Onde cabem três, cabem...?

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Cronista
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 31
Joined: 23/07/05, 14:05
Sexo: Feminino
Estado: SC
Location: London, UK
Contact:

Onde cabem três, cabem...?

Post by Cronista »

Onde cabem três, cabem...?
O que, afinal de contas, é amizade? Analisando o conceito a partir da amizade do leitor com Ron, Hermione e Harry, Breno Alvarenga fala de como se sente a respeito do tema enquanto lembra a todos, de forma suave e talvez nostálgica, bons e maus momentos do nosso trio de ouro. Ou seria quarteto?

Por Breno Alvarenga,
15 de novembro de 2008.


Segundo o dicionário priberam, amizade significa: “boa relação; laço cordial entre duas ou mais entidades”. Pessoalmente, acho que um sentimento tão nobre e tão antigo quanto a história humana mereça um significado mais sentimentalista e não tão rígido. No entanto, confesso que dar significado a algo que não vemos, não ouvimos, não respiramos ou cheiramos é uma tarefa difícil. O sentimento da amizade talvez seja tão forte e belo que não queira se dar ao luxo de ser entendido e explicado. Mas então vocês devem se perguntar: “ele está dizendo que o significado de amizade está errado?”. De jeito nenhum. Apenas incompleto. Será que Hermione, Rony e Harry estiveram lado a lado durante todos esses anos porque possuíam uma boa relação? Ou porque havia entre eles apenas um laço cordial? Os fãs de Harry Potter hão de concordar que não.

Lembro-me ainda hoje de como a insegurança de Harry levou-o à descoberta da amizade de Rony, e de como a solidariedade de Hermione levou à amizade dela com os dois. A partir dali os três, juntos, enfrentaram trasgos, professores tiranos, artes das trevas, bruxos perigosos, dragões, torneios, chacotas, piadas, criaturas sombrias, lobisomens, cachorros, leis e regras, Voldemort, a morte e a solidão. Foram os frutos desta amizade que nos prenderam nessa maravilhosa literatura durante 10 anos e que prenderão muitos ainda por tempo indeterminado. É ainda bom ressaltar que todas estas aventuras vividas pelo trio foram, em sua maioria, conseqüências do passado de Harry e seria prudente que nos perguntássemos: por que Hermione e Rony estiveram todo esse tempo ao lado de Harry sacrificando suas vidas? Talvez seja aí onde os dicionários procurem o significado de amizade e que, desiludidos, reduzem-na a palavras frias. Talvez seja aí que esteja a resposta do que é amizade. A resposta que está no coração de todos nós, mas nunca em nossas línguas.

Acredito que finalmente compreendi este conceito quando parei de encarar o trio como um trio, mas como um quarteto. A partir do segundo livro passei a me colocar no livro e a, consequentemente, amar meus novos amigos. Lembro-me como chorei quando li que Hermione havia sido petrificada em “A Câmara Secreta”. Imaginá-la deitada, desesperada e ainda totalmente imóvel, quando tentava apenas ajudar seus amigos, era desolador. Era criança e o medo que senti de perder tão cedo uma amiga assim me assustou. Lembro-me ainda da raiva que senti de Sirius ao saber que ele havia entregado os pais de Harry à Voldemort e depois, a raiva por Rabicho. O desespero que vivenciei quando o trio se aventurou no Ministério ou ainda o medo, a inquietação e a insegurança que me acompanharam durante toda a leitura de “As Relíquias da Morte”. Era tanto a ser descoberto e tanto a ser enfrentado que meu coração pulava a cada instante que pensava que meus amigos estavam perto da morte, e eu, deitado, não podia fazer nada para ajudá-los, apenas continuar lendo e torcer para que nada tivesse acontecido.

Confesso: sentia inveja. Via-me como um deles, mas no fundo sabia que eles nem me conheciam, e muitos menos sabiam de tanto sofrimento e alegria que já havia passado por conta deles. Desejava profundamente que tivesse amigos assim, e talvez meu fascínio pelos livros não me deixasse ver que, na verdade, eu tinha sim amigos tão leais quanto eles. Hoje reconheço melhor estes amigos, mas ainda tenho guardada, como em uma caixa trancada à chave, a amizade pelo trio. Às vezes, sozinho, vou correndo abrir esta caixa e imaginar o que eles estão fazendo: “Será o que que a Hermione preparou de almoço hoje? Ou será que ela não cozinha?”. Ou ainda: “O que eles pensariam sobre o aquecimento global? Ou sobre a miséria na África”. “O que eles achariam deste acelerador de partículas? Seriam eles capazes de fazer algo contra ou a favor disso?”. “Que férias chatas... Será que Hermione, Rony e Harry viajaram?”. Assim, evito ao máximo imaginar que eles são apenas personagens de livros, e às vezes... Não! Não posso pensar nisso!

Afinal, quem sabe a amizade seja enfrentar criaturas e seres do mal simplesmente porque amamos e queremos ajudar alguém, mandar cartas nas férias de verão, quanto tudo parece perder o sentido, seja chorar porque uma pessoa abandonou a jornada, consertar o óculos de alguém, sentir ciúmes, dizer “não” aos pais? Quem sabe amizade seja enfrentar filas para comprar um livro ou ver um filme, pular na carteira do cinema quando começa “Edwiges’s Theme”, chorar porque um filme foi adiado por oito meses? Quem sabe amizade seja ser leal e companheiro? Ou talvez seja simplesmente ser amigo? Quem sabe amizade seja amizade e pronto, acabou? Não saberemos dizer.

O mundo se tornou cheio de informação e meios de entretenimento. Às vezes me perco por entre estes elementos e deixo um pouco de lado tudo o que o trio me ensinou. Isso sim não é amizade. Não posso deixar de lado pessoas que me ensinaram como ser maduro, corajoso e leal. Pessoas que, diferentemente dos dicionários, me ensinaram de forma prática o que é ser amigo.

E a você, o que a amizade do trio ensinou?

Bruno Alvarenga é estudante e faz parte da equipe de colunistas do Potterish.
User avatar
Kaone
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 595
Joined: 08/08/06, 14:51
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry

Re: Onde cabem três, cabem...?

Post by Kaone »

Bruno Alvarenga. Parabéns. A leitura do seu texto me apertou o coração...fiquei emocionada. :´)

Um das coisas que mais gosto em Harry Potter é aquele trio. É a amizade do trio. Ou seria quarteto? Realmente, cada um de nós se coloca dentro da amizade deles e sempre vira "quatro", sofrendo, torcendo...amando cada momento daquela história.

Apesar de ser sensata e procurar caminhar lado a lado com a razão, ter a consciência também que aqueles personagens não existem...eu também pego a chave e abro a caixa do mundo HP, e mergulho fundo como em uma Penseira. "O que será que eles estão fazendo?" É sempre essa a pergunta. E acaba que virando um bálsamo. É aconchegante viver aquelas aventuras, torcer por eles, vivenciar a amizade, o amor.

E a amizade e o amor dos três não deixa de me empolgar. E posso dizer que tá demorando a passar esse sentimento. E quando passar, vou me lembrar com ternura e saber que coisas que nos fazem bem, se tornam especiais. (:

Beijos,

Karina
Anna Otaku <3
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2753
Joined: 04/12/07, 13:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Facebook: achar é mais divertido!
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/AnnaOtaku
Blog: http://ninasloukas.blogspot.com/
Micro Blog: micro?._. cara me assusto com esse nomes
Photos: http://www.fotolog.com/otame_vk
Youtube: Teletubieeeeeeeee |o|
Location: Envenenando com prazer
Contact:

Re: Onde cabem três, cabem...?

Post by Anna Otaku <3 »

oi breno ._. nossa quase parente meu tem alvarenga^^

Cara que demais adorei isso!

Tipo isso que vc falou era algo q muito já pensei maisvc escreveu *-*
tipo \o/ genial 8DDD

acho que a amizade qeu existiu em HPquis dizer muita coisa
me lembro o quanto isso refletiu antigamente com meus amigos *-*
e vendo a amizade do trio .-. não nego que chegava a dar inveja....

Mas com certeza Hp é algo que nunca vou esquecer ! 8DD
Let's go all the way tonight,
No regrets, just love
We can dance until we die,
you and I, we'll be young forever
'Gabione desde de 2009 seduzindo a todos.'
Louvando Deusa Mari Mar desde 2008
Carregando a Bruna no bolso desde 2008
Post Reply

Return to “Colunas”