Pouco romance com muito amor

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Bruna Moreno

Pouco romance com muito amor

Post by Bruna Moreno »







Não há dúvidas de que em Harry Potter existe uma mistura de gêneros literários: há aventura, mistério, comédia, fantasia, drama... mas e romance? Por que será que Jo Rowling não deixou que a vida amorosa do nosso bruxo avançasse mais que uma bitoquinha?




Nossa colunista de velha data Pâmela Lima arrisca a resposta para essa questão que não sai da cabeça dos mais apaixonados (não só pela saga!). Não deixe de conferir o texto na íntegra aqui e colocar sua opinião nos comentários.
Catarina

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Catarina »

Gostei. Sempre defendi que a J.K.Rowling não envolveu muito romance porque isto não era a trama principal. A trama principal era a aventura, a guerra bruxa. E o romance que tem no livro surgiu como algo natural, sabe, não como se tudo girasse em torno do romance.
E realmente, há maior exemplo de amor do que o que James tinha ao morrer p/ dar mais tempo p/ Lily e Harry? Ou o amor de Harry por Sirius, que era considerado como um pai? Remo, Tonks...
Então, adorei. Parabéns!
Mariana.

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Mariana. »

Adorei a coluna! Muito boa, Pâmela! Algumas pessoas cobram muito essa parte "sensual" nos personagens Harry Potter, mas isso é porque elas não entendem qual é a essência da história. J.K. sempre colocou na história o amor acima de questões sexuais, e isso é extremamente admirável. Fico feliz que tenha sintetizado tão bem tudo isso nessa coluna. Parabéns!
Bella

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Bella »

"Rowling não sabe escrever romances?" Nossa não aguentei, que isso Rowling é um gênio. :D Meu Deus a construção R/H durante os sete livro, coisa de mestre. Até hoje tem coisa que não entendo.

O que me deixa puts da vida é chegar um twi-fã e argumentar que Crepúsculo é melhor por Harry Potter não ser um romance e que por isso essa série deles, segundo eles, tem um romance melhor. É o mesmo que dizer que Meyer é melhor que a Genia. :D

Meyer vai aprender o que significa amor com a Rolwing vai. :D usahusahuashuas.
Bina

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Bina »

ameii a coluna! de mais
“Rowling não sabe escrever romances?”
como assim? :ela é um genio
Aaron

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Aaron »

Quando os colunistas sérios vão começar a publicar seus textos?
Diana

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Diana »

Essa coluna parece um "resumo" sobre algo que já era beeem óbvio. :roll: No mais, está um texto bem conseguido e bastante legível. Parabéns por isso!
nandagina

Re: Pouco romance com muito amor

Post by nandagina »

:D :D O romance que a Jo escreve eh de tamanha sutileza que quando eh proposto no livro nos enche mais de ternura do que se ela dedica-se capitulos e capitulos na série....Uma pequena menção de Harry pensando, com saudade de Gina nos dá mais ternura e nos faz sentir que eh mais verdadeiro do que se fosse algo repetitivo... É claro que quem eh um romantico nato (como eu), iria adorar várias cenas melosas, mas o proposito da história não é este, e a maneira como é colocada o romance se enquadra perfeitamente, como tudo que a tia Jo fez.
Pauliinha

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Pauliinha »

Carácoles! Harry Potter, a série das séries! Joanne é uma gênia e não precisou de incríveis histórias de amor para conseguir tomar o mundo de leitores totalmente para si. Como já destacou Pâmela "Convenhamos, Harry tinha mais o que fazer.", e não é só ele, hoje em dia não é todo adolescente que vive pensando em sexo, muitos vivem pensando em HP *risos* mas enfim, excelente coluna ;)
Mik

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Mik »

Eu dou graças a Deus de HP não ter focado tanto no romance! Por mais que o sexto livro seja muuuito bom com as revelações sobre a vida do Voldemort, com o amadurecimento do Harry em relação ao destino que o aguardava, e claro, por ele funcionar como um prólogo perfeito e assustador do que estava por vir no final, a parte que mais me incomodava era justamente quando a JK batia muito na tecla das paquerinhas! Hermione e Rony (e Lilá), ok, afinal é um casal que desde a primeira vez que se conheceram já se apurrinhavam e era nítido pra todos os leitores (quase todos, sempre tem os iludidos) o amor que sentiam um pelo outro! Mas, a parte Harry e Gina... bem, não me descia muito não, hehe!

É o que a coluna diz, amor tem de monte na história, se formos analisar bem em toda trama dos personagens tem o amor em foco! Até nos Malfoy! Até no amor doentio da Belatriz pelo Voldie! Até no próprio Voldemort, mas no caso, é a falta de amor! Agora romance, a JK colocou sim na medida certa, mais um pouco viraria uns outros que tem por aí que parecem ser feitos de água com açucar, e história que é bom, zero!

Sobre a coluna, por fim uma que não fala sobre como HP é importante em nossas vidas, porque, de boa, tá um SACO! Todos dizem que HP não morreu, é eterno, mas as últimas colunas praticamente enterraram a série! "Vamos chorar lembrando como HP é bonito porque acabou, people"! Tem tanto ainda a ser debatido, poxa!

Sem mais colunas de funeral, por favor! ;)
Kézia Oliveira

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Kézia Oliveira »

Gostei da coluna. Rowling soube falar de todos os tipos de amor, inclusive o romântico. O problema de algumas pessoas é que elas têm uma visão deturpada desse sentimento, acham que a vida é repleta de arroubos juvenis (leram contos de fada demais rsrsrs).

Em HP, é debatido o amor em sua essência, Voldemort não se tornou assim por não entender esse sentimento? Mas voltando ao amor romântico, tema dessa coluna, já imaginaram que terrível seria abrir o livro de HP e se deparar com um monte de cenas melosas? Esse não é o gênero de HP.

Mesmo assim, o amor está presente em cada página de HP, desde o sacrifício dos pais de Harry, até o tão falado epílogo. Para aqueles que não enxergam isso, bom só me resta dizer que espero que a vida mostre que o amor é algo muito mais complexo do que as palavras vazias que muitos proferem por aí.

(Concordo com Mik sobre as colunas. Que bom que essa trouxe um tema a ser debatido. Nada contra as outras, mas se queremos que HP se mantenha vivo, o debate entre os fãs é o caminho).

Parabéns Pâmela! :D
Danie

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Danie »

"Até o jovem Dumbledore ganhou um amor adolescente com seu grande inimigo." eurri! xD

Gostei muiiito da coluna, expressa a mesma opinião sobre o tema da minha.

Jo soube usar a dose e a essência certas desse sentimento o suficiente no enredo.

Mik e Kézia, tô com vcs õ/
Daniele

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Daniele »

Eu gostei mas só acho q a Pamela deixou passar uma informação... no livro seis é citado q o Harry não gostaría q o Rony soubesse dos sonhos q ele tem com a irmãcaçula do seu melhor amigo... é questão de saber ler nas entrelinhas... o Harry pensou sim em sexo
Juh

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Juh »

"JK não sabe escrever romance"? Não Pamela, é que muitos acham que tem que ser como as fanfics que pipocam por ai. Dai vê que não é aquilo, acaba ficando decepcionado.

Parabéns pela coluna. ;) JK quis dar ênfase não no amor entre um casal mas o amor em geral (paterno, materno, fraterno).
Perônio

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Perônio »

Boa coluna. Sempre que via as fanfics cheias de romance (pra não falar outra coisa), achava que seus autores não tinham percebido o espírito de HP. Era a mesma coisa com as conversas do tipo "quem vai ficar com quem". Harry Potter não é novela televisiva, ora bolas.
Viviane

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Viviane »

Harry Potter foi um dos poucos livros da minha adolescência que me prendeu sem ter muito romance. Uma coisa que eu senti falta, mas quando entrei na juventude não senti mais.
Uma coisa que sempre admirei em Harry Potter é que só ficou com garotas que realmente gostou... a CHOrona Chang e a Gina Weasley. Ele poderia muito bem em qualquer momento ter saído por aí agarrando qualquer uma, mas não, ele foi fiel aos seus sentimentos. Amo Harry Potter! Ele deveria ser um exemplo para muitos adolescentes e jovens por aí que nem sabe o nome de quem está beijando... afffff!
Amo o Rony, mas beijar a Lilá foi uma total decepção para mim. Rony e Hermione, perfeitos juntos!
J K Rowling não precisou colocar romances ultra melosos para seus livros serem demais, o amor e a amizade é o que mais vale.
E uma das partes que mais achei linda do sétimo livro era quando Harry abria o mapa do maroto e a primeira pessoa que procurava era Gina. Tem amor mais lindo do que esse? Ele lá no meio do caos e se preocupando com a sua futura esposa e mãe de seus filhos?
O meu sonho é encontrar um Harry Potter para mim: fiel aos seus sentimentos, amigo, companheiro. Harry Potter é um exemplo de homem! Sonha :oops:
Parabéns pela coluna! Linda demais!
Mayã

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Mayã »

Gostei Pâmela!

A verdade é que Harry Potter é completo sem precisar do romance (e olha q eu simplesmente me derreto por um hein!), pq todo o resto transborda sentimento, é sempre mto amor, coragem, amizade, tristeza, dor, saudade, separação... cara, qm ia aguentar mais um romance melado???

JK soube dosar, com certeza. E não precisou apelar pra nenhum romance pra conquistar um trilhão de fãs. (haha, olha a indireta pro vampiro! ;P )
Happy Knappy

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Happy Knappy »

Perfeito e singelo!

A história também cria o amor. Aí é cada um por sí...
Marininha Potter

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Marininha Potter »

Harry Potter foi a única série que consegui ler sem envolver muito romance. Eu digo "muito" romance. Porque, querendo ou não, ele está lá. Como ficwriter, prefiro mil vezes o que a Jo fez. Ela deixou espaço para criarmos cenas (exemplos: como Rony e Hermione começaram a namorar? Como Harry e Gina reataram? E o passeio de Harry e Gina nos jardins de Hogwarts após o beijo na Sala Comunal?)
Tenho uma fic em que Harry e Gina ficam juntos mais cedo que é puro romance, para preencher alguns espaços na vida do Harry e para meu próprio deleite, claro, como H/G fervorosa. Mas nunca criticando-a e sim fazendo algo que sempre cogitei a possibilidade.
Uma coisa que sempre admirei em Harry Potter é que só ficou com garotas que realmente gostou… a CHOrona Chang e a Gina Weasley. Ele poderia muito bem em qualquer momento ter saído por aí agarrando qualquer uma, mas não, ele foi fiel aos seus sentimentos. Amo Harry Potter! Ele deveria ser um exemplo para muitos adolescentes e jovens por aí que nem sabe o nome de quem está beijando… afffff! [2]
Ótima coluna, Pâmela. Explicou muito bem o que sempre eu quis dizer xD
Ginny

Re: Pouco romance com muito amor

Post by Ginny »

Caramba! Ou o pessoal não se deu ao trabalho de ler a coluna inteira ou então a falta de entendimento é de fazer chorar... sinceramente senti aquela história hiper clichê do "seria cômico se não fosse trágico" em alguns comentários aí... não consigo acreditar que alguém tenha entendido que a Pâmela disse que a JK não sabe escrever romances.. :roll: Jesus! Leiam o texto antes de criticar, pq esse tpo de comentário doi aos olhos qdo a gente le...
Post Reply

Return to “Colunas”