Um traidor entre nós

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Bruna Moreno

Um traidor entre nós

Post by Bruna Moreno »







Cerca de dois anos atrás, J.K. Rowling atiçou nosso gostinho pelos inseparáveis Marotos com um breve prefácio. Com ele, pudermos ver além de memórias de penseiras. Ainda assim, muitas perguntas não foram respondidas.




Um exemplo é a curiosa, e complexa, relação de Tiago, Sirius e Pedro com seu amigo-lobisomem. Poderiam preconceitos terem ultrapassado a barreira da amizade? Mariana Rezende explora e analisa esta questão em sua nova coluna - aliás, a primeira do gênero "especulação" desde 2008. Leia e especule à vontade.





gabriel

Re: Um traidor entre nós

Post by gabriel »

Realmente, nunca parei pra pensar que ao escolher rabicho, sirius deixava lupin de lado...entretanto vale ressaltar que eles eram um grupo de 4 amigos...obviamente que um deles ficaria de fora na hora da escolha, mas é ae mesmo que todo o lado psicológico é forçado, empurrando para decisões dificeis, e mesmo com os amigos, precisa-se de uma forma de análise de cada um...e infelizmente, a escolha foi errada. Com certeza sirius se sentiu duplamente traido, por rabicho e por si mesmo por nao ter confiado o suficiente em lupin.
edu

Re: Um traidor entre nós

Post by edu »

Talvez dianta da complexidade dos acontecimentos, Sirius tenha feito a escolha errada. Mas quem poderia afirmar; essa é mais uma das perguntas que somente J.K. responderia.
Anna Potter

Re: Um traidor entre nós

Post by Anna Potter »

Nossa amei a coluna. Esse assunto é realmente mto complexo eu particularmente, nunca entendi pq Sirius e Tiago e Lílian teriam escolhido Rabicho p ser o fiel do sgredo. Esse foram os seus maiores erros, q acabaram c a morte de Tiago e Lílian. Mas será q não seria o amor de novo? O amor, a amizade e a lealdade q os outros tinham de sobra, que os faziam acreditar q Rabicho tbm seria assim? Decididamente concordo com Dumbledore (" As vezes acho que fazemos a seleção cedo demais.") pa um membro da grifinória deve ser audacioso, corajoso, nobre, etc. E Rabicho nunca foi nada disso.
Daniel S.

Re: Um traidor entre nós

Post by Daniel S. »

Eu acho que as pessoas especulam demais sobre o Rabicho. Toda a caracterização das pessoas a respeito dele acaba advindo do simples fato de ele ter traído os amigos em certo momento, pra maioria das pessoas.

Nunca vou apoiar esse negócio de que Sirius indicara Rabicho "mesmo sabendo que ele não resistiria" etc.

Pra mim eles eram grandecíssimos amigos e confiavam inteiramente um no outro. Todos os quatro. Podia haver uma afinidade maior entre Potter e Black, mas coisa de comportamento, somente.
Jeeeeeh

Re: Um traidor entre nós

Post by Jeeeeeh »

gente a trilha de deathly hallows vazo!
Matheus

Re: Um traidor entre nós

Post by Matheus »

Ótima coluna!Realmente nem tinha pensado no lado de Lupin,embora eu ache que a frieza dele vem do sofrimento por anos a fio.
Danilo

Re: Um traidor entre nós

Post by Danilo »

Adoro especulacoes mais profundas desse tipo. J.K. teve muito trabalho ao criar uma historia tao complexa e com certeza ficaria feliz em ver q ela gerou tantas discussoes legais.

Porém, neste caso, acho q a resposta é mais simples. Os 4 confiavam plenamente uns nos outros e um tinha de ser escolhido. Como Sirius era a escolha mais obvia (por sua proximidade maior com James), eles decidiram ir pelo caminho oposto e escolhar o menos obvio, q era justamente escolher o menos talentoso do 3.
Sirius era imaturo e completamente irresponsavel. O fato de o Lupin ser um lobisomen significava apenas uma coisa pra ele: diversao em noites de lua cheia.
Natalia

Re: Um traidor entre nós

Post by Natalia »

Eu concordo c/ o Danilo, acho q o motivo é bem mais simples. No livro o Sirius fala que escolheu O Rabicho p/ ser o fiel do segredo pq era a escolha menos óbvia. Essa foi a estratégia q ele utilizou na hora e achou q era perfeita. O Sirius confiava nos 3 indiscriminadamente. É claro q talvez a questão do Lupin c transformar em lobisomem td lua cheia tb possa ter pesado, já que naquela época n sei se já havia a poção q impedia o Lupin ao se transformar perder td a razão. Mas n q isso fosse uma questão de preconceito.
Iago Queiroz

Re: Um traidor entre nós

Post by Iago Queiroz »

Ola gente,amo muito o site de voces, e estou impressionado com o artigo sobre o traidor. Foi uma visao bem profunda sobre o relacionamento entre os amigos animagos.beijos a todos.
Ana

Re: Um traidor entre nós

Post by Ana »

Adorei esse ponto de vista.
Kriss

Re: Um traidor entre nós

Post by Kriss »

Bem eu tambem sempre tive essa duvida, sabe!
Quando li o livro 3 fiquei horas pensando no que aqule encontro representaria, certo que o Sirius era inocente, mas o culpado estava solto.. ai me veio a pergunta: se eles sabiam que o Rabicho era fraco por que escolher ele?? a resposta que sempre em veio, foi: James sempre preferiu o Sirius e Remo... Sirius tambem tinha essa preferencia... talvez ele quisesse proteger o Remo e evitar que ele fosse mais caçado do que já era.. nos vimos no livro 7 como os lobisomens eram procurados por Voldemort, se ele fosse o guardião na certa teriam sido mais mortes, de uma certa forma talvez Sirius quisesse só poupar o Remo... Prefiro acreditar nisso, á acreditar que no fundo todos aquelas crenças da familia Black o influenciavam!!
Assim como a Mariana defende o Remo.. Eu devendo o Sirius... ele foi uma das perdas que mais lamentei!!
Amei o artigo e espero mais desses por aqui!!
Parabens!!
bjos
Praty

Re: Um traidor entre nós

Post by Praty »

Adorei o tema da coluna... essa é uma questão tão complexa e intrigante que é um dos temas da série que eu mais pensei insistentemene - o que resultou numa fanfic. :D

Mas, propagandas à parte, rsrsr... Muitas respostas estão nos livros. Não adianta tentarmos negar que Sirius desconfiou de Lupin. Em PdA mesmo, há um trecho onde Lupin e Sirius se perdoam mutuamente por terem pensado que o outro era o traidor. Imitando a colunista, vou transcrever a parte à que me refiro:

[PdA pg 300]
- Remo! - esganiçou-se Pettigrew [...] - Você não acredita nisso... Sirius não teria lhe contado se eles tivessem mudado os planos?
- Não, se pensasse que eu era o espião, Pedro. Pressumo que foi por isso que você não me contou, Sirius? [...]
- Me perdoe, Remo - disse Black.
- Tudo bem, Almofadinhas, meu velho amigo - respondeu Lupin [...] - E você me perdoa por acreditar que você fosse o espião?
- Claro. - E a sombra de um sorriso perpassou o rosto ossudo de Black [...]

Não adianta tentarmos negar, mesmo que isso nos deixe tristes. Mas, por outro lado, não acho que o motivo seja o preconceito - talvez só a Jo pudesse responder a essa questão mesmo. No entanto, Lupin estava sempre em viagens em suas missões relacionadas aos Lobisomens, tomando em comparação como foi durante a guerra do sexto livro. Não havia praticidade em ter um fiel do segredo que quase não parava na cidade - eles queriam se esconder, mas não ficar totalmente sem comunicação, tanto é que Bathilda podia fazer visitas com certa frequencia aos Potters. Sou mais inclinada a acreditar que esse tenha sido o motivo pelo qual James aceitou a troca pra Rabicho, sem pensar em Lupin. Sirius talvez tivesse desconfiado de Lupin por que o lobisomen quase nunca estava entre eles, em sua missão - o que poderia justificar Voldemort saber tanto a respeito dos Potters. Ele pensou no que era óbvio, embora o óbvio nem sempre seja o correto - nós também fomos condicionados a pensar em vários "óbvios" durante a série, mas que se provaram estarem errados.

Sobre Lupin ser "frio", oras, acho que ele sofre muito com a condição dele - basta olharmos pra como ele resistiu antes de ficar com a Tonks. Mas não acho ele particularmente frio nessa cena - Sirius também queria matar Rabicho desde a primeira vez que ele se transformou. Ambos quiseram se vingar - talvez Lupin tivesse no calor de todas as memórias que voltavam, além de ter finalmente "montado o quebra-cabeça". Eu tenho fortes dúvidas de que, pra Lupin, o mistério da morte de James e Lily estivesse concluído com a "morte" de Rabicho e a prisão de Sirius, pois, muito ao contrário do sentimento de vingança que ele demonstra ao querer matar Rabicho em PdA, ele demontra sentimento bem diferente com relação ao Sirius ser condenado ao Beijo do Dementador na pg 202:

- Ele merece. - (Harry) disse de repente.
- Você acha? - perguntou Lupin sem pensar muito. - Você acha mesmo que alguém merece isso?
- Acho - disse Harry resistindo [...]

Um dos temas que a série toca é justamente que matar não é tão fácil assim - Sirius e Lupin tiveram a intenção de matar Rabicho, se vingando, mas será que eles teriam ido à frente mesmo que o Harry não os tivesse impedido? Eu tenho minhas dúvidas, a final os dois não fizeram planos mirabolantes e frios para caçar Rabicho e matá-lo durante o quarto livro e os seguintes. Realmente acho que Lupin, assim como Sirius, estava no "calor"da situação na Casa dos Gritos.

Enfim, muitas coisas envolvem os Marotos, e adoro especular sobre a questão. 8)
Yasmin

Re: Um traidor entre nós

Post by Yasmin »

Bom, a única pessoa que tem a resposta é a própria J. K. Rowling, mas que Siris quis preservar Lupin, achando que Voldemort nunca suspeitaria de Rabicho.
Allice

Re: Um traidor entre nós

Post by Allice »

O Fato de ter sido Rabicho o guardião do segredo não muda o fato de Sirius confiar em Lupin. Isso por que o objetivo principal não era escolher um guradião em si, mas sim, um guardião que Valdemort não suspeitaria. E dos marotos, qual era o mais "distante"? Pedro. Motivo pelo qual ao invés de Sirius ser o guardião, o escolhido foi Rabicho.
Jandira

Re: Um traidor entre nós

Post by Jandira »

Acredito que o motivo pela escolha de Rabicho tenha sido exatamente aquele que foi explicado no livro.Ele era a escolha menos obvia para ser o fiel do segredo,em RdM,Moody segue o mesmo raciocinio,quando escolhe Hagrid para transportar o verdadeiro Harry,dizendo que tanto os comensais como Voldemort iria achar que Harry estaria com um bruxo de mais poder. Não podemos nos esquecer que eles lutaram contra Voldemort no passado e já sabiam que ele jamais iria dar crédito a um bruxo como Rabicho,e sempre colocaria o poderio mágico acima de qualquer coisa. Nunca duvidei da lealdade dos marotos de verdade!
André

Re: Um traidor entre nós

Post by André »

Vocês si esquecem ki o Remo foi espião entre os lobisomens nasegunda guerra a pedido de Dumbledore e isso pode significar que ele pode ter sido tambem na primeira, quem melhor para si desconfiar ki um espião, quero dizer se alguem esta nas linhas inimigas espionanda que garantia tem ki não virou a casaca, ou no caso da historia esta sob efeito da imperious. Lembren-se no que o cara falou lá em cima os lobisomens em sua maioria eram a favor de Vold. Por isso acho que Sirius desconfiou de Remo em vez de Rabixo que não tinha histórico nem contato conhecido com as artes das trevas ou començais, mas foi capaturado por Vold e convencido a espionar pra ele. Claro ki só a J.K. pode confirmar, mas acho ki a raiz da questão é essa. PS: Adorei a comparação com Snape faz todo o sentido.
Patricia

Re: Um traidor entre nós

Post by Patricia »

Adoro as colunas do Potterish porque fazem com que nós, fãs, pensem ou repensem sobre certos conflitos/relações dentro da série. O "Pulo do Rato" pela Bruna Moreno mudou totalmente meu modo de ver Peter Pettigrew, e eu também adorei a "Sementes de Petúnia".
Igualmente, eu gostei muito desta, e acho que a questão do Fiel do Segredo se trata de preconceitos, mas não de Sirius por Lupin e sim de Sirius por Peter.
Peter sempre foi o mais deslocado dos Marotos, ele era o baixinho gorducho que tinha James como herói e aplaudia tudo o que ele fazia (como foi ilustrado do capt. "A Pior Lembrança de Snape" em HP e a Ordem da Fenix. Para mim, Sirius fez questão que Peter fosse o Fiel do Segredo porque todos pensariam que fosse o próprio Sirius o Fiel, ou Lupin, que era mais "digno". Com Peter e o descaso sobre ele, o segredo dos Potter estaria seguro.
emi

Re: Um traidor entre nós

Post by emi »

Adorei a coluna, Mariana!
Outra dúvida que me incomoda é se o Lupin realmente acreditava que o Sirius havia traído os Potter.
Marcinho

Re: Um traidor entre nós

Post by Marcinho »

Parabéns, Mariana... muito bem explorado o tema...
Post Reply

Return to “Colunas”