Fé, superstição, mágica e ciência

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Sheila Vieira

Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Sheila Vieira »

Apesar de ser um livro totalmente imerso do mundo da magia, é inegável que "Harry Potter" dialoga intensamente com os universos da fé e da ciência. Os limites entre essas áreas sempre foram extremamente difusos e alvo de discussões na Filosofia.

A nova coluna de Yuri Rigon faz um panorama de como a humanidade viu e vê o sagrado e o profano, e como pode haver um embate de ideologias dentro da mesma busca por sabedoria. Leia o texto, reflita... e deixe um comentário, claro!
Bruno

Re: Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Bruno »

first?
Interessante o texto...
Daniel S.

Re: Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Daniel S. »

Gostei. E ainda não li esse livro indicado. Já o vi em algumas estantes e quando tiver com tempo vou dar uma folheada, quem sabe não vale a pena? A coluna aponta que sim xD
Mariana CAmpello

Re: Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Mariana CAmpello »

Eu sou estudante do ensino medio e faço parte de varios projetos e clubes de filosofia....axei o texto muito interessante e ja associei a magia com religião muitas vezes e sempre chego a uma conclusão...ambas são uma fuga da realidade!!
amoooooooo muuuito harry potter!!ansiosa para hp7 :D
Saulo de lima

Re: Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Saulo de lima »

axei o texto muito interessante e ja associei a magia com religião muitas vezes e sempre chego a uma conclusão…ambas são uma fuga da realidade!!
amoooooooo muuuito harry potter!!ansioso para hp7
Barbara

Re: Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Barbara »

Eu, particularmente, nao acredito em deus... mas me interesso sobre o assunto polemico entre religiao e ciencia...
eu adoro a maneira como a JK apresenta todo esse contexto de morte e fé! eu acho que a magia é o que há de extraordinário em nós, essa capacidade que nós temos de imaginar até mesmo o impossível. Fé, eu interpreto como uma questao de otimismo, esperança, e concordo que isso seja essencial pro ser humano, mas nao é preciso acreditar em deus pra ter fé (nao no meu ponto de vista). E a ciencia, ela é só o interesse do homem em entender os fenomenos ao seu redor se baseando em fatos reais, nao tem nada a ver com fé ou magia, porque nem tudo aquilo que a gente imagina ou acredita pode ser comprovado, e a ciencia nao está atras de algo que nao se pode comprovar.
Ainda assim, eu acredito em alma e que o amor é o que nós temos mais próximo da magia, as pessoas que morrem deixam um pouco de sua alma em cada pessoa que a amava, e dessa maneira as lembranças dessa pessoa a mentem viva, nao no mundo real, mas em nossos corações.
Penny Poison
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 181
Joined: 01/02/09, 00:19
Sexo: Masculino
Estado: RJ
Casa: Grifinória
Location: Não interessa pra você palhaço u.u

Re: Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Penny Poison »

Muito interessante o texto..
Agente se pega fazendo esse tipo de relação o tempo todo!
Pelo menos eu o_o
E é engraçado haushauhsuahsas!
Mas muito muito interessante..
Spoiler
Image
Image
Image

Image
Schutzstaffel do Grimm

♥ Felton's Lover
Sajjanbir Kaur * Graziela

Re: Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Sajjanbir Kaur * Graziela »

Magia e Religião não são "fugas" da realidade, porque elas são tão reais e acessíveis à mente e ao coração quanto qualquer ciência. Na verdade o que se considera "mundo real" é muito relativo, pois ele é contituído de todos os padrões culturais, incluindo os da fé, que inegavelmente estão sendo hoje estudados por novos filósofos e cientistas muito mais engajados e preparados para uma nova consciência diante de tais perspectivas. No passado houve um grande erro em separar ciência e religião, o que levou uma enorme gama de conhecimentos ao plano do desconhecido, criando o ocultismo, onde somente uma pequena parte da população teve coragem para acessar, dentre eles os filósofos e alquimistas que até hoje são taxados de bruxos e magos, como sendo algo surreal. A humanidade foi em busca do conhecimento, mas esqueceu de como adquirir a sabedoria que existe ao longo do caminho!
Harry Potter é uma pequena (minúscula) ponta do que realmente é a magia e a ciência ocultista, e JKRowling foi uma mulher sagaz em pegar todo esse conhecimento para tentar redespertar a humanidade e fazê-la sair da ignorância das repetições de antigos padrões que limitam nossas mentes e evolução. Que venham outros grandes escritores balançar as velhas e limitadoras estruturas do mundo!!!
Yuri Rigon

Re: Fé, superstição, mágica e ciência

Post by Yuri Rigon »

Obrigado pelos comentários! É importante saber que ainda se pode conversar com pessoas que realmente respiram conhecimento e toda uma vida que há tanto dentro quanto em volta de si. Muito obrigado!
Post Reply

Return to “Colunas”