O SENHOR DAS HORCRUXES - Luis Nakajo

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
jorge granger
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 16
Joined: 05/03/08, 10:21
Sexo: Masculino
Estado: BA
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 3492754702
Blog: http://jleberg.tumblr.com
Micro Blog: http://twitter.com/jleberg
Location: Paulo Afonso - BA
Contact:

O SENHOR DAS HORCRUXES - Luis Nakajo

Post by jorge granger »

Leiam a brilhante e inteligente coluna O Senhor das Horcruxes no site http://www.potterish.com, o link encontra-se na próprio home do site, na notícia homônima. O artigo é de Luis Nakajo. Depois da leitura, vamos ao debate aqui.

Meu comentário, editado, sobre o texto foi o seguinte:

"Espetacular a sua coluna, Luis Nakajo! Há realmente uma ligação literária entre o Um Anel e as Horcruxes. São objetos de poder usados por grandes vilões, e que os situaram numa espécie de Limbo terreno após a morte córporea, em formas espirituais, impedindo suas completas entradas no “outro mundo” enquanto intactas. Mas gostaria de postar algumas explanações.

Há realmente alegorias e referências na obra de Tolkien acerca da destruição do meio ambiente e da implantação agressiva da era tecnoindustrial, sobrepondo-se a uma era dita atrasada, onde persiste a veneração pela natureza. Mas interpreto o Um Anel primordialmente de outra forma: é a representação alegórica da influência sobrenatural do Diabo, algo que transcende o simples pecado - visto que o Senhor dos Anéis é uma obra maniqueísta, sem personagens situados em zonas cinzentas da natureza humana, exceto talvez Gollum -, na psique humana, alimentada por nossos íntimos desejos e ambições, e difícil de ser repudiada. Tendo em mente que Tolkien era um católico fervoroso.

Tolkien não foi tão cego ou insensível assim ao diabolizar a máquina. De um lado as revoluções tecno-científicas trouxeram e continuam trazendo promessas e realizações concretas como: avanços benéficos; medicina avançada, capaz de sanar ou controlar doenças antes incuráveis; livrar o homem de trabalhos pesados; a culminância na atual era da Internet e da Informática, quebrando barreiras culturais e espaciais, etc. Contudo, por outra margem, a máquina nas indústrias gera desemprego; nem todos podem ter acesso às maravilhas da globalização, gerando a desigualdade tecnológica; o poderio bélico de nações - incluindo as armas químicas e biológicas - é exponencialmente intensificado, gerando destruições em massa nas guerras; a Internet não só incorpora mas também segrega culturas; avanços genéticos levam a complexos problemas de ordem moral/religiosa - mas sou racional, a favor de avanços que possam curar doenças e sanar a problemática da fome, por exemplo. A globalização e o capitalismo, ainda mais calcados na tecnologia, geram pobreza, desigualdades e segregação cultural.

Vejo a cena onírica no King`s Cross não apenas como metáfora, mas realmente como uma espécie de Limbo onde Harry se situou, entre a vida e a morte. Você trouxe boas explanações a respeito da ressurreição de Harry, mas penso também que ele não morreu pelo fragmento da alma de Voldemort entranhada nele, como se a maldição tivesse atingido essa Horcrux acidental - e também aí pode situar-se a relação visceral da Varinha com o seu verdadeiro mestre, Harry, por não tê-lo atingido em cheio, mas sim na porção da alma de Voldie, evitando a morte de seu amo e destruindo um pedaço do seu inimigo. Essa história da Varinha das Varinhas foi bem arquitetada pela Jo, de maneira complexa - e que pode realmente causar confusão numa primeira leitura."

Agora, é a vez de vocês comentarem e debaterem!
User avatar
Kaone
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 595
Joined: 08/08/06, 14:51
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry

Re: O SENHOR DAS HORCRUXES - Luis Nakajo

Post by Kaone »

Já há um sub-fórum sobre colunas, colunas postadas no Potterish. E lá também estão presentes os comentários sobre as mesmas. Então, este tópico será movido.

:emo185: Movido para "Colunas"

OBS: Moderadores da seção "Colunas", agora fica a critério a permanência do tópico aberto. (:
Post Reply

Return to “Colunas”