A conflituosa amizade de Harry e Rony

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Soraia

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Soraia »

Não se precisa de muita complexidade para entender o Rony....ele é um personagem fraco e invejoso e todas as suas ações são fruto de burradas anteriores, ele não tem iniciativa pra nada, não tem idéias....todos estavam sendo afetados pelo medalhão, mas só o filhinho da mamãe teve 'pitizinho' e abandonou o grupo ¬¬ :roll:
Quem acha que isso é heroísmo, só lamento :roll:
Julio

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Julio »

Só lameto por vc Soraia! 8)
Guest

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Guest »

/\ CREPUSCULETE DETECTED

"...Eu quero ver Soraia queimada/ Soraia queimada/ Porque Soraia me queimou (ho-ooooh)..."
Soraia

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Soraia »

quanta infantilidade!
a verdade incomoda 8)
Paty

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Paty »

Ah, que ótima coluna!!

Realmente a amizade de Harry e Rony é única e muito forte, acho que as brigas só fortalecem, na verdade, pois os verdadeiros amigos são aqueles que nos dizem tudo na cara, mesmo que nos machuque, a sinceridade é o maior bem de uma relação.
Quanto aos conflitos como o abandono de Rony no sétimo livro, acho que era algo natural. Rony precisava crescer e sair do ''ninho''. Ele sempre esteve mais protegido que Harry, por mais que reclamasse, tinha uma estrutura sólida e é difícil abandonar isso em nome do que é frágil e incerto como a busca pelas horcruxes. Era uma escolha só dele, uma fase de amadurecimento que deveria viver sozinho como aconteceu, pois só assim ele cresceria e poderia cumprir sua função plenamente na trama. Rony nunca foi mais fraco ou desleal com Harry, ele era apenas mais bem tratado e o cuidado de uma família amoroso nos estraga um pouco na hora que precisamos enfrentar o mundo lá fora, mas Ron sempre voltou e lutou com Harry e isso nunca mudaria.

Uma coisa que acho engraçado nessa discussão é que a maioria das pessoas se esquece ao criticar Rony que Harry teve inveja e foi cruel com os amigos durante OdF, ele externou todo seus maus sentimentos [que guardava a anos] naquele ano, demonstrou ser invejoso quando Rony foi escolhido monitor, mostrando que ele também era falho na amizade dos dois, não apenas Rony, mas é triste que só nos lembremos do abandono de Rony e não dos erros de Harry e acabemos por esquecer que ambos falharam em algum momento. Para mim é justamente essa a graça dessa relação, é real! Amigos são assim, erram, dizem verdades duras, machucam o outro, mas sempre está onde deve nas horas finais, e isso é o que realmente importa: onde seu amigo está quando mais precisa dele.

Para mim é uma bela lição de amizade, que não é apenas uma amizade boba que fica apenas nas coisas boas, pois na vida não é assim que funciona e Jo mostrou isso muito bem como sempre.

Ótimo texto, Sheila!! Parabéns!

PS: Não li os comentários então desculpe se fui muito repetitiva...
mariana

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by mariana »

sabem, eu acho que nunca deram real importancia pro Ron nos filmes, porque provavelmente pensaram que ele era um idiota sem importancia que ia ficar pra padrinho do filho do harry e da hermione. QUE NOJO XD

Agora, que talvez eles tenham percebido a importancia do Ron, vão tentar concertar em RDM [ I HOPE SO ! ]. Porque em ordem da fenix, o rupert tem umas 15 falas no máximo.

A amizade deles é bem escrita, como é uma amizade na vida real. Gostei do que a paty disse, que harry não sofre muito com as criticas, e AMEI AMEI a coluna sheila *-*
Nah C. Mulder

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Nah C. Mulder »

muito bom perfil da amizade de harry e ron
posso te dar uma sugestão? escreva sobre harry e as mulheres da vida dele. A mãe, gina e hermione.
bjs
:D
Hermione_Ackles
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 581
Joined: 24/01/08, 17:32
Sexo: Feminino
Estado: PE
Casa: Grifinória
Youtube: http://www.youtube.com/user/CloneWarsAn ... ature=mhee
Location: Em Condado,acompanhando Gandalf em sua nova missão,u.u

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Hermione_Ackles »

Nossa,essa coluna falando sobre a amizade entre Harry e Rony ficou demais!Acho q deve ter aberto os olhos pra muita gente e fazer o pessoal pensar que até mesmo uma grande amizade,como a de Harry e Rony pode ter seus momentos de conflito,tensão,risadas e lealdade.Então quem tem grandes amigos,como Harry,pode passar por bons e maus momentos,porque nem todas as amizades são perfeitas.
Image
Image
My babies *-*
Image
Spoiler
Image
Spoiler
Filha da Lennie Rose
Gêmula da Luu
Mãe do Jr.R_Tom ,do Arthur Lovegood e do Jasper Withlock
Neta da May WP
Prima mestiça da JCA
Biaa

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Biaa »

Adorei qdo vi o tema da coluna, pq ontem mesmo, estava discutindo o mesmo tema com uma amiga minha.
sabe, gostei mto da coluna, principalmente da parte do espelho; a opinião é realmente mto semelhante à minha. e TBM TENHO mto medo da impressão q será passada no cinema... Yates, yates, o que fazes na direção de Harry Potter... ok, vamos deixar os Yates pra outra hora..

Bom, pra mim, uma das coisas q mais me fascinam em Harry Potter é a complexidade e o HUMANO em todos os personagens. E o Ron, pra mim, é um dos q mais representa isso.

Ele sempre foi mo fiel ao amigos, sempre aguentou todos os problemas do Harry, e mesmo assim, tinha a sua cabeça adolescente, os seus sentimentos normais de ciúme, insegurança... E, meso com td isso, sua lealdade e amizade com Harry e Hermione sempre falaram mais alto.
Não vo dizer q não fiquei surpresa e chateada qdo Ron foi embora (inclusive reli Relíquias da Morte esses dias), mas a volta dele mostra o verdadeiro Grifinório q ele é, como o próprio Harry diz: "Dumbledre sabia q vc sempre ia querer VOLTAR"...

Vejo o Ron sempre como o braço direito do Harry, sempre o complemento do trio... as capas do DVD iam ficar tão vazias sem o ruivinho lá... E tbm vejo ele como nós, adolescentes: ele tem tudo o q o harry foi privado de ter, incluindo os sentimentos e pensamentos, q mtas vezes são coadjuvantes no íntimo de Harry, q tão precocemente teve q enfrentar tantos problemas... e Ron e Hermione entraram com ele nisso! Mas Ron simplesmente teve um momento de fraqueza, qdo seus receios falaram mais altos, e q seja ressaltado, em parte por causa da horcrux q ele estava usando...
Só uma coisa q descordo na coluna: não acho q ele tenha tido a corajem de enfrentar os amigos, mas sim ele mesmo, e dps, teve a coragem maior ainda de voltar atrás e pedir desculpas e, de quebra, ajudar a acabar com o tio Voldy!

De qualquer forma, fiquei mto feliz com a abordagem do tema em uma análise, mto bem feita, por sinal!
Trícia Guima

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Trícia Guima »

"muito bom perfil da amizade de harry e ron
posso te dar uma sugestão? escreva sobre harry e as mulheres da vida dele. A mãe, gina e hermione.
bjs"

Nah C. Mulder: isso me fez lembrar uma teoria bem antiga que eu li num site de HP que até ja saiu fora do ar, que é sobre as três Deusas (não lembro o nomes das Deusas) comparada com as três garotas na vida do Harry.

Uma Deusa representava a donzela, a segunda representava a mãe e a terceira representava a anciã, que se encachou perfeitamente nas três garotas que apareceram na vida do Harry: Gina, Hermione e Luna.

A Deusa donzela, seria a Gina, pois foi a primeira garota bruxa que o Harry conheceu, como foi ela que ele foi salvar na Câmera Secreta e outras coisas mais.
A Deusa mãe, seria a Hermione, pelo vários motivos que ja sitaram aqui, de a Hermione ter um jeito maternal com o Harry. Uma coisa que me chamou muita a atenção foi, que a pessoa que fez a teoria (acho que estudava pescologia), comentou na época, que quando leu a OdF, sobre uma passagem no livro em que o Harry pergunta para o Dobby, sobre um lugar pra treinar e o Dobby fala da "sala precisa" e pergunta ao Harry se ele gostaria de ir lá ver a tal sala, e Harry responde que sim, mas logo escuta no seu subconciênte a voz da Hermione o chamando de inresponsável. Bem a primeira coisa que passou na cabeça da pessoa que fez essa teoria, foi de uma mãe repreêndendo o filho, pois quando uma criança ou até um adolescente faz alguma travessura, e fica com remoço, é a voz da mãe que ele escuta na sua mente e NUNCA de uma namorada, e essa mesma pessoa comentou, que ficou surpreso quando lia alguem confundir com a voz da mulher amada ou namorada (como em muitas teorias que muitos H/Hr fizeram, principalmente OdF, que eles diziam que era a blíblia deles). Pois jamais nenhum adolescente escuta voz da namorada o repreendendo (ao não ser se o cara trair a namorada, ou flertar com outra garota e lembrar que isso é uma traição com a namorada, mas para peraltice isso tem haver mais com a mãe).

Já a Deusa anciã ( ou a avó), ele comparou com a Luna. Pois, enquanto mãe tenta ensinar a realidade e fazer a criança levar a vida a sério, ja a avó, gosta de deixar a criança no mundo na imaginação e fantasia, fica contando estória de contos de fada, fazendo a criança acreditar no mundo da imaginação e coisas que não existe. Como a Luna gosta de viver no mundo de sua imaginação, ela representa a anciã para o Harry, pois ela tenta levar ele para o mundo dos contos, falando das coisas bizarra que ela acredita que exista, então a Luna seria tipo como uma avó que o Harry não teve na infância.

Bem a teoria é mais ou menos assim como eu sitei, e realmente faz sentido pois as três garotas que apareceram na vida do Harry, foram importante para ele e o ajudaram muito.

Cont....
Olívio

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Olívio »

O que realmente... bom, acho que "conflituosa" não é o termo mais apropriado. O bom da obra da J.K. Rowling é que, apesar de retratar um mundo mágico, a série aborda dilemas da vida real.
Pra mim, Rony é o maior amigo que se poderia ter ( que cara salva você da casa dos tios com um carro voador). Ao ler os livros, fico até surpreendido com a semelhança com um grande amigo meu. Nos conhecemos no primeiro dia de escola, dois garotos completamente diferentes, com seus CONFLITOS sim, mas amigos. Certa vez ficamos sem nos ver por meses ( como Harry e Rony em RdM)... simplesmente me senti desorientado, assim como é descrito no livro. E, cara, não admira que Harry diga: "É o que venho tentando lhe dizer há anos." Meninos são assim... haha
Bom, o fato é que sempre achei a amizade dos dois muito, mas muito forte. E a tia JO se inspirou em um amigo de infÂncia para fazer o Rony. Inclusive a dedicatória de CS é pra ele. E o mesmo se repete no obituário de Elifas Doge sobre Dumbledore... a amizade dos dois lembra muito a de Harry e Rony.
flavia malfoy

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by flavia malfoy »

A verdade é que as verdadeiras amizades, podem até esfriar mais nunca se apagam.Rony e Harry se tornam insulportaveis um com o outro .tinha que haver essa separação para que eles entendecem que precisavam um do outro.Assim como a hermione que sentiu falta e sou be da importancia que Rony tinha para a sua vida ....
Adorei essa materia sobre a amizade dos dois bjokass ;)
RupManíaca

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by RupManíaca »

o harry também se comporta como um fdp em odf, nem por isso vejo gente chamando-o de fraco, né?
era uma situação desesperadora, ninguém consegue imaginar envolto no calor do seu quarto quentinho, com garantia de comida pronta e roupa lavada no dia seguinte, só tendo que decidir que roupa usar pra ir naquela festa ou que lugar viajar nas férias, então calem a boca.
Anna.Weasley

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Anna.Weasley »

Não li todos os comentários, mas em todo caso...

Acho que quem está criticando o Rony, daí já vai pra questão de gostar do personagem ou não, pois é muito fácil fazer uma análise tão negativa sem levar em conta a personalidade e situação do Rony.

Só por causa de algumas de suas ações no decorrer da série, ele não pode ser considerado fraco e sem importância que nem dizem, porque como disseram aí, tente ser 'o sexto de sete irmãos, pobre, com apenas coisas de segunda mão e ser apenas conhecido como “o melhor amigo de fulano” e não pelo seu nome'. E ainda por cima ser cheio de inseguranças... Ah, claro, sem contar que estavam em guerra e toda sua família corria riscos!

Bom, se após ter esses sentimentos multiplicados por usar o medalhão, você não cometer um decisão errada (da qual ele se arrependeu no momento em que saiu de lá), então a gente conversa...
Guest

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Guest »

Gente, penso que ao largar Harry e Hermione quando eles mais precisavam ele se mostrou muito imaturo, mimado e sem confiança em si mesmo. Quando ele voltou ele foi de extrema importância mas isso não muda o fato de ele ter traido a confiança de Harry e Hermione!
b´´´

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by b´´´ »

Momentos mais felizes da vida dela? Claro que não! No fundo ela queria ir com o Ron, e não foi ele quem 'brigou com ela', os dois brigaram.
Hermione já foi cricri com o Ron milhões de vezes e vice-versa, Harry já tratou os amigos muito mal também, pequenas brigas sempre aconteceram entre o trio, não falem como se apenas o Ron tivesse atitudes HUMANAS.
Júlia

Re: A conflituosa amizade de Harry e Rony

Post by Júlia »

Acho que vocês estão vendo os filmes demais! O Ron do livro não é um paspalho, e sim um grande amigo, leal e divertido, que está sempre disposto a defender quem lhe é caro.
Um exemplo: no 3º ano Snape substitui Lupin, então o prof. se mostra muito injusto com Hermione, e a humilha perante toda a sala, quem foi o único a defendê-la? Ron Weasley! Ele teve até que limpar toda a área hospitalar sem magia, e não culpou Hermione nenhuma vez por isso. E o que foi mostrado no filme? Snape é injusto com Hermione e Ron simplesmente APÓIA o professor!
Enfim, eu poderia ficar aqui citando vários outros exemplos destes, de como o roteiro distorceu o personagem, mas creio que não é preciso, sei que aqueles que não julgam levianamente e que sabem reconhecer a verdadeira amizade não vão estereotipar o personagem.
Sempre que lembro do Ron me vem uma imagem do 5º livro(o mais marcante para mim), ou melhor, um coro de vozes: "Weasley é o nosso rei!", sim, Ron é o nosso rei, um personagem humano, corajoso, leal, que tem de conviver com o fato de ser o sexto irmão de uma fila de sete, sem ter muto dinheiro, ser o melhor amigo do buxo mais famoso do seu tempo(e com mais talento para atrair confusão), e ainda por cima ser apaixonado por uma bruxa muito cabeça-dura.
Fora isso ele tem inseguranças e ciúmes normais à qualquer adolescente, e o medalhão desperta este sentimento nele, o faz aflorar, resultado: Ron age como um completo idiota, admito. Mas pensem comigo: você faz de um trio com apenas uma garota, um rapaz que é a esperança de seu povo, " O Eleito", aquele-que-sobreviveu, rico, famoso, enquanto você não tem título nenhum, nem dinheiro nenhum, nem algum 'talento' especial, com quem você acha que ela vai ficar? Foi mais ou menos esse tipo de pensamento que o horcrux instigou em Ron, a voz de todos os abóboras que fazem listas do tipo "50 razões de porque Harry deve ficar com Hermione". (risos)
Além do mais como vocês podem julgá-lo como um fraco?! Harry não teve ciúmes do amigo quando ele se tornou monitor? Não o invejou, apesar de toda a fama que já tinha? E Hermione não teve ciúmes de Harry quando este passou a ser melhor em Poções do que ela? Não tiveram todos eles atitudes durante seu crescimento? Sim, porque eles cresceram através das páginas, e porque é natural aprender através de erros, isso é viver, ora! Ron talvez tenha amadurecido por último, mas isso faz dele um fraco? Reconhecer seu erro e crescer com ele é fraqueza? Para mim isso se chama amadurecimento, o que é imprescindível numa jornada.
Fora que até nós, leitores, nos sentimos perdidos e sem rumo nessa busca pelas horcruxes se perguntando "ele não tem um plano?", e como Ron poderia saber que Dumbledore não tinha dito nada de definitivo sobre como encontrar as horcruxes?
Além do mais ele reconheceu seu erro quase que imediadamente, e após entender que era dele que Hermione precisava se tornou um Ron mais seguro de si e crente de que seu lugar era realmente com os dois.
Post Reply

Return to “Colunas”