Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Cronista
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Posts: 31
Joined: 23/07/05, 14:05
Sexo: Feminino
Estado: SC
Location: London, UK
Contact:

Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Cronista »

NOTA ISH:
Mais uma vez, antes que os fãs joguem pedras, eu gostaria de esclarecer que essa análise expressa apenas a opinião do colunista Igor Silva, e não de toda a equipe Ish.
- Dan, webmaster

Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento
Em sua estréia como colunista do Potterish, Igor Silva surge com um tema bastante atual e polêmico da literatura mundial: seria Crepúsculo o novo Harry Potter no mundo dos grandes livros?

Em análise às diferentes formas como ambas fizeram a cabeça dos jovens, Igor compara brevemente as duas obras de forma racional, com uma conclusão interessante. Dêem as boas-vindas ao novo membro da equipe e não deixem de ler o texto completo e comentar!

Por Igor Silva,
17 de fevereiro de 2009.


Desde o dia 21/07/07, precisamente às 00h00min da madrugada londrina, milhares de pottermaníacos ficaram órfãos. A certeza do final da série teen mais bem sucedida de todos os tempos deixou o mercado editorial jovem sem uma obra que substituísse, com igual maestria, a série do bruxinho mais pop de que se tem registro.

Surgiu então a série Crepúsculo (Twilight), que vem arrastando legiões de fãs em torno do mundo. Ambas as obras possuem escritoras com histórias de vida semelhantes, que começaram a escrever em momentos difíceis. Ambas reinventaram a visão sobre seres mágicos como mágicos, bruxos, lobisomens, elfos e centauros.

A pergunta é: até que ponto Crepúsculo pode “avacalhar” Harry Potter? A resposta é clara: Crepúsculo vai sim virar modinha adolescente e Stephenie Meyer, inevitavelmente, será a nova deusa (rica) do mercado editorial mundial.

No entanto devemos considerar alguns fatores determinantes para medir o “sucessômetro” das duas obras. Crepúsculo é sim uma obra perfeita, mas que peca na ação. Não possui a movimentação de Harry Potter e foca muito mais o lado humano de Isabella Swan, com todas as dúvidas sentimentais características de uma jovem de 17 anos, que se muda para outra cidade e se vê envolvida pelo mistério que Edward emana.

Enquanto HP agrada a gregos e troianos, Crepúsculo, sem a menor sombra de dúvida, será voltado quase que integralmente às adolescentes.

Outra vertente é a forma como o livro chegou ao Brasil. Enquanto HP chegou no país conforme era escrito (exceto 1, 2 e 3), livro a livro, Crepúsculo tem todos os seus livros já escritos em Inglês, o que fez proliferar E-books de Eclipse e Amanhecer (Breakin Dawn), traduzidos pelos fãs.

Recentemente, até o rascunho de O sol da meia-noite (Midnight Sun), que seria Crepúsculo na visão de Edward Cullen, vazou na rede. Enquanto os pottermaníacos ficaram dias sem dormir à espera de Relíquias da Morte, algumas pessoas já sabem como termina Crepúsculo antes mesmo de Amanhecer ser lançado, o que acabou com o suspense.

HP é ícone do que um bom marketing pode fazer. A Ilha das Aventuras, em Orlando, pagou milhões à Rowling para fazer o parque temático, existem franquias de vestes e varinhas e, dia desses, encontrei um site que vendia feijõezinhos de todos os sabores (todos mesmo, de menta à remela).

Portanto, é possível concluir que Crepúsculo não ameaça o sucesso de HP, o qual tem tudo para virar clássico, ao lado de pérolas como as de Lewis e Tolkien.

Igor Silva é um colunista calouro que iniciou no cargo com classe de veterano.
User avatar
Hinata C. Weasley
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 45
Joined: 22/02/09, 23:20
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8821498675

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Hinata C. Weasley »

Concordo.
A resposta é clara: Crepúsculo vai sim virar modinha adolescente e Stephenie Meyer, inevitavelmente, será a nova deusa (rica) do mercado editorial mundial.
Por mais que, erroneamente Crepúsculo seja comparado à HP, eu tenho certeza de que não vai atrapalhar, por que realmente é uma série boa, claro, mas se até tem gente que tá no segundo livro (Eu por exemplo :roll: ) e já sabe o final... Então, isso se explica por si só. E além do mais, é o destino mais que certo =/ de ele virar modinha adolescente.
Crepúsculo, sem a menor sombra de dúvida, será voltado quase que integralmente às adolescentes.
Isso é bem verdade. As leitoras que eu conheço simplesmente adoram o livro, e confesso, também gostei pelo jeito que a Stephenie Meyer escreve, não só por causa do humanismo e do romantismo presente: nós sentimos o que a Bella sente.
Portanto, é possível concluir que Crepúsculo não ameaça o sucesso de HP, o qual tem tudo para virar clássico, ao lado de pérolas como as de Lewis e Tolkien.
Totalmente. Para ser sincera, eu acho que poucas pessoas REALMENTE gostam do livro e anseiam por mais. Tudo bem que ele não é um "Harry James Potter", mas vale a pena. O problema é que como ele só veio depois (a série é de 2004 oO) e existiam ebooks, então perdeu um pouco da "magia" preeexistente nos livros. Então, pode perder o interesse. Apreciei muito o trabalho da Steph de "traduzir" os sentimentos que nós temos em querer descobrir a pessoa amada, mas infelizmente ela vai acabar virando a nova Deusa dos adolescentes.

- Espero não ter ofendido ninguém, se ofendi, desde já me desculpo ;)
Image
Sou uma cerejinha lufana*-*
Família Ficwriters xxx Família Twilight
Mamãe mais fofa que tudo mimimi *-*: Anna Potter
User avatar
Kaone
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 595
Joined: 08/08/06, 14:51
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Kaone »

Parabéns Igor Silva. E boa sorte como "colunista" do Potterish. xD

Gosto de ler colunas, e por mais que muitas vezes não refletem o que eu penso, mesmo assim gosto de ler, porque sempre descobrimos algo de interessante nelas.

No caso desta coluna, eu sou "ignorante" no assunto "Twilight", só vejo o pessoal comentando, não li nada e nem assisti nada. Alguns falam bem, outros nem tanto. Futuramente posso até ler, leitura não custa nada, é conhecimento. Por enquanto ainda estou banhada pela aura Harry Potter. lol

Posso estar enganada, mas não acho que Twilight chegará ao sucesso total da Rowling com o seu Harry Potter. Só que acho que ficar discutindo quem pode mais é besteira, na minha opinião. Há espaço pra todos no sol, porque há diversidade de gostos, e cada um faz sucesso com um grupo de pessoas, ou com muitas pessoas. Ainda bem que há diversidade nesse mundo, cada um escolhe o que quer, se bem que há gostos bem estranhos. o.o xP

Como disse antes, não li Twilight, mas realmente falam sobre o fato da escritora Meyer focar nos sentimentos. Eu gosto disso, porque quando estamos falando de pessoas, temos que falar de sentimentos. A J.K tem inúmeros méritos, a sequência de aventura dela é fantástica (em uma boa parte dos livros), só que perde no quesito "sentimentos", "romance" e tudo que vem deles. Não que as personagens da J.K são desprovidas totalmente de sentimentos, muito ao contrário. Só que "romance" por exemplo, foi relegado a segundo plano, porque a aventura esteve em primeiro lugar, e por mais que a escritora de Potter tenha tentado melhorar o romance... não conseguiu. O sétimo livro de HP foi "gritante" , ela mudando drasticamente situações e comportamento em cima da hora.

Hinata C. Weasley wrote:- Espero não ter ofendido ninguém, se ofendi, desde já me desculpo ;)


Você deu uma boa opinião, o modo que você vê as coisas. Ofender? Que isso. Aqui é um fórum, damos opiniões, desde que sejam educadas e bem argumentadas. Eu por exemplo, só paro de dar uma opinião quando vejo que o outro lado não "colabora", ou que não vale a pena. Aí eu paro mesmo. xD

Pelo o que tenho observado por aí, sobre esse assunto Harry Potter e Twilight, e outros assuntos, o que falta pro pessoal é um pouco de jeito na hora de dar opinião. Em vez de argumentar, a pessoa parte pra ironia, e muitas vezes até ofensas pessoais. Ah, aí não pode. E aproveitando o ensejo, é lamentável você tentar ler uma mensagem de uma pessoa que respondeu a você, e então não entender nada. Simplesmente porque não sabe (ou não quer, o que é pior) escrever direito. Quer argumentar? Então saiba COMO fazer isso. lol

Não tô por dentro de Harry Potter x Twilight, mas tô com uma desconfiança que talvez esse "acirramento" começou com aquela declaração do Stephen King. O que é bobagem, ele só deu a opinião dele. Deve haver respeito e espaço pra todo o tipo de leitura. Eu tenho certeza que mesmo lendo Twilight, Harry Potter pra mim continua "top" (mesmo com os meus "mesmos", rs), só que é essa minha opinião, não tem que ser a de todo mundo. (:

Beijos

Karina
Helen Deadly
Na Copa Mundial de Quadribol
Na Copa Mundial de Quadribol
Posts: 1029
Joined: 15/07/08, 17:15
Sexo: Feminino
Estado: Portugal
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/helendeadly
Micro Blog: https://twitter.com/beautifulnesson
Location: London
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Helen Deadly »

Bem.vindo, Igor q que tudo lhe corra bem! :mrgreen:
Como fã irregonável de ambas as sagas, não podia deixar de comentar.
Sim, concordo.
Crepúsculo, sem a menor sombra de dúvida, será voltado quase que integralmente às adolescentes.
Desde a maneira como Meyer escreve a toda a aura de romantismo, erotismo [falando dos 4 livros e rascunho de Midnihgt Sun e acção, sem duvida, que esta saga é voltada para as meninas na adolescência. Acho que muitas raparigas se vêm como protagonitas da história enquanto a leem. Por isso, estou totalmente de acordo.
Portanto, é possível concluir que Crepúsculo não ameaça o sucesso de HP, o qual tem tudo para virar clássico, ao lado de pérolas como as de Lewis e Tolkien.
até porque as histórias nãoi tem nada de parecido...
Equiparam-se muito as escritoras, mas a essência das histórias é totalmente diferente.
Harry Potter não tem de ter mesmo nada a recear.

Para mim, Harry Potter continua e continuará para sempre no 1ºlugar.
Sou fã incodicional das duas sagas, mas tudo tem um lugar e de potter é no cimo.

BeijoO's
Image Image

DRARRY

Resistênte do ship Sirius & Hermione
Spoiler
Here, I was...
Helena TCCWP, Smurffy Poppy, Lennie Rose
User avatar
igor_silva
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 2
Joined: 07/11/07, 18:00
Sexo: Masculino
Estado: MG
Casa: Grifinória
Location: Diamantina

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by igor_silva »

:lol: :lol: Olá pessoas
Obrigado pelas manifestações de apoio
Igor
Hermione_Ackles
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 581
Joined: 24/01/08, 17:32
Sexo: Feminino
Estado: PE
Casa: Grifinória
Youtube: http://www.youtube.com/user/CloneWarsAn ... ature=mhee
Location: Em Condado,acompanhando Gandalf em sua nova missão,u.u

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Hermione_Ackles »

Igor , primeiramente gostaria de te dar os parabéns pelo seu brilhante artigo.Eu só não concordo com uma coisinha:que Crepúsculo é escrito apenas para adolescentes.Prova disso é que quase todo mundo daqui de casa gosta do livro.até meu irmão de 9 anos ,q já leu os tres primeiros livros da saga ,conhece bastante a série e debatemos bastante sobre ela.E eu acho que deveremos dar uma chance para outros ramos da literatura.Afinal , a série Potter não é a UNICA série boa de livros que tem por aí ,né?
Image
Image
My babies *-*
Image
Spoiler
Image
Spoiler
Filha da Lennie Rose
Gêmula da Luu
Mãe do Jr.R_Tom ,do Arthur Lovegood e do Jasper Withlock
Neta da May WP
Prima mestiça da JCA
User avatar
Lepitas
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 121
Joined: 17/08/07, 08:33
Sexo: Feminino
Estado: Portugal
Casa: Grifinória
Blog: http://pixie-clouds.tumblr.com
Micro Blog: http://twitter.com/lepitas
Location: Neverland
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Lepitas »

Parabéns, Igor, continue com isso qe você tem jeito :wink:

Na minha opinião Harry Potter não tem mesmo nada a ver com Crepusculo, são dois mundos completamente diferentes. Também sou muitoo fã das duas sagas mas, por exemplo, Tolkien também está entre os meus escritores preferidos, tal como J.K Rowling ou Stephanie Meyer, e gosto das três de maneiras diferentes, porque são quase três maneiras de sonhar.
Portanto, é possível concluir que Crepúsculo não ameaça o sucesso de HP, o qual tem tudo para virar clássico, ao lado de pérolas como as de Lewis e Tolkien.
Você já disse tudo . Harry Potter é a criação de um MUNDO, e acho que quem era daqueles fâs fanáticos, se deixar de gostar de HP por causa de Crespusculo, talvez não saibam gostar de duas coisas diferentes ao mesmo tempo. [Espero não ofender ninguém :/]

BeijinhóO
User avatar
igor_silva
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 2
Joined: 07/11/07, 18:00
Sexo: Masculino
Estado: MG
Casa: Grifinória
Location: Diamantina

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by igor_silva »

ok, ehh bom saber q existem pessoas conscientes... recebi umas mensagens bem atrevidas no meu e-mail :palmas
Igor
Bru Evans
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 616
Joined: 13/10/08, 13:02
Sexo: Feminino
Estado: PR
Casa: Grifinória
Facebook: I Love Little London *_*
Blog: http://www.formspring.me/5QueenB
Micro Blog: http://twitter.com/BlogBonequinha
Location: Little Hearthfordshire
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Bru Evans »

Também acho que harry Potter é totalmente diferente de Crepúsculo, os dois são obras fascinantes obviamente, porém são bem diferentes.

Harry Potter na minha opnião, não é somente um livro, ele é uma obra fascinante, criativa que nos deslumbrou durante todo o seu enredo sem nos cansar sequer um segundo, sendo isto muito importante num livro, Harry Potter a meu é ver não é só um livro encantador, Harry Potter é Magia!

Crepúsculo, também é a meu ponto de vista uma obra muito criativa e contagiante, eu mesma sou super fã das duas obras, mas se tivesse que escolher escolheria Harry Potter sem dúvida, os dois tem gêneros diferentes, Harry Potter nos apresenta um mundo novo, cheio de aventura e ação, já Crepúsculo, apesar de também conter partes agitadas, não tem tanta aventura na saga, este é um livro de romance, afinal. Um romance muito deslumbrante e fofo diga-se de passagem, ele nos mostra a história de uma adolescente comum como qualquer outra neste planeta que se vê apaixonada por um garoto misterioso, lindo, a completamente romatico também. Quem não se encantaria por essa história afinal?

Eu sei que muitos podem descordar disso que vou dizer agora, então me desculpem de qualquer forma rs.
mas, eu estive pensando, muitos fãs de Harry Potter,se encojntraram sem mais nenhuma obra deste bruxinho para ler, então quando não há mais luz no fim do túnel( ok, menos né? kk) aparece uma nova obra contagiante e com certeza digna de permanecer sem dúvida na mesma estante que Hp. Claro que todos gostaram não estou dizendo que Crepúsculo só fez sucesso por isso, claro que não, longe disso.
mais ele foi uma obra muito bem escrita capaz de nos entreter sem nos deixar entediados, como a obra de J.K sempre fez,ou seja, para quem estava triste, pode se animar, pois não existe só um pontinho azul no mundo, muito menos só um verde, sempre existe mais, é só se procurar com atençao.

P.s; não sou muito boa pra falar afinal, sou fanática pelas dus obras rs. Bjinhuss!
Monitora Cerejinha da Griffa
Image
Quase pai: Cláudia
Manas:Sugar,Pry,Di_Lua
Prima:Jca
Gêmula: *Emme V. Lupin*
Aconselhadalhazada do Kim
Image
porque algumas amizades são pra sempre
Hott cousins​​. Best creation of Merlin * _*
User avatar
Jessika Ayume
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 35
Joined: 22/01/09, 15:41
Sexo: Feminino
Estado: DF
Casa: Corvinal
Facebook: ayumevamp@gmail.com
Blog: http://ayumevamp.blogspot.com/

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Jessika Ayume »

Cada livro expressa um lado do mundo magico, EU prefriro Harry potter, acho que a historia nos prende do inicio ao fim, a acho que crepusculo não dá chance as opiniões dos fãs assim como harry potter deu, Jk sempre foi muito atenciosa com relação a isso, e os fãs (grande maioria) gostaram do resultado desta "parceria", enquanto crepusculo chegou com os volumes completos... Mas gosto bastante desse lado mais sombrio e romantico, e menos fantasiástico do mundo magico representado em Crepusculo ^^
Image
User avatar
Leka Weasley
No Cemitério no retorno de Voldemort
No Cemitério no retorno de Voldemort
Posts: 1556
Joined: 15/10/04, 20:34
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 1031825274
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/isdelirium
Blog: http://www.acholuxo.wordpress.com
Micro Blog: http://www.twitter.com/sdelirium
Photos: http://www.flickr.com/photos/aadriano
Location: Farofandoooo *___*
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Leka Weasley »

Crepúsculo nao tem onde nem porque ser comparada com HP. Não existe conteudo para comparação nem nos livros e muito menos entre as autoras x)
http://www.acholuxo.wordpress.com

Image Image Image

winchesters brothers ~porque é impossivel resistir
----

R O N & H E R M I O N E - D R A C O & G I N A - S E V E R U S & L I L Y = FOREVER


Image
User avatar
senhorita
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 77
Joined: 15/01/06, 14:10
Sexo: Feminino
Estado: MG
Casa: Grifinória
Location: Em algum lugar no passado...

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by senhorita »

Com certeza não há comparação!
Harry Potter, na minha opinião, será sempre um marco na história literária infanto-juvenil e justamente pela criatividade de J.K. Rowling eu me apaixonei aos 11 anos por literatura.
Gosto muito de Crepúsculo e são gêneros completamente diferentes mas, nunca haverá nada maior do que HP já que por ele descobri todo este universo por de trás das páginas...

Existem Livros e Existe Harry Potter, não são a mesma categoria! :mrgreen:
Spoiler
Team Edward and Team Winchester
Image
User avatar
Lara
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 737
Joined: 24/07/04, 11:35
Sexo: Feminino
Estado: ES
Casa: Grifinória
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Lara »

Parabéns Igor!
Também sou fã de ambas as sagas e concordo com o que foi tido (:
Crepúsculo é sim uma obra perfeita, mas que peca na ação. Não possui a movimentação de Harry Potter e foca muito mais o lado humano de Isabella Swan, com todas as dúvidas sentimentais características de uma jovem de 17 anos, que se muda para outra cidade e se vê envolvida pelo mistério que Edward emana.
Acho que é aí que está a grande diferença entre elas. Enquanto Harry Potter tem muita ação e deixa o romance como segundo plano, Crepúsculo foca o romance, e deixa as movimentações para segundo plano. Mas mesmo assim, ambas são perfeitas à sua maneira.

Uma coisa que tenho que adicionar, é que, apesar de Crepúsculo ser direcionado ao público adolescente, existe sim um número enorme de fãs já na juventude ou meia idade. acho que não devemos generalizar, até porque as próprias Twilight mom's já estão impondo seu lugar.
Griffa Awards 2010 - Prêmio Rúbeo Hagrid
Image

Say it loud
Say it proud
GRYFFINDOR!
bruzy
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 324
Joined: 02/12/08, 16:15
Sexo: Feminino
Estado: RS
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 0500888454
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/bruzynha
Micro Blog: http://twitter.com/BrunaSteffens
Photos: fotolog.com/howaboutit

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by bruzy »

Minha humilde opinião é que um livro não tem que ser comparado com o outro, por se tratarem de histórias bem diferentes. Claro que os seres místicos estão presentes nas duas séries, mas o enfoque do Harry Potter é na ação e o enfoque do Crepúsculo é no sentimento. Eu gosto dos dois, tem espaço pra eles na minha humilde vidinha, e no mercado mundial de livros também! :D

E parabéns pela coluna, Igor.
Image
Who said we need to buy a guitar?
User avatar
• kellen~
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 142
Joined: 06/12/07, 15:37
Sexo: Feminino
Estado: RS
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 7589473007
Location: Voando com o Draco até uma ilha deserta (6)

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by • kellen~ »

Não que as personagens da J.K são desprovidas totalmente de sentimentos, muito ao contrário. Só que "romance" por exemplo, foi relegado a segundo plano, porque a aventura esteve em primeiro lugar, e por mais que a escritora de Potter tenha tentado melhorar o romance... não conseguiu. O sétimo livro de HP foi "gritante" , ela mudando drasticamente situações e comportamento em cima da hora.
HP além de tudo que foi dito, tem também um número bem maior de personagens, um universo muito mais vasto, enquanto em Twi, a história é sob o ponto de vista de uma excluída social. Em HP, nos mordemos de curiosidade ao fazer especulações de quem ficaria com quem, acompanhamos fanfics e presencíamos inúmeras guerras de ships, enquanto em Twi, os casais estavam prontos, pouco restou a se especular. Não leio fics de Twi, não preciso de mais romance do que tem lá, enquanto HP possibilita e estimula nossa imaginação em busca de preeencher esse vácuo da série.
A ansiedade final de Twi foi quase que erradicada.
E uma das maiores falhas da JK na minha humilde opinião foi realmente a forma como se deram os desfechos romanticos.
Existem Livros e Existe Harry Potter, não são a mesma categoria!
[2]
HP é um universo. Um sonho, uma viagem. Lá você vive. /fanática
PEGAEL TAY *o*

Image
Team Jacob
<3
Presente da Anna



SLY PRIDE
Nós não nos achamos, só sabemos que somos.

Spoiler

Filha e nora da Hokuto e da Veve.
Esposa da
Thaty Malfoy.
Mãe da
Cah Malfoy!, da Kaká, da Marrie Mason~ e da Stamada.
Trigêmea da
Fla e da Juliette. Irmã da Thaty[/s], da Thacy e da ~bella.
Sobrinha da Okatu
.
Image
User avatar
Nymphadora TOnks
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 119
Joined: 13/02/09, 20:19
Sexo: Feminino
Estado: MG
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 39292&rl=t
Micro Blog: https://twitter.com/Hritiely
Location: Tentando fazer poção anti-sono nas masmorras ''(

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Nymphadora TOnks »

Minha pequenina opiniao eh que eu concordo sim que Twilight nao pode desbancar HP assim.. tipo eh gritante que essa falha dos livros vazarem "broxou" um pouco os leitores, enquanto em HP ficavamos tendo "ulceras" para saber sobre o proximo livro! Mesmo assim a historia nao deixa de ser interessante, claro que ela so vai ser "entendida" mesmo por adolescentes que ja estao na febre de vampiros. Mas o jeito que a autora abordou explicacoes sobre vampiros e outros seres foi bem criativa. O romance proibido e talz foi legal, as historias individuais de cada vampiro foi ate importante de certo modo para mostrar ao leitor que vampiros nao sao maus pq querem e que antes de se tornarem isso foram humanos e sentiram sentimentos que todos sentimos.
HP por sua vez teve muita muita aventura, suspense..mas o romance sempre ficou escondido... no fim bem no fim eh que coisas vieram numa explosao so! Mas mesmo assim o livro foi excepcional do começo ao fim.
Por isso HP vai ficar pra sempre lembrando (e sim eu tb acho que toda vez que a gente ver o Dan, o Rupert e a Emma a gente vai lembrar de HP) enquanto que Crepusculo vai ser tornar um classico mas nao tao "seguido" e "imortalizado" quanto HP. :mrgreen: a
Image
User avatar
Gabriel WP
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 100
Joined: 26/02/09, 21:12
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 2612562975
Micro Blog: twitter.com/gblsantana
Location: São Paulo - SP

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Gabriel WP »

Pra mim nada é motivo de "LUTA" os dois livros são realmentes fantásticos e em vez de brigar por espaço na mídia deveriam trazer mais e mais edições pra gente né XD,bem os livros são fabulosos mesmo nem precisa ter motivo de rivalidade aposto que os autores de ambos livros jamais queriam essa rivalidade e sim a união do dois livros para a sociedade...
User avatar
Renan
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 881
Joined: 20/07/05, 21:36
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 9801255091
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/renanenrique
Blog: http://shardsofme.wordpress.com
Micro Blog: http>//www.twitter.com/re_enrique

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Renan »

É tão difícil falar de Harry sem transbordar pelo menos um pouco o carinho quase incondicional pela obra. Muitos já disseram que Harry Potter é a criação de um mundo inteiro, um universo novo. Sou forçado a concordar e creio que é exatamente nesse ponto que difere "Harry" de "Crepúsculo". No primeiro, os leitores foram descobrindo um mundo inédito, sem precedentes; investigando a magia e história do personagem Harry Potter. Já no segundo, a autora nos entrega de bandeja todo o enredo: a humana se apaixona pelo vampiro. É um amor puro, sim, mas não existem surpresas.

Argumento como leitor da série de J.K. Rowling na totalidade e dos dois primeiros livros daquela de Meyer e, francamente, não vejo por que buscar por um sucessor, um substituto de Harry. Ninguém precisa gostar de uma coisa só, nem idolatrar uma coisa só. Harry Potter é minha paixão, e Crepúsculo é uma outra obra com outra história, completamente diferente e, na minha estante, bem abaixo de Lewis, Tolkien, Hans Christian Andersen e Rowling.

Não há porque colocar os dois livros num ring, numa luta de vida ou morte, e ver quem ganha. Livros ou Bandas ou que quer que seja não são "desbancáveis", apenas passíveis de serem superados. O fato é que, realmente, a série de Meyer vende demais e tem seu valor pra quem gosta... Mas não tem como superar Harry Potter, na minha opinião.

Pra começar, Rowling escreve o primeiro livro pensando no último; enquanto isso, os livros de Meyer - para mim - são quase crônicas. Bella e os Cullen não me trazem surpresas (mas muitos acidentes), como já disse, floreando acerca de um amor branco e, justamente por isso, belíssimo. Depois, Bella vive uma história de amor enquanto Harry conduz uma saga. Ele luta, ela espera. Para ele, sua vida é uma contagem regressiva; para ela, é algo dispensável. Potter luta contra trevas num mundo escondido e antigo; Swan aspira ao fim de suas aflições com o fim de sua humanidade.

Não há por que uma história desbancar a outra, mas sem dúvida Harry Potter e Rowling são superiores.

Igor, parabéns pela coluna! Os E-books com certeza foram um malefício agregado ao sucesso espantoso.
RPG // Renan Shellden Skuli

Mande MP clicando aqui!
User avatar
Náthalie Evans
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 528
Joined: 18/09/05, 17:45
Sexo: Feminino
Estado: AM
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2 ... 0979520182
Micro Blog: http://twitter.com/nathevans
Photos: http://www.fotolog.com/harryphotos
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Náthalie Evans »

muito boa a crônica, parabéns Igor, você escreve muito bem e disse tudo
No máximo que os fãs sofreram são os filmes,mas essa grande espera que os fãs de HP tiveram pelos livros não tiveram, eu sou um exemplo que li as duas séries e Crepúsculo não me fascinou tanto quanto Harry Potter.
Nathalie
User avatar
Miss Fire-Hair
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 50
Joined: 26/01/07, 20:00
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Grifinória
Location: Seção Restrita da biblioteca
Contact:

Re: Harry Potter e Crepúsculo - luta sem fundamento

Post by Miss Fire-Hair »

Eu não vejo tanta semelhança assim entre a série da Stephenie e a da JK. Pra mim só falta ler Amanhecer (que minha irmã surrupiou de mim enquanto eu relia EdP), mas posso dizer que acho completamente diferente de Harry Potter.
Primeiro, Crepúsculo e Lua Nova envolvem mais o lado dramático da situação. Eu encarei a história de lobisomens e vampiros como uma bem bolada metáfora para um amor impossível e os dramas adolescentes. Mas aí em Eclipse começou a desandar tudo: guerra entre lobisomens, vampiros bons e vampiros maus... muita fantasia e, na minha opinião, pouco conteúdo. Nem tô tão ansiosa pra ler o próximo pq imagino que a fantasia só vai aumentar de nível. Enfim. HP é uma série de ficção e foi assim desde o começo, o enfoque maior é, sim, na magia e tudo mais, ninguém se surpreendeu com isso no decorrer dos livros.
Não acho que a Stephenie tenha metade do gabarito da JK, pq ela claramente fez a história toda desandar. Apesar de serem livros bem escritos, com uma história legal por trás, os leitores dos dois primeiros, acredito eu, esperavam algo menos fantasioso e mais voltado para as relações entre os personagens, os sentimentos deles e tal. Enquanto os fãs de HP não foram surpreendidos negativamente com a magia envolvida, pq desde o começo, já sabíamos do que se tratava.

Resumindo: Stephenie não passa nem perto da JK e a série de Crepúsculo tá muito longe de ser comparada a HP :roll:
Image
Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.
Post Reply

Return to “Colunas”