Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

User avatar
nickis w.
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 9
Joined: 03/01/10, 16:43
Sexo: Feminino
Estado: RS
Casa: Grifinória
Facebook: orkut.com.br/Main#Profile?uid=10312556643324001123
Last.fm: lastfm.com.br/user/nickis__
Micro Blog: twitter.com/nickmonfron

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by nickis w. »

Impossível fazer comparações. As histórias são completamente diferentes e a soberania de JK é óbvia. Eu sou fã da série Crepúsculo.. é um belo romance com uma pitada de suspense, e os livros são muito bons de ler. Contudo, Harry Potter é uma mistura de aventura, romance e terror, que fazem da série algo muito melhor, e convenhamos... muito mais original. JK criou um universo inteiro, novo, nunca visto/lido antes. Crepúsculo é uma versão adolescente de romances impossíveis entre vampiros e humanos já vistos. De qualquer maneira, mesmo com a preferência em quase 100% em HP, aprecio a leitura de ambos e acredito no talento de Stephenie Meyer.
Image

xoxo
User avatar
Regina McGonagall
Ministra da Magia
Ministra da Magia
Posts: 1023
Joined: 05/01/05, 15:56
Sexo: Feminino
Estado: MG
Location: Ministério da Magia, claro!

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Regina McGonagall »

Bom... quando saiu HP e a pedra Filosofal no Brasil, li um artigo numa revista que não me chamou atenção... na época não estava com tempo pra ler (estava realmente doente, só pode, ler é minha vida) ou sei lá o que foi.

Vi o filme, gostei bastante. Mas quando peguei o livro, mergulhei naquele mundo e amei tudo, e não tive sossego enquanto não li os livros na sequência (cheguei a ficar numa livraria lendo o livro 4 discretamente...)

Já Crepúsculo, não me atraiu nem atrai. O principal motivo é eu ter uma certa implicância com vampiros (embora tenha visto alguns filmes do tema).
Mas o enredo, tudo que já sei da história, o que quem leu comentou (e o comentário que mais pesou foi de uma amiga, que comparou Bella a outra amiga que tivemos na adolescência - encucada e complicada... aff...)
Eu vejo, na maioria, meninas (de 9 anos em diante) gostando dos livros e os garotos torcendo o nariz, sinceramente. e olha que as filhas das minhas amigas quase todas leram, mas quando começamos a conversar, elas logo param de falar de Crepúsculo e vão me perguntando detalhes de Harry Potter que elas não conseguiram entender por algum motivo... e Bella e seus vampiros ficam logo esquecidos.

Portanto, concordo plenamente, mesmo sem ler os livros, que a série HP é inegavelmente superior, e já é um clássico da literatura inglesa e mundial.

Crepúsculo... vai ser um besttseller, esquecido daqui a algum tempo...

Ainda mais que tem séries novas também tentando ganhar espáço (Eragon, por exemplo...)

Ah, e acho que não cheguei a cumprimentar o igor por essa coluna específica, mas ele escreve muito bem mesmo.
Regina McGonagall
Ministra da Magia


Image
***
Clique aqui para me mandar uma coruja

RPG
Narração
Fala
Pensamento
Outros personagens


Image
Pagu Polkadots
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 515
Joined: 15/02/09, 14:32
Sexo: Feminino
Estado: SP
Blog: http://geekpink.wordpress.com/
Location: At USS Enterprise talking to Capitan Picard.
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Pagu Polkadots »

Igor, parabéns pela coluna e boa sorte.

Bom, eu sinto falta do tópico sobre Twilight aqui no Ish! Era inegavelmente o que fazia o meu dia! Lá eu criei o sub-tópico para aqueles, assim como eu, não suportam os livros de Meyer.

Mais uma vez eu digo, a série Crepúsculo nunca irá superar HP. O que faz uma estória são os personagens, e infelizmente Meyer não conseguiu criar ícones que serão lembrados por gerações. Na verdade, na minha opinião (minha!!!!), ela se enrolou uma, duas, três, várias vezes e não conseguiu dar a profundidade que eles necessitavam. Ela simplesmente somou vários livros que leu, reuniu todos os clichês possíveis, chacoalhou e pronto. Outro ponto é a técnica de sua escrita, que deixou muito a desejar. Para um livro que vende tanto, acreditava que seria bem melhor escrito, mas sinceramente, parece uma garota de 18 anos escrevendo. Não tem maturidade alguma.
"Os Poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira"
Image
User avatar
Sugar.
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 604
Joined: 11/02/08, 18:43
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 5182951594
Micro Blog: http://twitter.com/mihcosta
Location: Só os loucos sabem...
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Sugar. »

Bru Evans wrote:Harry Potter na minha opnião, não é somente um livro, ele é uma obra fascinante, criativa que nos deslumbrou durante todo o seu enredo sem nos cansar sequer um segundo, sendo isto muito importante num livro, Harry Potter a meu é ver não é só um livro encantador, Harry Potter é Magia!
Olha, eu gosto das duas sagas, mas o que me deixa p. da vida é como o primeiro filme, Twilight, tirou prêmios de HP.
Na minha opnião, Twilight foi um filme péssimo. Maquiagem péssima, roteiro péssimo e não acho que poucos recursos sejam desculpa pra isso. Até aí td bem. Mas o fato de este filme ter ganhos rios de prêmios visando a sua qualidade... eu simplismente não consigo me conformar. Em HP, mesmo com as adaptações sendo adaptações, o filme sempre é bom (minha opnião). Acho q eu nunca saí do cinema dps de ter visto HP e falei: putz pareceu uma droga.

Como já foi dito, não existiu, não existe e nunca vai existir um "novo Harry Potter". Poderão haver histórias de outros bruxos em outras escolas enfrentando algunm tipo de mal pra salvar o mundo.
Mas nunca mais terá uma história do menino com óculos redondos e cicatriz na testa que perdeu os pais e tem que enfrentar um hiper vilão pra se salvar e salvar o mundo bruxo, aventura da qual ele participa com seus amigos: uma menina inteligente e um ruivo engraçado que vai dizer: Aranhas? Porque não sigam as borboletas? (eu nunca vou esquecer dessa frase do filme rs).
Não vai ter outro livro que me acompanhou durante TODA a minha adolescência.
Cara, não quero nem pensar no meu estado emocional qd eu deixar a sala do cinema de HP7 parte II. Acho q o sentimento será como se uma parte de mim ficasse pra trás.
(ui, profundo rs)

Sei que toda essa discussão me cansa rs. O pior é que acho q td vez q surgir uma saga nova, essa questão será levantada... enfim.
Não tem comparação. HP é HP, Twilight é Twilight e na minha opnião, HP está muito³³ a frente.
"...Don't let the magic dies..."
She's a rebel, she's a saint.


*\o/*Munina punto e Cheerleader da may *\o/*
Mana forever da bruh *-*
Companheira de joguinhos da Anne \o/
*-* Sugarette da Penny



Pottermore: MistRiver16


User avatar
nickis w.
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 9
Joined: 03/01/10, 16:43
Sexo: Feminino
Estado: RS
Casa: Grifinória
Facebook: orkut.com.br/Main#Profile?uid=10312556643324001123
Last.fm: lastfm.com.br/user/nickis__
Micro Blog: twitter.com/nickmonfron

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by nickis w. »

Milla. wrote: Acho q eu nunca saí do cinema dps de ter visto HP e falei: putz pareceu uma droga.
De fato, apesar das falhas, sempre entro e saio animada do cinema após ver HP. Sempre amo.
Qndo sair o último filme, vou ficar louca :S
Image

xoxo
User avatar
Leozito!
Na Copa Mundial de Quadribol
Na Copa Mundial de Quadribol
Posts: 1138
Joined: 27/07/04, 16:09
Sexo: Masculino
Estado: MG
Casa: Lufa-lufa
Location: 53rd & 3rd

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Leozito! »

Pra mim é a mesma coisa que comparar Beatles com Nxzero!

Harry Potter é completo!Como disse "Agrada a gregos e Troianos",criou um MUNDO novo,levou o habito da leitura de volta aos jovens...ja tem seu lugar na historia da literatura mundial!


Agora Crepusculo...caras,nao me levem a mau,daqui a uns 4 anos ninguem sabe mais o que é!E é um livro pra meninas...enfim,nao chega nem perto de Harry Potter!
"Take it Dee Dee!1,2,3,4!"

Image
"Sometimes I feel like screamin'
Sometimes I feel I just can't win
Sometimes I feelin' my soul is as restless as the wind
Maybe I was born to die in Berlin "
User avatar
Juh WP
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 960
Joined: 22/05/05, 21:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8673240218
Micro Blog: http://twitter.com/juh_black86
Location: NY

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Juh WP »

Luta sem fundamento, com certeza. EdP foca aventura, mistério, suspensa, Twilight foca o romance do casal central. O que houve foi que a Meyer criou um cara tão "perfeito" que as meninas se apaixonaram. Dai colocaram um ator bonito pra fazer... pronto! A mídia aderiu a modinha. Mas é uma saga boa, nada que supere Harry Potter.
Como já foi dito, não existiu, não existe e nunca vai existir um "novo Harry Potter". Poderão haver histórias de outros bruxos em outras escolas enfrentando algunm tipo de mal pra salvar o mundo.
Concordo. Mas não duvido que a mídia chama o tal de Percy Jackson como o conterrâneo de Harry Potter! :x
Image

- E se eu for para Sonserina? (...)
... - então, a Sonserina terá ganhado um excelente estudante, não é mesmo? Não faz diferença para nós, Al.


Harry Potter e as Relíquias da Morte (Pág. 589)
User avatar
John Williams
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 6
Joined: 03/01/10, 02:28
Sexo: Masculino
Estado: RR
Casa: Lufa-lufa
Blog: http://essencemagical.blogspot.com/
Micro Blog: http://twitter.com/thiinsays
Location: HufflePuff commum room
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by John Williams »

É, eu já ouvi isso também... muita gente dizendo que o Percy Jackson é o novo Harry Potter. ¬¬' Fala sério! Quer dizer, eu estou lendo O Ladrão de Raios, estou no Cap. 6 e, até agora, não acho que Percy e Harry são "gêmeos". o__o''

Gostei do contexto de Percy porque me amarro em Mitologia Grega, e achei interessante a temática do livro. Mas tem muita gente que vê semelhanças, como o fato de Percy descobrir que ele é mesmo diferente (como Harry, ao descobrir que era um bruxo), por perder a mãe, embora Percy seja diferente de Harry por ser filho de Poseidon. Tem também a relação do Acampamento dos semi-deuses = Hogwarts... e a coisa de Percy estar ladeado por dois companheiros, o que remete a Rony e Mione...

Mas sinceramente, acho que foi uma idéia brilhante do autor. Quero dizer, não sabemos há quanto tempo ele cogitava a série em mente. Mas ainda que a idéia tenha vindo depois de Harry Potter fazer esse sucesso estrondoso, o que gostei é que ele soube usar os elementos mais em destaque para os leitores e criar algo original. Tipo, ele não aderiu a modinha vampiros e tentou pegar carona no que a Meyer começou, mas preferiu criar uma receita nova, usando apenas os mesmo ingredientes. ^^
Image
HufflePuff Team \o/
User avatar
John Williams
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 6
Joined: 03/01/10, 02:28
Sexo: Masculino
Estado: RR
Casa: Lufa-lufa
Blog: http://essencemagical.blogspot.com/
Micro Blog: http://twitter.com/thiinsays
Location: HufflePuff commum room
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by John Williams »

nickis w. wrote:Impossível fazer comparações. As histórias são completamente diferentes e a soberania de JK é óbvia. Eu sou fã da série Crepúsculo.. é um belo romance com uma pitada de suspense, e os livros são muito bons de ler. Contudo, Harry Potter é uma mistura de aventura, romance e terror, que fazem da série algo muito melhor, e convenhamos... muito mais original. JK criou um universo inteiro, novo, nunca visto/lido antes. Crepúsculo é uma versão adolescente de romances impossíveis entre vampiros e humanos já vistos. De qualquer maneira, mesmo com a preferência em quase 100% em HP, aprecio a leitura de ambos e acredito no talento de Stephenie Meyer.
Olha, na minha opinião, há contradições. Eu tenho a coleção completa de Twilight, mas não terminei Amanhecer e nem pretendo. Crepúsculo, pra mim, foi excelente! Era algo novo, diferente, diferente de todas as histórias de vampiros que eu já tinha ouvido e visto. Eu me encantei com Lua Nova, porque eu não sou fã do Edward Cullen [fato] e prefiro mil vezes o Jacob, até porque ele é muito mais próximo da realidade,a inda que seja um lobisomem. Eclipse eu até relevei, mas demorei um pouco pra terminar... Agora, AMANHECER... x___x'' Cara, fala sério, que téééédio!

Depois de quatro livros, a narrativa da Stephanie se tornou muito cansativa e, embora eu goste muito do Jacob, confesso que o livro dele em Amanhecer foi exaustivo. E eu só senti essa mesma sensação em A Ordem da Fênix, mas há uma razão: era essa a dinâmica do livro. Até o Cálice de Fogo, estavamos todos acostumados á ver Harry como um herói: enfrentando desafios, fazendo feitiços e poções, realizando detenções, voando em vassouras, lutando contra dragões, o nosso herói do Quadribol... mas aí chega a Umbridge e tira tudo isso dele, e Harry praticamente volta a ser o garoto do armário sob a escada. Mas a J.K. soube como prender os leitores logo em seguida, com O Enigma do Príncipe: Harry, Rony e Hermione juntos, sob os misterios do misterioso príncipe mestiço e o comportamento irregular de Draco.

O.k. Vou confessar uma coisa aqui: detestei As Relíquias da Morte. Achei um livro muito curto, resumido, apressado e apelativo. Senti falta da essência da Rowling nele... nem parece que foi ela quem escreveu. Odiei ver o trio se escondendo, e apelando pra aparatação e polissuco pra tudo. Faltou originalidade, inovação. E, sinceramente, pra quê tantas mortes? E QUE DROGA DE BATALHA FINAL FOI AQUELA? Harry simplesmente dita um versinho, toma posse da varinha das varinhas e derrota o Voldy com um Experlliarmus? FALA SÉRIO! Também não gostei do fato de Dumbledore ter deixado tudo pronto, de mãos beijadas para Harry songo-mongo só montar o quebra cabeça. ¬¬''

De qualquer forma: entre Twilight e Harry Potter, com certeza eu prefiro Harry. Rowling pode não ter sido muito feliz com o último livro, mas a série como um todo é algo que tenho orgulho de ser fã, de possuir as 7 obras na minha prateleira. ^^
Image
HufflePuff Team \o/
Post Reply

Return to “Colunas”