O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Cronista
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 31
Joined: 23/07/05, 14:05
Sexo: Feminino
Estado: SC
Location: London, UK
Contact:

O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Post by Cronista »

O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs
Nossa colunista Sheila Vieira, em breve pesquisa às referências online à série de J.K. Rowling, aborda a existência dos Potter sites com consciência e tato, falando dos motivos óbvios pelos quais o sucesso do bruxinho na internet não é mais o mesmo.

À medida que analisa a crescente ausência da saga online, Sheila nos mostra que ainda restam campos favoráveis às discussões potterianas no mundo, sendo estes muito mais úteis e promissores do que podemos imaginar.

Por Sheila Vieira,
23 de dezembro de 2008.


Conheci o Potterish em 2002. Era uma recém-convertida à “religião” Harry Potter, e buscava informações, por mais banais que fossem, na TV e na internet. As principais fontes eram os grandes portais de notícias e os endereços específicos. O Ish me pareceu o mais completo, e com a maior atualização de notas. A cada dia havia um novo trailer, uma foto em alta resolução, um set report, etc. O portal do UOL tinha uma seção exclusiva sobre o bruxinho, com cerca de três notas por dia (infelizmente não tenho dados concretos, e será preciso confiar em minha memória). O AOL, que na época era associado à Warner, sempre fornecia conteúdos exclusivos e promovia os filmes. Lembro-me de um programa da apresentadora Sônia Abrão, no período de lançamento de “Câmara Secreta”, em que um clipe de dez minutos de divulgação do filme foi reprisado durante uma hora. Em toda a mídia, víamos o jovem rosto de Daniel Radcliffe.

Há uma razão para a maioria dos verbos que usei no último parágrafo estar no pretérito imperfeito. A overdose potteriana na mídia é coisa do passado. Em uma simples busca que fiz nos portais do UOL e do G1, a expressão Harry Potter aparece no máximo uma vez por mês (exceto na época de lançamento dos filmes). Especiais de TV relevantes, somente o tradicional da ABC. Nas matérias que antecipam os lançamentos do cinema em 2009, “Enigma do Príncipe” tem o mesmo destaque de filmes com expectativa de público bem menor. Em reportagem recente no jornal Folha de S. Paulo, Harry Potter foi citado como um “fenômeno de virada do século”.

A razão principal disso, obviamente, é o fim da série literária, que nos “aquecia” para o lançamento no cinema e vice-versa. Mas também contribui para isso a diminuição de lançamentos dos chamados “arrasa-quarteirões”. No começo da década, tivemos as trilogias “Matrix”, “Senhor dos Anéis”, “Homem-Aranha” e “Piratas do Caribe”, que aparentemente não terão continuação. Os únicos filmes que estreiam já com bilheterias garantidas atualmente são os sombrios James Bond e Batman. Quando esses filmes eram lançados em sequência, um ajudava na divulgação do outro.

Diante desse cenário, o único reduto de informação dos fiéis a Harry são sites como o Potterish. No entanto, quando a própria Warner segura informações sobre os filmes e não há mais especulação sobre os rumos da história, não há como um site de fãs se dedicar totalmente à divulgação de notícias. Até porque nós crescemos, e não dedicamos a mesma quantidade de tempo a Harry do que antes. A saída parece ser a aposta nas colunas, ou seja, na reflexão sobre a história como um todo e o que ela nos deixou de ensinamento para nossas vidas.

As fanfics exigem um bom tempo para serem elaboradas, e não estão mais tão em alta entre nós. Além disso, a maioria dos fãs se demonstrou satisfeita com os desfechos elaborados por J.K. Rowling, e a graça das fanfics é justamente recriar os rumos das histórias que não nos agradaram tanto. Talvez por isso, os sites devem apostar numa abordagem mais objetiva da série. Atualmente, o nosso senso crítico em relação aos filmes, e até aos nossos sagrados livros, tem aumentado. E a nossa experiência de vida começa a mostrar que os conflitos vividos precocemente por Harry serão enfrentados por nós, mais cedo ou mais tarde. Além disso, nossa bagagem cultural é maior, e podemos estabelecer comparações com outras obras literárias e cinematográficas.

Mas o notável de tudo isso é que este campo de discussões mais específicas que se abriu entre os fãs da série na internet pode ser o início de uma nova visão da mídia sobre o “fenômeno de virada de século”. Nas escolas de comunicação e letras, os fãs de Harry são maioria nas classes, muitos deles usando a série como objeto de estudo nos trabalhos do curso. O espaço que temos aqui é uma expressão dessa geração que encara a série como um importante capítulo na história não só do mercado editorial, mas também da própria literatura. Isso prova que, apesar de não ter mais o mesmo destaque nos portais de notícias e na TV, podemos continuar a cultuar nosso bruxinho através de nossa troca de ideias nos sites de fãs, produzindo opinião e boas análises sobre Harry Potter.

Como todo texto breve e opinativo, este artigo trata-se do começo de uma discussão, que eu gostaria que fosse alimentada por vocês nos comentários, concordando e discordando. Feliz 2009.

Sheila Vieira é mais uma notável pottermaníaca com consciência em nossa equipe.
Kimdin
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2030
Joined: 22/06/07, 11:21
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8668559763
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/kim_sama
Blog: @Kim_sandwich
Location: No mundo Surreal da BabyDoll *-*

Re: O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Post by Kimdin »

Olha;

eu acho q para nós (fãs mesmo) harry potter nunca acabará sabe, cada um tem uma história em mente, cada um tinha um desfecho pro final, e isso mexe mto com nossas mentes. O bom do potterish é que podemos trocar essas informações, podemos discutir sobre ele, sobre a história e sobre um provavel final, eu particularmente não poderia imaginar que iria ter o final que teve, achei bom, mais não excelente, esperava mais de JK.

Sobre o enigma do principe, eu acho q o filme vai ser bom, porém , creio que não vai ser tão completo como o livro (bom isso é de se esperar pois nenhum filme foi tão completo ao ponto de se comparar com o livro).

Eu creio q a história não acaba, pq graças aos fãs, as fics cada dia estão melhor, e cada vez intertendo mais.


Mas não faz sentindo falar com pessoas que têm um lar, elas não têm ideia de como é procurar segurança em outras pessoas, procurar um lar onde você possa descansar a cabeça.

Image

Toda noite eu costumava rezar para achar pessoas como eu - e finalmente achei - na estrada. Não tínhamos nada a perder, nada a ganhar, nada que desejássemos mais - exceto transformar nossas vidas em uma obra de arte.Viva rápido. Morra jovem. Seja selvagem. E se divirta.
User avatar
Kinha Ravenclaw
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 59
Joined: 15/01/08, 14:07
Sexo: Feminino
Estado: BA
Casa: Corvinal
Blog: kinha.cute.crazy.zip.net
Location: Em algum lugar não localizavel
Contact:

Re: O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Post by Kinha Ravenclaw »

Realmente, a quantidade de notícias que sai hoje de HP em sites não fans é bem menor do que saia antes. Eu já ouço muitas pessoas falarem que HP "passou" ou que não é tão tão (perdoem a expressão :roll: ) como era antes. Mesmo assim há vários fans-sites, o potterish mesmo, que saem notícias a todo momento. Ainda existem mil e uma discuções, dúvidas, opniões a serem debatidas e é claro a expectativa com os novos filmes que geram muita discução...

Apesar disso, eu acho que ainda será muito grande o numero de pessoas que depois do lançamento do 7º continuaram a discutir tudo relacionado a HP. De um modo bem menor, por mais blasfemia á HP que isso possa parecer é verdade, mas terá.

E com certeza eu estarei lá daqui á dez ou vinte anos nos sites de HP!! :mrgreen:
Não nos faça Pergunts e não diremos mentiras
Fred Weasley S2

Image
Emmet Cullen sobre sua vida sexual



ImageImageImageImage
Helen Deadly
Na Copa Mundial de Quadribol
Na Copa Mundial de Quadribol
Posts: 1029
Joined: 15/07/08, 17:15
Sexo: Feminino
Estado: Portugal
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/helendeadly
Micro Blog: https://twitter.com/beautifulnesson
Location: London
Contact:

Re: O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Post by Helen Deadly »

Acho super normal que não saiam tantas informações sobre o mundo de Harry Potter como saiam antes de todos os lançamentos dos livros da saga. As coisas esfriaram porque já se conhece os desfechos dos personagens [além que eu pense q poderia haver um oitavo livro... não gostei muito do epilogo :roll: ]
AgoOra a "febre" é com os filmes e também esses já perderam um pouco de piada [depois daqilo q a WB fez não me admiro :roll: ]
Mas acho, como disse o Kim, para nós, fãs verdadeiros, Harry Potter nunca acabará. Porque haverá sempre aqela pequena "pedra no sapato" que, só depois de vc ler o livro/página várias vezes é que vai entender; haverá sempre aquela frase q vc se irá lembrar um momento banal; aqela coisa de "se fosse em Hogwarts..." [falo isso porque eu costumo associar Harry Potter á minha vida, principalmente na escola, quando me porto menos bem :mrgreen: ] Haverá sempre emoção ao ler aqela passgem mais triste [por curiosidade, a minha é quando Dumbledore morre]. E haverá sempre os amigos do Ish para lembrar e relembrar a história. :D

Harry Potter é tão importante porq cresci a ler as suas histórias [vi o primeiro filme com 6 anos e li sozinha o primeiro livro aos 8 anos] e depois, quando deixaram de ser simples histórias para adormecer, quando comecei a ser eu própria a ler as histórias, a procurar coisas na Internet, tornando-se assim um exemplo de vida.
Porque Harry Potter é magia, é amor, é vida até ao final...!
Image Image

DRARRY

Resistênte do ship Sirius & Hermione
Spoiler
Here, I was...
Helena TCCWP, Smurffy Poppy, Lennie Rose
User avatar
Miss Fire-Hair
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 50
Joined: 26/01/07, 20:00
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Grifinória
Location: Seção Restrita da biblioteca
Contact:

Re: O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Post by Miss Fire-Hair »

É normal não ter mais tanta investigação, furos, notícias e etc sobre HP. Afinal, todos os livros já foram lançados eu acho, espero que tenha outro e o que tinha que se saber sobre todos os personagens e sobre a história, já se sabe. Não tem mais muito assunto pra mídia, a não ser os filmes que ainda vão ser lançados e tal.
Pra nós, fãs, sempre vai ter o que acrescentar, mudar, inventar... mas isso tende a ficar cada vez mais entre nós, naturalmente.
Image
Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.
User avatar
R. T. Campos
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 75
Joined: 03/09/09, 10:12
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Corvinal

Re: O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Post by R. T. Campos »

Saudações cordiais e corvinais!

O maior perigo que há no futuro de Harry na mídia. nos "sites" e "portais" de fãs é a limitação aos filmes e aos rumores em torno dos atores e atrizes, como os "sites" destinados a fofocas, boatos e especulações.

Percebo isso em outras franquias como "O Senhor dos Anéis", onde somente os grupos bem estruturados e fiéis à produção original (entenda-se aqui como "livros"), mantiveram-se ativos até os dias atuais.

Eu tenho trinta e cinco anos de idade e tornei-me um fã da série (literária) de Harry Potter, não fico preso às adaptações cinematográfica.

Espero que o movimento gerado pela série não seja um "fogo de palha" instigado pelos filmes. Espero que "Harry Potter" seja um movimento cultural crescente que traga bons frutos e quem sabe lançando novos autores de literatura infanto-juvenil ou ficcional.

Até uma próxima postagem!
"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." - Platão
User avatar
Rhuan Tavares
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 12
Joined: 01/09/09, 00:01
Sexo: Masculino
Estado: PE
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 98528&rl=t
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/Tavares16?setlang=pt
Micro Blog: http://twitter.com/rhutavares

Re: O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Post by Rhuan Tavares »

Huum ...

Assim,
as adaptações da séria Potter para o cinema, na minha opinião, é um meio de ajudar a aquelas pessoas que não conseguem ler ou não possuem os livros do Harry. Mas muitos (assim como eu) gosta de ampliar a imaginação ...
E o futuro da mídia Potter é meio que incerto, pois ainda temos o parque está sendo construído e nem sempre podemos esperar que a J.K fique parada.
Outra vez na minha opinião, virão mais livros que chegaram quase a mesma idéia que o Potter nos passa ...
Livros parecidos ...
E quem sabe mais surpresa da Jk para nós não ???

Sei que não escrevi muito, e que talvez eu não consiga demonstrar o meu pensamento ...
Mas ele está escrito aí !
Você não acreditaria em seus olhos
Se dez milhões de vagalumes
Acendessem o mundo
Quando eu caísse no sono
(8)
User avatar
Morenassa Radcliffe
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 28
Joined: 30/07/05, 00:22
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Contact:

Re: O futuro de Harry na mídia nos sites de fãs

Post by Morenassa Radcliffe »

É triste pensar que cada vez mais, irá diminuir as noticias sobre nosso querido bruxinho, e suas aventuras, e decepções e etc.
E tenho que concordar, dps que todos os livros foram lançados, a midia nao se interessa tanto em nos mostrar mais coisas.
isso ficará realmente entre os fãns verdadeiros, que sempre irão buscar, respostas alternativas, e sempre mas curiosidades, mas nada que a midia ache tããaõoo importante para estar publicando.
A continução das materias sobre HP, esta em nossas mãos, e dps que sair o ultimo filme, ficaraá cada vez mas rara a noticias. =(~~
Morenassa Radcliffe
Post Reply

Return to “Colunas”