Dumbledore:Maior bruxo de todos os tempos ou um Velho Gagá?

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 94
Joined: 23/07/04, 19:17
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish
Location: London Baby!!!
Contact:

Dumbledore:Maior bruxo de todos os tempos ou um Velho Gagá?

Post by Marcelo »

Nossa nova colunista, porém já conhecida por vocês, Helena Alves, estreiará nossa nova área de Sátiras, escrevendo sobre o intrigantes personagem Alvo Dumbledore.
Aos Fanáticos pelo personagem, recomenda-se a não leitura desse texto.

-------------------------------------------------------------------------------------

Alvo Dumbledore: O Maior bruxo de todos os tempos ou um Velho Gagá?

Você já parou para pensar quantas vezes nesses seis livros publicados Dumbledore já cometeu inúmeros erros? Será que seus acertos superam a proporção e conseqüência das falhas cometidas?
Nessa coluna irei analisar e comentar os atos de Alvo Dumbledore, ou apenas Dumbie paras os íntimos. De início já deixo bem claro que todos os itens serão para reflexão de cada leitor. Espero que leia com atenção e não me crucifiquem, boa leitura!



● Logo no início do primeiro livro, J.K Rowling já vem nos mostrando Dumbledore como um bruxo inatingível e que toma decisões sem a consulta de outras pessoas. Será essa a falha de Dumbledore? Percebam que Minerva alerta Dumbledore sobre o erro de deixar Harry Potter com os Dursleys, mas Dumbledore se mostra convencido e apenas sorri ironicamente, indo em frente com sua decisão. Sim, é fato que mais tarde na série saberemos o real motivo por Harry ter ficado com os Dursleys e toda a história da magia pelo sangue da família. Mas se Harry soubesse da história verdadeira de seus pais, do assassino de seus pais e tivesse familiarizado com o mundo bruxo como um todo, não seria mais fácil se preparar para enfrentar o que o esperava? De certo essa magia tem protegido Harry durante todos esses anos, mas creio que há outras maneiras de proteger o menino e deixá-lo a salvo. Tantos bruxos ótimos poderiam ter ficado com ele, sem contar que Harry chega a sentir dó de Voldemort por encontrar semelhanças de abandono nos dois e chegando a entender o assassino de seus pais.

● O que diabos Dumbledore tinha na cabeça para colocar o “Quirrel-duas-cabeças” como professor de DCAT? A porcaria da legilimência dele não está servindo para nada, ou ele está com uma super preguiça de usá-la? Como é que ele deixa alguém ser professor de Hogwarts sem analisar a sua real intenção. Incrível como as coisas passam por debaixo do nariz dele e isso quase deixa Voldemort voltar ao poder. E aqui temos uma dúvida: Se Snape realmente estava tentando impedir Quirrel de resgatar a pedra filosofal, ele não teria contado a Dumbledore o que andava acontecendo? Eu creio que sim, e aí as coisas pioram para o lado de Dumbledore, isso sem contar a saída triunfal para o Ministério da Magia deixando o caminho totalmente livre para a Pedra Filosofal.

● Alguém me diz porque diabos no fim do primeiro livro, Dumbledore já não esclarece as coisas para Harry e deixa de fazer seu papel de sábio enigmático? Ao ler a história toda eu chego a sentir pena do Harry. Fez de tudo para salvar a todos e a escola, conseguiu provar que era mais do que todos esperavam dele, se provou digno de confiança e Dumbledore ainda o acha uma criança idiotinha e boba. E mesmo que fosse a criança idiotinha e boba das fantasias de Dumbledore, e daí? O tal menino é a salvação do mundo bruxo, Voldemort ao escutar a profecia e tentar matá-lo fez com que o destino de Harry Potter seja matá-lo para conseguir viver em paz. Eu sinceramente não sei o que Dumbledore anda pensando da vida, ou ele acha que simplesmente de última hora ele dá umas aulinhas sobre o ponto fraco do bruxo mais temido de todos os tempos e o Harry vai lá e mata ele tão fácil como tirar doce de criança? É a típica comparação de você estudar no dia anterior para uma prova semestral da faculdade. Se você viesse estudando e se aprofundando há algum tempo, não teria uma chance maior de êxito?

● Outro “errinho” para a escolha de professor de DCAT, Lockhart era uma farsa e nunca havia feito nada do que dizia ter feito. A legilimência de Dumbledore não funcionou mais uma vez e ai eu fico pensando: não tem nenhum teste para um professor ocupar um cargo em Hogwarts? Ou talvez até tenha e Lockhart tenha executado seus famosos feitiços de memória em Dumbledore. Eu suponho que isso seja vergonhoso...

● O que Dumbledore fez para tentar descobrir onde ficava a Câmara Secreta? É fato que ele sabia que a “Murta-que-geme” tinha sido morta pelo monstro da câmara e que a mesma continuava no banheiro. Será que nunca passou pela cabeça dele ir questionar a dona Murta sobre o acontecido? Pelo amor de Deus!

● No segundo livro, Lucio Malfoy entrega pessoalmente a carta com as doze assinaturas dos conselheiros, para que Dumbledore se afaste do cargo de Diretor de Hogwarts devido aos acontecimentos recentes. Tá, até aí tudo bem. Mas quem disse que ele precisava se afastar dos terrenos de Hogwarts? Se ele é tão sábio como dizem, ele mais do que ninguém saberia que sua ausência traria grandes problemas para a escola. No quinto ano, quando Sibila é demitida, ele a deixa permanecer em Hogwarts e o mesmo ele deveria ter feito no segundo ano. O que ele pensou? Que ia provar a todos que ele era essencial em Hogwarts se afastando e deixando todo mundo se virar? Grande provação, quase fez uma aluna morrer e Voldemort voltar novamente.

● Os bichos de estimação não deveriam ser inspecionados em Hogwarts? Sendo assim, qualquer animago teria acesso livre a escola. Assim como Pedro Pettigrew, Rita Skeeter e Sirius Black fizeram. Eu não duvido nada que Voldemort e até Comensais possam ser animagos, se alunos de Hogwarts conseguiram isso clandestinamente... e mais uma vez, Dumbledore não pensou nisso.

● Ficamos sabendo no último livro a tamanha preocupação de Dumbledore em descobrir mais sobre o passado de Voldemort, e até uma visitinha a Azkaban ele fez. Porque não teve essa preocupação com a morte dos Potter e os envolvidos também? Seria tão útil visitar Sirius Black na prisão e saber a história verdadeira.

● Como ele pode simplesmente “deixar rolar” quando Harry foi escolhido para o Torneio Tribruxo? Bartô Crouch não era o homem de decisões naquela hora, Crouch era somente o responsável pela realização e organização do Torneio, não tem decisão nenhuma sobre quem participa ou não dele. Os fatos são: houve uma fraude no cálice, Harry não se inscreveu (ele deveria saber disso devido à tamanha legilimência, ou não?) e Harry não poderia competir devido à idade, ele simplesmente não deixava e ponto final. Evitava complicações e ninguém seria contra Harry não participar e todos seriam felizes para sempre.

● Ops, mais um erro para o cargo de DCAT! E lá vem Crouch Jr. com sua jarrinha de poção polissuco e fica 1 ano...UM ANO enganando o gagá do Dumbledore. Mais uma vez a famosa legilimência não funcionou tendo convivido com a mesma pessoa durante vários dias. Claro, ele se tocou do que estava acontecendo depois da terceira tarefa. Ohhhh, já não era sem tempo! Finalmente! Quase que Harry Potter morre debaixo das fuças dele por um professor que enganou Dumbledore durante um ano. Definitivamente ficaria muito feio ele explicar isso ao ministério.

● Dumbledore não pensou em nenhum momento reunir o Wizengamot para denunciar o que ocorria na escola no quinto ano? Sim, ele estava totalmente desacreditado por apoiar Harry, mas que conselho ignoraria o testemunho de vários professores, pais e até alunos sobre as barbaridades que Umbridge estava submetendo a escola? Não custava nada tentar melhorar as coisas apelando para a corte. Eu só fico imaginando que se Dumbledore se submete tão facilmente a alguém de fora que o Ministério mandou, Lucio Malfoy que era tão amiguinho de Fudge podia ser diretor rapidamente, e ele de fato adoraria isso. Tantos problemas poderiam ser evitados... mas Dumbledore não pensou nisso...

● Mais uma vez pela incompetência de Dumbledore em não contar a verdade para Harry, o menino acaba interpretando seu “sonho” como algo que realmente estava acontecendo e corre para o Ministério, colocando sua vida, a vida de seus amigos e mais tarde de adultos também, na qual Sirius Black vem a morrer. Se Arthur Weasley tinha sido gravemente ferido por Nagini ao tomar conta da sala de mistérios, fica muito óbvio que Voldemort queria entrar lá e Dumbledore no mínimo desconfiava disso, porque diabos ninguém da Ordem estava tomando conta da sala no dia do ocorrido? Estariam todos tomando chá com Dumbledore?

● No sexto livro também temos um enfoque grande sobre mais um possível defeito de Dumbledore: confiar demais nas pessoas. Pra mim sábio que é sábio não acredita no melhor de cada um que aparece na sua frente. Esse dom é muito bonitinho né? Que meiguice do caduco do Dumbledore. Ah, pelo amor de Deus! Vá acreditar no melhor das pessoas na casa da bisavó dele. Em plena época de retorno de Voldemort e crendo eu que ele sabia que era um empecilho, como é que ele ainda se deixa confiar assim nas pessoas?

● E pra finalizar meus argumentos sobre a desconfiança da grandeza e superioridade de Dumbledore, chegamos ao sexto livro e ainda percebemos que Dumbledore continua escondendo coisas de Harry, talvez porque esteja querendo protegê-lo... mas por Deus, ele ainda não aprendeu que o menino é a salvação do mundo bruxo e que já passou da hora de ficar escondendo coisas para a criança? Se já estava claro para Dumbledore que ele iria morrer e que Harry continuaria a seguir sozinho (e por isso as aulas particulares) tudo não deveria ser contado de uma vez? Ou Dumbledore espera que magicamente Harry saiba onde achar os outros Horcruxes , sonhe como destruí-los e sonhe como destruir Voldemort também? Francamente, que diretor mais problemático.


Pensando em todos esses fatos ao longo dos seis livros, eu chego a conclusão de que são muitos erros, falhas e coisas despercebidas passando por debaixo do nariz do que chamam de “o maior bruxo do século” até o comparando em grandiosidade com Lord Voldemort. Não duvido nada que Voldemort tenha percebido todas essas falhas dele e já soubesse que Dumbledore se sacrificaria por Draco e Snape... nem era preciso um plano tão brilhante para isso. A cada falha de Dumbledore, poderiam ter acontecido grandes conseqüências, e nem tudo aconteceu graças à vontade de autoprovação de Harry Potter, ou seja, podemos perceber que o menino sempre “consertou” de certa forma as burradas do velho ingênuo e gagá.
Maior bruxo de todos os tempos? Eu não acredito que idade avançada possa ser relacionada à sabedoria, talvez experiência de vida... mas já percebi que Dumbledore não aprende nem com seus próprios erros. Não nego que ele tem em seu currículos grandes feitos, mas nenhum deles no momento encobre ou justifica tanta mancada em tão pouco tempo. Espero de verdade que J.K Rowling me faça mudar de idéia no sétimo e último livro nos contando algo brilhante e surpreendente que o velho gagá tenha deixado e que no mínimo ajudar em alguma coisa, porque francamente...até o Neville fez algo decente para ajudar Harry e nem isso Dumbledore conseguiu.
User avatar
Fefa Hernandez
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 111
Joined: 27/09/06, 12:12
Location: Desembarcando na Estação de Hogsmead.

Post by Fefa Hernandez »

Hhuahauhaua!!!

A minha teoria é que Dumbledore está mancumunado com JK Rowling pra deixar as coisas rolarem e tornar a história mais interessante, pois pensem no primeiro livro sem Quirrel, e se o Harry descobrisse todo o misterio logo de cara? E se o Dumbi entrasse la na Camara e furasse os zoio do Basilisco? E se tdo mundo já soubesse que o perebas era o Rabicho e Sirius inocente? E se o Harry não fosse jogado no Tribruxo? E se Dumbi metesse o pe no vidrinho da profecia? E se Harry tivesse crescido feliz e contente ao lado do seu padrinho Sirius comendo sapos de chocolate e estourando bombas de bosta no carpete da mansão dos Black?

Harry ia pra Hogwarts só pra jogar quadribol e chavecar a Gina... ai ia virar Dawnson's Creek!!!
Image
Image: Cabelo de Unicórnio, salgueiro, 11cm.

Image
Photoshop é moleza! Quero ver faze no paint!!!!
Bere
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 106
Joined: 23/07/04, 20:42
Location: Jacareí
Contact:

Post by Bere »

Fefa Hernandez wrote:Hhuahauhaua!!!

A minha teoria é que Dumbledore está mancumunado com JK Rowling pra deixar as coisas rolarem e tornar a história mais interessante, pois pensem no primeiro livro sem Quirrel, e se o Harry descobrisse todo o misterio logo de cara? E se o Dumbi entrasse la na Camara e furasse os zoio do Basilisco? E se tdo mundo já soubesse que o perebas era o Rabicho e Sirius inocente? E se o Harry não fosse jogado no Tribruxo? E se Dumbi metesse o pe no vidrinho da profecia? E se Harry tivesse crescido feliz e contente ao lado do seu padrinho Sirius comendo sapos de chocolate e estourando bombas de bosta no carpete da mansão dos Black?

Harry ia pra Hogwarts só pra jogar quadribol e chavecar a Gina... ai ia virar Dawnson's Creek!!!
É verdade Fefa! hauahauahauhaua

Mas me assombra ver que tratam o Dumbledore como o bruxo mais fodão do mundo todo e tudo isso acontece debaixo do nariz dele. Sem dúvidas o livro é do Harry Potter e não faria sentido ele não cuidar de tudo, mas no mínimo deviam deixar o Dumbledore sem a chance de fazer nada porque o que eu tiro como conclusão disso tudo é que ele simplesmente não tem nada de mais.

Obrigada por ler!
:*
Last edited by Bere on 07/11/06, 14:35, edited 2 times in total.
User avatar
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 113
Joined: 06/09/06, 13:36
Sexo: Masculino
Estado: SP
Location: Cannonladia
Contact:

Post by Rodrigo »

Gostei da teoria da fefa
hahahahaah
e vc bere..xiu
eu te odeioooo
aSUHsahusahusaHUsahushau xD
ah do tiu vold vai fika mais legalllllllllllllllllll =PPP
lalala
\o/
Image


Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
Bere
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 106
Joined: 23/07/04, 20:42
Location: Jacareí
Contact:

Post by Bere »

Rodrigo Salvador wrote:Gostei da teoria da fefa
hahahahaah
e vc bere..xiu
eu te odeioooo
aSUHsahusahusaHUsahushau xD
ah do tiu vold vai fika mais legalllllllllllllllllll =PPP
lalala
\o/

HAUAHAUAHAUA
xiu nada ¬¬' minha coluna tá super certa u_u
Ainda vai aparecer alguém que me apoie 100% .__.'

e eu te odeiooooooooo tambémmm!

E em breve vem a do Tio Voldie ai :roll:
User avatar
Carol_.
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 131
Joined: 29/11/05, 19:44
Location: desconhecida

Post by Carol_. »

Gostei muito dos argumentos e concordo com eles, mas acredito eu que esses "furos" do Dumbledore foram planejados pela autora. Se Dumbledore tivesse feito tudo sempre certo, a saga se chamaria O Benfeitor Dumbledore, não é mesmo? ^^'
O mocinho é pra ser o Harry, por isso as falhas, creio eu. Nem ia ter graça na coisa se tudo fosse tão perfeito.

Well, é a minha opinião. E continuo gostando do velho gagá. o.o'V
Bere
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 106
Joined: 23/07/04, 20:42
Location: Jacareí
Contact:

Post by Bere »

Vou quotar o comentário que a Isadora fez no site porque ele é muito grande e fica melhor responder aqui ^^

Isadora Cecatto wrote:
Sua coluna foi super bem escrita, de verdade. Apesar disso, porém, tenho que discordar um pouco de você. Em primeiro lugar, os fatos:

-Harry era obrigado a ficar na casa de seus únicos parentes vivos, e existe uma proteção mágica por conta de Petúnia.

-Você cita a análise da "real intenção" de Quirrel, sendo que ele estava sendo submetido a magia negra (da melhor, por sinal), não sendo assim uma questão de analisar intenções de um professor.

-Quanto ao fato de Dumbledore não ter esclarecido as coisas para Harry no 3° livro, acredito que todos lembre do que ele falou mais tarde, confessando ter errado em não ter contado tudo antes.

-Quanto a Lockhart, a resposta está no próprio livro, quando alguém comenta que só havia ele para o cargo (já que ninguém queria correr o risco de pegar um emprego amaldiçoado, e Snape nunca fora escolhido).

-Aceito o erro da Câmara Secreta.

-Não tenho certeza, mas me parece que a carta dos conselheiros pedia categoricamente que Dumbledore se afastasse DE Hogwarts, e não APENAS do cargo de diretor. Desculpe se me enganei.

-A questão dos animagos, concordemos que qualquer um trataria como burocracia extrema examinar cada animal levado pra escola ..e por ele ser sábio, não quer dizer que tenha de ter conhecimento sobre as falhas na lei prescrita pelo Ministério da Magia, que jamais reconheceu a existência de animagos ilegais.

-Concordo com você quanto a visitar Azkaban.

-Fica claro que Bartô Crouch tem sim uma certa superioridade. E, já que você reclamou da falta de confiança de Dumbledore em Harry e ainda citou que ele já provou ser capaz de muito, quem sabe aí ele não seguiu o seu raciocínio? Sem contar que, o Harry não participando, não haveria motivo para haver um torneio em um livro que carrega o título "Harry Potter". Apesarde não ser a favor da forma como você apresentou esse fato, concordo que Dumbledore deveria ter percebido que aquele não era Olho-Tonto Moody. Apenas imagino que isso não o torne um velho gagá e inútil.

-Você se esqueceu que é o Ministério quem estava no comando em Hogwarts, e Umbridge tinha agora leis para apoiá-la? O ministro é o cargo maior, e ele apoiava a sapa velha. E quanto a testemunhos, você cita pais: não há pais de alunos realmente preocupados com isso, se eu bem me lembro. E Dumbledore encontrou brilhantemente formas de acatar a autoridade.Esqueceu da permanência da Sibila?.

- Harry não avisou a nenhum professor que estava indo para o ministério. Não foi culpa de Dumbledore, portanto, que ele tenha dado de cara com os comensais.

-Dumbledore acredita no melhor de cada um, é certo. E quem garante que não tem bons motivos para isso? Draco não é realmente perverso, ou não teria fraquejado diante de Dumbledore, quando este o fez pensar. E ele confiar no Snape... É uma história longa, de muitos lados. J.K. não vai deixar de explicar isso, pode ter certeza.

-No sexto livro, Dumbledore contou tudo o que sabia para Harry, sim. Ou você acha que ele sabia onde estavam todas as Horcruxes, e só inventou as possibilidades não confirmadas pra fazer o Harry de idiota? Ele esclareceu tudo: Sobre Tom Riddle, o passado dele e o que sabia a respeito das Horcruxes. Isso ficou claro!

E por fim, uma certeza: Sem Dumbledore, Harry não teria chego nem na metade do caminho. Se você ler com atenção, vai perceber citações do velho bruxo que guiaram Harry para o caminho certo. A questão das escolhas, com quem Harry aprendeu? A persistência? É a toa que Harry se sentia tão seguro na presença de Dumbledore? Segundo você, Harry é inteligente. Ele deve ter um bom motivo para tê-lo como um mestre.

Espero que compreenda que isso é uma crítica construtiva, sem intenção alguma de agressão moral. Eu realmente acho que você escreve bem, e certamente vou ler suas próximas colunas. O conteúdo dessa, porém, não condiz com minha opinião e com alguns fatos dos quais tenho certeza.
Obrigada pela atenção!
Isadora Cecatto, também colunista.


- Sim, de fato tinha toda a proteção na casa dos tios. Mas é como eu disse, não creio que isso tenha feito tanta diferença...Harry poderia estar em melhores mãos todo esse tempo, protegido e sabendo de todo seu destino e se preparando.

- Quirrel não estava submetido a magia negra...não na minha opinião pelo menos. Ele estava ajudando Voldemort em plena consciência ou talvez por medo...mas sabia o que estava fazendo! De qualquer forma, Dumbledore não é melhor que Voldemort? Poxa, ser enganado um ano não é moleza não!

- Sim, ele confessou mais tarde que errou ao não ter contato para o Harry antes. Mas é isso que eu disse na coluna, o que adianta assumir e errou e não aprender com os erros? Ele simplesmente assumiu o erro e continou fazendo a mesma coisa.

- É, só havia o Lockhart para o cargo, okay! Mas só porque existia ele tinha que ser ele? O Dumbledore não faz nada da vida (HAUAHAUAHA :roll: ) porque ele mesmo não foi dar aulas? Ele não é tão fodão? Podia ter ensinado muito e ter dado anos de aula de DCAT ótimas para os alunos.

- Erro da Câmara é simplesmente gritante ^^

- A carta dos conselheiros não pode pedir que ele se afaste de Hogwarts. No quinto livro vemos CLARAMENTE que o Ministério pode se meter em Hogwarts mas não pode se meter sobre quem fica ou não dentro do castelo, ou seja, o Dumbledore foi afastado do cargo mas poderia ficar andando e ficando pelo castelo, não precisava provar que todos estavam errados e arriscar a vida dos alunos.

- Nossa, no segundo ano ele se acha falando que conhece BEM as leis mágicas tendo ele mesmo feito várias delas. É simplesmente ridículo não ter passado pela cabeça de ninguém que existam animais ilegais. É óbvio, a "fórmula" é acessível para todos! Para o bem dos alunos era preciso que os animais sejam verificados.

- Visitar Azkaban, concordamos...okay!

- Como assim Bartô Crouch tinha uma superioridade? Pode ser que Dumbledore resolveu confiar em Harry dessa vez? Mas isso é muito diferente. Com certeza há um motivo realmente ótimo pra que tenham estipulado que só maiores de idade poderiam participar não é? Porque será? Era um risco de morte tremendo e ele jogou o menino lá no meio do torneio, ele se provou de novo e Dumbledore não reconheceu! Ele não ter percebido o Moody Falso foi o cúmulo também, me parecia que ambos eram tão amigos...

- Eu não achei tão brilhante a forma de desacatar o ministério dentro de Hogwarts, e não...não em esqueci que o Ministério estava no comando, só estou dizendo que tinhamos alunos, professor e alguns pais e pessoas da Ordem que poderiam testemunhar os feitos de Umbridge. Outra coisa, o Fudge é a autoridade sim, porém, como vimos depois da audiência disciplinar do Harry, não é ele que toma as decisões..é o Wizengamot que possui várias pessoas justas, inclusive Amélia Bones! Ainda creio que não custava nada tentar...

- Harry não avisou mesmo que ia ao Ministério. O que eu disse foi que Dumbledore sabia que o Voldemort tinha acesso aos pensamentos e sonhos ou sei lá o que do Harry, ou seja, se o Dumbledore tivesse avisado...mandado avisar...talvez a morte do Sirius poderia ter sido evitada. Harry poderia ter procurado o Dumbledore e feito com que ele confirmasse o que estava acontecendo.

- Não sei se acreditar no melhor dos outros é uma qualidade, só sei que ao longo dos livros Dumbledore é facilmente enganado e não aprende. Não estou dizendo que ele tenha que desconfiar de todo mundo, mas ele poderia tomar mais cuidado ou deixar que a confiança aconteça. O maior bruxo de todos os tempos não pode ter uma fraqueza tão gritante assim!

- Eu não tenho tanta certeza de que ele tenha contado tudo que sabe ao Harry. Assim, contou tudo sobre o Tom Riddle e as Horcruxes sim. Mas ele poderia ter esclarecido mais coisas...sobre Snape principalmente, sem dúvidas.

- Eu não acho que o Harry seja tão inteligente, ele tem uma capacidade de "auto-provação", assim como chapéu seletor disse. Como ele cresceu sem os pais e sem o amor dos tios, ele aprendeu a se virar sozinho...talvez... É como eu disse, eu não acho Dumbledore tão fodão como falam, porém ele se porta como tal. Sempre tão grandioso no que fala, nas atitudes e no seu ar misterioso...não culpo Harry por considera-lo seu mestre, até porque, após a morte de Sirius ele precisava de alguém como um pai para ele.



De maneira alguma levei isso como uma agressão moral, e foi uma crítica construtiva, sem dúvidas.
Agradeço por ter lido e pelos elogios de boa escrita. Espero que continue lendo minhas colunas sim, em breve vem a do Tio Voldie :roll:

Obrigada!
:*
Carol_. wrote:Gostei muito dos argumentos e concordo com eles, mas acredito eu que esses "furos" do Dumbledore foram planejados pela autora. Se Dumbledore tivesse feito tudo sempre certo, a saga se chamaria O Benfeitor Dumbledore, não é mesmo? ^^'
O mocinho é pra ser o Harry, por isso as falhas, creio eu. Nem ia ter graça na coisa se tudo fosse tão perfeito.

Well, é a minha opinião. E continuo gostando do velho gagá. o.o'V
Sim, planejados pela J.K.
Mas com tantos furos ele se torna um bruxo normal pra mim. E não é questão de ser perfeito, eram coisas óbvias que passaram debaixo do nariz dele.

A questão é que eu duvido da grandiosidade de Dumbledore.

Obrigada pelos elogios quanto aos argumentos Carol.

:*
User avatar
Isadora Cecatto
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 14
Joined: 13/10/06, 23:06
Location: Floripa
Contact:

Post by Isadora Cecatto »

Bom, tenho que admitir que você realmente entende do que escreve!
Continuamos discordando quanto ao ponto de Dumbledore não ser o maior de todos os bruxos, mas isso não vem ao caso.
Pra mim, Dumbledore é incrível não somente por seus feitos, mas pelos gestos e palavras, pela posição que assume diante dos alunos e professores, e pela forma como desagrada apenas aos que se opõe a seus valores e idéias. É claro que ele possui erros gritantes, como você acabou de me provar. Mas mesmo com a presença deles, ainda o trato como um grande bruxo. E sim, o maior. O único que ainda não perdeu a cabeça e nem a razão por completo por ali, foi ele. E tenho certeza de que, se formos analisar, o "status" ou "rótulo" que J.K. Rowling propôs pra cada personagem, é em muitos casos contraditório.
Mas quem sabe no sétimo livro não teremos mais motivos para ter Dumbledore como o melhor bruxo de todos os tempos? Ou quem sabe eu é quem vou ter uma decepção, mas... x:

Obrigada por responder tudo com atenção, e desculpa qualquer coisa. Aguardo sua próxima coluna, e espero que concordemos nos próximos pontos sobre os quais você escrever (:
Beijos,
Isa.
Image
- Isn't obvious? (L)

Just canon (:

Comunidade: Harry Potter - Citações.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24160868
Comunidade dedicada à minha coluna "A magia não tem fim"
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39414119
Fanfic "Das dores da ausência", uma homenagem ao Fred.
http://www.fanfiction.net/s/3955232/1/D ... a_Aus_ncia
User avatar
Pups
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 541
Joined: 04/11/06, 17:18
Location: Not here!
Contact:

Post by Pups »

Eu adorei essa coluna!!!

comentei no site mesmo...

apesar de ser o maior bruxo de todos os tempos as vezes ele é meio cabeçudinho neh...

como diriam certos personagens

muita coisa acontece bem embaixo do nariz torto dele e ele nem ve!!!!
Image
Image
Ser Corvinal é ser Canibal
Bere
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 106
Joined: 23/07/04, 20:42
Location: Jacareí
Contact:

Post by Bere »

Isadora Cecatto wrote:Bom, tenho que admitir que você realmente entende do que escreve!
Continuamos discordando quanto ao ponto de Dumbledore não ser o maior de todos os bruxos, mas isso não vem ao caso.
Pra mim, Dumbledore é incrível não somente por seus feitos, mas pelos gestos e palavras, pela posição que assume diante dos alunos e professores, e pela forma como desagrada apenas aos que se opõe a seus valores e idéias. É claro que ele possui erros gritantes, como você acabou de me provar. Mas mesmo com a presença deles, ainda o trato como um grande bruxo. E sim, o maior. O único que ainda não perdeu a cabeça e nem a razão por completo por ali, foi ele. E tenho certeza de que, se formos analisar, o "status" ou "rótulo" que J.K. Rowling propôs pra cada personagem, é em muitos casos contraditório.
Mas quem sabe no sétimo livro não teremos mais motivos para ter Dumbledore como o melhor bruxo de todos os tempos? Ou quem sabe eu é quem vou ter uma decepção, mas... x:

Obrigada por responder tudo com atenção, e desculpa qualquer coisa. Aguardo sua próxima coluna, e espero que concordemos nos próximos pontos sobre os quais você escrever (:
Beijos,
Isa.

Eu realmente espero que J.K me prove que estou errada. E nesse momento eu estou de achando com o comentário de "você realmente entende do que escreve" *-* hauahauahauahaua

Obrigada de novo Isadora!
:*

Pups wrote:Eu adorei essa coluna!!!

comentei no site mesmo...

apesar de ser o maior bruxo de todos os tempos as vezes ele é meio cabeçudinho neh...

como diriam certos personagens

muita coisa acontece bem embaixo do nariz torto dele e ele nem ve!!!!
Sabe, eu esqueci de comentar no nariz torto dele Pups!
Talvez seja por isso que tudo acontece debaixo do nariz dele e ele nunca percebe :roll:

Sim, vi seu comentário no site e te respondi lá também!
E sim, Dumbledore é mto cabeçudo! hauahauahaua

Obrigada! :*
User avatar
Jéssica Finnigan
Destruindo o diário de Riddle
Destruindo o diário de Riddle
Posts: 470
Joined: 06/11/05, 22:05
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Corvinal
Blog: http://devaneiodasletras.blogspot.com
Location: Salão Comunal da Corvinal

Post by Jéssica Finnigan »

Adorei a sua coluna!
Eu sempre soube q Dumbledore tinha cometido alguns erros, mas eu não tinha noção que eram tantos.
Vamos dar um crédito pro velhinho, ele já errou muito mas também acertou muito.
Jogos eternamente no meu coração o/
Tatiana Tonks
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 60
Joined: 12/06/06, 10:36
Sexo: Feminino
Estado: AM
Casa: Grifinória
Location: Quartel general dos Aurores

DumBy: maior bruxo ou um velho gagá?

Post by Tatiana Tonks »

E AI, BELEZA? :wink:
Bom, Dumby é muito inteligente e seus erros tem consequencais maiores que o dos outros, mas se formos para a legitimencia resolveria muitas coisas e acabaria deixando os livros bem mais curtos. :shock:
E Dumby tem razão, pois se HP tivesse ficado com os bruxos, ele seria o Malfoy moreno e teria Ron como seu inimigo mortal, fora que podeia deixa-lo o maior covarde e a esperança do mundo bruxo iria para ...l
Considero HP muio infantil para carregar um peso como a profecia, mas Sirius realmente poderia ainda estar vivo, esse erro o diretor assumiu. :!:
E como Ron fala do calice de fogo "Dumby é um genio e tudo, mas não significa que um bruxo realmente inteligente não pode enganar ele" :!:
User avatar
Yuri Leon Whollf
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 170
Joined: 10/10/04, 18:54
Location: Hogwarts
Contact:

Post by Yuri Leon Whollf »

hauahuahuahuha
é bem engraçado

mas eu naum concordo, Dumbledore é sábio e o maior bruxo sim de todos os tempos, mas sempre tive essas mesmas perguntas q vc colokou
Pensamento
Narração
Fala
Fala de outros personagens


Image Image

minha fic do sétimo livro:
Harry Potter e o Sétimo Segredo
User avatar
Thammy Lee
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 53
Joined: 05/12/06, 22:19
Location: catando cogumelos.
Contact:

Post by Thammy Lee »

muito bem pensada a sua coluna, MÃS, na minha opinião, Dumbledore não deixa de ser por isso o maior bruxo de todos os tempos, afinal, todos erram, até os mais sábios.
Voldemort não errou? Então, ele sendo considerado o maior bruxo das Trevas de todos os tempos, não deixou de ser fantástico, (com coisas horríveis, mas fantástico na sua forma de pensar), por isso.
E não é Dumbledore que vai deixar de ser.
strawberry field forever.
~Fled~
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 700
Joined: 26/02/06, 23:02
Casa: Grifinória
Location: Far far away :3

Post by ~Fled~ »

De fato, eu ja havia pensado em algumas dessas proposições que vc coloco, mas nem sempre consegia entende-las... e realmente, tudo isso nos faz refletir sobre a verdadeira "grandeza" de Dumbledore, eu por agora continuo a achar que Dumbledore é sim um grande bruxo, mas que como todos comete seus erros, alguns desses erros são encobertos por seus grandes atos, outros nem tanto, mas é como diz o ditado: "nem tudo é perfeito". Logo, por mais grandioso que seja Dumbledore, ele comete erros assim como todo mundo :wink:
Dinni Potter
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 1
Joined: 07/02/07, 19:10
Location: Camps
Contact:

Dumbledore É o maior Bruxo que o mundo já viu

Post by Dinni Potter »

2 coisas para você pensar, 1º você acha que se soubese de tantas coisas como Dumbledore sabe, você impediria ? Se você fizer alguma coisa, as concequencias podem ser bem mais crueis do que você simplismente "deixar rolar" . 2º Se você tive o poder de evitar que Valdemort matase os pais de Harry, você o faria ? Mesmo sabendo que as consequencias para isso seriam devastadoras ?


E por ultimo me responda, você faria isso apenas por achar melhor ?
Constantine
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 64
Joined: 22/07/05, 08:51

Post by Constantine »

Plagiando Hamlet, "Ser ou não ser, eis a questão". Dumbledore um suposto amador, Snape enganando Deus e o Diabo... etc.

Planejado. Planejadíssimo.

Não há 1 atitude sequer do Dumbledore que deixa de estar correlacionada a algo importante. Concordo que ele poderia ter intervido em muitíssimas situações, mas será que isso era o "planejado", não tinha que simplesmente "ser" para a coisa toda se desenvolver? Ele não viveria para sempre, Harry tinha que correr atrás da sabedoria através de prática, não somente com chá e bolinhos e muita conversa.

Para mim, ele é o bruxo mais poderoso. E essas pequenas epifânias serão explicadas, com toda a certeza.
Adeus!
User avatar
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 577
Joined: 14/03/07, 15:31
Casa: Sonserina

Post by Arielle *~ »

Pra mim, Dumbledore existe principalmente pros livros conseguirem ir ate o 7º USHUAHSUASHU Que horror ;x

Mais é cara... Vcs tem que entende que certas atitudes de Dumbie é coisa pensada de Jk.. Pra naum ser só 1 ou 2 livros =P

Eu tbm so mto mais dele ter pegado Harry, sentado numa cadeira NO MAXIMO no segundo ano e explicado tudo. Tbm naum entendo.. o duas cabeças tava no lado dele cara --' Snape.. (vai sabe se ele é do meu o do bem?)
Pensando em todos esses fatos ao longo dos seis livros, eu chego a conclusão de que são muitos erros, falhas e coisas despercebidas passando por debaixo do nariz do que chamam de “o maior bruxo do século” até o comparando em grandiosidade com Lord Voldemort. Não duvido nada que Voldemort tenha percebido todas essas falhas dele e já soubesse que Dumbledore se sacrificaria por Draco e Snape...
UAU xD Será?


Emfim.. as veses axo tio Dumbie velho gagá. Mais ninguem pode negar que ele é um dos mais, as veses o mais importante personagem na história.
Image
User avatar
b.waldorf
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 2
Joined: 09/01/08, 18:31

Opinião sobre o artigo!

Post by b.waldorf »

Eu gosto muito do Dumbledore, mas não é exatamente por isso que vou contradizer você.
1º ponto:
Sobre o fato de Dumbledore ter escolhido os Dursleys para cuidar do Harry.
Vamos pensar como o próprio diretor:
Ele sempre quis que Harry tirasse uma lição(aprendesse algo) com os erros que cometesse e com os perigos que enfrentasse. Você acha que Harry conseguiria aprender alguma coisa se estivesse preparado para tudo? Talvez ele até gostasse da glória e fosse um menino mimado e chato se não tivesse sido criado com os Dursleys e sofrido um pouco. Isso despertou a vontade dele de se vingar por Voldemort ter tirado dele a família e a chance de ter uma infancia decente.
Agora vamos pensar como fãs da série:
Se Harry ja soubesse o que iria enfrentar e tivesse prepardo para isso haveria apenas um livro, não ia ter tanta necessidade de estender tanto a história. A tia Jô poderia escrever apenas um livro com mais ou menos 500 ou 700 paginas e deixar assim.
2º ponto.
Você disse que Dumbledore não deveria por qualquer um para trabalhar na escola sem antes saber as reais intenções dessa pessoa.
Nisso eu posso concorda, um pouco, com você. Mas você esqueceu e uma coisa: Dumbledore confiava nas pessoas. Snape poderia muito bem ter-lo enganado. Isso foi um grande defeito de Dumbledore, a confiança que ele depositava nas pessoas, a ponto de achar que elas não mereciam ser espionadas ou coisa do tipo, pois eram fieis a ele.
E falando como fã não haveria história!
3º ponto.
Você diz que Dumbledore podia ter dito tudo para Harry no 1º livro.
Ele não disse porque, não só ele pensava, como Harry ainda não estava preparado para saber. E ele era sim, apenas uma criança. E outra coisa Dumbledore não tinha exata certeza sobre as Horcruxes e ele precisava da lembrança do professor de poções do 6º ano.
E voltando a falar como fã isso também iria fazer perder toda a magia de ter mais que um livro.
4º ponto.
Você diz que Dumbledore escolheu mais uma vez o professor errado.
Dessa vez não posso discordar de você, mas também não é necessário tanto drama. Dumbledore também era humano e cometeu erros como qualquer um. E teste para se tornar professor em Hogwarts? Francamente. Dumbledore tinha muito mais o que fazer do que ficar fazendo testes e entrando na cabeça dos professores para saber o que eles estavam pensando.
5º ponto.
Agora sim. Posso concordar com você totalmente e você não fez nenhum drama. Dumbledore pisou feio com isso.
6º ponto.
Aí você errou novamenete. Dumbledore deixou Sibila no castelo porque ele estava exercendo o cargo dele como diretor e ele podia mandar e desmandar no castelo. Mas no 2º livro ele não estava mais exercendo o cargo, ou seja, ele não tinha mais o direito de permanecer no castelo.
7º ponto.
Você diz que Dumbledore devia inspecionar os bichos de Hogwarts.
Você está certa, em termos!
Como eu ja havia dito anteriormente, Dumbledore tem mais o que fazer. Não vai sair por aí pedindo bichinho por bichinho de cada aluno de Hogwarts para verificar se ele é ou não um bruxo das trevas ou qualquer outro bruxo! As chances de isso acontecer são mínimas. Ele com certeza sabe as providencias que devem ser tomadas para o caso da escola ser invadida por algum bruxo!
8º ponto.
Você diz que Dumbledore poderia ter visitado o Sirius e descoberto a verdade.
Existem duas opções ( escolha a que quiser ou nenhuma, só estou expondo minha opinião, assim como você fez escrevendo este artigo ):
1ª: Dumbledore estava mais do que certo que Sirius havia traido os amigos e me diga você agora: Você acreditaria em um crimonoso que diz que é inocente, mesmo que ele fosse, e não mostrasse nenhuma prova disso? Eu não! Por que? Oras, porque TODOS dizem isso!
Ele só acreditou na inocencia do Sirius, porque o próprio Harry disse que ele era inocente.
2º: Mesmo que Dumbledore soubesse que Sirius era inocente ou ao menos acreditasse nele, de que adiantaria? Ou por acaso você não se lembra o que aconeteceu com o Dumbledore da ultima vez que ele disse que uma coisa que ninguém queria acreditar (que Voldemort havia retornado)?
9º ponto.
Você diz que Dumbledore podia ter evitado que Harry participasse do torneio.
Mas, falando com uma fã de Harry Potter: COMO FICARIA A HISTÓRIA, SANTA CRIATURA??
E agora vamos pensar como o próprio Dumbledore: O melhor jeito de descobrir quem cometeu essa fraude era deixando Harry participar e protegendo ele como ele pudesse. A pessoa que fez isso acabaria deixando alguma pista algum passo em falso ou acabaria se mostrando por inteiro. E não é que isso aconteceu mesmo? Se o Harry não tivesse participado o falso-Moosy poderia ter ficado na escola e ninguém teria percebido a farsa.
10º ponto.
Você diz que Dumbledore errou NOVAMENTE na escolha do professor.
Duas coisas.
Primeira: Ele não errou! Escolheu muito bem e Olho-tonto apenas ocorreu um imprevisto e se o ministério tivesse ido ajudar ao Moody quando ele foi atacado tudo teria ficado bem, ou seja, a culpa não foi do Dumbledore e sim do Ministério.
Segunda: Você deve achar mesmo que o Dumbledore não tinha nada pra fazer da vida, né?
Ele tinha que se preocupar com o Torneio que estaria sendo realizado na escola dele, e depois ele ainda teria que se preocupar com o Harry que havia sido escolhido para essse torneio e eu ja dei um bom motivo para ele não tirar o Harry do torneio.
11º ponto.
Você diz que o Dumbledore podia ter pedido ajuda para o conselho.
Será que você não percebe que o nome de Dumbledore estava completamente sujo diante do Ministério? Imagina só para o conselho. E outra, você acha que não iriam achar que Dumbledore tramou para que os alunos e professores dissessem o que ele quisesse? Pensa nisso!
12º ponto.
Você diz que Dumbledore poderia ter avisado Harry sobre os sonhos.
Pensa aqui comigo, ele mandou o Snape dar aulas de oclumência para Harry e se o Harry não conseguiu fechar a própria mente e nem sequer contou isso para o Dumbledore a culpa não é do diretor. Isso foi uma falha do próprio Harry que não quis ir até a sala do Dumbledore e dizer o que estava contecendo.
13º ponto.
Você diz que Dumbledore não devia confiar demais nas pessoas.
Eu concordo em termos! Como eu ja disse antes, esse era o grande defeito do Dumbledore: confiar demais nas pessoas..
Mas se você está se referindo ao Snape vou ter que contradize-la novamente, pois creio eu que você ja tenha lido o 7º livro e ja saiba que Dumbledore tinha seus bons motivos para confiar nele.
14º ponto.
Você diz que Dumbledore era problematico, pois não contou tudo a Harry de uma vez.
Nem ele mesmo sabia exatamente quais eram as outras Horcruxes. Ele começou com essas aulas particulares , pois percebeu que o Harry ja estava pronto e tinha o dono da lembrança que confirmariam suas suspeitas nas escola. Dumbledore, assim como, J.K. queria que Harry conseguisse sozinho destruir Voldemort.

Não quero que você considere tudo o que eu disse como uma ofensa e sim considere com um simples debate! E se você tiver algo mais a dizer sobre ele ou se você quiser rebater meus comentários me deixe um e-mail.

tchaau.
User avatar
Ninna Snape
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 203
Joined: 07/12/07, 17:57
Sexo: Feminino
Estado: DF
Casa: Lufa-lufa
Location: Por alí..

Post by Ninna Snape »

Ahhmm.. é! sua coluna me fez pensar! :roll: Mas acho que Dumbledore é um grande bruxo sim, apesar desse erros ''fatais'' que ele comete! :D Nao podemos simplesmente esquecer das grandes coisas que ele fez também! como já foi dito, ele é humano né, Tudo beeeem, que alguns erros foram realmente estupidos³²³²! Maas, como disseram aí, sem esses errinhos estupidos, o que seriam dos livros? :D

Hufflepuff! pride!

Image[/center]
Post Reply

Return to “Colunas”