Conflito entre gerações

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Sheila Vieira

Conflito entre gerações

Post by Sheila Vieira »



O mundo dos personagens de Harry Potter é extremamente rico, bem como as relações que existem entre eles. Uma das mais interessantes, apontada por Yuri Rigon neste ensaio é o conflito de gerações entre os alunos de Hogwarts e seus professores.

Nosso colunista mostra como Rowling contraria a falácia de que os jovens de hoje são irresponsáveis e desrespeitosos, através de suas demonstrações de coragem, determinação e liderança. Dê uma olhada, ou melhor, uma lida e deixe seu comentário!
Potter

Re: Conflito entre gerações

Post by Potter »

Bem, eu acho que concordo, de certa forma, com ambos. Por exemplo: esses jovens que gostam de ficar em portas de faculdade toda a sexta feira depois da aula bebendo cerveja não tem a menor condição de mudar o mundo, e neste ponto, concordo com os pensadores de antigamente, mas isso é a educação que vem dos pais.

Quanto aos jovens que a J. K. passa não são jovens como esses - em Hp vemos jovens fieis, cabeças, tal como Hermione e Harry, esses sim tem competencia para mudar o mundo e lutar como adultos contra os comensais da morte e, no caso do mundo real, lutar contra o mal que vem do mundo.

Conclusão: na minha opinião jovens que são capazes de mudar o mundo são aqueles que carregam um livro embaixo do braço e não uma garrafa de cana ¬¬ desculpe se alguém que ler isso gosta de beber, mas minha intenção não é ofender ninguém e, sim discutir a coluna.
:D

Ou seja, os jovens que a tia Jo passa são um exemplo a ser seguido ;)
Perônio

Re: Conflito entre gerações

Post by Perônio »

Bom, acho que os livros passam uma idéia de que os jovens são capazes de muitas coisas. Mas acho que o engajamento dos jovens em hp não corresponde à realidade, pelo menos no Brasil. É claro que Hp mostra a guerra, uma situação extrema, e no Brasil, na época da ditadura e da luta pelas diretas, houve maioor engajamento dos jovens. Hoje, porém, existe uma acomodação, mas não só da juventude. Acho que na Inglaterra deve ser mais ou menos a mesma coisa.
Acho que JK mostra os vários lados da questão. Quando os mais velhos respeitam os mais novos e vice-versa, a coisa dá certo. Se os mais velhos não respeitam os jovens, esses precisam se esforçar pra serem reconhecidos. Se os jovens não respeitam os mais velhos, tem algum motivo (o Filch trata os alunos mal, por isso não é respeitado, por exemplo). No fim, é a velha questão do respeito, uma questão de não submestimar a capacidade e a disposição das pessoas.
Mik

Re: Conflito entre gerações

Post by Mik »

Nossa, que interessante esses trechos milenares falando sobre a juventude da época! 8O Nunca tinha parado pra pensar nisso, sempre achei que hoje a juventude era considerada tão estragada assim porque os pais hoje, em geral, ainda não encontraram a medida exata entre manter um relacionamento amigo e aberto com os filhos, e ao mesmo tempo mantendo o ensinamento mais rígido de antigamente! Mas, pelo visto, essa é uma discussão de muuuuito tempo atrás, hehe!

Eu acho que que a JK conseguiu fazer os jovens na série bastante parecidos com a juventude real nossa, o que é um grande feito se considerarmos que HP se passa num mundo mágico, e às vésperas de uma guerra anunciada! Eu pelo menos sempre lembrei de outros amigos meus quando um dos personagens jovens faziam ou diziam alguma coisa! Mione, por exemplo, quem nunca conheceu uma?

E acho interessante tb que os mais velhos causam essa mesma identificação com nosso mundo! Eu conheci algumas Minervas em minha vida, sempre sérias e às vezes até rígidas, mas que eu sabia que só eram assim porque defendiam o que consideravam o melhor pras outras pessoas!

Eu adoraria que a relação deles com os professores fosse mais detalhada na história, mas isso seria impossível! Só o fato de ser um colégio, e ainda mais britânico, que são conhecidos por sua seriedade, já impediria isso! Mas eu acho que a JK soube tecer os personagens e as relações entre eles na medida certa, desde a relação dos filhos com seus pais, ou dos alunos com os professores, passando pelos amigos mais velhos que mais pareciam crianças desastradas como o Hagrid, hehe!

Os jovens de HP são nobres dessa forma (a maioria, pelo menos) pelos tempos difíceis que estavam vivendo! Mas eu considero os tempos que nós estamos vivendo difíceis tb e eu não vejo os jovens se movendo muito pra mudar isso! :|

E eu sou um jovem tb, antes que pensem que sou um cinquentão, mas desde criança eu sempre tive um pensamento um pouco mais crítico com relação aos seres da minha idade! Já me disseram que tenho espírito de criança, mas alma de velho, haha! E tô fugindo do assunto!

Mas gostei da coluna, pelo tema diferente abordado! :D
Marisa

Re: Conflito entre gerações

Post by Marisa »

Ótimo tema, parabéns.
Mas não concordo totalmente, tenho uma antipatia muito grande pela minha própria geração. E pra mim, tem mais a ver com acomodação do que com alienação: outras gerações já foram até mais alienadas que as nossas, mas sempre procuravam se voltar contra o meio - mesmo que fosse dando raves ilegais em galpões abandonados ou qualquer coisa inútil. Essa força contestadora, que existe em dose saudável nos personagens de Harry Potter, é saudável e é a força motriz que vai permitir a esses jovens fazer diferente de seus pais. Mas a nossa geração está extremamente satisfeita com o meio - os pais, aterrorizados pelo fantasma do autoritarismo (que deixou marcas mais fortes na geração deles e na anterior), em sua grande maioria, dão liberdade, flexibilidade e regalias. O sistema escolar está mais preocupado que nunca em pensar pelo nosso ponto de vista, também com medo do autoritarismo. O meio nos brinda com mais tecnologia do que conseguimos dar conta, com meios de conexão mundiais e um consumismo extremamente sedutor - tudo unicamente para nos entreter. Nossa geração adora o meio. E tenho a impressão de que, quando ela chegar ao poder, vai fazer diferente dos nossos pais sim - pq é uma geração de direita, com deficiência de informação ou formação ética (muitas crianças educadas pela mídia), fútil e preguiçosa, em sua maioria. Infelizmente, é o que eu acho.
Daniel

Re: Conflito entre gerações

Post by Daniel »

Só uma pergunta: onde é que Hesíodo escreveu esse negócio?
Luiza

Re: Conflito entre gerações

Post by Luiza »

Eu estou do lado de Rowling :!: :D
Eu sou jovem e acredito q posso fazer muita coisa q certos adultos pregiçosos não fariam. :evil:
Pagu Polkadots
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 515
Joined: 15/02/09, 14:32
Sexo: Feminino
Estado: SP
Blog: http://geekpink.wordpress.com/
Location: At USS Enterprise talking to Capitan Picard.
Contact:

Re: Conflito entre gerações

Post by Pagu Polkadots »

Potter wrote:Bem, eu acho que concordo, de certa forma, com ambos. Por exemplo: esses jovens que gostam de ficar em portas de faculdade toda a sexta feira depois da aula bebendo cerveja não tem a menor condição de mudar o mundo, e neste ponto, concordo com os pensadores de antigamente, mas isso é a educação que vem dos pais.
Aqui está a revolta dos nerds! Me diz um grande pensador que não era alcoolatra, viciado em ópio, maconha ou qualquer outra coisa! Uma cerveja não faz mal a ninguém, e todos os jovens engajados que conheço adoram uma!

Essa estória de que os jovens de hoje são alienados para mim é tudo papo furado! Desde sempre existem jovens engajados e jovens alienados. achamos que a geração que lutou contra a ditadura era engajada, e isso não é verdade. Parte dela era, mas a maioria não era! Como hoje! Só que hoje em dia é muito mais difícil de transparecer o engajamento porque não temos algo tão grande para lutar, uma coisa que una os jovens. Contudo isso não quer dizer que os jovens não estejam lutando. A diferença é que hoje eles lutam por diferentes causas, o que diminui a visão que temos.

No caso de Hogwarts por exemplo. A maioria dos alunos não tá nem ai com o que tá acontecendo. Vivem suas vidas, muitos deles estudando para ganharem muito dinheiro, outros em busca da vaidade. Tanto que a Armada Dumbledore era um pequeno grupo de alunos somente. Agora quando a guerra estava iminente, com Voldemort batendo no portão, muitos daqueles que não se interessavam tomaram partido, porque enfrentavam um inimigo em comum, e por isso eles se uniram.
"Os Poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira"
Image
Post Reply

Return to “Colunas”