O fim e os spoilers

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

O fim e os spoilers

Post by Mia Galvez »

O fim e os spoilers
Por Ana Freitas

Quando a data de lançamento de Deathly Hallows foi divulgada, parecia uma eternidade: 21 de Julho de 2007. Olhando para trás, tenho certeza de que todos vão concordar que o tempo vôou. A semana final chegou. É isso, é o fim – fim da saga literária mais aclamada do nosso século (e do século passado, acho), é o fim da história dos personagens (ou não, mas de certa forma sim), é o fim das nossas expectativas. Aproveite esta semana, pois provavelmente é a última vez em que você irá sentir a ansiedade leve e gostosa de estar próximo de ler um novo livro do Harry Potter.

J.K. Rowling, a grande responsável por isso tudo, tem deixado bem claro que gostaria muito que ficássemos longe dos tais spoilers. Poderíamos dizer que ela está agindo sob um instinto de bondade, que a faz querer que todos desfrutem da magic midnight (como as editoras estão chamando o momento do lançamento) como ele deve ser feito. Mas eu não acredito nisso. Por mais que J.K. pareça ser uma pessoa realmente legal, acho que ela só disse isso porque não gostaria que boatos, falsos ou verdadeiros, se espalhassem. Percebam o marketing em torno desse livro; todos os anúncios de que as pessoas morreriam (nós, fãs, sabemos a quantidade de pessoas leigas que chegam em nós e dizem “mas eu li na revista x que o harry vai morrer no último livro”), que chegaram a se tornar verdade absoluta; os esquemas de segurança e tudo mais.

Contudo, nem os milhões investidos na preservação de DH e nem os apelos de J.K. Rwoling foram suficientes para impedir que um suposto livro chegasse à Internet uma semana antes do lançamento. Nada está a salvo da Internet.

Como fogo em pólvora, as fotos das 700 e tantas páginas da tal versão americana de Deathly Hallows se alastraram pela Internet. Hoje é quinta-feira e, apesar dos esforços da Scholastic para achar os culpados e retirar os links do ar, sabemos que só não tem o livro hoje quem realmente não quis. Uma vez que algo atinge a Internet, é impossível efetivamente eliminá-la de lá outra vez. São as agruras da rede.

Na segunda-feira baixei o suposto epílogo de Harry Potter and the Deathly Hallows. Calma, pessoal – vocês sabem que é política do Potterish.com não divulgar spoilers, então é claro que vocês não encontrarão nenhum nesse texto (não garanto os comentários, portanto os que não estiverem a fim de ter um prazer estragado, fujam deles).

Acontece que não resisti... eu li o epílogo. Não posso garantir que seja real – o que posso dizer é que realmente parece muito real. E eu gostei do que vi, mas me arrependi de ter lido o final antes de tudo. Não chegou a estragar a maior parte da diversão, mas sem dúvida uma pequena parcela do prazer de ler o livro se foi depois que eu corri o olho por aquelas linhas.

Uma pequena passada pelas comunidade do Harry Potter no Orkut me deu a dimensão da coisa: todo mundo já tinha lido e a maioria estava indignado. Garantiam que o livro era decepcionante e que esperavam que aquele fosse um epílogo falso, forjado. Em primeiro lugar, indignei-me levemente com a imaturidade de alguns – ler nove páginas de um livro não pode, em hipótese alguma, dar alguma idéia da qualidade dele. Logo em seguida, me dei conta da razão pela qual as pessoas reagiram assim: para boa parte delas, o final não foi... satisfatório. Digamos assim: o livro só é bom se acontecer o que eu quero que aconteça. É assim que algumas delas pensam.

Claro que não é crime não gostar de um epílogo, mas basear nele suas expectativas do livro inteiro é besteira! Não faz bem de maneira alguma. E é claro que muita gente não gostou e pronto. Ainda assim, mesmo se esse for o epílogo real, peço paciência – eu confio na J.K. E acho que vocês deveriam também. Leiamos o livro inteiro, sem pré-conceitos, e depois tiremos conclusões.

Resolvi ignorar por algum tempo as comunidades do Orkut, praticamente terra de ninguém. Recorri a um grupo especializado em spoilers confiáveis do DH e nele fiquei. Logo surgiram os tais scans do livro. Baixei e parece bem real, se querem saber.

Comecei a leitura bem devagar e cautelosamente. E me surpreendi com o que eu encontrei. Tudo o que posso dizer sem estragar nada: é fantástico, embora vários trechos sejam bem duvidosos – deixam a suspeita de que essa é uma versão falsa. Há outras evidências contra a veracidade do tal DH, ainda que também haja evidências a favor. Outros scans diferentes de páginas e do índice foram divulgados. Parecem montagem, mas, sinceramente, não dá para saber. A conclusão: pode ser qualquer coisa. Podem ser todos falsos e ninguém viu o livro real; pode ser parte falso, parte verdadeiro; por ter um estilo bem parecido com o da J.K., pode ser marketing viral, ou seja, editoras pagaram alguém para escrever algo parecido e jogaram na internet. Sim, é conspiratório, mas é possível – pensem na polêmica! Jornais divulgam no meio da semana o que acontece no final de DH, e no sábado o livro é outro, e tudo vira uma confusão.

Não parei de ler os scans, porque de qualquer forma a leitura é excelente, e se for fake, realmente é uma fanfic digna de cumprimentos. Na sexta-feira eu descubro a verdade e pronto – e para ser franca, vou ficar radiante se eu chegar sexta na Livraria Cultura e me deparar com outro livro, totalmente diferente. Mas a maneira como as pessoas reagiram ao epílogo, falso ou verdadeiro, me assustou. Comunidades estrangeiras já estavam organizando protestos para J.K. por não terem gostado do desfecho, entre outras coisas bizarras.

Não posso dizer tudo o que gostaria antes do lançamento, já que a minha argumentação provavelmente daria uma dica, mesmo que bem superficial, dos acontecimentos finais. Por isso, depois de sábado, volto com outra coluna. Mas a lição final é a seguinte: se não pode agüentar, fique longe dos spoilers. Por que ler o final dá a possibilidade de você achá-lo ruim, e com isso, prejudicar então a leitura de todo o livro, mesmo que ele não seja de fato ruim? Por que chegar na livraria com o pé atrás, ler o livro inteiro achando que ele é uma bosta e estragar uma espera de 10 anos? Tenho certeza que todas essas pessoas que acharam o epílogo ruim vão ler o livro já com a pré-concepção de que ele é ruim, e isso provavelmente farão dele um livro ruim, mesmo que não seja.

Se você é uma pessoa mais relaxada, que acha que spoilers leves apimentam a curiosidade e não tem problemas em saber parte dos livros, então olhar alguns spoilers pode ser saudável. Ainda assim, não abuse. Ainda que você seja desencanado(a), nada como ter o livro na mão e lê-lo, da primeira a última página, saboreando e se surpreendendo com cada trecho.

Mas, o mais importante: não estrague a felicidade dos outros! Não conte spoilers a quem não quer sabê-los. Em 2005, eu não fazia parte do fandom na internet e fiz uma brincadeira que agora vejo que é bem sem-graça: contei aos meus amigos de sala quem morria em HBP. Nem sabia que o nome daquilo era spoiler, mas foi bem sacana: eu perguntei quem da sala lia Harry Potter e contei. Tudo bem que isso já era em dezembro, e caso eles fossem muito fãs já teriam lido a tradução pirata na Internet. Mas ainda assim foi cruel. E eu os conhecia, então menos mal. Mas imagine postar algo assim em um fórum ou no MSN – não tem graça nenhuma.

Aproveitem o fim-de-semana. Na semana que vem, termino a discussão, aí sim dando nome aos bois.


Ana Freitas é estudante de Jornalismo.
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
User avatar
Regina McGonagall
Ministra da Magia
Ministra da Magia
Posts: 1023
Joined: 05/01/05, 15:56
Sexo: Feminino
Estado: MG
Location: Ministério da Magia, claro!

Post by Regina McGonagall »

Ana, sua coluna tá excelente, expressa bem toda a inquietação gerada pelos spoilers.

mas... só um detalhe: sua coluna após a leitura do livro só poderá ser postada na seção restrita, ok?

Aqui e em qualquer outra das seções abertas, qualquer notícia ou discussão antes do lançamento oficial em português no Brasil (ou seja, o longícuo 10/11/07) será spoiler sim!
Regina McGonagall
Ministra da Magia


Image
***
Clique aqui para me mandar uma coruja

RPG
Narração
Fala
Pensamento
Outros personagens


Image
User avatar
Diogo Potter
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 213
Joined: 05/12/05, 22:43

Post by Diogo Potter »

Ótima coluna. :palmas

Faltam 1 dia! ;D
<center>Image</center>

<center>Deathly Hallows = Melhor livro! ;D<center>
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Post by Mia Galvez »

Regina McGonagall wrote:Ana, sua coluna tá excelente, expressa bem toda a inquietação gerada pelos spoilers.

mas... só um detalhe: sua coluna após a leitura do livro só poderá ser postada na seção restrita, ok?

Aqui e em qualquer outra das seções abertas, qualquer notícia ou discussão antes do lançamento oficial em português no Brasil (ou seja, o longícuo 10/11/07) será spoiler sim!
Re, quanto a isso, pode deixar!

A coluna vai ter que esperar para sair, eu conversarei com a Ana!
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
FelipeBZ
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 7
Joined: 09/07/07, 21:11

Post by FelipeBZ »

Eu também cheguei a ler esses scans. É estranho, sabe, minha mente me diz que aquilo é verdadeiro, que ninguém teria paciência pra montar, editar; mas meu coração custa a acreditar na veracidade das fotos. Só li o tal epílogo e vi alguns scans.

Ao contrário de todo mundo, não achei tão ruim assim (talvez seja porque meu inglês não é tão bom assim), mas eu não entendo a decepção de alguns. Então como seria o "epílogo ideal"?

Ainda assim, mesmo se esse for o epílogo real, peço paciência – eu confio na J.K. E acho que vocês deveriam também. Leiamos o livro inteiro, sem pré-conceitos, e depois tiremos conclusões.


Se você é uma pessoa mais relaxada, que acha que spoilers leves apimentam a curiosidade e não tem problemas em saber parte dos livros, então olhar alguns spoilers pode ser saudável. Ainda assim, não abuse. Ainda que você seja desencanado(a), nada como ter o livro na mão e lê-lo, da primeira a última página, saboreando e se surpreendendo com cada trecho.

Concordo com tudo isso.

Vou reescrever aqui o que o Meio Bit, um respeitado site de informática do Brasil disse no post "Harry Potter já está na Internet, antes do lançamento oficial" (artigo livre de spoilers):

Harry Potter tem muitos, muitos fãs. Livros são objetos físicos, não conheço nenhum fã de verdade que não exiba, com orgulho, suas cópias. Bruce Schneier diz, com propriedade, que o tipo de maníaco que baixa centenas de páginas em JPEG é o mesmo tipo de leitor que no dia do lançamento estará na porta da livraria para comprar sua cópia.

Um dos comentários desse post me chamou a atenção: O número de páginas não bate com a versão oficial, há erros de sequência na história e por aí vai.

Falta alguém pra conferir esses scans. Só saberemos a verdade depois de amanhã (ou melhor, amanhã de noite). Pena que vou ter que me desligar de qualquer site que possa dar algum spoiler. Quero que tudo seja uma surpresa.
User avatar
Kathleen Vert
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 129
Joined: 23/06/07, 07:13
Sexo: Feminino
Estado: MA
Casa: Grifinória
Facebook: https://www.facebook.com/kathleen.vert
Location: Neverland

Post by Kathleen Vert »

Você disse tudo.
Quando eu comentei que tava lendo os scans, as pessoas ficaram chocadas, me perguntaram se eu não tinha receio de estragar minha diversão. De maneira alguma! Afinal, é como se eu estivesse lendo o livro antes, só isso. E como eu tava muito ansiosa, foi uma boa solução. Bem, mesmo que seja alguma conspiração e totalmente fake, não vai ser tempo perdido. É como ler uma fanfic, e faço coro a você, uma fanfic muito boa. Bem no estilo da Jo, e realmente emocionante.
Kathleen Vert

{Weasley Pride}
User avatar
Rich
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 221
Joined: 20/08/06, 16:11
Sexo: Masculino
Estado: RJ
Casa: Lufa-lufa

Post by Rich »

Nossa, gente, sem comentários...
Eu li. TUDO!!!
Acabei agora pouco o "livro".
E devo dizer, se é uma falsificação, nossa... É das boas.
Além de ter todas as características de um real livro de HP, a história se desenvolveu de maneira bastante similar ao estilo J.K.
Não consigo imaginar alguém que tenha gasto tanto tempo desenvolvendo uma história tão boa pro útlimo livro da série. Fora o fato de tê-lo imprimido em excelente qualidade, sem comentar a capa dura bastante condizente com os livros da editora...
E é como a Kathleen já disse. Caso seja realmente um fake, é dos melhores, e valeu cada segundo que eu passei.
E se vocês querem saber, não tirou neeeeem um pouco da graça. Muito pelo contrário, teve momentos que eu sentia que meu coração ia sair da boca como se estivesse ali com o livro... xD

Mas eu ainda não desisti de ter o livro em si. Eu leria todo ele mais uma vez, porque é realmente fantástico o/
User avatar
Elenim
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 60
Joined: 08/07/07, 02:53

Post by Elenim »

Caso seja realmente um fake, é dos melhores, e valeu cada segundo que eu passei.
E se vocês querem saber, não tirou neeeeem um pouco da graça. Muito pelo contrário, teve momentos que eu sentia que meu coração ia sair da boca como se estivesse ali com o livro... xD
Concordo plenamente
Se for falso, então foi uma grande diversão
e se for verdadeiro, então não me decepcionou em nada.
Gostei muito do que li e achei bem a cara da JK
finalmente, amanha confirmaremos :lol:
Image
gagz~
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 6
Joined: 12/09/04, 00:46
Location: Sampa

Post by gagz~ »

O que eu acho que aconteceu é que os fans não conseguem se conter pra saber o final. É como se você tivesse o livro na sua mesa de cabeceira e tinha de esperar um dia intero pra conseguir ler. Eu vi sim, alguns spoilers, e na maioria foram usados contra mim já que eu não queria saber. Chegaram a passar um vídeo no youtube que parecia ser de um assunto, mas comecou a falar sobre o epílogo e essas coisas.

Fazer o que? Amo HP do mesmo jeito ;].

p.s.: Só eu que acho que o estilo 'classic' de ler um livro nas mãos não seja ultrapassado? Não aprecio ler na frente de uma tela de computador, é meio.. frustrante. :roll:
just laugh.
User avatar
szafran
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 252
Joined: 23/07/04, 20:17
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/Mizuyo
Blog: http://szafran.tumblr.com/
Micro Blog: http://twitter.com/rockydonuts
Location: subconsciente

Post by szafran »

FelipeBZ wrote:Eu também cheguei a ler esses scans. É estranho, sabe, minha mente me diz que aquilo é verdadeiro, que ninguém teria paciência pra montar, editar; mas meu coração custa a acreditar na veracidade das fotos. Só li o tal epílogo e vi alguns scans.

Ainda assim, mesmo se esse for o epílogo real, peço paciência – eu confio na J.K. E acho que vocês deveriam também. Leiamos o livro inteiro, sem pré-conceitos, e depois tiremos conclusões.


Se você é uma pessoa mais relaxada, que acha que spoilers leves apimentam a curiosidade e não tem problemas em saber parte dos livros, então olhar alguns spoilers pode ser saudável. Ainda assim, não abuse. Ainda que você seja desencanado(a), nada como ter o livro na mão e lê-lo, da primeira a última página, saboreando e se surpreendendo com cada trecho.

Concordo com tudo isso.

Falta alguém pra conferir esses scans. Só saberemos a verdade depois de amanhã (ou melhor, amanhã de noite). Pena que vou ter que me desligar de qualquer site que possa dar algum spoiler. Quero que tudo seja uma surpresa.
Definitivamente concordo e julgar a obra no geral pelo epílogo é gritante.
Eu estou nos padrões da pessoa relaxada, realmente.

Somos fanáticos e ansiosos, pessoas carentes e cientes de que algo nos aguarda, isso não é segredo. Adorei a coluna, ana, e sim, não acho muito peculiar certas astitudes de fans, mas são cabeças e mundos dintintos. Respeito ou não, o desfecho é o mesmo... A última boa sobre a veracidade do livro que vi foi de que a introdução dos livros, já desempacotados e organizados nas prateleiras, confere com os scans. Cá a dúvida e incerteza - Hate this.

HP é sinônimo absoluto de conspiração. É tudo junto. É meio ideal e ficticio. Todos deviam é baixar o faxo e saber esperar, principalmente os meios de comunicação, que são os alimentadores desses neuróticos que estram a graça de todos..

Sei lá, só quero deitar em minha cama e, antes de tudo, cheirar o livro novo.
gagz~ wrote:p.s.: Só eu que acho que o estilo 'classic' de ler um livro nas mãos não seja ultrapassado? Não aprecio ler na frente de uma tela de computador, é meio.. frustrante. :roll:
Eu também não fujo dessa regra! :) Aqui é meio irresistivel.. você tem a sua disposição várias coisas e chega uma hora que você quer dar aquela espiada ou contar e comentar sobre aquele assunto.. isso tira o foco e a vontade, de certa forma. Nem mangá eu aguentava ler aqui. MSN ligado ou Orkut aberto é mais que obrigatório.
kid nineteen

Image
Post Reply

Return to “Colunas”