Sementes de Petúnia

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Cris Soleitão

Re: Sementes de Petúnia

Post by Cris Soleitão »

Excelente!!!
Eu reparei nas mesmas coisas que você ao ler os últimos livros. E embora não goste muito dos 2 últimos, esta cena da despedida é uma das minhas preferidas em toda a série!!! E acho sim que Petúnia ficou balançada naquele momento...

Só queria comentar uma frase:

"A tia de Harry é um exemplo notável de como frustrações do passado podem influenciar toda a estrutura da vida de uma pessoa."

Essa frase também se aplica perfeitamente ao Snape, não é?
Afinal, Snape tinha por James praticamente os mesmos sentimentos que Petúnia tinha por Lily.
O pobre coitado do Harry acabou sendo vítima da inveja e da maldade que a bondade (e a popularidade) dos seus pais causavam em certas pessoas... mesmo naquelas que nunca foram Comensais ou ruins de verdade. Mas guardaram um rancor tão grande do passado que não conseguiam deixar de descontar no garoto quando havia chance.

Compreendo a Petúnia. Mas como você disse, seus motivos não são justificáveis.

Parabéns pela excelente coluna ;)
Juh

Re: Sementes de Petúnia

Post by Juh »

Adorei a coluna! Sempre achei que a Petúnia tinha algo escondido. Afinal, ela nao desprezava a irmã à toa. Dai o 7º livro nos tirou todas as dúvidas. Petúnia era uma mulher ressentida, que não teve seu desejo de ser bruxa ser realizado.
Bianca Sales

Re: Sementes de Petúnia

Post by Bianca Sales »

Otima coluna , mesmo Brunna pois você mostrou Petúnia de varios ângulos não só apenas como a tia cara-de-cavalo , mais uma pessoa que possuia sentimentos e sentimentos até mesmo fortes pois formaram quem ela é , e concertesa o ressentimento dela para com Llian que era bruxa e ela uma simples trouxa trouxe todo o contexo , para a história. E é incrivel como a tia Jo criou os personagens , pensando em cada detalhe tratando sua obra tão absorta de informações e coisas que rerealmente enchem o nosso mundo !
Brunna coluna expcionalmente BRILHANTE ! PARABÉNS! *)
R. zanotty

Re: Sementes de Petúnia

Post by R. zanotty »

Desculpe não poder concordar com os comentários acima! Sua coluna não transmitiu nada mais do que todos já pensávamos a respeito de Petúnia. Sua intenção é boa em escrever sobre uma personagem que poucos dão valor, porém não chega a um ápse que nos faz querer reler sua história! Continue tentando! :)
Ψ Janine C. Poϟϟer Ψ

Re: Sementes de Petúnia

Post by Ψ Janine C. Poϟϟer Ψ »

Na hora dadespedida, tbm ñ reparei q podia seruma reconciliação, só fiquei com raiva dela prestigiar o Duda (ewww!) :?
Adorei esse detalhe, e adorei o post!!
BARBOSA

Re: Sementes de Petúnia

Post by BARBOSA »

ÁPICE , e não ápse, zanotty.
(mas concordo em partes)
*Di_Lua Evans*

Re: Sementes de Petúnia

Post by *Di_Lua Evans* »

Brunna, adorei o texto, tá de parabéns!!! ;)
Essa parte da despedida me comoveu bastante no livro, pois eu sempre imaginava como iria ser. Como falaram aí em cima, dá até pra começar a se afeiçoar a personagem ao ler o seu texto e ao lembrar do desespero de Petúnia para fazer parte de hogwarts e do mundo bruxo.

:D
Alvo

Re: Sementes de Petúnia

Post by Alvo »

Sobre a Petúnia: é claro q sempre a odiei, a vimos através das lentes de Harry durante anos... porém, naquelas duas fatídicas cenas nas lembranças de Snape... assim como para Harry aquelas lembranças foram um terremoto, um tsunami, uma reviravolta, assim tbem foi pra mim. Depois disso não consigo enxergar Snape e Petúnia da mesma forma.

Tento me imaginar no lugar da Petúnia. Ter uma irmã mais bonita, mais inteligente, adorada pelos pais e - no final das contas, com poderes mágicos!!!! EU ME MATAVA!!!! hauahauahau

E aquela carta que ela mandou ao Dumbledore, pra mim, foi um das coisas mais tocantes de toda a série. Novamente vemos o papel singular que Dumby representa na vida das pessoas.

E outra coisa muito interessante é como Harry era, para algumas pessoas à sua volta, uma personificação de sentimentos insuportável: para Snape, ele era um misto de ódio, culpa, e amor. Sempre tento imaginar o que ele sentia ao olhar os olhos de Harry e logo paro, pq me sinto PÉSSIMO. E depois a Petúnia, para quem Harry tbem era a pura representação da dor, da culpa e de um amor q ela tinha q negar (pela irmã, pelos pais, pelo mundo mágico, enfim)! Com um agravante: Petúnia teve q criá-lo, alimentá-lo e conviver com ele todos os dias. Simplesmente terrível. E, assim como Snape, ela fazia isso para, digamos, se redimir com a irmã, com uma demonstração de amor genuína. Desse modo ambos podiam através do filho, demonstrar amor pela mãe morta.

O que Rowling quer dizer com td isso? Que talvez as pessoas q consideremos as mais malévolas, odiosas e desprezíveis sejam movidas, no fundo da alma, por um sentimento desesperado de amor. E assim vemos como é triste a sina das pessoas, fadadas à incompreensão. Ou não: afinal de contas Harry acabou compreendendo td no final das contas, e n tenho dúvidas q perdoou tanto Snape quanto Petúnia.
Anna Potter

Re: Sementes de Petúnia

Post by Anna Potter »

Nossa maravilhosa coluna Bruna , parabéns!!!
Acho q Petúnia sempre foi uma personagem q recebeu o ódio dos fãs por td q ela fez pro Harry. Mas no fundo, em vez de ódio devemos ter pena de Petúnia Dursley, pois ela foi uma menina q sempre teve inveja da irmã, por ela ser mais bonita, ser a preferida dos pais e, é claro, por ela fazer parte do mundo da magia. E Petúnia nunca conseguiu superar td isso, o q a afatou da irmã, q morreu p salvar a vida de seu único filho, Harry. mas qdo Petúnia acolheu Harry naquela noite em q Dumbledore o deixou ainda bebê a sua porta , lá estava a prova viva de como ela agiu errado c sua irmã, uma criança q para ela era um pouco de dor,d amor e d culpa, e ela não sabia o q fazer, nem como agir, portanto ela preferiu agir da pior forma possível: semore negando o amor q sentia por sua irmã e por Harry ( afinal ele era filhi da sua única irmã) . Acho q ao olhar Harry ela talvez tenha percebido q devia ter feito as pases c a irmã, mas agora Lílian estava morta, e ela não podia voltar no tempo p desfazer td o q ela fez d errado, então talvez essa tenha sido a real razão por ela ter acolhido Harry, ainda q de má vontade, pq ela sabia o q aquilo significava, pois acolhendo Harry ela selou a magia q Dumbledore lançou. Talvez naquele momento ela tenha participado pelo menos um pouco do seu tão sonhado mundo da magia.
Archie

Re: Sementes de Petúnia

Post by Archie »

Uma das primeiras perguntas que eu faria à Jo se algum dia a encontrasse seria 'o que Petúnia estava prestes a dizer a Harry na despedida? O que ela falaria?'. Diferentemente do tio Válter, creio que Petúnia nutria um ínfimo - se não afeto, consideração - sentimento positivo para com Harry, e isso ficou bem claro para mim em RdM.

Ótima coluna! :D
adri

Re: Sementes de Petúnia

Post by adri »

Ótimo texto! Nunca fui a fã número 1 da Petúnia, mas ao mesmo tempo nunca a odiei, sempre a vi como uma pessoa amargurada e frustrada por algo que não conseguiu ter êxito.
Mais uma vez: parabéns pelo texto, ficou muito bom :)
Luciana

Re: Sementes de Petúnia

Post by Luciana »

Perfeita análise da personagem.
Melissa

Re: Sementes de Petúnia

Post by Melissa »

Gostei demais.Até pq sempre enxerguei a tia Petúnia como alguém merecedora de 'dó'
Fernanda

Re: Sementes de Petúnia

Post by Fernanda »

Olha, parabéns pelo texto. Muito bem escrito. :)
Confesso que não sabia a relação dos nomes das personagens com o significado das flores que os representam. A frase final foi maravilhosa. haha
Vanessa

Re: Sementes de Petúnia

Post by Vanessa »

eu acho q a petúnia tinha uma quedinha pelo snape.. quem desdenha quer comprar, né? hehehe
e tinha ciúmes dele com a lílian
bianca c. ferreira

Re: Sementes de Petúnia

Post by bianca c. ferreira »

achei simplesmente perfeito e muito oportuno o texto e a forma com que bruna c .nos ajudou a entender e observar com mais atençao esse intrigante e curioso personagem,sim,tia petunia!!!
achei o maximo!!!
Lilian T.

Re: Sementes de Petúnia

Post by Lilian T. »

Ai, que saudades do Ish!!!
Bruna, maravilha de coluna.

É bom ver que alguns personagens da serie nunca são esquecidos :D. A Petúnia, apesar de ser retratada de forma "quase" desinteressante é um personagem que tem uma importancia tanto na ação quando no lado emocional da trama.
Quero dizer, Petunia pode ser só a "tia-trouxa-indiferente-que-faz-da-vida-do-sobrinho-um-calvario" e não participar realmente das aventuras do mundo bruxo, mas ela tem aquela importancia no nucleo cômico da trama e também é a única pessoa na casa dos Dursley que sabe, mas finge não saber, da gravidade do que acontece no mundo bruxo.
Quanto ao lado emocional, Petunia é mais um daqueles individuos divididos que só a Jo pode criar. Uma pessoa que passou a vida amargurada. Alguem que passou dias e dias remoendo-se de infelicidade por não conseguir o que tanto desejava, uma das muitas que circularam pela historia do garoto bruxo. Petunia sofreu por nao ser "especial" como a irmã. Não podemos esquecer também o Filch, o zelador com artrite, que fez muita gente rir, e que também trabalhou muito para punir os alunos por serem o que ele nunca conseguir ser: um bruxo. E também temos os mais famosos, como o Snape, amargurado por ter perdido o amor da vida dele, Lílian; e Voldemort que desenvolveu odio pelos trouxas por ter sido abandonado pelo pai e criado num orfanato; além da Mulher Cinzenta, do Barão Sangrento e de outros tantos personagens que passaram ligeiros pela drama, alguns pouco significantes e outros com uma importancia fundamental para a historia...
E eu estou quase escapando do assunto central: Petunia :roll: . Bem, ela pecou pela inveja e teve de pagar por isso quase a vida toda. Nao tinha realmente ódio do sobrinho, mas conviver com ele a fazia lembrar da irmã, do que ela não conseguiu ser e de como se sentia desprezada e inferior por isso... Em suma, era quase a mesma coisa o que Snape sentia ao olhar para Harry, remoendo o passado e revivendo as angustias... Snape, que a proposito, Petunia detestava por que a fazia sentir que Lilian era sim mais especial e importante de uma maneira que ela jamais poderia ser.

Alvo [2]

Alvo, o que mais senti falta do Ish foi os comentarios, e os seus sempre resumem tudo o que eu estou pensando. Incrivel a maneira como vc fala do Snape... :D

Bruna, coluna brilhante... Parabens! :D
Fátima

Re: Sementes de Petúnia

Post by Fátima »

Bruna, fantástico! Você conseguiu despertar a curiosidade de uma pessoa que não leu Harry Potter. Isso é que é talento. Bjs. :D
mariana

Re: Sementes de Petúnia

Post by mariana »

A petúnia é a raposa da fábula, que depois de tanto tentar conseguir as uvas tão desejadas e não conseguir, diz que 'não queria mesmo, nem é tão bom assim'.

Ela transformou isso em verdade. Ela disse a si mesma que não queria ser bruxa, uma aberração.

Era uma amargurada.

Excelente análise.
Post Reply

Return to “Colunas”