O menino que “sobreviveu”

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Cronista
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 31
Joined: 23/07/05, 14:05
Sexo: Feminino
Estado: SC
Location: London, UK
Contact:

O menino que “sobreviveu”

Post by Cronista »

O menino que “sobreviveu”
Sobreviver tem vários significados. Yuri Rigon nos mostra em seu texto um deles presente na célebre expressão “O garoto que sobreviveu”.

Por Yuri Rigon
22 de junho de 2008


"Harry Potter, o menino que sobreviveu". Esta frase tem dois sentidos pra mim, e pra você?

Por trás de qualquer história, há uma reflexão. Partindo desse princípio, ignoremos o primeiro sentido da frase que todos abordam como principal: o fato de Harry Potter ter sobrevivido ao ataque de Voldemort. Vamos ao segundo que creio que poucos já tenham observado: o fato de Harry Potter ser um menino que não tinha nenhuma chance de prosperar na vida devido ao que deveria enfrentar.

Desde criança, o filho de James e Lílian Potter foi tratado sem amor e carinho pelos tios e, órfão, se viu sozinho no mundo durante toda infância. Uma vez descoberta sua verdadeira origem, nasce uma esperança de que possa ter uma vida melhor ao lado dos bruxos. Tal esperança é arrancada de seus braços quando percebe que só ele pode derrotar o bruxo que matou seus pais e decretou terror durante muito tempo. Pense em todos os problemas citados acima e coloque-se no lugar do menino Potter e, sem dúvida, você verá que ele não tinha nenhuma chance de ser bem sucedido, ou ainda, feliz.

Mas se Potter não tinha essa chance, como conseguiu vencer o mau e derrotar Voldemort? Nessa resposta está o que acredito que Rowling queria nos mostrar: nós podemos superar nossos obstáculos sem depender de magia, mesmo quando tudo está contra nós. Um argumento plausível que me faz acreditar que a autora queria relatar isso, é o fato de criar um mundo de magia em que existem problemas a serem resolvidos, mas que os feitiços, sozinhos, não podem resolvê-los. O que quero dizer é que a superação é aplicável tanto ao mundo dos bruxos quanto ao dos trouxas, devido ao fato de até no mundo da bruxaria existirem problemas que não podem ser resolvidos apenas com um erguer de varinha.

Esse argumento explica também o fato do final da série ser, na minha opinião, relativamente real, pois se a autora defende a superação de nossos obstáculos, era o que tinha que acontecer ao menino que sobreviveu: vencer Voldemort (superar-se) mesmo quando tudo parecia estar contra ele (o fato de ser órfão, de não receber amor de sua família e entre tantas outras adversidades que aparecem em seu caminho durante os livros).

Conclusão: o segundo sentido para o “menino que sobreviveu” é que esse “sobreviveu” não diz respeito ao ataque de Voldemort, mas sim às lutas que enfrentou até chegar a um patamar da vida em que poderia ter o mínimo de paz.
User avatar
Rupert Cox Geller
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 186
Joined: 27/09/07, 19:15
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: greenwichvillage

Re: O menino que “sobreviveu”

Post by Rupert Cox Geller »

E depois o harry potter é satânico...gostaria que tivesse mais gente como ele para caçar alguma coisa feliz no harry potter!
Image
Spoiler
Imagesonho de Joey e chandler
Agatha Saphira
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 361
Joined: 31/03/08, 19:54
Sexo: Feminino
Estado: PR
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 9747083341
Micro Blog: http://twitter.com/ohanny
Contact:

Re: O menino que “sobreviveu”

Post by Agatha Saphira »

Seria bom se todas as pessoas pensassem assim, mas especificamente aquelas que condenam Harry Potter, entitulando-o de modos ás vezes baixo. Os livros estão cheios de mensangens como superação e amizade, lealdade e honestidade, Deveríamos dar mais valor a estes sentidos e que estão muito escassos no mundo atual.
Image
User avatar
Juliette D.
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 38
Joined: 14/07/08, 23:08
Sexo: Feminino
Estado: EUA
Casa: Sonserina
Location: Rua dos bobos nº 0

Re: O menino que “sobreviveu”

Post by Juliette D. »

Realmente isso faz sentido. Não sei se foi essa a intenção da J.K., mas mesmo assim realmente isso é verdade. Concordo com a Ohanna Radcliffe. Seria muito bom se todas as pessoas pensassem assim. É completamente ridículo que tizem que Harry Potter incentiva a prática de bruxaria e tals... Quem diz isso com certeza nunca se atreveu a ler um livro dequer de Harry Potter.

Lindo esse significado da palavra "sobreviver". :palmas
Sem assinatura por enquanto...

tricky

Banana banana banana
Banana banana banana de ba-na-na


Por que as bananas são amarelas?
Pelo mesmo motivo das luzes de tráfego serem amarelas.

Me coma logo ou ficarei marrom.
Me coma logo
É o que as bananas dizem
É por isso que as bananas são amarelas

Banana banana banana
Banana banana banana de ba-na-na
User avatar
Morgana Flamel
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 343
Joined: 03/07/08, 17:02
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Location: Em um certo aposento nas masmorras...

Re: O menino que “sobreviveu”

Post by Morgana Flamel »

Gostei do texto, muito interessante esse ponto de vista e mais, concordo com a opinião de todos... Os livros de JK, são replétos de mensagens positivas e inumeros valores sobre família, amizade, superação... Pena que sempre vai ter alguém que contradiz tudo isso...
Image
Presente do PH ^^
Spoiler
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". Charles Chaplim
Gêmea da Anna, irmã mais velha da Erikitxa e da Mee, Mãe do CrazinLestrange, Tia da Paulinha e Cunhas da Bety
User avatar
Deh Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 355
Joined: 15/07/07, 01:00
Sexo: Feminino
Estado: DF
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.facebook.com/#!/debora.jacintho
Micro Blog: http://twitter.com/deborajacintho
Photos: https://picasaweb.google.com/deborajfaria
Location: Brasília
Contact:

Re: O menino que “sobreviveu”

Post by Deh Tonks »

pois eh... o Harry realmente sobreviveu! ^^ uma verdadeira proeza, ao considerar td q ele sofreu... gostei mto do texto :palmas
Image
"It is our choices, Harry, that show what we truly are, far more than our abilities." Dumbledore

Everything that kills me makes me feel alive
Everything that downs me makes me wanna fly



Gêmula da Biaa Le Flay
User avatar
_Paula_
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 25
Joined: 21/08/06, 14:47
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Grifinória

Re: O menino que “sobreviveu”

Post by _Paula_ »

Adorei o texto.
Concordo com todos. As pessoas que não leram os livros tem uma opinião completamente nada a ver. Através da história de HP tem muuuuitas mensagens q ensinam a dar valor a familia, amizade...
User avatar
-paulinha
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 299
Joined: 22/12/06, 19:38
Sexo: Feminino
Estado: PA
Casa: Corvinal
Location: isso importa?

Re: O menino que “sobreviveu”

Post by -paulinha »

parabéns!

gostei mt...

eu nunca tinha parado pra pensar no outro sentido de "sobreviver". :roll:

realmente o Harry tinha td pra dá errado e desistir(odiado pelos tios, o destino do mundo bruxo nas mãos dele e talz...), mas a J.K sempre deu enfase no amor e no fato de ele ser capaz de amar, o que no final fez td a diferença, não?
Image
the chosen one
-
Post Reply

Return to “Colunas”