lembraria. Pois é. Seria natural, se bruxos de fato existissem, que eles acabassem por aderir certos costumes trouxas advindos da tecnologia. Por isso, concluo, Jo se viu obrigada a conjugar alguns itens novos aos antigos.”
Tanto antes como hoje, os bruxos se excluíram da vida trouxa. Construíram uma comunidade secreta para se proteger de ataques e permaneceram assim durante os séculos. Como poderiam então estar a par da tecnologia e dos avanços científicos dos trouxas? Bem, não estão. Os bruxos permaneceram apenas com o seu conhecimento em magia e não se importaram em conhecer o que os trouxas inventaram, uma vez que, eles próprios consideravam os trouxas inferiores. E há também o fato de que os bruxos permaneceram ineptos no raciocínio lógico e na criatividade de soluções praticas. Eles se acostumaram a resolver tudo com magia. Nesse ponto, os trouxas levam uma vantagem enorme, admitam.
“O rádio é um dos aparelhos que invadiram o mundo dos bruxos. Fora ele, apareceram outros aparatos tecnológicos surgidos em épocas posteriores ao século XV: a locomotiva, o telescópio, o vaso sanitário e rede de esgoto (super tecnologia sim, pois impediu a proliferação de muitas doenças!), o jornal (imprensa regular), a fotografia… enfim, sem que os leitores se dessem conta, a tecnologia trouxa marcou presença na história de Harry Potter. Ainda que às vezes modificados (vide a disparidade das fotos estáticas e móveis), esses objetos demonstram claramente que não existem aparatos típicos nem de bruxos, nem de trouxas.”
Essas são invenções que realmente revolucionaram tanto o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Notem que são aparelhos do fim do século XIX, criados durante a Revolução Industrial, o que mostra que a febre pelas novas descobertas dessa época deve ter contagiado os bruxos, pois a um período realmente marcante para o desenvolvimento da comunidade trouxa, o que não passou despercebido pelos bruxos.
“E o telefone ─ ou o ‘feletone’, como insiste nosso querido Ron Weasley ─, assim como a televisão, as lâmpadas, as geladeiras (nunca vi uma em todos os livros! Como eles conservam os alimentos?), os ferros a vapor, os fogões a gás, enfim, todas essas coisas que simplificam nossas vidas, por que elas simplesmente não existem para os bruxos? Não estou pedindo por celulares ou guitarras, mas por eletricidade, for God’s sake! E se o grande problema for ela (embora ela seja, para nós, a grande solução), por que não o equivalente mágico de tais objetos? Por que, ao invés de magicamente modificados, eles simplesmente não existem para os bruxos?
Eu deveria pensar que Jo imaginou algum tipo de aversão bruxa aos aparatos trouxas criados após a Idade Média, como uma ânsia por manter a cultura dos ancestrais e o âmago da verdadeira ‘bruxalidade’. Mas isso não faz sentido, se considerarmos o aparecimento do rádio e dos outros mencionados.”
1°. Por que os bruxos precisaram de outras invenções além da primeiras criadas? Não havia a necessidade de nada alem do radio, do impressa, da locomotiva e do saneamento básico, pois eram coisas que eles não haviam conseguido realizar de forma eficiente para um grande numero de pessoas (estudantes de hogwarts e população em geral) usando apenas magia. A propria Jo diz que a magia não resolve tudo. A criatividade trouxa é útil! Quanto ao resto, os bruxos tem uma comunicação melhor do que a internet e o telefone, usando a magica é claro.
2°. Os sangues puros são apegados as tradições. Vocês acham que permitiriam tudo o que os trouxas inventassem em sua comunidade? Claro que não. A cultura trouxa foi aceita até certo ponto, mas nada que agredisse os costumes bruxos, portanto, o que é trouxa é trouxa e o que é bruxo é bruxo.
Obs.: Eu também largaria tudo o que tenho para sair por aí lançando feitiços!
Acho que é por isso que se houver uma comunidade bruxa ela permanece secreta. Se soubessem que há magia no mundo, 99% dos trouxas tbm iriam querer ser bruxos.
Post Reply

Return to “Colunas”