A vida e as mentiras de Alvo Dumbledore

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

A vida e as mentiras de Alvo Dumbledore

Post by Mia Galvez »

A vida e as mentiras de Alvo Dumbledore
Por Camila Galvez

É evidente que o livro que dá nome a essa coluna, escrito pela repórter sensacionalista Rita Skeeter, não é lá uma fonte muito confiável em relação à vida de um dos maiores e mais poderosos bruxos da saga escrita por J.K. Rowling. Porém, é inegável que contém fatos um tanto quanto inquietantes em relação à vida de Dumbledore, comprovados depois por ele próprio no capítulo em que conversa com um Harry nem vivo nem morto, em algum lugar que se parece com a estação de Kings Cross.

Um desses fatos martelou constantemente na minha cabeça após a leitura de <i>Harry Potter and the Deathly Hallows</i>: o estranho relacionamento cultivado por Dumbledore com um dos maiores bruxos das trevas de sua época, aquele que pode ser encarado praticamente como o antecessor de Voldemort: Gillert Grindelwald.

Grindelwald era sobrinho de Bathilda Baghsot, famosa historiadora bruxa que vivia em Godric’s Hollow. Os Dumbledore se mudaram para o povoado após a prisão do pai em Azkaban, acusado de assassinar um grupo de trouxas que atacou a caçula da família, Ariana. Por conta da agressão sofrida, a jovem ficaria para sempre com o equilíbrio emocional abalado, e teria constantes crises de violência nas quais não era capaz de medir a força de sua magia. Nesta casa, a mãe de Dumbledore, Kendra, morreria durante uma crise de Ariana. Então, o jovem Dumbledore, recém-formado em Hogwarts, viu-se como o arrimo da família, aquele que, como filho mais velho, deveria tomar conta de Aberforth e Ariana.

Num momento em que estava absolutamente frustrado com seu destino e sentindo que desperdiçava todo o seu potencial de ser grande e reconhecido no mundo bruxo, Dumbledore encontrou aquele que carregava dentro de si as mesmas ambições que ele. Tudo em nome daquilo que ambos chamavam de Bem Maior.

“Grindelwald. Você não pode imaginar como as idéias dele me pegaram Harry, inflamaram-me. Trouxas forçados à subserviência. Nós, os bruxos, triunfaríamos. Grindelwald e eu, os jovens e gloriosos líderes da revolução.”
(DH, pg. 573 – edição britânica)

Mais tarde, e já cego de ambição, Dumbledore cometeu um erro que se tornaria um dos maiores arrependimentos de sua vida, algo que passaria a enxergar pelo resto de sua existência no espelho de Ojesed: durante um duelo entre ele e Grindelwald, Ariana foi atingida por um feitiço e morreu. O grande bruxo passou a se culpar pela perda da irmã, sem saber exatamente se fora ele ou Grindelwald quem a matara.

Motivado pelo desejo de vingança e pela ambição que o movia na busca pelas Relíquias da Morte, Dumbledore foi até o fim para encontrar e vencer Grindelwald, tornando-se assim o mestre da Varinha Anciã ao derrotá-lo em 1945. Posteriormente, com a Capa da Invisibilidade de James Potter, passada de geração em geração, Dumbledore quase se tornaria imortal. Faltava apenas a Pedra da Ressurreição, para ele a Relíquia mais importante, pois traria a possibilidade de ter sua família reunida novamente. Porém, ao encontrá-la, Dumbledore encontraria também a sua própria ruína, amaldiçoado pelo pedaço da alma de Voldemort que habitava o anel dos Gaunt no qual a Pedra estava depositada.

Está certo que Dumbledore se deixou seduzir pelas idéias de Grindelwald e pela busca das Relíquias capazes de torná-lo imortal. Para alguém jovem e cheio de ambição, alguém que não tinha quase nada a perder e queria provar que era capaz de ser grande e poderoso, a idéia pareceria realmente tentadora. Porém, para a minha mente de slasher inveterada, há muito mais coisas nas entrelinhas que não foram citadas pela nossa querida J.K.Rowling. Pelo menos até hoje.

A autora finalmente resolveu surpreender os fãs com uma notícia que ouso chamar de uma das melhores que já recebi em relação a Harry Potter. Durante uma de suas famosas leituras, realizada em Nova York, Rowling afirmou com todas as letras: Dumbledore era gay e apaixonado por Gellert Grindelwald. Ao observar a reação da platéia, que a aplaudiu de pé, apenas afirmou:

<i>“Se eu soubesse que isso os deixaria tão felizes, teria contado anos antes”</i>.

Não é preciso dizer que os slashers fãs de Harry Potter estão mais que felizes, jogando purpurina para todos os lados, assim como eu. Para quem não está acostumado ao mundo de fanfics e fóruns, slasher é um fã da saga de Harry Potter que incentiva e gosta de formar casais homossexuais entre as personagens. Há de tudo no slash, sendo que as uniões mais difundidas e famosas entre os escritores de fics são Draco/Harry e Remus/Sirius. Mas a perspectiva de ver um casal slash se tornar real nos livros era algo que nós, definitivamente, não esperávamos. Slashers de plantão agora andam por aí de peito aberto, vestindo as cores do arco-íris e gritando aos quatro ventos: SLASH é CANON.

Prova de que J.K. Rowling é uma pessoa livre de preconceitos, que não tem receio de que um de seus personagens mais brilhantes e inesquecíveis seja alguém que se relaciona com o mesmo sexo. É isso que nós, slashers, tentamos dizer – e somos, muitas vezes, incompreendidos -: que o mundo precisa entender e aceitar a opção sexual de cada um, pois ela é exatamente isso: uma opção pessoal e intransferível. Um homem não será menos valoroso ou inferior só porque escolheu se relacionar com outro homem, e o mesmo vale para uma mulher. Chegou a hora de provar ao mundo que a homossexualidade pode – e deve – ser de uma vez por todas aceita na sociedade. Afinal, se vivemos em um mundo democrático e livre, porque alguns insistem em carregar preconceitos tão antigos?

Portanto, para aqueles que ainda se julgam no direito de criticar os homossexuais, mirem-se no exemplo de um dos maiores bruxos de todos os tempos. Porque hoje eu vou usar vestes roxo-berrante e sair por aí com uma bandeira escrita “a capacidade de amar é o maior poder do mundo”, independente do sexo. Eu aconselho a seguir o exemplo. Pelo Bem Maior.


Camila Galvez é jornalista e autora de fanfics. E ama slash, se é que os leitores ainda não notaram!
Last edited by Mia Galvez on 15/11/07, 13:22, edited 1 time in total.
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
User avatar
duxx Andrade
Newsposter Potterish
Newsposter Potterish
Posts: 110
Joined: 12/12/05, 22:03
Location: Torre da Corvinal

Post by duxx Andrade »

apoiado, apoiado!
eu até hoje nunca tinha sido a favor de slash em Harry Potter justamente porque não tinha nada a ver com a história.
Tipo, Draco e Harry? Aquele Harry que ama a Gina incondicionalmente? Remo e Sirius? Aquele Remo que ama a Tonks, não quer machucá-la e tal tal tal?
Qual é, nunca!
Slash nunca fez sentido pra mim, por isso eu não apoiava.
Agora... sim, SLASH É CANON!
E Dumbledore/Grindelwald já está entre os casais que eu apóio \o/
Go Dumbie!
Image
Image
ImageImage
****
ImageImageImage
User avatar
AnaTeresa
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 572
Joined: 09/12/05, 15:43
Sexo: Feminino
Estado: Portugal
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com/Main#Profile.aspx? ... 5350841515
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/a_anix
Blog: http://open-skies-over-me.blogspot.com
Micro Blog: http://twitter.com/a_anix
Photos: http://www.fotolog.com/a_anix/
Youtube: http://www.youtube.com/user/hannah79
Location: Açores e/ou Lisboa

Post by AnaTeresa »

Oh deuus! super apoio!
Não sou mto fã de slash, mas depois de ler fiquei ";O"
Mto boa mesmo!
Sinceramene nunca tinha pensado dessa maneira!

Dumbledore/Grindelwald /0/

Alice in Wonderland
Curiouser and curiouser!


Fic's:

Claro-Escuro (Terminada!)
A Festa de Draco
User avatar
Morg
No Cemitério no retorno de Voldemort
No Cemitério no retorno de Voldemort
Posts: 1644
Joined: 21/04/06, 16:46
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Blog: http://soliloquioadois.livejournal.com
Location: No Monte Olimpo, escrevendo Haikais com Lorde Apolo. XD

Post by Morg »

*agita a bandeirinha: Slash é Canon* :mrgreen:
Image

The game, Mrs Hudson, is on!


mãe-meu-amor da Erikitxa e mãe-coisinha da Gabione <3
Spoiler
em busca dos filhos perdidos...
User avatar
_dado
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 93
Joined: 25/10/07, 15:56
Location: Resgatando o Cedrico la no cemitério.
Contact:

Post by _dado »

aeeeeee *-*

amo slashs;

amor é amor de qualker forma;

e a sexualidade de Dumbledore nao diminuiu sua grandeza
Image

O Jornal dos Slashers <3
  • Família FicWriters
  • Imandade Slashers
  • Fraternidade Maroto
User avatar
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 577
Joined: 14/03/07, 15:31
Casa: Sonserina

Post by Arielle *~ »

Eu nunca fui Slash, por exempl, Nevile. Nunca tive um Ship pra ele, e nunca pensei num Ship Slash. Mais eu realmente admiro JK depois dessa, mostrou que o fato de alguem ser homo não quer dizer que ele é menor nem maior que ninguem, que ele é um ser humano. Eu sou Católica e suspeita para falar de Homosexualidade, porque para nós isso é errado. Mais eu axo que se a pessoa escolheu em vez da religião, sua felicidade aqui, quem sou eu para condenar? Cada uma faz sua escolha, e eu apoio. Seria amiga de Gays e não condenaria, e eu axo que seria mto amiga rs
Amei sua coluna e como você falou rapido e curto, sobre um assunto tão delicado, e com muita clareza. Parabens!
Image
User avatar
_dado
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 93
Joined: 25/10/07, 15:56
Location: Resgatando o Cedrico la no cemitério.
Contact:

Post by _dado »

se bem que, tudo isso pra mim não passa de uma jogada de marketing da JK;

:twisted:
Image

O Jornal dos Slashers <3
  • Família FicWriters
  • Imandade Slashers
  • Fraternidade Maroto
User avatar
duxx Andrade
Newsposter Potterish
Newsposter Potterish
Posts: 110
Joined: 12/12/05, 22:03
Location: Torre da Corvinal

Post by duxx Andrade »

se bem que, tudo isso pra mim não passa de uma jogada de marketing da JK;

Twisted Evil
caso você não tenha entendido o contexto, uma garota FEZ UMA PERGUNTA pra ela, e ela respondeu
a pergunta era se Dumbledore tinha encontrado o amor, e a resposta, sem enrolação e bem direta, foi "ele era gay e gostava d Grindelwald"
e não sei exatamente pra quê uma mulher mais rica que a Rainha, com um patrimônio enorme, e que já garantiu o pé de meia da família por várias gerações, realmente iria precisar de uma jogada de publicidade ¬¬³³³³³³³³³
Image
Image
ImageImage
****
ImageImageImage
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Post by Mia Galvez »

É, gente... como falou o Duxx, eu não encaro mais nada que ela falar como "jogada de marketing", porque Harry Potter já é sucesso. Só o marketing do boca-a-boca em volta da série, nesse momento, já é suficiente pra vender 99% dos livros.

E sim, ela apenas respondeu uma pergunta, algo que ela já sabia há muitoooo tempo...

E obriga pelas críticas e elogios à coluna, galera!

*momento propaganda on*
Ainda vamos ter mais colunas falando sobre esse e outros assuntos relacionados às últimas declarações da Rowling em breve!
*momento propaganda off*
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
User avatar
_dado
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 93
Joined: 25/10/07, 15:56
Location: Resgatando o Cedrico la no cemitério.
Contact:

Post by _dado »

o fato de uma personagem do livro ser homossexual, apesar de relevante na história, é algo que realmente é marcante pra ser escondido durante esse tempo todo;

acho que se ela tivesse isso premeditado ja teria dito antes :)

continuo achando que foi uma jogada de Marketing ^^
Image

O Jornal dos Slashers <3
  • Família FicWriters
  • Imandade Slashers
  • Fraternidade Maroto
User avatar
Luana Potter
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 59
Joined: 16/11/07, 15:36
Casa: Grifinória
Location: Grimmauld Place
Contact:

Post by Luana Potter »

preconceito: quanto mais você usa, mais mal te faz :D
mas acho que o dumbledore se ofuscou um pouco nesse ultimo livro ;//
Post Reply

Return to “Colunas”