A (falta de) inovação nos filmes de Harry Potter

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Cronista
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 31
Joined: 23/07/05, 14:05
Sexo: Feminino
Estado: SC
Location: London, UK
Contact:

A (falta de) inovação nos filmes de Harry Potter

Post by Cronista »

(A (falta de) inovação nos filmes de Harry Potter
Falta mesmo audácia na produção de filmes… Harry Potter não é exceção.

Por Sheila Vieira
6 de junho de 2008


Por mais que ainda tenhamos alguma empolgação com os dois (na verdade, três) últimos filmes da série Harry Potter, temos que reconhecer que a série já chegou ao seu fim. O que aguardamos já com uma certa nostalgia são as adaptações comandadas por Steve Kloves e David Yates, muito provavelmente pouco vibrantes, como a maioria dos outros cinco filmes.

Quando as estréias se aproximam e assistimos às novas cenas, temos a esperança de que David Heyman e seus colegas percam o medo de inovar e consigam transmitir, para a tela e para o público que não teve acesso aos livros de J.K. Rowling, toda a intensidade e a atmosfera dessas fantásticas obras literárias. No entanto, o que recebemos são evoluções tímidas, no que se trata da dramaticidade do filme, do estilo de filmagem e da própria atuação do trio principal.

Essa evolução cinematográfica “lenta, gradual e segura” acentuou-se após a experiência de Alfonso Cuarón em “Prisioneiro de Azkaban”. O mexicano deixou a herança dos “filmes de Natal” de Chris Columbus e introduziu uma nova fotografia, uma total reestruturação do espaço de Hogwarts, dando à escola uma sensação de verdadeira existência e correlação entre os cenários do filme. Sem falar nas mudanças nos protagonistas, tanto em termos de vestuário (os onipresentes uniformes deram lugar a roupas cotidianas), quanto de atitude (maior intimidade entre eles). Porém, o terceiro episódio foi recebido com estranheza por muitos fãs e principalmente pelo grande público (foi a pior arrecadação até agora). Para “consertar o erro”, contrataram Mike Newell e David Yates, cineastas de personalidade, mas que não comprometeriam a popularidade da série.

Mas, mesmo os que criticaram o filme de Cuarón devem reconhecer que os elementos trazidos por ele permaneceram em “Cálice de Fogo” e “Ordem da Fênix”, de forma menos exacerbada. Eles conseguiram boas arrecadações e uma certa simpatia da crítica de cinema, e era esse o meio-termo que os produtores desejavam. Entretanto, será que isso é realmente bom? A cada filme Harry Potter, aparece menos nas listas de premiações, o destaque na imprensa diminui e o público perde lentamente o seu interesse pela história. Contribui claramente para isso o final da série literária, mas observamos atualmente uma indiferença com Harry Potter vinda principalmente do público além dos fanáticos, que nunca leram a prosa de Rowling.

O que aconteceria se Alfonso tivesse continuado após 2004 ou tivesse assumido a direção alguém como Guillermo Del Toro, por exemplo? Nunca saberemos. Talvez o grande público continuasse a rejeitar alguns elementos, mas, com o respaldo das boas críticas e das premiações, quem sabe a série Harry Potter não alcançaria um novo patamar? Dessa forma, as características da série seriam mais bem transmitidas do que nas insossas adaptações de Columbus, Newell e Yates que, obcecadas por não perder “fidelidade” com a obra, renegam a sua essência instigadora, excêntrica e mágica.
User avatar
Rupert Cox Geller
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 186
Joined: 27/09/07, 19:15
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: greenwichvillage

Re: A (falta de) inovação nos filmes de Harry Potter

Post by Rupert Cox Geller »

Não exagere,no 3º tina uniformes e sempre teve...
Image
Spoiler
Imagesonho de Joey e chandler
User avatar
Deh Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 355
Joined: 15/07/07, 01:00
Sexo: Feminino
Estado: DF
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.facebook.com/#!/debora.jacintho
Micro Blog: http://twitter.com/deborajacintho
Photos: https://picasaweb.google.com/deborajfaria
Location: Brasília
Contact:

Re: A (falta de) inovação nos filmes de Harry Potter

Post by Deh Tonks »

tinha uniformes para as aulas, mas fora delas eles usavam roupas normais...
ahhh e foi o filme q eu mais gostei xD o 3º.. apesar q eu acho q eh um dos q mais foge do livro...

hmm... realmente... a cada filme eu tenho esperanças de inovação... mas no fim das contas n chega nem perto da intensidade dos livros...
Dessa forma, as características da série seriam mais bem transmitidas do que nas insossas adaptações de Columbus, Newell e Yates que, obcecadas por não perder “fidelidade” com a obra, renegam a sua essência instigadora, excêntrica e mágica.
pois eh... eh uma coisa q (eu acho) o peter jackson conseguiu na adaptação do Senhor dos Anéis... algo que nunca ocorreu com Harry Potter, infelizmente.... =/
Image
"It is our choices, Harry, that show what we truly are, far more than our abilities." Dumbledore

Everything that kills me makes me feel alive
Everything that downs me makes me wanna fly



Gêmula da Biaa Le Flay
Post Reply

Return to “Colunas”