Ainda choro a morte de Dobby

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Sheila Vieira

Ainda choro a morte de Dobby

Post by Sheila Vieira »



Pense na sua personagem favorita de Harry Potter. Imagine o porquê você gosta de acompanhar sua jornada, o que identifica nela de especial e o que fizeram com ela que o deixou mais triste. Enfim, quem o guiou na jornada de Harry Potter, além do protagonista.

Esse é o exercício que Igor Silva faz em relação a Dobby na nossa nova coluna do Potterish. O que você acha do elfo doméstico que era dos Malfoy e foi libertado por Harry? Leia e comente!
Raphaela Potter

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Raphaela Potter »

Aaaaaiim!!!
Adorei!!!
Eu sempre gosei do Dobby tbm, o ultimo livro foi realmente emocionante! E o mais engraçado é que eu olhava para o lado, estava a minha irma se desmanchando em lagrimas tbm :cry: , pq tinhamos que ler o livro juntas pq so tinha um exemplar. E era um briga danada de quem ler primeiro, quem descobre primeiro, quem faz isso primeiro. E eu lembro que exatamente nessa parte, deitamos as duas na cama e lemos! *.*

#HPFoiASagaDaMinhaVida

E quer saber?!
Sempre será! Eu duvido que alguem tenha a capacidade de tomar esse lugar da minha diva J.K! Ela sempre será a melhor!
Jharry9

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Jharry9 »

Chorei de novo cara! Você disse o que todo pottermaníaco pensou ao ler os livros! Realmente, é impossível não amar o Dobby e não chorar em sua morte. Mas ele sempre estará vivo em nós. Dobby 4 ever!
Carol

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Carol »

OMG. :'( Chorei ;/
Bruno

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Bruno »

Ah, nem gostei muito. Acho que falou, falou e não disse nada. Não trouxe nem novidade nem uma análise mais aprofundada sobre o Dobby.

Dobby não representa apenas "grande capacidade que o coração tem de amar", ele representa a luta pela liberdade, a não acomodação (mesmo diante de padrões seculares), a lealdade, o apreço pelas coisas boas, a esperança e a certeza de que, embora seja muito difícil mudar as coisas sozinho, não é impossível. Uma pessoa pode dar o pontapé inicial; e Dobby deu muitos pontapés.

Na verdade, desculpe-me se eu estiver errado ou exagerando, acho que você encheu o texto de frases de efeito, frases tristes, só para emocionar os fãs.

Ainda choro a morte de Dobby, choro, mas o que ele era e tudo que ele representou me dão a certeza de que a sua ida não foi em vão.
Ábner

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Ábner »

Adorei!!!!
Concordo totalmente, gosto muito do Dobby, da sua admiração pelo Harry e sua dedicação em ajuda-lo.
Dobby all of good.
andreia

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by andreia »

partilho os mesmos sentimentos que tu Igor! as personagens preferidas par além do prof snape era, e é o dobby. tive recentemente um cachorro e não pensei duas vezes em regista-lo com o nome de dobby! acho que tb me vai acontecer o msm quando vir o filme .. acho que vou ficar desidratada!!!!
Pagu Polkadots
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 515
Joined: 15/02/09, 14:32
Sexo: Feminino
Estado: SP
Blog: http://geekpink.wordpress.com/
Location: At USS Enterprise talking to Capitan Picard.
Contact:

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Pagu Polkadots »

Ahn!!!!!! Meu personagem favorito é o Dobby! Eu simplesmente não acreditei quando a malvada da tia Jo matou ele! Foi nesse ponto do livro que comecei a chorar que nem uma criança :cry: Tão triste, tão triste...

Adorei a coluna, parabéns Igor! Choraremos juntos no dia 19 de Novembro!
"Os Poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira"
Image
Mariana Nunes

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Mariana Nunes »

Bruno [2]

Igor, acho que você ficou tão focado em nos emocionar que se esqueceu de focar em Dobby '-'

Quanto à raiva ao Monstro (só mostrando meu ponto, opinião é opinião), acho meio infudada. Sirius nunca o tratou bem. Não dá para esperar que ele gostasse de seu mestre, não é? Assim como Dobby não gostava dos Malfoy, Monstro não gostava de Sirius. Ela agia se uma forma rabugenta e até ignorante pela "criação" que teve nos Black e a pouco caso de Sirius.
Ana Clara

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Ana Clara »

A morte que mais chorei foi a do Dobby. Me lembro direitinho de como foi.
Eu li aquela parte e foi como se eu não quisesse aceitar aquilo e nem que eu estava chorando. Eu não conseguia ler direito.

O Dobby foi uma das melhores pessoas que já pude conhecer e com certeza ele é um exemplo. Ele luta pelo que acha certo, salva a vida de quem ama, fica ao lado das pessoas e, até o seu último segundo, foi fiel ao Harry.
Marciano Potter

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Marciano Potter »

O Dobby é um dos meus pesrsonagens favoritos, por isso, quando li a parte em que ele morre, parei de ler as relíquias da morte (parei também em outros momentos). Ele foi sempre tão leal. Fiquei indignado quando cortaram ele do Cálice e da Ordem e colocaram suas atitudes como sendo de outro personagem.
Como eu gostaria de ter um amigo como o Dobby.
Estou me preparando para os dois últimos filmes, e sei que será muito difícil ver a cena de sua morte, e também irei chorar muito, neste que é um dos momentos mais tristes da série.
Carol

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Carol »

Concordo totalmente com a Ana Clara, Dobby foi leal ao Harry até o último segundo. Foi tão leal, que deu a vida pra salvá-lo.

Chorei quando Edwiges morreu, chorei quando o Fred morreu, chorei quando Sirius morreu, quando Dumbledore morreu... Enfim, chorei muito. Mas definitivamente, a morte do Dobby foi, pra mim, um dos momentos mais comoventes de toda a série.

Sua alegria me contagiava. Ele lutou até o fim para ser livre, para mostrar ao mundo que tudo é possível, não importa sua raça, sua descendência, não importa o que você seja. E eu guardarei essas lições pra minha vida inteira.

Porque Dobby, o elfo livre, ficará PARA SEMPRE em nossos corações. <3
Ivy

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Ivy »

nossa, chorei , foi como se eu voltasse a ler deathy hallows, lembro do quanto eu me espantei ao ler a morte dele. Sempre tive um carinho especial por ele, o jeito como ele sempre ajudava o Harry, meu livro preferido é o quarto, talvez pq foi o que ele mais apareceu e me foi apresentado como aquela figura simpatica q aos olhos dos outros era tão exentrica!

Porque Dobby, o elfo livre, ficará PARA SEMPRE em nossos corações. [2]
Rodrigo Rodrigues

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Rodrigo Rodrigues »

Me emocionei nessa passagem do volume em grande parte devido à forma como os acontecimentos foram narrados, apesar de gostar também da personagem. Mas não acho que seja um grande mote para uma coluna. Ou talvez seja um bom mote desperdiçado.

O argumento sentimental parece ser uma tendência por essas bandas... Cai no gosto geral, mas não acrescenta em nada, porque se utiliza de verdades comuns aos fãs. Todo mundo chorou, todo mundo ficou depressivo, todo mundo amou, todo mundo sente saudade, etc; sempre vai haver concordância. \o/

Mesmo assim, há o que se extrair de algumas linhas
Jack

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Jack »

ooown eu tbm chorei qdo ele morreu =/ ... gostava mto dele tbm! H.P 4ever
Rodrigo Rodrigues

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Rodrigo Rodrigues »

"Será mesmo que precisamos do F.A.L.E. para extinguir as injustiças praticadas contra milhares de Dobbys espalhados pelo mundo?"

Quem, como eu, costuma dialogar Potter com os fatos do mundo real pode acabar se embaraçando um pouco quando o assunto são elfos domésticos.

A certeza é que esses seres se apresentam nos livros de Rowling de forma bastante distinta daqueles da mitologia nórdica, a sua origem. Uma imagem clássica de elfos — e próxima de nós — está nos livros de Tolkien: moram nas profundezas das florestas, são altos, belos, inteligentes, quase divindades; e são livres.

Sabemos que a autora de Harry Potter se utilizou de elementos figurativos para reconstruir aspectos dos regimes totalitários que dominaram a Europa na primeira metade do século XX. Grifinórios e sonserinos representando segmentos de visões de mundo distintas, Voldemort representando o líder nazista, e por aí vai. Mas e os elfos domésticos: eles se enquadram em um sistema como esse?

Por que a autora os fez submissos? Serão referência à escravidão que houve no mundo real sob diversas roupagens? Em caso positivo — e daí o embaraço — por que há nos volumes que é da natureza deles a servidão? Nunca entendi a mensagem que se quis passar com isso, se é que existe.

E se a gente pensar que a Winky e outros tantos trabalhavam em Hogwarts...
mayã

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by mayã »

na verdade, eu nunca reparei mto no Dobby. Eu gostava dele, ria mto com ele e tal, mas todo mundo tem um xodó por alguma personagem, e eu acredito que o meu seja a Hermione (meldels, eu amo ela!)

"A mais valiosa magia não é aquela resultante do movimento de uma varinha e sim, a produzida pela grande capacidade que o coração tem de amar…"

Essa frase foi linda. parabéns Igor, tenho certeza que fez mtos fãs sorrirem com tamanha paixão dedicada à uma criatura tão singela como Dobby!

bjuxx
Paty

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Paty »

Olha, essa é a segunda coluna seguida do Igor que me decepciona profundamente, terei de concordar com Bruno!

Sério, esse texto [assim como o texto anterior, que nem comentei] não fala nada. Não argumenta, não adentra possibilidades de discussão sobre Dobby e nem emociona, pois está tão na cara que é apenas isso que o texto tenta fazer que se torna falso. Tudo que foi dito neste texto, é dito em comentários de aniversário do elfo, ou em fóruns de HP, o texto tenta emocionar e não cativa, lançando frases lindas num mar de vazio que não me convence, sinceramente, não sinto verdade nisso. :?

Dobby é bem mais do que alguém que cumpre seu dever e é um grande amigo, essas são as características mais superficiais da personagem. Ele é um exemplo de libertação, de segurança e lealdade, de como a vida pode ser mais fácil na covardia e comodidade, mas que essa vida nunca será plena.
A morte de Dobby não me fez chorar por ser uma perda, mas por ser representativa de forma que nenhuma outra foi, pois ele era alguém que tinha tudo para não ser nada e ainda sim foi tudo, é um exemplo para a escravidão com que vivemos nossas vidas, a crença de que pode ser mais do que a sua sociedade diz que você é. A morte de Dobby foi triste por que é assim que os mártires se vão, e isso dói, mas no fundo sabemos que não existe outra maneira de viver plenamente se não for correndo riscos, lutando e saindo das sombras. É o fim de um herói que escolheu viver e morrer plenamente, e isso é lindo.

Me indigna que uma coluna com tanto potencial fique apenas no plano do confiável, do conhecido e do emocional. Falar de uma personagem de J.K. Rowling deveria ser muito mais do que elogia-lo e dizer o que todo fã que leu os livros já sabem, é possível ir além disso, pois Jo deu complexidade suficiente para cada um de seus personagens, fazendo com as visões e as lições nunca se acabem.

Esse texto [bem como a coluna anterior] não tem uma tese bem definida, mas um mosaico de ideias pré-existentes e sem conclusão, e quando chega um momento em que poderia ter uma ideia defendida "Será mesmo que precisamos do F.A.L.E. para extinguir as injustiças praticadas contra milhares de Dobbys espalhados pelo mundo?" é apenas uma pincelada.
Quando o texto poderia andar, ele acaba. Sendo mais uma vez vazio e cheio de verbetes que intencionalmente tentam emocionar, e a intenção de vazia de emoção, não consegue mesmo me tocar.

"A mais valiosa magia não é aquela resultante do movimento de uma varinha e sim, a produzida pela grande capacidade que o coração tem de amar…"

> São frases como essa em que vejo a capacidade do Igor, que já conseguiu me impressionar em outros momentos, mas agora parece acomodado nesta tendência de ''colunas emocionais'' que o Ish não consegue abandonar.

"Dobby nos mostra que, indiferente ao dinheiro, a sensação de dever cumprido é sempre mais gratificante que o acovardamento frente ao medo da punição."

> Não existe dinheiro em passagens que em Dobby não sente medo da punição, existe lealdade e liberdade.

"Impossível não o comparar a Monstro (por quem nutro certo desprezo desde a morte de Sirius) que é um elfo áspero e arrogante."

> Monstro é arrogante? Ele é um escravo, e escravos não são arrogantes, são, no máximo, bons negociadores que usam máscaras de superioridade. O que Monstro fez a Sirius foi o que devia fazer, pois Sirius procurou por aquilo, tratando o elfo com um objeto sem sentimentos e ideias próprias, mas um ideal que Jo parece colocar em HP, que nos remete a história da escravidão como um todo.

A aspereza de Monstro é auto-defesa, a única forma que ele conhecia de se defender e de sobreviver, é um elfo que viveu por anos sem ninguém, que conheceu apenas os modos de sua senhora [que boa coisa não era] e que teve que aguentar Sirius depois de anos de depressão e solidão, é difícil esperar outra coisa de alguém assim.
Mas existem muitas coisas em que Monstro e Dobby se parecem, a lealdade e o amor que os move são as mais notáveis, pois Monstro só esperava compreensão, que alguém o ajudasse a cumprir a missão que lhe foi deixada pelo único que ele amou, Regulus.
Monstro é produto de uma sociedade com violentos absurdos morais, que Hermione tão sabiamente reconhece ao criar o F.A.L.E. É mais um personagem cheio de complexidades que Jo nos deixou.

Espero que você entenda meu lado como leitora, Igor, pois conheço o seu potencial e me irrita ver esses textos tão mal escritos vindo de você. Textos que me dão a impressão de que quem os escreve não é um potterfã, mas um autor que espera emocionar com clichês e efeitos vazios.

Só posso dizer: Boa sorte nas próximas colunas. Porque as atuais estão chatas demais e indignas do Potterish.
Não me conforme em ter que dizer isso aqui, pois eu amo esse site e a seção de colunas sempre foi minha favorita, mas faz muito tempo que as colunas estão ruins e parece que ninguém percebe.
Acho que vocês sabem o que fazer, o Ish tem uma equipe competente em que acredito muito, espero que não me levem a mal pela critica, imagino a dificuldade que vocês tem para postar boas colunas e talvez eu nem tenha direito de vir aqui falar tão mal, mas eu não falo por ser algo que está acontecendo hoje, já acontece a quase um ano e me deprime não ter mais as boas colunas de sempre, a genialidade que sempre foi característica dos colunistas do Ish.

Por favor, reage Ish! =/
Carol G. Weasley

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Carol G. Weasley »

SUPER concordo com Bruno e Paty (especialmente no que Paty falou sobre Monstro).

Já li muitos textos de Igor, e acho mesmo que ele escreve bem. Mas, de boa, essas últimas colunas estão bem fraquinhas! Pra mim, ele falou um bocado, mas acabou não transmitindo idéia nenhuma. O texto está vazio, e, em vez de explorar a personagem, apenas lotou com frases clichês e soltas.

O que mais me frustra, na verdade, é o povo amando uma coluna tão fraca, quando (quase) todos nós vivenciamos a "época dourada" e éramos verdadeiramente presenteados com colunas de QUALIDADE há um ano ou dois. Parece que todo mundo esqueceu disso, ninguém se deu conta que a qualidade tá caindo cada vez mais. Fico MUITO triste em dizer isso, mas as colunas do Ish tão indo pro fundo do poço (e sendo substituídas pelas resenhas, que ganham cada vez mais prioridade, e olha que nem são essa coisa toda, vejo cada uma que me dói na alma, tipo a de Nárnia)! :|

Muitas frases clichês são boas, mas pra mim está bem claro, que, no texto em questão, elas foram usadas com a intenção de "desviar" o leitor do principal, que é analisar o conteúdo da coluna. As pessoas lêem, se emocionam com as frases vazias e esquecem de todo o resto, passam a amar o texto e achar a coisa mais linda do mundo. Me poupem, né, pessoal! Qualquer poser que assistiu CS poderia ter escrito algo assim. E isso é algo que vem acontecendo no Ish há ERAS.

Accio boas colunas! :|
Viviane

Re: Ainda choro a morte de Dobby

Post by Viviane »

Gostei da coluna.
Só de lembrar a morte de Dobby, eu tenho vontade de chorar.
Lembro que um dia que estava conversando sobre RdM com duas amigas na faculdade (uma tinha lido o livro, a outra ainda não) e sem querer falei da morte de Dobby. Eu fiquei realmente triste ao ver minha amiga quase as lágrimas ao saber da morte de um personagem tão querido.
Dobby é o referencial de liberdade. Ele sempre foi fiel aos amigos e ao que ele sentia, não se importando de se machucar para salvar os outros.
E Dobby morreu como verdadeiro heroi, pois estava ali no momento que precisavam dele. E em nenhum momento, ele pensou em desistir diante do perigo.

Dobby, verdadeiro amigo, leal e totalmente livre!
Post Reply

Return to “Colunas”