Luz... câmera... Harry Potter!

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Kuka

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Kuka »

so tenho a falar uma coisa: PERFEITO!!!
AMEEEEEEEEEEEEEEEI
KERU VER DNV...DNV...DNV...
Giulia

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Giulia »

Com relação aos últimos filmes, este foi fantástico. Fiquei seis horas na fila esperando para ver a sessão de meia-noite e digo que valeu a pena. Não via um filme de HP tão bem feito desde o Prisioneiro de Azkaban. Entretanto, algumas cenas foram bastante modificas. Umas ficaram boas e outras não. Mas sem dúvida ficou melhor do que o último (aquela cena da morte de Dumbledore... Ninguém merece...)
Pra quem não viu recomendo. Voltarei amanhã para ver de novo. :D
Edwiges

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Edwiges »

Uma coisa que me irritou muito em 'O cálice de fogo ' foi o passeio de dragão do Harru durante a prova do torneio Tribruxo. A cena nem existia no livro e tomou um tempão que podia ser usado com cenas que existem no livro!

Outra coisa que odeio nos filmes: eles tiram várias falas que no livro são do Rony para passar pra Hermione! Parece que, no filme, o Rony não pode ter o mínimo de conhecimento sobre o mundo em que ele cresceu. Só a Hermione pode saber das coisas. :x

Também não gostei dos atores que aparecem no Espelho de Ojesed e no álbum de fotos como os pais de Harry. Eles deviam ser mais novos! Afinal, mo

Outra gafe: o bigodinho de Lupin!!! Ridiculus!!!

Bom, as adaptações não me empolgam, mas é claro que sempre vejo!

PS:Acho que "O prisioneiro de Azkaban" é o melhor filme. Mas ainda não vi RdM.
Desestruturado

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Desestruturado »

Mas confesso q gostei da mudança na morte da Edwiges.... ficou bem legal. Agora, eu até engulo mudanças na história, mas não acho justo jogar as coisas no filme sem explicação, como foi feito nesse último. Explicar tudo não levaria nem 5 minutos.
Talita F.

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Talita F. »

Assisti ao filme ontem, e a Débora, descreveu muito bem como os fãs se sentem a cada lançamento1!Amei a coluna! E que venha a parte 2!. :D
Paulo Marcelo

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Paulo Marcelo »

Cresci com Harry Potter. Permaneço em transe com esse filme! A edição das cenas, a trilha e as tomadas estão impecáveis!
Clarissa

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Clarissa »

o filme ficou bem parecido com o livro muitas falas ficaram idênticas até... mas o que eu acho que fez mais falta (como sempre faz) é poder ler o que esta escrito no profeta diario (ou no livro da Rita, nesse caso) com detalhes ou então poder saber o que o Harry esta pensando, isso faz muita falta em uma cena com a de Godric's Hollow.

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by »

Parabéns ao texto, no enquanto, discordo da maior parte de seus argumentos. Primeiramente, sobre a morte de Sirius, apesar de eu achar o trecho muito mal enfatizado tanto no filme quanto no livro, realmente não acredito que JK tinha a intenção de reviver o personagem. Diversos indícios estão muito bem explicados no livro para comprovar que aquela é sim uma passagem de vida para a morte.

Além disso, discordo da cena apontada entre Hermione e Harry como tendo dado algo subjetivo a entender por parte da produção do filme. Primeiramente porque a referente cena existe no livro da mesma maneira pelo que me recordo, e segundo porque o quarto filme constrói muito mais forte a relação entre a garota e Ron do que entre Harry. É nítido, por exemplo, na cena do baile em que Harry está com ciúmes por Cho. Acredito que tal cena remeta claramente a forte amizade sem preconceitos entre os dois, assim como a cena da dança em Relíquias da Morte.

Quanto ao F.A.L.E., devo dizer que seria impossível construir de maneira adequada aspectos do livro que servem apenas de narrativa para complementar características dos personagens e da própria história. Retirar estes acontecimentos do filme não prejudicam o roteiro em absolutamente nada.

Sobre o posicionamento de Dumbledore, eu realmente acho que seja um equivoco simplório acreditar que a produção tente associá-lo a um galanteador que romanceia com McGonagol e Maxine. Estes elementos são puramente enxergados pelo público: vê quem quer.

É uma inocência quanto a narrativa acreditar em romances certeiros como entre os diretores da escola. Eu via isso quando tinha 11 anos, e não porque o cinema apontava, mas porque eu preferia uma história fácil assim.

Quanto a cena no baile com Madame Maxine, tudo indica que o personagem de Dumbledore sempre foi construído como um cavalheiro gentil, não vamos confundir as coisas.

Acredito, que, infelizmente, pensamentos como este acabam simplificando uma grande história que, aposto, os diretores não quiserem construir dessa forma. Fazendo meras diferenciações entre mal e bem e imposições entre romances fajutos.

Enfim, abraços.
Luiz

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Luiz »

*****SPOILER******
*****SPOILER******
*****SPOILER******
*****SPOILER******

bom, assisti hp7 à meia noite e cinco de ontem também. Os primeiros 30 minutos de Harry Potter, mais ou menos, até a chegada à Toca depois da fuga dos 7 potters, eu achei o filme absolutamente incrível. O Obliviate de Hermione foi muito chocante, uma cena muito simbólica, muito bonita, entre outras cenas que não vou comentar xD... Até alí foram cortadas partes, como a casa dos pais de Tonks, realmente necessárias. A trama corria superbem. Até o casamento. A Partir da conversa com Scrimgeour sobre o testamento de Dumbledore, o filme dá saltos imensos, as cenas descosturam-se, são jogadas como cartas embaralhadas numa mesa. Pra quem leu o livro, fica no ar buracos imensos de fatos que seriam fundamentais. A briga com Lupin, e o convite desde para harry ser padrinho do filho que viria, cenas como essas foram banidas, inclusive, Tonks não está nem grávida no livro. Rabicho foi salvo da morte, nessa adaptação, sendo estuporado por Dobby... Dobby... não falo nada quando a cena de sua morte: parte final do filme (sucedida apenas pela captura da varinha das varinhas por voldemort), a melhor cena do filme, talvez, e nesse caso, melhor = mais bem feita. Chorei muito e não foi só eu... adultos, idosos e até criancinhas chocaram-se ao ver os olhos azuis esbugalhados do nossos querido elfo doméstico livre sorrirem no colo de seu Senhor e dizendo "Que lundo mais lindo... para se estar entre amigos". :cry:
Enfim, foi uma adaptação, generalizando, extremamente confusa, para quem não leu, e extremamente desconexa entre cenas para quem leu. Nao sei se meu desagrado foi quanto à superexpectativa, ou à paixão pela 7ª aventura do bruxo que me acompanhou da infância à maturidade, por 10 anos de mais pura fantasia.
Mik

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Mik »

Acho que uma das falhas na adaptação dos filmes é que a JK Rowling sempre soube dosar com perfeição diversos aspectos nos 7 livros: as relações entre os personagens, os segredos da trama, o crescimento deles passando de crianças para adultos, crítica social e política, momentos de pura comédia com momentos de puro terror e sofrimento! E os produtores nunca souberam acertar em dosar isso tudo, porque cada um se focou em algo!

O Chris Columbus é um diretor bem medíocre, logo os dois primeiros filmes tinham todas as passagens do livro, mas sem vida! Newell e Yates decidiram focar o amadurecimento sexual deles, o que explica que no quarto filme deem tanto destaque pro Baile e façam a cena do cemitério super apressado, ou que no sexto filme percam tanto tempo com os namoricos, e mal expliquem sobre as Horcruxes! No quinto o Yates quis focar a trama política, mas esqueceu da trama da profecia, que quem não leu o livro certamente está até hoje sem entender afinal o que era aquilo e pra que servia ao Voldemort!

Soma-se a isso a personalidade deturpada dos personagens, cenas inventadas que não tinham nada a ver com o que lemos na série, cenas importantes cortadas ou mal adaptadas... No fim, os filmes acabavam sendo divertidos pra ver uma representação física daquilo que passamos anos imaginando, mas nunca faziam jus à história de verdade!

Particularmente, eu considero o terceiro e o sétimo filmes os únicos bem adaptados, que funcionam para aqueles que não leram os livros e que mostram que HP tem algo a mais, e não é apenas uma historiazinha boba e infantil, como os dois primeiros filmes fazem parecer!
xsjunior

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by xsjunior »

o filme eh muito doido... mas num gostei nem um pokim dessa análise!
nenhuma hora no livro eu pensei q o sirius ficou vivo depois q ele foi pro véu...e se ele morreu, Yates fez a melhor coisa ao fazer a Belatrix gritar: AVADA KEDAVRA ao ataca-lo!
nunk pensei tbm em Dumby e MacGonagal juntos!
Luna e Belatrix sao personagens realment fortes na franquia!
Mione eh amiga..a melhor amiga d Harry, q pod abraçar e beijar ele hora q ela quizer, sem falar q no proprio filme q vc questionou ela chora pelo Rony!
ah...enfim...essa analise nao foi a coisa mais elgal q eu li depois d ter assistido ao melhor filme...com gafes...mas o melhor!
Henrique Scheller

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Henrique Scheller »

xD Nice Niceee
Mik

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Mik »

Eu nunca quis que o Sirius estivesse vivo de verdade, mas caso estivesse seria até aceitável pela forma pouco convencional que mataram o pobrezinho! Já o Dumbie, eu morria de raiva de quem ainda fazia teorias de que ele estava vivo, seria a maior furada da história e tornaria o último capítulo do sexto livro absolutamente inútil, haha!
Melina

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Melina »

Foi decididamente o melhor filme, eu não senti falta de nenhuma cena essencial...
Antônio Filipe

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Antônio Filipe »

As partes cortadas não alteraram no sentido do filme, e FOI SIM mito parecido com o livro.. Eles só tiraram algumas coisas desnecessária, como o olho no Moody, o que é q eles iriam fazer com um olho? o diretor deu um desfexo interessante nessa parte, e outras partes também..
esse foi o melhor filme.. e danem-se aqueles que ficam tirando onda "eu li 6 vezes o livro!", grande coisa, é um livro só!!! hehehe eu acredito que todos os fans de Harry Potter já leram pelo menos uma vez os livros, então todo mundo sabe a historia..
Gabz

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Gabz »

Eu acho que depois de tanto tempo alguns fãs precisam entender que um filme não é e nunca vai ser igual ao livro. São maneiras diferentes de se contar uma história, linguagens diferentes, recursos diferentes. A narrativa do livro permite a "lentidão", desenvolvimento nos mínimos detalhes e mais um monte de coisas não essenciais mas que dão brilho ao enredo.
Os filmes são ADAPTAÇÕES BASEADAS NOS LIVROS. Lógico que isso não quer dizer que eu sou a favor de coisas sem sentido, como colocar fogo na toca (?) ou deixar de fora explicações da profecia. Porém, o cinema precisa apelar pra um ritmo diferente de cenas, colocar o número de informações de tantas páginas em um espaço tão curto de tempo é impossível, isso sim seria desconexo!
O pecado de Yates nos filmes anteriores foi o foco em fazer obras fechadas, filmes que deveriam funcionar mais por si próprios do que como parte da série, por isso o foco em tramas menores, de romance adolescente, e menos nas lembranças, que seriam a base pro sétimo livro.
Relíquias da Morte teve duas vantagens muito importantes sobre os outros capítulos: a divisão deu uma liberdade criativa imensa pra produção, que pode trabalhar todos os espaços de evolução de personagem. A segunda é a própria forma que a história se estrutura. Nos 6 livros anteriores, a trama sempre foi linear, o conflito se desenvolvia devagar em 90% livro e a ação estava concentrada nas últimas páginas. Nesse, as coisas acontecem de maneira dispersa e com altos e baixos, o que facilitou o filme a não ter foco em tramas paralelas ou o reforço de cenas de ação pouco importantes.
Yates acertou em cheio, deu tempo onde foi preciso, deu o valor as cenas de ação como necessário, e ainda colocou toques que fizeram a obra mais genial (vide Hermione apagando as memórias dos pais, a dança na cabana e as palavras de Dobby antes de morrer). A fotografia foi impecável e criativa, superando a aventura visual de Cuarón, e a trilha sonora brilhante só não superou a de John Williams - aliás, senti falta do Hedwig's Theme, só teve uma pequena referência, espero que ele seja utilizado de verdade nos momentos finais da Parte 2, afinal é o tema da série!
Na minha opinião, foi o melhor filme disparado, é uma pena que só tenham descoberto no último filme a melhor maneira de adaptar Harry Potter.
Luan

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Luan »

Ainda não li a coluna, mas preciso comentar que concordo com absolutamente tudo o que Mik escreveu (para variar).
Desestruturado

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Desestruturado »

Antonio Felipe, se vc lesse os comments querendo entender o q as pessoas falam, vc nao falaria merda. Eu nao me gabei d ter lido o livro 6 vezes. Apenas respondi um outro comment. Tenho certeza q mtos ja leram cada livro mais q eu e mtos leram menos e entenderam mais q eu. E pelo visto entendi mais q vc q axa q o filme foi IGUALZINHO ao livro!
ayla tereza

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by ayla tereza »

eu tbm concordo com tudo que vc disse, mais tbm tem pontos positivos nos filmes :|
Isabelle Moura

Re: Luz... câmera... Harry Potter!

Post by Isabelle Moura »

SPOILER
SPOILER

Fiquei muuito triste com os saltos imeensos do filme tipo a casa dos pais da Tonks, o aniversário do Harry e AQUELE beijo entre ele e a Gina, substituídi por uma cena que eu decididamente não gostei, além do Harry quase beijar a Hermione naquela dancinha.A cena foi comovente, mas a mensagem não.
Mas é claro que outras cenas essenciais ficaram perfeitas tipo a fuga da mansão Malfoy, a morte do Dobby e as minhas favoritas: A destruição do medalhão e a cena dos sete Potter.
Nenhum filme vai ser perfeito, mas deu pra perceber que os atores deram seu melhor para não decepcionar ninguém.
Post Reply

Return to “Colunas”