Divergências de opiniões sobre os filmes de Harry Potter

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.
Post Reply
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish

Divergências de opiniões sobre os filmes de Harry Potter

Post by Marcelo »

O colunista João Victor escreveu uma coluna bastante interessante sobre o tema:
Conservadores, Progressistas e Moderados: divergências de opiniões sobre os filmes de Harry Potter.

Conservadores, Progressistas e Moderados: divergências de opiniões sobre os filmes de Harry Potter
Por João Victor

Divergências de opiniões são naturais entre os seres humanos. Todos somos diferentes e agrada-nos pontos que podem não agradar aos outros. Isso em qualquer campo do conhecimento humano, seja na arte, religião ou política. Nem sempre, é bem verdade, existe o respeito à diferença, e por isso a história da humanidade está repleta de guerras e disputas de poder. Mas isso é um outro assunto.

Bom, para analisar o que chamarei de 'pólos de opiniões', vamos compará-las com as chamadas correntes política-filosóficas que fizeram parte da história mundial: os Conservadores, Progressistas e os Moderados. Em toda sociedade, desde as civilizações antigas, pode-se encontrar uma divisão de pensamentos como essa. Em geral, os Conservadores são aqueles que prezam pela defesa da "lei e da ordem" e dos valores tradicionais, religiosos e familiares, quase sempre adotando uma postura e visão militaristas. Já os Progressistas possuem uma visão mais radical geralmente marcada pela luta de uma sociedade igualitária, liberdade de expressão e de imprensa, travando sempre uma batalha a favor dos oprimidos e dos trabalhadores. Quem fica ao meio dessas correntes, e concorda em parte com ambas as opiniões, podem ser chamados de Moderados.

Pois bem. Em diversas matérias e reportagens que li, em conversas com amigos-fãs e até mesmo em postagens em forums e em sites de relacionamentos (orkut), vi que existia nas opiniões colocadas, fãs de todos os tipos, Conservadores, Progressistas e Moderados. Fazendo uma alusão das correntes políticas-filosóficas, vamos conhecer o perfil dos fãs dos filmes de Harry Potter. Você certamente se reconhecerá dentro de algum desses pólos.

Os Conservadores são aqueles que se rendem ao fascínio das cores e da magia que envolve o espectador numa perfumada história infantil narrada por Chris Columbus. Nos penalisamos com o tratamento rude pelo qual o pequenino Harry, que conhecemos recém-nascido, é submetido. Uma família que mesmo muito ruim é caricata, com olhos, caras e bocas, que muitas vezes nos levam ao riso. Conhecemos a magia do Beco Diagonal. Que maravilha se render a uma tarde nessa ruela colorida com cheiro de erva e incenso (porque certamente ela nos desperta essas sensações). E Hogwarts? Um castelo de quadros engraçados, uniformes coloridos e crianças em sua quase totalidade muito bem comportadas. Bruxos e bruxas emblemáticos. Um Diretor que nos lembra as histórias do Mago Merlim, uma Professora de chapéu muito pontudo, como aquelas bruxinhas de desenho animado.

Puxa que agradável é ver um jogo de Quadribol sob um céu azul e forrado por uma manta de grama verde na companhia de um grandalhão bonachão que vigia as fronteiras da Escola. O que mais pode assustar nas crianças é um professor de negro e muito pálido, um cão de 3 cabeças, uma partida de xadrez e uma criatura encapuzada - devoradora de unicórnios - e que depois aparece na cabeça de um professor (não da do professor de preto). No segundo filme, também de Columbus, encontramos a mesma mão que mexeu a primeira massa. E o tom é o mesmo. Dessa vez um pouco mais assustador porque vemos sangue e uma cobra gigante!

Oras, isso já é demais para os ansiosos fãs Progressistas. "Queremos mudança!", e Alfonso Cuarón chegou, e abocanhou uma grande parte dos Conservadores que se renderam ao lado sombrio, místico e gélido tão aguardado por milhões de fãs do mundo inteiro. Realmente os números, tão lucrativos, foram a prova da mudança. Harry finalmente sugara a atenção dos adultos, assim como os terríveis dementadores quase sugaram sua alma. Aquelas criaturas pavorosas, que vigiavam Azkaban, estavam na verdade atrás de um cruel assassino que fugira inexplicavelmente da tão bem protegida prisão dos bruxos para liquidar Potter. O menino que por sua vez teve seu primeiro acesso de raiva. Transformou a irmã de seu tio num balão e fugiu de casa. Um adolescente. E por isso mesmo, vemos os primeiros indícios de uma paquera no ar. E Cuarón começou a explorar a idade dos personagens (e atores) com muita propriedade.

MAS NEM TUDO SÃO FLORES. Fãs raivosos, revoltados, urravam "Ele destruiu tudo!". Os Cuaronistas não foram unanimidade. Para os Conservadores Cuarón assassinou pessoalmente Dumbledore, ao colocar o inquieto ator Michael Gambon no papel. Ele pessoalmente derrubou a encantadora cabana de Hagrid e a jogou atrás de um morro feio e sem graça. Foi ele quem tirou a cor, ele que fez os uniformes desbotassem e ficassem sujos e amassados...

Mas, discussões afiadas, pólos opostos separados como água e vinho e surge uma classe que acabou emergindo no meio dessa guerra de opiniões. Os Moderados e seu mentor Mike Newell, o primeiro britânico a colocar suas mãos na direção de um Harry Potter. Newell teve a classe que se pode esperar de um lorde inglês. Respeitou as mudanças de seu antecessor, mas deu uma olhadinha um pouco mais pra trás e viu que os ânimos exaltados precisavam de uma trégua. E para isso substituiu a magia infantil pelo infalível uso do humor. Ele presenteou os personagens dando a eles uma carga extra de personalidade. Vemos os Gêmeos Weasley não mais como os figurativos irmãos de Rony, e muito menos este como "o patético amigo de Harry Potter", como ele mesmo se intitula. Eles estão engraçados.

Quem continuou a sentir falta da magia de Columbus se deliciou com o Baile de Inverno, prateado e com muita música, seja ela rock'n roll ou uma pop music bem romântica, que empolga Hagrid e sua mão boba pra cima de Maxime. Aliás não só os grandahões caem nas graças do cupido, Harry, Hermione e Rony (com seu ciúmes incontrolável), mostram que eles realmente cresceram. Além disso existe o thriller que é o mote principal do quarto filme. Muitos personagens suspeitos e um deles é o grande responsável por uma morte e pelo tão temido retorno de Voldemort, cuja caracterização está reconhecidamente assustadora. Ah, não esquecendo que os efeitos especiais foram muito bem realizados.

Newell foi o responsável por um fenômeno. Conseguiu buscar adeptos das duas correntes, e acabou quebrando todos os recordes. Chegou a 14ª posição dos filmes mais rentáveis da história do cinema com seus mais de 800 milhões arrecadados mundialmente. Além disso, na maioria dos sites que produziram suas enquetes, foi obtido o resultado de que "O Cálice de Fogo" foi o melhor filme dos quatro até então produzidos.

Mas observem bem, existem também aqueles fãs que detestam TODOS os quatro filmes, e que acham ridícula qualquer adaptação já feita dos livros de Rowling.

Acredito que todos os quatro filmes tenham seus acertos e erros. Eu também tenho um preferido e também me encaixo numa dessas "correntes". Gosto é gosto e não vamos discutir. Vamos esperar pra ver "A Ordem da Fênix" e ver qual segmento será contemplado. Mas já podemos tirar uma conclusão prévia sobre isso. Certamente os Conservadores não serão novamente contemplados, pois sabemos a carga de coisas sombrias que Harry ainda enfrentará no seu quinto ano em Hogwarts.
I wanna know, are you contemplating the beautifully intended yet tainted impression of me ?

^o^

"...and the elegant potterish.com, which, though it's entirely in Portuguese, has been praised by J. K. Rowling for its style, expertise and responsible reporting." - NY TIMES
*Carol_Potter*
Recebendo a visita de Hagrid

Post by *Carol_Potter* »

Olha, não deu para ler tudo o que vc escreveu

Mas.............. não sei o que te escrever....
:( Sorry :cry:
Família Fernandes

Quem eh da minha família?
Se vc quer mesmo saber... hora essa... passa lá pra ver, ué!
Image
Image
Mila Lee

Post by Mila Lee »

Os Conservadores são aqueles que se rendem ao fascínio das cores e da magia que envolve o espectador numa perfumada história infantil narrada por Chris Columbus
Sim, são filmes encantadores. Mas eu senti que faltou algo de bonito nesses filmes. Algo mais ousado, que não fosse tão certinho...

Para os Conservadores Cuarón assassinou pessoalmente Dumbledore, ao colocar o inquieto ator Michael Gambon no papel. Ele pessoalmente derrubou a encantadora cabana de Hagrid e a jogou atrás de um morro feio e sem graça. Foi ele quem tirou a cor, ele que fez os uniformes desbotassem e ficassem sujos e amassados...

Nossa! Nunca imaginei que alguém pensasse assim! Na minha opinião, Michael Gambom foi a melhor coisa que aconteceu ao filme. Ótimo ator, foi como se eu visse o próprio Dumbledore nas telas. Emana inteligencia e mistério, e aquele jeito de amigo tão gostoso. Richard me dava a impressão de um simples velinho, meu debilitado, mais velho do que devia ser.

A cabana de Hagrid... bom... Hagrid gosta de natureza não? Ele está mais perto dla agora! heheh! Não vjo problema algum nisso. Uma coisa meio irrelevante.

Adoreiiii o aspecto sombrio do filme, mas acrescento que em algumas partes ele exagerou um pouco. Adorei as roupas, a sujeira, tudo. Achei o melhor filme.
Newell foi o responsável por um fenômeno.

Realmente fiqueie entusiasmada com o filme de primeira. Mas olhando bem o filme, senti que o diretor largou um pouco de mão. Inventou relacionamentos "fisicos" de Hermione e Krum, deixou o cabelo do Harry marrom (poxa o que custa pintar de preto?), usou algumas piadinhas sem graça, deixou Emma atuar como quisesse, gerando um excesso de caras e bocas.

Me misturo entre os trÊs filmes, ficando mais pro lado do Cuaron, que não deixou a história mudar tanto, dando um toke lindo ao filme, com cenas lindas, como a do hipogrifo e Harry, e paisagens de cair o queixo. Sem falar que os atores estavam todos bonitinhos, com o cabeloinho cortado e tudo mais. Achei o filme mais lindo, não o mais altentico, resalto. POis não sou tão seguidora de regras. Gosto de filme bom, um filme gostoso de olhar, que te prenda. Cálice me irritou um pouco por causa das sucessões de acontecimentos, tudo mto rapido. Se não fosse isso axo que teria gostado mais.

bjuuu pra vc João Vitor
bjuu Marcelo, continue colocando colunas! :D
<center> [img]http://www.kelza_bluemoon.blogger.com.br/HARRY-1%20copy.jpg[/img]
Image

Aliança Floreios </center>
--||-- Leo Angel --||--
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by --||-- Leo Angel --||-- »

Essa coluna foi bem interessante, João Victor! A maneira d vc caracterizar os tipos d fãs dos filmes foi bem legal.
A raiva q algumas mudanças de um filme para o outro causa nos fãs é meio descabida. Qual é o problema da cabana do Hagrid ter mudado de lugar? Os Conservadores, como vc chama, são radicais com isso. Até msm com algumas cenas q são cortadas por necessidade d precisar d mais tempo.
Mas o Mike Newell fez um ótimo trabalho (sim, eu me confesso Moderado :mrgreen: )! A forma q ele conduziu o filme foi quase perfeita! Quase pq a Emma exagerou bastante na interpretação e outras coisas mais...
Publique mais colunas, João!
Image
"Gold lion, gonna tell me where the light is..."
.::Luluara::.
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by .::Luluara::. »

Muito bom!
Adorei!
Parabens!
Concordo com você, todos tem seus erros e seus acertos e assim por diante.
Vamos esperar o Quinto Filme agora para saber como continua a saga de Harry Potter nos cinemas.

Image
~>>мє σℓнα,мє σℓнα dєиσνσ.
Jessy Lovegood
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by Jessy Lovegood »

Muito bom as suas colunas,
nossa... Parabéns...

Eu acho q os 2 primeiros filmes de Columbus não foram tão ruins,
mas eu me encaixo na párte em q vc fala q Cuáron matou os filmes,
ñ q eu noum tenha gostado do filme, mas eu realmente acho q ele modificou coisas desnecessarias, acho tb Newell foi o que dirigiu melhor o filme,
por ser o maior livro de todos os quatro achei q ia fikr mt cortado *noum q noum tenha fikdo* mas ele realmente pegou todas as partes que eu realment gostaria d ver... Uma coisa mais q eu achei q Cuáron fez e ão deveria foi praticamente acabar com os uniformes, eu acho q ele realmente ñ precisava...
=//
Chris Finn
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by Chris Finn »

cocordo q o 4 filme eh um dos melhores mais vc deveria João Victor ler todos os livros :!:
aí sim vc vai saber o q eh ter raiva de um Cuarón da vida :!:
mas mesmo assim uma ótima coluna :) :!:
Image
Stay cool but stay on...^^

***R/Hr Shipper***..afinal eles se merecem!^^
Eleonora
Colaborador Potterish
Colaborador Potterish

Post by Eleonora »

João Victor adorei ler mais uma das suas colunas e achei muito interessante a forma como vc separou os fãns dos filmes.
Devo concordar com que tem vontade de matar pessoalmente o Cuarón, mas não pelo lado sombrio do filme, mas por fatos importantes deixados de lado e personagens/atores que deveriam ser melhor aproveitados.
Acho que as pessoas que lêem os livros e vão assistir os filmes nunca ficarão 100% satisfeitos, sempre vamos achar que tal cena deveria ser incluída e tal cena deveria ser cortada, que tal ator caracteriza melhor tal personagem e tal paisagem era mais bonita no filme anterior. Mas acho que devemos ter claro nas nossa cabeças que nenhum filme adaptado de livro será 100% fiel. Filme é filme e livro é livro. São magias distintas, cada qual com sua beleza.
Image
Bê Evans
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Estado: PR
Casa: Corvinal

Post by Bê Evans »

Adorei o texto, achei realmente impolgante.
Gosto muito da magia colocada por Columbus, mas a sedução da exploração dos sentimentos de Cuarón tb me conquistou.
Por isso acho que me encaixo no meio termo, para mim, o Cálice de Fogo foi o melhor filme feito de adptações de HP.
Me senti muito bem vendo nas telas aquela magia mostrada por Columbus, a exploração sentimental e a ousadia de Cuarón. Tudo isso com o toque pessoal de Mike Newell me fez sentir que os filmes estão caminhando na direção certa.
Image

O lado B da vida, o lado B da Corvinal.

Velha Guarda.
Evans Family

Twitter | LastFM
°Mandy Black°
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos

Post by °Mandy Black° »

Muito bem escrita!
ótima!

Adooorei mesmo essa (x

Acho que me encaixo nos Moderados.

Realmemente, gosto é gosto. Xingar todos os filmes acho generalizar demais, mas confesso que senti falta de conteúdo no quarto filme :x
Tatiana Tonks
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Estado: AM
Casa: Grifinória

Post by Tatiana Tonks »

E AI, BELEZA?

:arrow: Primeiro adorei sua coluna e a forma da divisão dos fãns, nós realmente somos numerosos e variados. Particurlarmente tambem não gostei do filme 3 e do 4 menos ainda, embora tenham seus méitos. CALMA

OS PERSONAGENS DO LIVROS ESTÃO COM SUAS PERSONALIDADES MUITOS MUDADAS. Deixando-me um pouco chateada a cada filme qiue assisto.

:arrow: PAREÇO AQUELES GRUPO QUE ODEIA TODOS OS FILMES, EU SEI.

Os efeitos da produção, fotografia, direção de arte e musica, são incriveis (embora o OSCAR nunca tenha reconhecido, mas e daí). Gostei do 4 porque atraio até quem nunca assitio o HP antes, isso é bom.

HP é o livro da minha adolescencia, ele é muito importante para mim. Eu dormia nas livrarias esperando o CdF enquanto a maioria iria assitir no cinema a PF.
Os filmes deixam a desejar comparado a riqueza dos livros,eu sei o livro é grande tal, mas ainda a esperanças filme 5 pode ser o melhor mas tambem pode ser o pior de todos se o diretor não se cuidar.
ImageBOAS SERIES TE PRENDEM NO SOFÁ.
TONKS FOREVER
GRIFNÓRIA DOMINA
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Estado: SP

Post by Rodrigo »

Axo que me encaixo nos revoltados que não querem nada com a vida.
Consiigo ver apenas aspectos negativos nos filmes, atores e diretores.
Acredito que os filmes da série e tantos outros adaptados servem apenas para ilustrar fisicamente detalhes e cenas que as vezes nossa mente não consegue viajar.
Existem excessões e você é obrigado a consentir com os filmes...
Porém é inegável que todos eles tem um nível muito baixo em relação ao desempenho dos atores, salva-se meia duzia de boas almas.

Bom...Revolta é tudo.
Fim aos Filmes ...e que venha o último livro !
Image

Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
Juh WP
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8673240218
Micro Blog: http://twitter.com/juh_black86

Post by Juh WP »

Eu gosto dos quatro filmes, sem exceção.
Claro que demorei para me acostumar com a mudança, mas o que eu nunca vou aceitar é a Mione. Me desculpe, eu sou fã da personagem, mas o que fizeram com ela foi uma "americanização hollidyana" e isso não é certo! :evil:

Do resto, tudo bem. Agora vamos ver o 5° filme, que acho que não vai ser muito diferente do 4°.
Image

- E se eu for para Sonserina? (...)
... - então, a Sonserina terá ganhado um excelente estudante, não é mesmo? Não faz diferença para nós, Al.

Harry Potter e as Relíquias da Morte (Pág. 589)
Thianne Organa Potter
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4

Post by Thianne Organa Potter »

Mas observem bem, existem também aqueles fãs que detestam TODOS os quatro filmes, e que acham ridícula qualquer adaptação já feita dos livros de Rowling.
haihaihaiahiahiahiahaiaha
Naum que eu ODEIE os quatro filmes, gosto deles, são legais, mas realmente eu prefiro os livros e suas informações completas. Sei lá, como vc mesmo diz gosto é gosto e acoisa mais ridicula é ver o pessoal brigando por causa disso!!! Muito boa sua coluna joão, PARABÉNS!!!!
<center>Image
Griffalicious, It's So Delicious;
Vem pra Grifinória VOCÊ também.
</center>
Mystik
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by Mystik »

Nossa, a-do-rei essa coluna, é muito interessante e resume de uma forma fantástica o que se passa no mundo dos fãs de Harry Potter.

E tudo isso se pode resumir a famosa frase: Não consegue se agradar a gregos e troianos.

Parabéns.
:D
Image

Image
Seja Diferente. Faça diferente. Seja da Lufa²
Organizadora de Eventos da Irmandade Slasher
Countdown: eightteen days for the Systematic Chaos begin.
Vítor Krum
Nas Tarefas do Torneio Tribruxo
Nas Tarefas do Torneio Tribruxo

Post by Vítor Krum »

eu também adorei a coluna, bem escrita, imparcial e com colocações interessantes.

eu defendo Cúaron, fã progressista. o/
Chegou a 14ª posição dos filmes mais rentáveis da história do cinema com seus mais de 800 milhões arrecadados mundialmente.
só uma correção: O Cálice de Fogo conquistou a nona posição das maiores bilheterias da história.

http://boxofficemojo.com/alltime/world/

Sorry
O_O'''
Image

[ "...And then I remember to relax, and stop trying to hold on to it,
and then it flows through me like rain and I can't feel anything but gratitude for every
single moment of my stupid little life...
You have no idea what I'm talking about, I'm sure.
But don't worry... you will someday." ]

http://youtube.com/watch?v=wp4ayx8Moc4

[ 1999 ]
igor.black
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Post by igor.black »

Amei a coluna, parabéns. x)
sou fã progressista, assim como o Vítor Krum ;P

Eu defendo essa posição simplesmente porque ela favorece e muito o filme (vendo pelo que o Cuarón fez). O filme melhora e muito em si.

Sorry
UAHUAHUAHUAHUAHuHAUHAUHAUHUAHUAH xD
<center>

Image
        • -- Across the Universe
</center>
.::Vânia::.
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Post by .::Vânia::. »

Muito boa a coluna. Parabéns João!
Gostei da maneira como vc separou os tipos de fãs, muito interessante.
E eu sem dúvida fico na parte dos fãs moderados. Simplesmente acho que os filmes devem ser leais ao livro, mas não a 100% porque se torna chato, e ao mesmo tempo acho que se devem fazer algumas alterações para a melhoria da história…desde que elas não sejam em excesso.
Image
Fefa Hernandez
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by Fefa Hernandez »

Mutio legal a coluna.. bem escrita, bem elaborada!!!!

Vou me colocar entre os Moderados. Realemente Newell ficou no meio termo, cortou o que era necessário pelo tempo de duração pré-estipulado pela Warner, mas colocou o que era escencial. Não coloriu demais como Columbus e nem deixou lacunas como Cuarón.

Rezemos para que o póximo diretor siga essa linha!!!!

8)
Image
Image: Cabelo de Unicórnio, salgueiro, 11cm.

Image
Photoshop é moleza! Quero ver faze no paint!!!!
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Casa: Sonserina

Post by Arielle *~ »

Para os Conservadores Cuarón assassinou pessoalmente Dumbledore, ao colocar o inquieto ator Michael Gambon no papel. Ele pessoalmente derrubou a encantadora cabana de Hagrid e a jogou atrás de um morro feio e sem graça. Foi ele quem tirou a cor, ele que fez os uniformes desbotassem e ficassem sujos e amassados...
Aeee concordo ;x o que é no 4º filme o Tio Dumbie ? eu nem comento...

Emfim, naum me considero conservadora, e sim moderada ^^ Mais concodo que Cuarón fez mta merda... mesmo axando o 3º filme, a sua 'historia' uma das melhores.
Image
Post Reply