Canon e Fanon

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Canon e Fanon

Post by Mia Galvez »

Canon e Fanon
Por Pâmela Lima

Antes de começar a distribuir qualquer conceito, de falar sobre qualquer ship ou personagem, gostaria de deixar claro: sou Ron/Hermione desde o primeiro livro, e Moody/Tonks desde o quinto. Então, minha opinião aqui é totalmente imparcial.

Dois conceitos surgiram junto com o mundo das fanfics, até mesmo antes de Harry Potter: canon e fanon. Em poucas palavras, o primeiro se refere a aquilo que pertence realmente à história, que é comprovado pelo livro/mangá/filme/série. Já o segundo, à tudo aquilo que os fãs criaram por si próprios, aquilo que eles querem para a série que gostam.

O fandom potteriano talvez seja o mais variado em termos de fanon. Temos autores que gostam de Draco/Ginny, apesar do sonserino odiar tudo e todos que tenham relações com sangue impuro ou traidores do sangue; outros gostam de Harry/Hermione, apesar de ser um ship negado por JK Rowling, que chegou a escrever nos livros que Harry considera Hermione como uma irmã; outros gostam de Severus Snape/Hermione, apesar da raiva que ela sente por ele, principalmente depois da morte de Dumbledore, e do amor incondicional à falecida Lily Potter. O que não podemos esquecer é que tudo isso foi criado por fãs, não sendo nada verdadeiro ou comprovado, e assim deve ser analisado.

O mundo canon também é muito defendido, e cada dia mais fics James/Lily, Remus/Tonks e outros casais unidos por JK são escritas, aclamando o amor lido e relido nos próprios livros. A guerra entre esses dois tipos de fãs (os que apóiam as decisões de JK Rowling e os que não apóiam) é antiga, e não cessou nem com o sétimo livro, onde tudo fica claro e determinado. Os canons afirmam que é idiotice apoiar aquilo que não é verdade. Os fanons afirmam que é idiotice só apoiar aquilo que é verdade. Para ajudar nesse combate (porque ele nunca vai ter fim!), respondo a três perguntas que quase movem o fandom hoje:

Tudo que não é canon é ruim?
Não. Claro que toda regra tem sua exceção! Não existe nada de mais em gostar de Draco/Hermione, por achar o “eu-te-amo-ou-te-odeio?” algo interessante, ou acreditar que Lily teria feito melhor se desse o fora em James e ficasse com Severus. Escrever fanfics em Universo Alternativo também pode ser interessante. Por que não seria? A palavra “fandom” refere-se exatamente ao reino dos fãs, onde podemos fazer qualquer coisa.

Muitos traços supostamente canons não são tão verdadeiros assim. Por exemplo, a personalidade galanteadora de Sirius. Nos livros, só vimos o maroto andando com seus amigos homens, sem se dirigir a nenhuma mulher. Sim, ele tinha pôsteres de mulheres semi-nuas no quarto, mas quem garante que tudo isso não era para irritar seus pais? Quem garante que Sirius não era bissexual?

O que pode ser considerado canon?
Aquilo que ficou claro, muito claro, durante os livros. Harry corajoso, Ron com medo de aranhas, Hermione inteligente, Fred e George engraçados, Luna sonhadora, Pansy loura, Lavander histérica. Quanto aos ships, todos os que se concretizaram ao longo da saga: Harry/Cho até Ordem da Fênix, Harry/Ginny a partir de então, Ron/Hermione com evidências desde Cálice de Fogo, Hermione/Krum em Cálice, amor platônico entre Snape e Lily Potter, Remus e Tonks, etc.

Já todas as afirmações que não estão tão claras assim devem ser consideradas fanon. Em lugar algum do livro está escrito que Narcissa casou-se com Lucius por amor, ou que Lavander ficou com Ron por pura maldade, ou que todo sonserino pratica Artes das Trevas. Nunca foi dito que Lily era parecida com Hermione, que o filho de Draco será tão arrogante quanto o pai, que Dumbledore tinha um caso com Minerva.

Por que os canons insistem em defender seus ships, se têm tanta certeza que eles são verdadeiros?
Porque é divertido. Foi algo que Harry Potter nos trouxe: o prazer de poder discutir opiniões, teorias, fatos, o prazer de mudar de opinião, de conseguir gostar de ships contrários, pois, afinal, tudo não passa de uma brincadeira. Nenhuma das nossas opiniões vai mudar a história agora, mas isso não impede ninguém de imaginar, e é isso que devemos ter em mente enquanto escrevemos fanfics e desenhamos fanarts, tanto canons quanto fanons.

O que é uma injustiça e vem acontecendo muito agora, com o fim de Harry Potter e as revelações finais, são fãs que não aceitaram sua condição, e odeiam a autora dos livros por ela não ter os mesmos gostos que os seus. Agora, eu deixo a pergunta: JK Rowling não fez o suficiente por nós? Não deu um mundo para que nós pudéssemos imaginar todas as possibilidades dentro dele? Agora, por que esse ódio contra ela? Odiá-la por ter escrito algo que ela planejou, que ela idealizou por anos, que ela lutou para conseguir? Injustiça. Portanto, sejam fãs. Com consciência de que são apenas isso.


Pâmela Lima é estudante.
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
User avatar
Rufus Ficwriters
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 799
Joined: 16/02/07, 13:22
Sexo: Masculino
Estado: SP
Location: Eu estava aqui o tempo todo, só você não viu.
Contact:

Post by Rufus Ficwriters »

Mia, excelente texto este da Pamela. Mas acho que o termo "odiar" que ela usa é muito forte.

Eu mesmo, em muitos de meus comentários, a chamei de J.Killer ou disse que ela estava com umas na cabeça quando escolheu os nomes de alguns personagens. Mas tudo isso é mais para o lado da gozação e do humor, digamos, negro.

Acho que nenhum leitor do universo potteriano poderia odiar realmente alguém que nos deu tanto. Há sim as divergências e os exageros.

Neste mesmo nível coloco os debates entre ships, pois acho que apesar de muitos acharem a união desse ou daquele casal impossível, tenho certeza que a grande maioria acha até interessante a imaginação e determinação que leva tantos ficwriters a escreverem as mais inimagináveis estórias e que, convenhamos, é agora o que nos restou para ler deste mundo maravilhoso.
Image
Jessie ~S2~ Rufus

Adriana Snape | Amandita | Betynha G. Weasley | Mia Galvez | Fla W. Malfoy | Morgana Black
Rapousa | Gabione | Kimberly Desiree | Ane Black | Mandy XD~ | Hokuto | Bruna Behrens

.Julie. | Roonil_Wazlib | Hreter | Nyx Malfoy | Chococat | Elizabeth Maives | Rafuxa | Bruh M.
Moony Ju | AndromedaBlack | Lily Weasley Potter | Anjinho Bolovisky | Talita WP | Anna Otaku
User avatar
Pam Lima
Editor Potterish
Editor Potterish
Posts: 6
Joined: 16/12/07, 17:58
Sexo: Feminino
Estado: RS
Casa: Corvinal

Post by Pam Lima »

Rufus, queria poder dizer o contrário, mas o termo "odiar" foi colocado com plena consciência de que é isso que vem acontecendo. Já ouvi declarações desse nível: "Eu odeio a JK"
Isso me deixou terrivelmente abalda. Como alguém que se ddiz fã de HP pode odiá-la?

J.Killer, até eu já chamei :P
User avatar
Juh WP
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 960
Joined: 22/05/05, 21:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8673240218
Micro Blog: http://twitter.com/juh_black86
Location: NY

Post by Juh WP »

Neste mesmo nível coloco os debates entre ships, pois acho que apesar de muitos acharem a união desse ou daquele casal impossível, tenho certeza que a grande maioria acha até interessante a imaginação e determinação que leva tantos ficwriters a escreverem as mais inimagináveis estórias e que, convenhamos, é agora o que nos restou para ler deste mundo maravilhoso.
Também tenho certeza. Eu só frbato contra aqueles que tentam provar que casal tal aconteceu.

Mas a coluna tá de parabéns!
Image

- E se eu for para Sonserina? (...)
... - então, a Sonserina terá ganhado um excelente estudante, não é mesmo? Não faz diferença para nós, Al.


Harry Potter e as Relíquias da Morte (Pág. 589)
User avatar
Alimac Sissa
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 92
Joined: 26/11/06, 10:48
Sexo: Feminino
Estado: MG
Location: Jogando quadribol com o Harry e os Weasleys, nA' Toca

Post by Alimac Sissa »

Muito legal a coluna! Parabéns Pamela! :palmas

Esse assunto é sempre tão polêmico...

Eu amo os shippers canons, tipo H/G e R/H, mas as vezes leio fics de shippers fanon, tipo D/G... Ah, eu já li umas fics Riddle/Gina e posso dizer que elas são chocantes, muito legais e instigantes, se bem escritas, é claro! (rimou...)

Acho que a partir do momento que somos aptos para inventar e imaginar, podemos então criar os shippers que quisermos, a história que quisermos. É o que ocorre nas fics.

Mas acho muito errado criticar um livro inteiro (leia-se EdP) ou até mesmo a série inteira só porque os casais escolhidos pela criadora não te agradam!

As pessoas têm que ter a mente aberta para novas situações, novas possibilidades, mesmo que estas não sejam exatamente o que você planejou e desejou... Dá pra curtir o shipper canon e um shipper fanon ao mesmo tempo, é só saber diferenciar as coisas... :D

Se você é H², ou D/G, etc, está no seu direito gostar do Shipper que quiser, mesmo que este seja ultra negado pela autora da série. Afinal, somos livres para criar. Mas não podem sair por aí pregando que o Shipper Canon é fraco ou ridiculo, xingando personagens, esse tipo de coisa, pois nós, como fãs, devemos no minimo respeitar a criação da JK.

Se você curte os Canons, que sorte, pode acompanhá-los nos próprios livros da série.
Se você curte os Fanons, paciência, as fics existem é para isso! :D
"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo o entendimento". (Clarice Lispector)

Image
Post Reply

Return to “Colunas”