Ordem da Fênix: de fã para fã (resenha do filme)

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Ordem da Fênix: de fã para fã (resenha do filme)

Post by Mia Galvez »

Ordem da Fênix: de fã para fã
Por Ana Freitas

No caminho de volta do cinema para casa, minha mente funcionava furiosamente. Precisava escrever uma coluna com base no filme e de alguma forma ter um diferencial. Críticas a OdF não faltam – estão por aí aos montes, nos jornais e sites do gênero. É por isso que resolvi escrever essa ‘resenha’ não do ponto de vista de um crítico de cinema ou de alguém que assiste aos filmes por diversão simplesmente. Esse texto é uma opinião sobre o filme de uma fã para outros fãs. Simples assim. Considerando que fãs de Harry Potter são a maioria esmagadora do público alvo aqui do Potterish.com, pelo menos a idéia faz algum sentido, não?

Sem mais delongas, vamos ao filme. A primeira coisa que você vai perceber em Harry Potter e a Ordem da Fênix é que ele é um filme de suspense. Muito se falou sobre ele estar mais sombrio, e eu odeio repetir o óbvio, mas o filme realmente tem uma atmosfera claramente muito mais pesada do que qualquer um dos outro quatro filmes. Isso contribui visivelmente para uma impressão de que as coisas estão ficando feias para o lado do cicatriz.

Falando em impressões, o filme é todo sobre impressões. Como assim? Vou explicar. A ação é rápida, instantânea. Sem exageros, é piscou, perdeu. Houve MUITOS cortes (fãs xiitas ficaram revoltados) e inúmeras adaptações de roteiro, algumas até discutíveis por não terem necessidade. Desta maneira, fica difícil passar exatamente a idéia do livro da maneira como o texto como conhecemos passa – assim, o diretor introduz aqui e ali pequenas cenas que passam a impressão, a idéia geral daquilo no filme. É até difícil de citar um exemplo. De forma geral, a conclusão é que os plots paralelos, que não são mencionados, expressam uma idéia que de alguma forma é até passada através de uma ou outra cena. Não sei se isso seria perceptível para alguém que não leu os livros – não consigo ter essa visão mais.

Como adaptação, o filme me pareceu excelente. Como uma fã, gostaria sem dúvida de uma película de 8 horas, com todos os detalhes narrados no livro, sem exceção. Mas sabemos que isso não é possível. Aparentemente, a arte de filmar Harry Potter está em cortar. Aprendi a ver os filmes como uma ilustração, um resumo daquilo que leio.

Saldo final: para mim, o melhor dos cinco. Pela rapidez da ação (não dá pra respirar), pela interação magnífica do trio em diversas das cenas, pela cena da batalha final (que embora contenha uma adaptação discutível no momento da morte de Sirius, é primorosa) e principalmente pelo clima, pela idéia geral que o filme é capaz de passar. Para mim, foi um filme apaixonante, ainda que tenha alguns defeitos. Sem mencionar a melhora visível na atuação dos atores mais jovens. Apesar de Emma Watson continuar com a mesma expressão-de-sofredora para todas as situações de conflito/angústia/nervosismo, ela melhorou consideravelmente, assim como Rupert e Daniel.

É difícil falar do filme e eu sinto como se eu estivesse sempre esquecendo de um detalhe. Mas, para terminar, duas coisas no final que me fizeram arrepiar (um pouco de spoiler aqui, mas nada que vá matar ninguém, juro). Numa fala incluída, ou seja, que não estava no livro, Luna diz a Harry algo como ‘a gente sempre consegue aquilo que a procura, mesmo que não seja da maneira que esperamos’ - uma indireta para o fim da série, eu espero. E Harry antecipa o discurso das últimas páginas de EdP na última cena do longa: ele fala sobre ter algo pelo quê lutar, ao lado de uma Hermione e de um Ron pensativos e esperançosos.

O grande problema de a Ordem da Fênix é quando ele acaba – é nessas cenas finais, tão significativas, que a gente se dá conta que o fim está próximo e que os acontecimentos nele serão grandiosos, para o bem ou para o mal.


Ana Freitas é estudante de jornalismo.
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
User avatar
Adriana Snape
Praticando com a AD
Praticando com a AD
Posts: 1812
Joined: 21/01/07, 21:46
Sexo: Feminino
Estado: PR
Casa: Sonserina
Micro Blog: www.twitter.com/drianis
Location: Mordor

Post by Adriana Snape »

Mia, por um minuto, tremi de indignação achando que vc tinha ido ver o filme sem mim!!! Só respirei depois q li o nome que assina a coluna, Ana Freitas (e a essa altura, já estava ficando azul...).

Mas adorei a reportagem, é mesmo muito mais legal ver uma resenha escrita por um fã, apesar da tendência (óbvia) q o fã tem de gostar de tudo.
SLY PRIDE


Image
~*~ CONFESSIONÁRIO VIP da Bruna Behrens ~*~
(Que me deu esse lindo banner de Amigo Oculto Sly)


Fami FW!
Amor escorrendo pela telinha! <3
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Post by Mia Galvez »

Não, sister! Eu só postei porque sou eu que posto as colunas! rsrsrsrs

A Ana que foi sortuda e viu primeiro, na pré-estréia!

Espero que gostem do texto, ela fez às 3 da manhã especialmente para o Potterish! :palmas
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
User avatar
Carol_Evans
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 285
Joined: 20/04/05, 22:25
Casa: Corvinal
Location: Jogando Quadribol com o pessoal da corvi
Contact:

Post by Carol_Evans »

NHAAAAAAAAAAAAAAAA...
eu tb fui na pre estreia...
e realmente a opiniao da ana tem muito a ver com a minha tb...
embora o final me deixou a desejar... um poco...
realmente me surpreendeu a atuacao principalmente do Dan... e realmente o filme deixou sua fase crianca e amadureceu... de um jeito para ser mais adulto e sombrio..como os livros sao....
Image
User avatar
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 577
Joined: 14/03/07, 15:31
Casa: Sonserina

Post by Arielle *~ »

Eu tbm fui na Pré o//
Realmente vc resumio o filme em si de uma maneira primoroza, Amei ^^
Simpelsmente Demais!
Parabens :D
Image
User avatar
ML
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 977
Joined: 02/08/07, 19:51
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Location: JUNDIAÍ
Contact:

Post by ML »

Nao fui na pré, estava esgotada, muito boa resenha. legal
~Batendo de frente o justo não treme o guerreiro não gela!~
User avatar
Juh WP
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 960
Joined: 22/05/05, 21:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8673240218
Micro Blog: http://twitter.com/juh_black86
Location: NY

Post by Juh WP »

Adorei a coluna. Realmente, o filme foi o mais curto do maior livro. Mas a adptação ficou muito boa!
Image

- E se eu for para Sonserina? (...)
... - então, a Sonserina terá ganhado um excelente estudante, não é mesmo? Não faz diferença para nós, Al.


Harry Potter e as Relíquias da Morte (Pág. 589)
User avatar
_dado
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 93
Joined: 25/10/07, 15:56
Location: Resgatando o Cedrico la no cemitério.
Contact:

Post by _dado »

eh, concordo=x

mas como disseram:

o fã sempre adora tudo neh :D
Image

O Jornal dos Slashers <3
  • Família FicWriters
  • Imandade Slashers
  • Fraternidade Maroto
Post Reply

Return to “Colunas”