Os valores em Harry Potter

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Sheila Vieira

Os valores em Harry Potter

Post by Sheila Vieira »







Sete livros, todos com muitas páginas. Muitos personagens, tramas e lugares. Mas o que fica para os leitores? Quais são os pilares em que a história de Harry Potter se sustenta? Nosso colunista Breno Alvarenga responde essa questão com três valores.




São eles Família, o Bem e o Amor. O contraste entre a Rua dos Alfeneiros e a Toca demonstra o quanto o ambiente é importante na nossa formação, tanto quanto a forma que resistimos a nos corromper. Não deixe de conferir o texto na íntegra aqui e colocar sua opinião nos comentários.
Mariana Christina

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Mariana Christina »

Adorei!!!!

Também tenho de conviver com diversos tipos de pré-conceitos por gostar, por amar e viver, Harry Potter, mas não ligo, cegos são eles que deixam de ter prazer ao ler estes livros que mudam vidas dia após dia :)

HP forever!!
Rildo

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Rildo »

Breno Alvarenga, antes de comentar a coluna, meus sinceros parabéns... eu simplesmente amei!

Agora levando em conta outros pontos sobre a história, o engraçado de Harry Potter que eu observei é que, Harry cresceu com a família Dursleys, uma família que não dava amor a ele, e se desse, como falou Dumbledore no sexto livro, ele seria igual a Duda, mas... Se Harry não tinha o amor da única família que ele tinha, que era os Durlerys, porque então ele continuou lutando para viver, se só descobriu a amizade e que tinham pessoas que gostavam dele aos onze anos, quando entrou em Hogwarts? Então isso leva a justamente o que foi dito na coluna...

Amor pelo espaço à sua volta, uma vez que luta por deixar transparecer sua melhor faceta. Amor por si mesmo, ao querer despertar em si cada vez mais o bem e se dar o direito de viver plenamente e em segurança.

Cara, amei a coluna... É bom saber que eu tenho o prazer de perceber as qualidades de uma história como Harry Potter e não sou um cético...

Valeu, adorei! :D
BARBOSA

Re: Os valores em Harry Potter

Post by BARBOSA »

Parabéns pela coluna. Nada como um novo texto para esquecermos aquele do Crepúsculo. (gente, o estilo twilligth é melhor que Harry, convenhamos). ;) ;)
babi ventura

Re: Os valores em Harry Potter

Post by babi ventura »

fiquei muito emocionada com seu texto, breno alvarenga. leio harry desde os 9 anos (completarei 19 em julho), e sempre discuti com outros leitores e não-leitores o quão harry é mais do que um simples história, principalmente em relação a valores. seu texto aborda um tema que eu sempre refleti ao ler os livros, e fico muito feliz que ele tenha sido abordado. uma ótima maneira de expandir a visão dos leitores.
Daniel

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Daniel »

Barbosa, você é um troll simpático demais, se quer saber a minha opinião.
Diana

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Diana »

Gostei muito da coluna, Breno. Ela toca no coração de quem cresceu junto com Harry Potter. *-*

Parabéns! :D

"Para os olhos de muito, Harry Potter não é literatura e é algo fútil e longe da realidade."

Quanto a isso, só tenho uma coisa a dizer: azar de quem não percebe o verdadeiro significado de Harry Potter. 8) E sorte nossa! :D
luc

Re: Os valores em Harry Potter

Post by luc »

troll? ;/
mas ele realmente n quis ser um;
n ta tentando fazer ninguém discutir e se bater...
ele só pôs a opinião dele, de maneira clara e simples.

mas da um olhada no texto sobre crepusculo que tu provavelmente vai gostar sds. xD
Marininha Potter

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Marininha Potter »

@luc, se você não percebeu, o Dan não ofendeu ninguém :D

Vou aqui reescrever uma frase da @gigiahp: O mundo não se divide em inteligentes e burros. Divide-se em os que leem Harry Potter e idiotas :P
Tá, desconsiderem aushuashuahsuas

Os valores que HP passa são muito fortes. Uma lição de vida, realmente. Devemos acentuar que Harry é orfão, foi criado pelos tios sem nenhum amor, tratado como lixo até os onze anos. É um "milagre" que esse garoto tenha se libertado para amar. Voldemort teve uma infância parecida (sozinha, eu digo. Aquele orfanato não me pareceu dos melhores...) e se tornou no que se tornou, né?
Camila

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Camila »

Fato é que, de acordo com minhas próprias experiências, a maioria (quando digo maioria é meeesmo) das pessoas que taxa Harry Potter de fútil, bobo ou infantil nunca se preocupou em ler a série. Um belo dia viu os filmes no SBT e já criou seu julgamento por aí mesmo.
O que eu amo em HP, além da narrativa envolvente, divertida e dinâmica, da trama surpreendente, sólida e brilhantemente construída e seus personagens cativantes, incrivelmente bem feitos e multi dimensionais é exatamente essa abundância de valores essenciais ao ser humano. É por isso tudo também que eu acho J.K. Rowling uma mulher simplesmente genial. :D

Parabéns pela coluna, Breno!
Lu

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Lu »

"Calo-me ao ouvir isto, porque tenho a alegria de saber que tenho olhos cegos de mágica."

que frase linda :') adorei a coluna ;)
Paty

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Paty »

Linda coluna! *-*

Tive que twittar a frase: "Calo-me ao ouvir isto, porque tenho a alegria de saber que tenho olhos cegos de mágica." Simplesmente perfeita!

Esses pilares sustentam mesmo a série, ao meu ver, e são lindos demais, é realmente chocante que tantas pessoas não enxerguem isso.

" Na batalha de Hogwarts, em “Relíquias da Morte”, a união do bem atinge sua maior intensidade e esperar que a série tivesse um outro final seria esperar que J.K traísse os valores que ela mesma deixou claro acreditar durante toda a obra."

> Super concordo com isso, discuti muito quando saiu RdM e todo mundo veio indignado dizer que a Batalha (o duelo Voldemort X Harry especificamente) era uma porcaria, mas ali está toda a alma da série, é algo tão psicológico e sentimental que me deixou sem ar enquanto lia, perfeito demais.

Sem dúvida a família, o bem e o amor representam muito bem HP, até porque o oposto desses pilares, é talvez a representação perfeita de Voldemort: sem família, sem amor e bem.
E já que o autor falou de Aristóteles, isso me lembrou os bens honestos de Platão, totalmente random, mas enfim kkk Acho que é aí que HP se encaixa, no nível supremo de bem, aquele que não é deleitável e nos cansamos, nem apenas proveitoso, mas algo que constrói a ''perfeição da alma'' através do conhecimento. Eu penso muito em como cresci com a série, como aprendi e me tornei alguém melhor, nos momentos mais estranhos HP me ajuda, me vem com um trecho de um ''bem honesto'' que me faz querer lutar sempre mais.
Seria bem diferente se não fosse pela série, com certeza.

Só acho que dos pilares, faltou um que é essencial para mim: a lealdade. Sei que o amor é leal, mas a lealdade em si é um pilar, e até mesmo um pilar no lado negro, pois Belatriz e Voldemort também o são. E claro, existem muitos outros conceitos importantes também, como a coragem, a intuição, evolução, sonho, fé, esperança...

De qualquer forma gostei muito da coluna. Parabéns, Breno. ;)
Felipe

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Felipe »

Uau.
Ontem mesmo estava estudando, como de praxe, já que estou em ano de vestibular e lembrei que tinha colocado no ipod o trailer do 7°. Estudava com uma amiga minha que pediu para ver o trailer, sim, fã. Ao terminar paramos tudo e começamos a tentar desvendar a que parte do livro cada quadro do video representava. Isso nos levou a um brainstorming, e este a momentos épicos da saga. O seu Aristóteles deve ter baixado em mim e eu comecei a filosofar Harry Potter.

Hoje venho aqui e leio isto. Déjà vu!!

Muito bom mesmo, parabens. ;)
Daniel

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Daniel »

luc, é que o Barbosa tem toda uma tradição de postar as opiniões polêmicas dele e tals mas não faz da maneira correta que alguém com o intuito dele faz. É uma longa história. E nunca olhem nos olhos de Nagini -Q

tá, parei, desculpem a mediocridade
Viviane

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Viviane »

Amei! Amei! Amei! Lindo demais!
A conclusão está mais que demais! Maravilhoso! Emocionante!
Breno, você tem talento com as palavras. Parabéns!
Paulinha

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Paulinha »

Adorei!
Parabéns Bruno! Continue fazendo o bem com seus textos.

Falar de Harry Potter e não falar de amor é não falar de Harry Potter né? pq é em volta dele que a trama gira, é por amor que tudo acontece na série, como amor de Lily por Harry, que é uma amor que salvou vidas e a ausência de amor em Voldemort que o tranformou em uma criatura não- humana. Como a J.K diz no documentário:"Pq ser humano inclui a capacidade de amar."
E a família e o bem tbm são outras coisas bonitas de se ver na série, não necessariamente aquela família de 'pai, mãe e filhos', mas tbm a família que vc pode formar com os amigos que vc escolheu.
E a necessidade de se opor contra o mal, de não aceitar as maldades cometidas e lutar contra isso.

comentar depois da Paty dá até vergonha do meu pobre comentáio! ela sempre representa mt bem o 'espírito Potteriano'
Dani

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Dani »

Não acho que só a Lily tenha salvado o Harry, pois o James, mesmo sem varinha, tentou atrasar Voldemort para que a Lily conseguisse fugir com o Harry, enfim.
A família Weasley é um digno exemplo de família que é como coração de mãe: sempre cabe mais um.
É claro, toda família tem problemas, mas estes podem ser superados.

Já é clichê dizer que o bem sempre vence, de qualquer maneira, esse não deixa de ser um valor essencial na saga.

Amor. A saga é cheia de amor, dos mais variados tipos de amor e não só um romance entre duas pessoas ou um triangulo amoroso. E só um leigo para não percebê-los.

JK nos deixou várias lições de vida, não só em Harry Potter, mas também na própria vida dela. Admiro-a muito por isso. *-*
Aprendi muitas coisas com HP e, como a Paty falou, HP me ajudou nos momentos mais estranhos.
Muitos outros valores não foram citados, mas penso que esses são os principais.

Enfim, ótima coluna. Parabéns, Breno!

“Calo-me ao ouvir isto, porque tenho a alegria de saber que tenho olhos cegos de mágica”
lAriiI pOttEr

Re: Os valores em Harry Potter

Post by lAriiI pOttEr »

nao poderia ter descrevido melhor!
mayã

Re: Os valores em Harry Potter

Post by mayã »

parabéns!

mto bom o texto, realmente mto bem escrito e super bem fundamentado.
harry potter é mto mais que um livro. vai mto mais além :)
Beagle do Parque.

Re: Os valores em Harry Potter

Post by Beagle do Parque. »

Coluna sensacional!
Gostaria de enfatizar uma característica da família Weasley. É uma família numerosa, coisa cada vez mais incomum na nossa sociedade. Infelizmente, sobre uma mascara de hispocrisia egoista, muitos casais optam por não ter filhos ou apenas um ou dois, por um comodismo consumista, que acredita ser essencial o que é superfluo. Os Weasley, não tinham tudo que queriam, mas tinham tudo o que precisavam. Será, que Gui, Carlinhos, Percy, Jorge, Fred, Rony ou Gina, iam querer ter um irmão a menos, para ter uma TV de plasma? Essa arte de "dar um jeito", que acaba sendo uma escola de amor, quando conduzido por pais amorosos, me parece ser o fator que permitia que na Toca sempre coubesse mais um.
Post Reply

Return to “Colunas”