A conflituosa amizade de Harry e Rony

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Dri Almighty

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Dri Almighty »

Bem, eu concordo com a Bellatrix. Pra mim, de longe a amizade mais bonita é do Ron e do Harry, pelo contrário, pra mim, é da Hermione e do Harry. Acho que o Ron deixa muito a desejar no comportamento dele com os amigos.
Não sou daquelas pessoas que acham que se houver briga, não há amizade, pelo contrário, acredito que conflitos são essenciais a todos os tipos de relacionamentos. A questão é a causa dos conflitos que pode desmerecer ou não uma amizade e, pra mim, os conflitos entre os dois se baseiam na imaturidade e insegurança do Ron. As brigas não se originam por um questionando se o Harry está certo ou errado ao tomar uma atitude, é somente o Ron projetando suas frustrações no Harry. Ele é um personagem que troca farpas quando está angustiado ou frustrado, mas nunca tem a atitude de ficar e ouvir o que os outros tem a dizer depois que ele despeja suas inseguranças.
Essas desculpas de "Ah, ele se afasta para não tornar a situação pior" ou "para esfriar a cabeça" não colam. Por favor, em situações críticas nas quais a vida dos seus amigos está em risco, será que não é possível pra ele ver qual é a prioridade? Ele é incapaz de exercer o mínimo de autocontrole sobre suas emoções em prol dos amigos?
Importa que ele voltou? Sim, mas sejamos sinceros... ele não deveria ter ido embora. Eu pensava que isso tinha ficado para trás no Cálice de Fogo.
Até a própria J.K admite que ele tem pouca sensibilidade, afinal, não importa se é uma fala da Hermione ou o personagem em seu momento de monólogo, é ela - JK - procurando uma maneira de fazer que nós conheçamos eles, seja pelo o próprio ponto do personagem sobre si ou o modo como os outros os vêem.

Mary Basilio,
mesmo que a família tenha esquecido dela não quer dizer que ELA, Hermione, tenha esquecido deles, ou seja, parte da angustia que o Ron sentia por estar longe da família, a Hermione também sentia. A família pode ter esquecido dela, mas o contrário jamais aconteceu.
Outra coisa, a família dela não estava diretamente ligada a guerra, só indiretamente e o risco, concordo com você, era menos iminente, mas ainda sim existia um risco e aí começam os "se": se eles perdessem, a família dela estaria em tanto risco quanto os Weasleys principalmente a) pelo simples fato de serem muggles e b) não terem como se defender então, bem ou mal, ela também estava sob a pressão de lutar pela e para a família como o Ron. E ela ficou ao lado do Harry mesmo assim. :roll:
Lola

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Lola »

"Esse contraste fica claro no momento do Espelho de Ojesed, quando Harry vê o que não tem (uma família) e Rony vê o que não é (um rapaz bonito e popular, capitão do time de Quadribol)." Adorei essa frase, diz tudo!!!
Bella

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Bella »

Umm, eu acho que a Hermione não foi mais amiga do Harry por que ficou do lado dele quando explodiu. Na verdade, eu acho q a Hermione só não explodiu prq eh mais "controlada" em guardar sentimentos do q o Ron, jah q ela eh a unica garota do trio, e por isso, aprendeu a controlar seus sentimentos e a oculta - los, enquanto o Rony sempre teve um comportamento mais exposto e explosivo. E acho q se a amizade dos dois não fosse verdadeira (Harry e Rony) o Rony não teria voltado. E ELE VOLTOU!
Lola

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Lola »

Bellatriz, concordo sim um poko com o teu ponto de vista, mas, se J.K tirasse o Ron do enredo, a amizade entre Harry e Hermione se tornaria algo tão monótono quanto o amor entre Edward e Bella (Crepúsculo, SÓ UM EXEMPLO).
Bella

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Bella »

Eita deixa eu avisar que não sou a "Bella" do sabado. :roll:
eduardo

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by eduardo »

eu acho que foi necessário o Rony deixar o grupo pois ele voltou com uma série de informações úteis. E Dumbledore já havia previsto que ele iria voltar deixando a ele a herança que deixou.
Bella

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Bella »

"90% da população não censegue admitir q estava errado…."… Sabe eu acho que adquirir essa qualidade com ele. Porque nem Hermione nem Harry sabem admitir. Assim como adquirir a qualidade de ser honesta (Hermione) e a qualidade corajosa (Harry). Come on. É o nosso trio!

O que existe são relações diferentes. Hermione desde SEMPRE tem essa relação maternal com Harry que nunca teve de verdade uma familia, Ron é garotão, irresponsavel e trelele.

Essas pessoas que rebaixam o Ron devem ser H² frustados, porque sempre rebaixam esse mesmo personagem que é tão importante na vida daqueles outros dois.
Talita

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Talita »

O fato é q ron e mione fugiram junhto com harry, passaram fome por ele, correram risco de MORTE pelo harry....ron fugiu sim mas....leiam meu comentãrio lá em cima!!!!......admitiu, voltou........SE ISSO NÃO FOR PROVA DE AMIZADE, EU NÃO SEI O Q É ENTÃO!!!!!!!!!!!!!
b´´´

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by b´´´ »

Ron 'abandonou' os amigos porque estava parcialmente enfeitiçado, todo mundo que leu o livro percebe que foi o efeito da horcrux que o deixou daquele jeito! Quando ele tire o medalhão ele volta a ser o velho Ron.
Claro que a horcrux se aproveitou do ciúmes velado que ele sentia por Hermione para gerar uma briga entre Harry e Ron, mas isso se fez a amizade deles se fortalecer ainda mais.
Mari

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Mari »

como harry disse:é errado o pensamento:saberia q eu partiria,o certo é:saberia q VOLTARIA!!!o q ele fez,amigos como ron são muuito raros,sortudos aqueles q encontrarem uma amizade tão forte como aquela,só pq nos filmes n dão tanta importancia para o personagem,o q é erradíssimo,ele tem extrema importancia,de acordo c a tia jo,ele(ron),hermione e harry são os personagens PRINCIPAIS,os TRÊS,fico c raiva quando alguém diz q é só 2 ou só 1,são os 3!!!!amo a mizade deles,é algo q n se encontra em todo lugar e a mais linda ehistória de amizade é a deles 3!!repito,3!!!!!!e mais,uma amizade sem brigas e conflitos ,apenas risos,n é verdadeira,pq n tem sentimento!!o q é o contrário deles todos,e quando ron foi embora ele estava"possuído"pelo medalhão q eu me lembre,n tava pensando direito de maneira alguma,se oq os 3 tem n for amizade n sei o q é,tb!!!
Crookshanks

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Crookshanks »

Dri Almighty, você tá de parabéns. Argumentou como ninguém. Colocou EXATAMENTE o que eu penso. Parabéns pra sua análise.
Juane

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Juane »

Concordo plenamente.
Juro que o seu texto me fez chorar. Ele fez isso porque é exatamente isso que eu tento gosto nos livros. A maneira como os personagens e as situações são exploradas.
J.K. consegue deixar claro o papel de cada um no trio, e fica evidente, a medida que lemos os livros o quão encomodado Rony se sente por se consider inferior aos amigos ( o que não é verdade, óvibio) É claro que o medalão fez efeito, mas ele foi mais como um copo de vodca. Ele não disse nada que não queria dizer.
Adorei o jeito como você escrever, e também espero que isso seja explorado no filme. Mas eu confio no David Yetes. Ele soube lidar muito bem com a relação rony/hermine em EdP, e acho que dara conta do recado. XD
João

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by João »

"Ele é um personagem que troca farpas quando está angustiado ou frustrado, mas nunca tem a atitude de ficar e ouvir o que os outros tem a dizer depois que ele despeja suas inseguranças."

Ele é um fraco...

Bem colocado Dri!
Mari

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Mari »

aliás essa colunista só faz colunas puxando para o lado do Ron/Rupert....boring :roll:
Bella

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Bella »

"Ele é um fraco…"

Isso o torna "menos" importante? Ou menos homem ou sei lá o que? Sinceramente, olha hipocrisia. Pra mim ele tem o comportamento tipico de garoto com probelmas. Ou Harry também virou santo?

E Mari, não vi nada disso.
Juh

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Juh »

Adorei a coluna. Acho que o que une Harry e Rony são as diferença. Veja bem: eles brigaram sério 2 vezes (no CdF e em RdM). No primeiro, era pq Rony tava meio que enciumado por Harry ter ido no Torneio (algo planejado, vcs sabem). No segundo, pq Rony tava sob pressão e ele tb nunca entendeu pq Harry dava importância a assuntos pequenos, mas nunca deixou o amigo de lado. Isso que é amizade. Amizade é brigar, discordar, chutar mesmo o balde...

E não, Rony não é fraco. :x

Já a Mione... bom, acho que todo mundo aqui já viu. Ela é mais racional, tem um lado maternal perante a Harry. Mulheres controlam seu nervosismo, diferente do homem.
b´´´

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by b´´´ »

Quanto a beleza não creio que Ron tenha dito que se via 'bonito'(vou procurar aqui). Ron é descrito como muito alto, nariz comprido e com belos olhos azuis, enquanto Harry é magricela, de joelhos ossudos, cabelos rebeldes e olhos incrivelmente verdes.
Creio que nesse ponto os atores usados nas adaptações influem muito: Daniel faz um Harry mais 'charmoso', menos rebelde e até mais apático, em muitos momentos a interação dele com Emma e a falta de um diretor realmente bom para orientar(e acima de tudo o roteiro de Kloves) cria situações 'HarryXHermione'. Já o Ron de Rupert tem um ar cômico um pouco mais pastelão que o original, o sarcasmo ácido dando lugar à caretas engraçadíssimas, e como o Ron do livro é companheiro e leal aos amigos. Mas não sei, no 6º filme deu a louca no Yates e o Ron simplesmente NÃO DÁ A MÍNIMA pra Mione, o que é SUPER estranho porque no 4º filme(e consequetemente livro) ele demonstra ciúmes dele. Creio que tenha sido falha do diretor.
De qualquer forma eu prefiro o Rupert ao Daniel. XD
Mary Basilio

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Mary Basilio »

Ron "fraco"? :x Fraco não é ter medo de algo sabe? Não é sinônimo de insegurança! Fraco é ter medo de tentar e lutar por aquilo que acredita! Rony ficou e lutou, ninguém aqui está querendo dizer que ele não errou ao ir embora, muito pelo contrário. Mas há justificativas para isso.
Cara é só pegar o quarto livro e ver que o quanto Harry prefere a amizade de Rony a de Hermione, está no livro, não adianta negar.

E Dri Almighty, você sabe muito bem que o medalhão atingiu o Rony mais do que qualquer um, então todos os seus medos e frustrações foram multiplicados, tá lá no livro, lembra??

Acho que todos que julgam o Rony como vacilão, não entende a complexidade do personagem, e sinto muito por isso. :roll:

Quando alguém for: o sexto de sete irmãos, pobre, com apenas coisas de segunda mão e ser apenas conhecido como "o melhor amigo de fulano" e não pelo seu nome, quando esse alguém falar que Rony é vacilão, aí sim eu vou acreditar.
b´´´

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by b´´´ »

Fora que Ron deu pra Harry tudo que ele mais queria: uma família. Os Weasleys são simplesmente a alma do livro.
E acho totalmente 'wtf?' ficar dizendo que Hermione é mais leal e amiga que Ron! Hermione muitas vezes reprova as atitudes de Harry(como uma mãe faria) e o castra, enquanto Ron o estimula a se arriscar(acho que eles são um bom equilíbrio para o Harry).
Ron e Harry se divertem juntos(vejam no primeiro livro quando Hermione ainda não andava com eles), eles tem mais empatia até mesmo por ambos serem meninos. Já Hermione é mais como um cérebro para equipe, e no 4º e 7º livro quando Ron se afasta deles não há diversão entre eles, há sim limites entre a amizade entre pessoas de sexos diferentes(a não ser que seja entre uma menina e um gay, que deve ser o caso do Daniel e da Emma, rs).
Harry se mostra bem deprimido sem Ron no 4º livro e até começa a reclamar do ar professoral da Mione.
Só disso para explanar o que eu acho: todos são peças fundamentais, e o verdadeiro valor deles nós vemos quando trabalham juntos. O trio é fantástico justamente por isso, e a falta de um integrante meio que quebra o 'equilíbrio'! Harry e Ron ou Harry e Hermione não funciona, juntos é que eles mostram sua força(vide os fundadores de Hogwarts, exceto talvez Salazar...)
Alvo

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Alvo »

Ah, Ron, Ron Ron Ron! como senti ódio desse pateta quando ele largou o Harry à mingua no CdF!!!! ahh, como eu estava com Harry então!
Porém, com o passar do tempo (e dos livros) o meu querido Harry cada vez mais se tornava diferente. E cada vez mais eu me inclinava para Ron. Até aquele barraco de proporções estratosféricas em EdP, quando Gina joga na cara do pobre redhead o quanto bizarrão ele era. hauahauhauahauahauah

Weasley é nosso Rei!!!!!! E Rupert é melhor ator que Dan, ainda por cima (kkkkkkkkkk)
Post Reply

Return to “Colunas”