Ron e Hermione: As Verdadeiras Entrelinhas

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Ron e Hermione: As Verdadeiras Entrelinhas

Post by Mia Galvez »

Ron e Hermione – As Verdadeiras Entrelinhas
por Isadora Cecatto

Sétimo livro sendo escrito, comunidades do Orkut como palco de discussões constantes a cerca dos possíveis finais, mundo dos shippers pegando foco como nunca. Esse era o cenário do universo potteriano até o dia vinte e um de julho, quando Harry Potter e as Relíquias da Morte teve seu tão esperado lançamento, dando fim às especulações e deixando insatisfeitos muitos lados da Guerra dos Shippers.

Como todo pottermaníaco bem informado sabe, uma das maiores polêmicas que a saga Harry Potter gerou a cerca de sua trama foi a escolha dos casais feita por J.K. Rowling, a qual originou tanto revolta quanto satisfação. Os fãs se empenharam em imaginar todo tipo de romance, dos possíveis aos absurdamente inviáveis, se apoiando em “provas” e “evidências” dos mais variados gêneros. Embora existam muitos, essa coluna vai abordar um casal em especial e falar de uma evidência usada para defender vários: Ron e Hermione, ship concretizado no sétimo livro da série, e as entrelinhas, tão consideradas para validar casais não concretos.

Não é novidade que o final R/Hr e H/G de Harry Potter irritou os fanon shippers. Mas, e acredito que todos concordem, existe uma grande diferença entre ser apaixonado por um ship desejando que ele seja real, e acreditar cegamente que ele o seja, ignorando os fatos para dar atenção à supostas entrelinhas. E qual é o limite que separa as verdadeiras realidades ocultas “entre as linhas” dos sete livros, da imaginação fértil de fãs inconformados?

É impossível falar de canon e entrelinhas sem se lembrar diretamente da polêmica Ron e Hermione X Harry e Hermione. Enquanto os segundos cobravam um beijo ou prova de amor, os primeiros pediam fatos. E o Epílogo de Relíquias da Morte, além de diversas outras passagens do último livro, foi a resposta que favoreceu apenas um dos lados: veio o beijo (muito mais do que isso, diga-se de passagem), e nenhum fato que provasse um amor secreto entre o herói Potter e sua melhor amiga. Mas, levando em conta a certeza iminente que alguns H/Hr demonstravam ter de que o casal era real e estaria no sétimo livro, onde está o erro desses shippers?

Não sou J.K. Rowling para afirmar categoricamente o que quer que seja sobre isso, mas tenho uma opinião plausível com a qual é provável que muitos concordem. Para começar minha análise sobre o que eu chamo de as verdadeiras entrelinhas, levemos em conta os fatos:

1) Os livros se passam do ponto de vista de Harry. Desde o primeiro até o sétimo, o herói não demonstra nenhum interesse por Hermione que ultrapasse a amizade. Aliás, ele sequer chega a ter ciúme da garota com relação a outros garotos, o que é freqüente quando se está apaixonado.

2) Quando somos crianças, é comum que sintamos uma mistura de amor e ódio ao gostar de alguém, justamente por não compreendermos direito o que sentimos. Desde a primeira vez em que se encontraram, Ron e Hermione se estranharam, discutiram e demonstraram reações ciumentas um com o outro.

3) Hermione não se mostra irritada com o fato de Harry gostar e/ou estar com outras garotas. Pelo contrário, a amiga o ajuda com Cho e demonstra satisfação ao vê-lo com Ginny em O Enigma do Príncipe. Quando o assunto é Ron e Lavander, porém, Hermione se mostra chateada e ciumenta, chegando ao ponto de chorar e cortar relações com o amigo Weasley.

4) Os momentos de tensão entre Ron e Hermione acontecem da primeira página de A Pedra Filosofal à última de Relíqueas da Morte. Em acontecimentos simples como um beijo no rosto antes de um jogo de quadribol, um “Eu te amo, Hermione” por conta de um favor no dever de casa e outros vários que, inclusive, ganham comunidades no Orkut, os dois reagem corando, ficando sem jeito. Não se poderia chamar isso de entrelinhas?

5) J.K. Rowling já mostrou que escreve seus livros de acordo com aquilo que planejou desde o início, não se deixando influenciar em escolhas importantes. Se a autora dos livros desenvolveu um casal desde o princípio, declarando no meio do caminho que ele é, sim, um casal da trama, qual a razão de abrir possibilidade para que exista um outro que desmonta o primeiro?

6) A reação de desespero que Hermione demonstrou após a partida de Ron no sétimo livro e a raiva que a sucedeu, em seu retorno, são claramente sentimentos intensos e cheios de significado. A garota se viu sem chão sem a presença dele, e quando encarou Ron novamente depois de tantos dias, ficou dividida entre o alívio de vê-lo bem, ao seu lado de novo, e descontar a ira que sua partida gerou. Vemos uma grande diferença dessa cena para as passagens onde Harry está em situação de perigo e/ou ausência. Com relação ao herói Potter, sua melhor amiga reage como uma mãe ou irmã reagiria em situação parecida: apenas o alívio e o carinho familiar se encontram presentes.

Diante de questões como as acima citadas, penso que o espaço para casais alternativos que existam apenas nas entrelinhas se torne limitado, o que faz com que seja desnecessária a existência do mesmo na trama em si. Ampliando o conceito da palavra, já que muitos defendem que J.K. Rowling, ao pedir que “lêssemos nas entrelinhas” em uma entrevista antiga, se referia a um casal oculto como Harry e Hermione, posso ousar afirmar que ela estava, na verdade, falando de Ron e Hermione, que embora sem beijos e declarações explícitas, demonstravam seus sentimentos com rubores faciais em horas oportunas e ataques de ciúme a torto e direito, os quais podem, juntos, formar o conceito perfeito de um único fato oculto - mesmo que não por completo. Seriam as evidências R/Hr, então, as verdadeiras entrelinhas.

Como eu sempre reforço, é normal e até mesmo saudável que existam pessoas contrárias aos casais canon de qualquer boa obra e que estas defendam fanons. O inaceitável, porém, é quando fãs de um ship que não se mostra concreto nos livros querem acreditar que ele é real e convencer os outros disso, não aceitando nem mesmo as mais irrefutáveis provas. Quando Jo Rowling declarou, por exemplo, que “quem ainda acredita em Harry e Hermione tem que voltar e reler”, houve centenas de H/Hr ignorando a declaração, bem como ignoraram a famosa “o mistério acabou, é isso. Sabemos agora que é Ron e Hermione”. E são a esses que eu chamo de iludidos, e não àqueles que têm um gosto diferente do que é mostrado na saga. Discordar é natural. Não aceitar é teimosia sem sentido.

Os argumentos que usei até aqui não são, em sua maioria, inéditos. Os H/Hr shippers pelo mundo já devem ter ouvido, contestado, lido e relembrado diversos deles quando o sétimo livro ainda não havia sido publicado, o que não foi suficiente – ao menos no caso da maioria - para dar fim às esperanças de que seu casal pudesse ser real de algum jeito. Mas, para finalizar, é preciso levar em conta que Harry Potter e as Relíquias da Morte trouxe aos fãs, junto do eletrizando desfecho, a prova final de que nunca houve entrelinha alguma que tornasse possível Harry e Hermione como um casal: no capítulo dezenove – A corça prateada, na versão brasileira -, depois da perversa aparição dos fantasmagóricos Harry-Riddle e Hermione-Riddle, saídos de dentro do medalhão, Harry profere palavras que foram certamente a vitória definitiva do casal Ron e Hermione, tornando absoluta a certeza de que J.K. Rowling não pôs em parte alguma entrelinhas a favor do outro. Aí vai a transcrição:

- Depois que você foi embora – disse Harry baixinho, feliz que o rosto do amigo estivesse escondido -, ela chorou uma semana. Provavelmente mais, só que não queria que eu visse. Teve muitas noites em que nem nos falamos. Com a sua partida...

Não pôde terminar; somente agora com a volta de Rony é que compreendia inteiramente o quanto lhes custara a ausência do amigo.

- Ela é como uma irmã – continuou ele. – Eu a amo como uma irmã e acho que ela sente o mesmo com relação a mim. Sempre foi assim. Pensei que você soubesse.

Página 295, Harry Potter e as Relíquias da Morte, versão brasileira.

Levando em conta as palavras de Harry sobre sua relação com Hermione, não há margem para dúvidas: as sentenças “Eu a amo como uma irmã e acho que ela sente o mesmo com relação a mim” e “sempre foi assim” são a declaração direta de que ambos sempre encararam um ao outro como irmãos, alimentando um amor que nada tem a ver com a relação imaginada pelos defensores do casal H/Hr.

Por fim, concluo minha análise afirmando que, baseada nos argumentos que citei e na passagem que transcrevi, além das outras milhares espalhadas pelos sete livros, J.K. Rowling falava de Ron e Hermione quando pediu atenção às verdades ocultas dos livros. Não há e nem nunca houve entrelinhas que possibilitassem a existência do casal Harry e Hermione, bem como nunca foi intenção da autora que os dois formassem relação alguma além da de grandes amigos-irmãos. As evidências R/Hr, recentemente transformadas em fatos, foram e sempre serão para mim, portanto, as verdadeiras entrelinhas.

Aos H/Hr? Com todo respeito que me é peculiar, só posso dar o mesmo conselho que a própria J.K. Rowling usou ao falar a esse respeito: não deixem de voltar e reler.


Isadora Cecatto é estudante e escritora de fanfics.
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
Kimberly Desiree
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 827
Joined: 19/01/06, 18:33
Sexo: Feminino
Estado: SP
Contact:

Post by Kimberly Desiree »

:palmas
Adorei a coluna. Montes de pessoas sempre discutem essas coisas (e o que há para se discutir sobre fatos?), mas ficou claro, explícito e inegável nesse texto muitíssimo bem estruturado. x} Parabéns, Isadora! Ficou ótimo.
Betynha Sly
No enterro de Dumbledore
No enterro de Dumbledore
Posts: 5017
Joined: 20/12/06, 13:30
Sexo: Feminino
Estado: DF
Casa: Sonserina
Micro Blog: www.twitter.com/betynha
Location: Here, trying to put all the shattered pieces back into one heart
Contact:

Post by Betynha Sly »

:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas

Fantástica coluna.
Brilhantes argumentos.
E uma análise muito lúcida do que sempre esteve nas linhas e nas entrelinhas.

Parabéns Isadora!!!

Ai... eu que sou uma manteiga com meus xuxus, tô emocionadenha aqui!!!

Thanks pela excelente coluna! \o/
One True Pairing!
Image

Image Image Image

Image

Slytherin is not for the faint heart!
Image
Romione - Caskett - Peeniss
User avatar
Morg
No Cemitério no retorno de Voldemort
No Cemitério no retorno de Voldemort
Posts: 1644
Joined: 21/04/06, 16:46
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Blog: http://soliloquioadois.livejournal.com
Location: No Monte Olimpo, escrevendo Haikais com Lorde Apolo. XD

Post by Morg »

:palmas :palmas :palmas

É canon, meu! Não eram evidências, eram FATOS. E do tamanho de trasgos após sofrerem um engorgio. :mrgreen:
Image

The game, Mrs Hudson, is on!


mãe-meu-amor da Erikitxa e mãe-coisinha da Gabione <3
Spoiler
em busca dos filhos perdidos...
User avatar
Gui M.
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 880
Joined: 06/12/06, 13:39
Sexo: Masculino
Estado: MG
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 08609&rl=t
Location: Vahalla, oh oh oh!

Post by Gui M. »

Muito boa mesmo a coluna!!
:palmas :palmas
Isso deixa claro os varidos fatos que comprovam R/Hr como um verdadeiro casal e rebatem qualquer tipo de tese defendida pelos H/Hr.
. Come into the light
Let me show you how we stay alive.

Image

*
User avatar
Juh WP
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 960
Joined: 22/05/05, 21:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8673240218
Micro Blog: http://twitter.com/juh_black86
Location: NY

Post by Juh WP »

Sem palavras, adorei! Só o fato do Harry dizer que ama a Mione como irmã já encerra a discussão.
Muitos H/Hr podem não ter gostado do final, outros, se dizem conformados (sim, aqueles que achavam que ainda haveria possibilidade deles no RdM). Agora me digam: onde vai encaixar o H/Hr no contexto de RdM? Só se a JK for mágico e plim!.

Muitos acreditam que a Warner vai colocar Dan e Emma se beijando em RdM! :shock: Ok. Esperem.

Parabéns pela coluna!
Image

- E se eu for para Sonserina? (...)
... - então, a Sonserina terá ganhado um excelente estudante, não é mesmo? Não faz diferença para nós, Al.


Harry Potter e as Relíquias da Morte (Pág. 589)
User avatar
. isaa!
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 69
Joined: 20/11/07, 13:37

Post by . isaa! »

:palmas
Adorei a coluna!
Contra fatos não há argumentos. <33 ;
Ótimos argumentos... não tnho palavras.
Parabéns Isadora :}
<center>
R/Hr - No theories, just facts (L) NOW MORE THAN EVER
.
ImageImageImage</center>


8)




.

</center>
User avatar
Dani Weasley Potter
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 44
Joined: 27/09/07, 11:44
Sexo: Feminino
Estado: ES
Casa: Grifinória
Location: Na Toca, com a minha avó Molly...

Post by Dani Weasley Potter »

Jade Weasley Potter wrote:Muitos acreditam que a Warner vai colocar Dan e Emma se beijando em RdM! :shock: Ok. Esperem.!
acho q isso seria por causa da Horcrux do medalhão (harry-riddle e hermione-ridle)
Image

H/G, R/Hr sempre!
J.K. concorda comigo!!! :)
User avatar
Rithynha Weasley
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 73
Joined: 12/12/07, 08:28
Location: Entre os parentes Trouxas...

Post by Rithynha Weasley »

Nossa realmente parabéns pela coluna.
Incontestáveis argumentos.

Também não vejo como poderia haver H/Hr, se tudo, sepre indicou R/Hr.
Quem não se lembra do quarto livro, do quanto Ron adorava o Krum até este se mostrar interessado por Mione???

Se colocarem o beijo no RdM, será somente para mostrar o que a Horcrux fez a Ron. Nada mais...
Image
We are not just ladies. we are Gryffindor Ladies
Família Grifinória
Bisneta de Blocbebé23
Neta de Nym e Sirius
Filha de: Nana C.B.
Irmã de: Di_Lua
Afilhada de: Pri WP e Bidone The Prince

User avatar
renan_ccsilva
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 6
Joined: 14/02/07, 15:58
Location: São Luis

Post by renan_ccsilva »

Muito boa a coluna! :palmas :D Não acredito que ainda tenha gente que não aceite que Harry não tenha ficado com Hermione. Só havia alguma dúvida com relação a isso, pelo menos para mim, até o segundo livro...
User avatar
.Marina.
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2909
Joined: 14/08/05, 01:17
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Location: Seattle Grace

Post by .Marina. »

Preciso dizer alguma coisa?

A coluna já diz tudo.
São argumentos completamente incontestáveis

Já tá obvio que Ron e Hermione é fato desde a Pedra Filosofal.
E contra fatos não há teorias.

E parabéns Isadora.
Coluna simplesmente ótima!
Hey, me olha.



Image

"Você diz que é toda sombria e sinuosa, mas não é falha uma. É uma força. Ela faz você quem você é.
Eu te amo e quero passar o resto da minha vida com você. "



Me olha de novo!
User avatar
Thaci
Na Copa Mundial de Quadribol
Na Copa Mundial de Quadribol
Posts: 1039
Joined: 08/03/07, 20:15
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Location: Andando por ai...

Post by Thaci »

Nossa, mto boa a coluna! :palmas :palmas :palmas

Já disse tudo né!
Se antes do último livro já não tinha como os argumentos de alguns iludidos ganharem dos fatos mostrados nos livros, depois então...sem chances!

E Ron e Hermione esteve evidente desde o dia que eles se conheceram no Expresso de Hogwarts até o epílogo de Deathly Hallows!

Parabéns Isadora, a coluna ficou ótima!!


RONHERMIONE

Image Image Image Image

SO DAMN PERFECT!!!!! *_*



SLYTHERIN PRIDE
BLITZKRIEG
User avatar
Jho Pertif
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 735
Joined: 28/09/07, 16:47
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Last.fm: www.lastfm.de/user/infra_vermelho
Micro Blog: www.twitter.com/krasucki
Location: Entre o Monitor e a Cadeira

Post by Jho Pertif »

Uma coluna muito boa!

Ron e Hermione é o melhor casal da série HP...sem dúvida!
Comecei a criar paixão mesmo pelos dois, apartir do 4º livro
Betynha Sly
No enterro de Dumbledore
No enterro de Dumbledore
Posts: 5017
Joined: 20/12/06, 13:30
Sexo: Feminino
Estado: DF
Casa: Sonserina
Micro Blog: www.twitter.com/betynha
Location: Here, trying to put all the shattered pieces back into one heart
Contact:

Post by Betynha Sly »

A Isadora falou do ponto de vista do Harry né? Que ele nunca demonstrou um interesse além do amigo/irmão que ele é para a Hermione...

E a gente também pode acrescentar a isso o fato de o Harry não incomodar a Hermione como o Ron.
Parece que ele tinha (e tem, na verdade) a capacidade de tirar a Hermione do eixo racional em que ela se coloca sempre... o Harry, por outro lado...

E viva R/Hr minha gente! \o/
One True Pairing!
Image

Image Image Image

Image

Slytherin is not for the faint heart!
Image
Romione - Caskett - Peeniss
User avatar
Isadora Cecatto
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 14
Joined: 13/10/06, 23:06
Location: Floripa
Contact:

Post by Isadora Cecatto »

Bom, depois de perder as respostas que tinha escrito para mais de 40 comentários ontem a noite, vou recomeçar do zero.

Primeiro de tudo: Muitíssimo obrigada a todos que, além de ler, se dispuseram a fazer comentários, debater, questionar, parabenizar ou até mesmo desmerecer meu trabalho. Tudo faz parte do retorno que eu espero quando escrevo sobre um tema polêmico como esse, e me faz feliz o fato de ele ter sido tão grande já no terceiro dia desde a postagem da coluna.

Uma correção: Algumas pessoas comentaram me chamando de Camila. Meu nome, na verdade, é Isadora Cecatto. Camila pertence à Mia Galvez, nossa colunista chefe, que é quem posta as colunas de todos. O nome do autor pode ser visto logo abaixo do título da análise/coluna, como por exemplo, no caso dessa, "por Isadora Cecatto". Mas a Mia escreve colunas realmente brilhantes, então os parabéns destinados à ela por engano não são de todo inválidos :)

Um esclarecimento: Acredito que alguns que leram minha coluna não compreenderam direito o que eu imaginava ter deixado bastante claro no desenvolver dela, então vou esclarecer: Não tenho nem nunca tive qualquer coisa contra aqueles que defendem o casal Harry e Hermione e não curtem a garota com Ron. Isso é perfeitamente normal, como eu aponto na frase "discordar é natural". Minha análise foi feita para atingir (não no sentido agressivo da palavra, mas no de finalidade, intenção, público alvo) os H² inconformados e iludidos que, mesmo depois de um final R/Hr e H/G, continuam apostando no romance entre os dois nada mais que amigos. Não se sintam ofendidos e desrespeitados, portanto, os que não se encaixam nesse segundo grupo, pois eu os respeito e sequer pensei em vocês ao redigir essa coluna.


Tenho certeza de que todos concordam e compreendem que seria bastaaante complicado pra mim dar resposta à todos que escreveram algo sobre a coluna, certo? Vou dar preferência aos que levantaram novas questões, questionaram ou discordaram dos argumentos que apresentei, não por desmerecimento aos que apenas parabenizaram, mas por uma questão de praticidade.
Finalmente, então, respondendo os comentários:


Fer: Obrigada, Fer! E meu nome é Isadora, ok? huehieiuehu ;x
Sabe, você falou uma coisa interessante: parabéns pela coragem. Gosto de escrever sobre temas polêmicos, sim, mas não me julgo corajosa por isso. Vou ter medo de que, afinal? Colunas são feitas pra mostrar a opinião dos colunistas, e eu mais não faço do que opinar em todas as que escrevo. Se minha opinião gera polêmica ou não, é outro caso. Acredito, então, que seja uma questão de paciência. Valeu mesmo, beijão!


Juliana: Você deve estar se referindo à Ainda Bem que temos a Warner, uma comunidade que defende os filmes de um jeito que eu, com todo respeito, julgo patético. Antigamente, antes de o sétimo livro ser lançado, eu costumava entrar lá pra responder aos tópicos e debater as teorias que eles criam, mas depois de ler alguns absurdos como "J.K. Rowling não escreveu o sexto livro" e teorias que defendem H/H baseadas em argumentos que se limitam a hipogrifos, poções do amor feitas por Gina e posições de cadeiras em uma prova, acabei desistindo e mudando minha finalidade por lá para a de rir sem parar, me divertir um pouco, sabe? E sim, são adultos teimosos e inconformados com um ship de livro. Quanto a isso eu prefiro nem comentar. Valeu pelo comentário e pela lembrança divertida, Ju! Beijos!

Aos que falaram da questão dos spoilers: Não são os colunistas quem criam essas regras, portanto não sei se a política anti-spoilers já foi abolida. Vou ver se consigo a informação e passo por aqui de novo, ok? Mas defendo a opinião de que quem lê colunas do Ish e frequenta o site depois do lançamento do livro, já deve tê-lo lido, não é? Procurar Harry Potter nessa época sem ler é pedir pra saber o que acontece no último!

Pri: Bem-vinda ao mundo civilizado, Pri! Fico satisfeita demais ao ver que existem pessoas dispostas a nutrir discussões saudáveis e educadas por aqui! Só gostaria que você desse mais uma olhada na coluna pra perceber que eu não chamo todos os H² de iludidos, mas sim direciono argumentos àqueles que o são, pois eles existem, temos de concordar! Quanto a você e o restante dos puramente defensores do ship, só posso dizer que os respeito e não tenho nada contra sua opinião. "Discordar é natural. Não aceitar é teimosia sem sentido". Isso não serve pra você, mas sim pros que não aceitam que é R/Hr e se rebelam contra os fatos, querendo convencer a todos de que em algum lugar dos sete livros existem evidências que provam a existência do casal. A coluna não visa convencer ninguém, mas sim expôr a minha opinião quanto a uma coisa que eu julgo real e óbvia demais pra ser negada ou ignorada por quem quer que seja! Obrigada pelo comentário educado e por ter cabeça de, mesmo não apoiando o shipper que a coluna defende, conseguir dizer que gostou dela. E que bom que percebeu a ausência intencional de preconceitos! Beijos!

Amanda: Percebi que era essa a comunidade que a Juliana comentou, Amanda! E com certeza: entro hoje lá só pra rir, isso quando entro. Lembro até de ter visto um tópico sobre uma coluna antiga minha, a "Harry e Gina - Amados e Odiados". Eles falaram de mim pra caramba, quase morri de rir! Haha. Que bom que curtiu a coluna e também esteve na batalha pra tentar enfiar alguma coisa na cabeça dos H² inconformados. Beijão!

Carlos M Lobo: Concordo sobre R/Hr estar presente desde o início, Carlos, mas tenho que discordar da outra afirmação que você fez. Não acho que a ausência de Ron naquele ponto da trama tenha sido um buraco pra possíveis alterações nos ships ou coisa parecida. Penso que, com aquilo, Rowling quis mostrar o quanto a ausência do amigo custou caro à Harry e Hermione e como a garota sente falta do futuro pai de seus filhos. Além disso, J.K. já deixou bastante claro que escreve seus livros de acordo com aquilo que planeja sozinha, sem aceitar pitacos dos outros, sejam fãs ou editores. Se ela já havia afirmado publicamente que "O mistério acabou, é isso. Sabemos agora que é Ron e Hermione. O meu plano era que Harry, assim como os leitores, descobrisse que Gina era a garota ideal" e ainda recomendado que os que acreditavam em H/H relessem os livros, não haveria espaço pra mudanças na trama quanto a isso. Acredito que tenha sido um meio de mostrar a importância da personagem Ronald, tão ridicularizada por grande parte dos fãs. Mas respeito a sua opinião e fico feliz que tenha curtido a coluna! Beijos.

Gravity: Espero o mesmo que você! Que bom que entendeu minha intenção. E sabe, eu também não me impesso de ler ou escrever fics sobre outros ships, pois como eu disse e repito não há nada de errado ou condenável no fato de alguns preferirem casais que não são canon. A questão básica é apenas uma: ou é canon, ou é fanon. Não existe meio termo, não existe "depende da opinião e interpretação de cada um". Existe o que é, o que está nos livros, o que é fato. O resto é fanfic, imaginação, o que não está de maneira alguma errado e é até bacana de se ver. Beijos e valeu pelo comentário inteligente!

Ana: Não enxergo as tais situações H/H que você citou, mas concordo quanto aos filmes. Eles são, pra mim, um dos maiores contribuintes pra formar fãs posers e, por que não?, que crêem em H/H como um casal da trama original (são grupos separados. não estou chamando H² de poser, antes que insinuem isso por aqui). É por isso que eu confio e idolatro os livros e vejo os filmes como um simples álbum de imagens (muitas vezes distorcidas) pros fãs terem um pouquinho mais de Harry Potter. Além de um verdadeiro cofrinho, pois todos sabemos que os lucros que geram não são nada pequenos. Beijinhos!

Marília: Caramba, Marília, é sério isso de O Diário da Princesa? Não li a série até o final e não sabia dessa lista de casais que inclue nosso querido R/Hr! Adoreeei saber! Que fofa a Meg Cabot colocar isso no diário da Mia! Brigada pel comentário e pela informação, achei muuuito bacana :D Beijinhos!

Mariana: Não curte H/G? Sou suspeita em falar, mas tenho uma coluna sobre o casal chamada "Harry e Gina - Amados e Odiados" que fala justamente dessa controvérsia gerada entre os fãs, dando uma pincelada nos motivos que eu julgo válidos pra Gina ser a garota perfeita pro Harry. Não que ela vá convencer quem quer que seja disso, mas ficaria honrada de tê-la como leitora dessa também :)
E que bom que concordamos ao menos quanto a Ron e Hermione. É meu ship favorito! Beijos.

Nat: Então, Nat, pode ser que ela tenha se referido a H/G sim. Mas considerando elementos da literatura em si, entrelinhas também podem ser o que se via entre Ron e Hermione antes da publicação do sétimo livro, como rubores faciais em horas oportunas, discussões infantis, ciúme e assim por diante. Não descarto a possibilidade que você apontou, mas ainda tenho a impressão de que ela se referia àquilo que abordei na coluna. Que bom que curtiu :D Beijão!

Yasmim: Ainda bem que existem fanfics, sem dúvidas! Como eu já disse umas trezentas mil vezes nas respostas dos comentários aqui, gostar de outro é aceitável, saudável, natural. O complicado é quando as pessoas, mesmo depois de todos casados e com filhos, continuam dizendo que Harry e Hermione se amam incondicionalmente mais do que seria se fossem apenas amigos. Não concorda que irritaria se fosse o contrário?

Quanto ao seu segundo comentário, não acho que o pessoal tenha sido desrespeitoso com fãs como você, que curtem H/H mas sabem serem os livros R/Hr. E você é fã de verdade, sim, justamente por ser conformada! O infantil e inaceitável é a briga irracional dos que se iludem, grupo no qual eu acredito que você não se encaixe.
É bacana imaginar, criar, procurar outros casais pra apoiar, sim. Nunca disse que não penso dessa maneira. Mas eu digo que ship se discute, sim. O que não se pode discutir é a classificação dos casais, que se limita a dois grupos únicos e, sim, imutáveis, pondo fim a essa discussão: ou é canon, ou é fanon. Não existe meio termo. E o fato é que Deathly Hallows provou simplesmente que, enquanto R/Hr e H/G são canons, H/H é, indubitavelmente, um ship fanon. Só nesse ponto as guerras de shippers fazem algum sentido. Beijão!

Massafera: Seu comentário foi bastante extenso e abordou uma infinidade de questões que eu poderia, por economia de tempo, ignorar. Mas me obrigo e sinto vontade de responder a tudo, por não concordar com praticamente tudo que você falou.
Pra começar, como R/Hr shipper, não sinto a menor necessidade de me autoafirmar como você disse que fazemos. Quando defendo o casal em uma coluna procuro apenas mostrar um fato, uma realidade inegável que J.K. Rowling nos deixou no desenvolver dos sete livros dessa saga que eu tanto admiro. Não é por insegurança, incerteza ou dúvida que eu escrevi "As Verdadeiras Entrelinhas", tampouco pra me vangloriar de uma coisa que, honestamente, já tem glórias suficientes.
Com todo respeito que me é peculiar (de novo), acho que você se precipitou nesse comentário. Se ofender com o fato de Jo Rowling ter mandado os H² relerem? Ora, vamos, o que há de errado nisso? A autora não tem o direito de dizer que seus leitores estão errados se eles simplesmente... estão? E você não acha errado afirmar que as cenas H/H que vocês enxergam estão lá se a própria escritora já afirmou que quem as vê tem de voltar e reler? Você foi um tanto contraditória citando essas duas coisas, sendo franca.

E se você, como H², se julga digna de algum respeito dos fãs R/Hr, me vejo no direito de pedir que respeite a nós também. Você considerou o beijo de Ron e Hermione digno de um filme dos trapalhões? Pois eu digo que aquilo foi, na verdade, digno simplesmente de Ron e Hermione. Se encaixou perfeitamente com toda a história dos dois, a forma como ambos sempre desejaram aquilo. Mostrou com uma delicadeza sutil que só um leitor cuidadoso é capaz de enxergar, toda a mudança pela qual Ronald Weasley passou, a qual se deve, em grande parte, à presença de Hermione Granger em sua vida. O primeiro beijo do casal que eu apóio não foi insuficiente, como diz você e tantos outros que o repugnam. Pra quem compreendeu a magnitude daquele momento, praqueles que foram capazes de regressar mentalmente ao primeiro, ao segundo, ao terceiro, ao quarto, ao quinto e ao sexto livros, devagar, relembrando cada briga e cada demonstração de amor entre os dois, presenciando novamente toda a história desenvolvida com calma e mestria por J.K. Rowling, o beijo foi perfeito. Ron defendendo os elfos. A garota à sua frente emocionada como somente Hermione Granger poderia estar por um motivo tão banal. E, nas famosasentrelinhas, uma história de amor chegando ao seu ápice. Não quero desmerecer sua capacidade interpretativa, mas captei muito mais nesse beijo do que você parece capaz de enxergar.
O epílogo foi patético? Oh, não, o epílogo foi feliz, e eu não vejo nada de idiota nisso. Me pergunto se os fãs de Harry Potter que o consideraram final de novela mexicana ou coisa que o valha não compreendem que, depois de tantas mortes, de tanta dor, de tanta guerra e tanto sangue inocente e amado derramado, não existe nada mais justo do que os quatro casados e com filhos. Me pergunto se ninguém percebeu que no embarque dos filhos de Harry, Gina, Ron e Hermione, J.K. Rowling nos deu de presente um consolo loucamente mágico pro fim da saga, mostrando que "não há um fim, afinal. Há um constante recomeço", como eu disse na minha coluna sobre o último livro. Quem julgou o epílogo patético, francamente, é porque não sentiu a história como eu e grande parte dos fãs satisfeitos com o final sentiram. Quem preferia um final triste e sombrio não se apaixonou pelas personagens e torceu por elas até o fim. E o livro, em si, foi feliz e patético? Será que não é justo que, ao menos duas décadas depois, quatro pessoas que lutaram pela causa certa alcancem alguma paz na vida?

Ainda em tempo, preciso esclarecer uma coisa: os colunistas não são o Potterish. A opinião que expressamos nas colunas é nossa, não do site. Se houvesse um H² entre os colunistas (o que é possível, é só mandar alguma coisa decente pra fazer um teste e esperar resposta como todo mundo fez pra chegar até aqui) as colunas do shipper não seriam barradas ou coisa parecida.
E nós não tratamos os fanon shippers como crianças babonas ou coisa parecida, como você foi infeliz em citar. Não sei se você percebeu ao ler a coluna, mas eu em parte alguma me dirigi aos que apóiam outros shippers ou odeiam R/Hr. Eu escrevi aos iludidos, Massafera, que certamente não são todos os H² na face da terra.
E poxa, J.K. Rowling foi insegura colocando a cena do beijo diabólico? Já pensou na possibilidade de isso ter sido necessário, quando sequer declarações públicas de que Harry e Hermione não são um casal foram suficientes pros fãs iludidos terem parado de afirmar absurdos? Já percebeu que ela só quis reafirmar o fato de que Harry e Hermione são como irmãos, e não amantes, àqueles que não achavam isso óbvio? O que há de insegurança nisso?

Pois bem, se você considera que J.K. Rowling desrespeitou vocês (eu ainda acho que esse desrespeito vem na verdade de vocês pra ela) e nós temos feito o mesmo, só posso dizer que lamento que você não tenha sentido a mesma satisfação ao fechar Harry Potter and the Deathly Hallows. Lamento que, como fã dessa saga que tanto muda a vida de quem por ela se apaixona, você tenha terminado sua leitura com amargura e insatisfação.
Pra que gastar folhas de papel com "delírios desse tipo?" Pra dar alívio e encher os olhos daqueles que torceram pelo triunfo do bem e pela felicidade tão merecida que o trio (quarteto, no caso) teve no final.
Obrigada por ler e comentar. Beijos!


Fe: Sem mais comentários, você disse tudo! Minhas reverências. E obrigada por ter me ajudado a responder tudo isso! Beijão :D

Julie: Viiiiva, Julie! Ótimo comentário, (:

Glauber: Glauber, que tal você fazer um teste de ser um pouquinho mais delicada nos seus comentários, nem que seja por respeito ao esforço dos colunistas e da Mia Galvez em manter a ordem na área de colunas? E se o Oclumência é um site melhor, recomendo que vá ler e comentar colunas do Oclumência ao invés de vir desmerecer o trabalho das pessoas por simplesmente não concordar com uma coluna.
Obrigada pelo comentário, mas estupidez eu dispenso.

Stephanie: Disse TUDO! Explicou tudo o que eu não tive paciência de explicar, obrigada, obrigada, mil vezes obrigada! E é DISSO que eu falava: o sentido real das cenas.
Sem mais, você foi brilhante! Fico feliz de verdade que tenha gostado e ainda se dado o trabalho de justificar com tanta mestria! Beijão pra você!

Stefanie Jatene: Obrigada, Stefanie! E penso como você! Beijos :)


Por enquanto é isso, então! Obrigada também ao pessoal que comentou aqui no fórum. Até agora nenhum foi contra o que eu disse e os elogios acariciaram meu ego, haha :D Vocês são ótimos!
Conforme for surgindo mais, eu vou respondendo aqui, na medida do possível (estou viajando).

Beijão,

Isa Cecatto.[/i]
Image
- Isn't obvious? (L)

Just canon (:

Comunidade: Harry Potter - Citações.
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=24160868
Comunidade dedicada à minha coluna "A magia não tem fim"
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39414119
Fanfic "Das dores da ausência", uma homenagem ao Fred.
http://www.fanfiction.net/s/3955232/1/D ... a_Aus_ncia
User avatar
aliceguerreiro
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 67
Joined: 14/12/07, 01:38
Sexo: Feminino
Estado: CE
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 5259204478
Photos: http://www.facebook.com/home.php?#/prof ... =610343518
Youtube: http://www.youtube.com/user/aliceguerreiro2
Location: Fortaleza

Post by aliceguerreiro »

Eu li essa coluna pela Potterish e tá realmente fabulosa,são argumentos plausíveis não apenas aquela adoração pelos casais R/Hr e H/G q as pessoas tem,eu amo esses casais,mas sempre me tive por base os fatos ao defende-los.Meu parabéns! :palmas
Não vale a pena viver sonhando,e se esquecer de viver.
(Dumbledore)
User avatar
Rúbia
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 293
Joined: 11/01/08, 18:04
Sexo: Feminino
Estado: MG
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 0931102268
Location: Em algum lugar do Grimm

Post by Rúbia »

Não eram evidências, eram FATOS [2]
Amei, a coluna ficou perfeita, acho q ela incluiu tudo q nós, q somos R/Hr defendíamos desde o início!
:wink:
Image
Ron Weasley Hermione
Bloc
Evans [/i]

♪♫♪ "There comes a time when every bird has to fly
At some point every rose has to die" ♪♫♪
[/center]
Nyx Malfoy
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 388
Joined: 12/07/07, 13:55
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Sonserina

Post by Nyx Malfoy »

Parabéns pela coluna. Concordo com você., J.K sempre mostrou que seria R/Hr desde o 1° livro e acho que DH não tem mais como esconder ou negar, sempre foi R/Hr. COm relação ao filme, acho que a Warner poderá sim colocar a cena do beijo H², por apostar no casal Dan/Emma.

Bjks Ju
User avatar
Jubs
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 831
Joined: 11/04/06, 15:31
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 5500601617
Photos: http://www.fotolog.com/savethedragons/
Contact:

Post by Jubs »

Chupem H²! ashuahushaush

Parte que adorei: Discordar é natural. Não aceitar é teimosia sem sentido.
Remember, remember the Fifth of November.




Namaste!
And good luck.
Post Reply

Return to “Colunas”