Só Harry Potter é Harry Potter

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Bruna Moreno

Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Bruna Moreno »



Você leu "Harry Potter" há muitos anos e ainda gosta. De vez em quando, tira um volume da estante e volta a ler sua passagem preferida, ou, quem sabe, o livro todo. Não é tão fã dos filmes, mas já os viu no cinema mais de uma vez. Garanto que muitos se identificaram, não é?



O que será que há na na saga que a torna tão envolvente e especial? Luiz Guilherme Boneto faz um ensaio sério à altura dos livros. Leia e deixe seu feedback para o autor - ele é muito importante para nós!
Nah

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Nah »

Ninguém consegue ser como “Harry Potter”, porque só “Harry Potter” é “Harry Potter”. E como ele, não haverá outro. +1

Sabe que sempre quando eu leio esses textos sobre Harry Potter eu me emociono? Sério. Não sei se é bobagem, mas é a verdade. E me identifico com cada palavrinha escrita acima. A propósito, belo texto. :)
Peterson

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Peterson »

Luiz Guilherme Boneto, excelente ensaio! Eu sempre disse, sempre digo, e sempre irei dizer: SÓ HARRY POTTER É HARRY POTTER!!!
Não há explicações, Harry é Harry e ponto final. Não ha como categorizar ou classificar a série. Não há uma palavra que a defina, simplesmente não existirá nada que supere Harry, e mesmo eu gostando de vários outros livros, mais uma vez repito Harry é Harry, e isso basta =)
Matheus Guimarães

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Matheus Guimarães »

Harry é Harry, nada supera ela.
@jamestbond

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by @jamestbond »

Depois de Harry Potter dificilmente outro livro vai tomar lugar na minha estante.
Me emociono e me surpreendo cada vez mais e releio sempre que posso.
Adoro ser levado pra dentro de Hogwarts é como se tornar um estudante e explorar os corredores e salas do castelo.
HP fez parte de minha infância, adolescência e continuará sempre em minha vida.
É mágico, sou fanático por HP.
Ótimo texto. :)
Ana

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Ana »

Ótima coluna! :)
Daniel

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Daniel »

Não acho Harry Potter, a obra, por si só, tão única assim. Em termos de narrativa, a abordagem não tem nada de espetacular, exclusivo (o que não quer dizer que não preste).

O que me impressiona em Harry Potter são principalmente as referências sutilíssimas de cada sugestão da Rowling com seus personagens e eventos ao longo da saga. O intertexto é discreto na medida certa, pra não parecer pedante, mas muito rico. Me agradam as alusões à Ilíada (corpo de Cedrico X Corpo de Pátroclo), aos personagens de Jane Austen (Madame Nora, Sra. Cole...), mitologia grega (Centauros, "Ninfa"dora, etc), astronomia (os Black) e tantos mártires da Igreja Católica, com o plano de fundo da bruxaria e as ironias que a autora constrói com relação a esta história. O conhecimento linguístico da Rowling também é louvável, sem, portanto, se tornar um "ilegível" Senhor dos Anéis. O único problema dela que me intriga às vezes é com números, há certas confusões com idades e acontecimentos, é um pouco frustrante.

O que há de grandioso em Harry Potter que o torna único são mais as condições em que a saga se desenvolveu e se tornou o monstro editorial que é, poderoso a ponto de nada em termos de livros do gênero (e até cinema) vender sem trazer a velha comparação. Houve outros, a história da literatura nos conta. No século dezoito, as aventuras de Robinson Crusoé (que tratavam basicamente das conquistas Britânicas) conquistaram um público tão vasto e de forma tão imediata que dá pra comparar com essa geração HP. Havia o que chamamos hoje de fanfic e fanart (chamavam de "robinsonades") aos montes e inspira uma série de autores até hoje (exemplos de Verne a Goethe), como Harry tem feito.

A diferença é que aquele é um mundo num contexto diferente, em que a literatura tinha um papel diferente e era recebida e consumida de forma diferente. Harry Potter foi impactante nesse sentido, e pra mim é muito claro que influencia muitos nomes que nossos filhos vão ler e admirar e se viciar, e outros grandes sucessos virão, até que a literatura volte à saturação e surja mais uma série estrondosa, ainda mais vendida que os livros de Rowling. Mas isso vai demorar tanto...

Por ora, o melhor é a gente se gabar de fazer parte dessa geração e fingir que HP é único e insuperável, porque no dado momento, é o que é pra todo fandom, e é o que importa.
Natália Dantas dos Santos

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Natália Dantas dos Santos »

Sempre gostei MUITO de ler e, embora eu saiba que ainda serão lançados milhões de títulos que vou amar, tenho certeza de que HP sempre vai ser o melhor, mais marcante e o único que vou tornar a ler infinitas vezes.
Li

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Li »

Nossa, sensacional o texto. É verdade só Harry Potter é Harry Potter!
Gabriel

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Gabriel »

Olha, eu nunca tinha me interessado cegamente em leitura. Lia um livro aqui, outro ali. Levava semanas pra ler um livro de 200 páginas.
Mas a minha vida mudou literalmente depois que Harry Potter invadiu a minha vida e nunca mais me deixou.
Foi com Harry Potter que eu desenvolvi minha leitura e despertei o leitor fiel dentro de mim. Eu devo a minha vida hoje a J.K. Rowling.
Porque para que alguem como eu passe de um livro por ano para um livro por mês é preciso muito. E Harry Potter tem mais do que muito. Tem tudo.
Só Harry Potter é Harry Potter
Porque só Harry Potter conseguiu fazer comigo o que nenhum outro livro nunca conseguiu.
MUITO OBRIGADO J.K.ROWLING. Se não fosse por você eu estaria hoje reclamando: "Tenho que ler meu livro da escola ainda, q merda!".
Marii

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Marii »

Pois eu amo HP!
Novidade :o

Voltei a ler tudo de novo, porque se pego um e leio as partes preferidas já era, leio tudo mesmo!

AMO!
Fran Ferrarez

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Fran Ferrarez »

"Alguem conhece uma pessoa que se interessou pela leitura após ler Harry Potter?" weeeeeeeeeeeee* eu comecei assim. e vamos falar a verdade, só Harry Potter da aquele gostinho de QUERO MAIS. Só eles nos faz atrasar em alguema coisa porque perdemos a hora lendo aquela parte mais emocionante. Eu amo outros livros também. outras sagas. Mais só HARRY POTTER É HARRY POTTER. e nenhum outro será igual, parecido ou Melhor. ♥
Daniel

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Daniel »

não faz dois anos e meio que foi lançado o ultimo livro, fez 3 anos na semana passada
Viviane

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Viviane »

"Luiz Guilherme Boneto, excelente ensaio! Eu sempre disse, sempre digo, e sempre irei dizer: SÓ HARRY POTTER É HARRY POTTER!!!
Não há explicações, Harry é Harry e ponto final. Não ha como categorizar ou classificar a série. Não há uma palavra que a defina, simplesmente não existirá nada que supere Harry, e mesmo eu gostando de vários outros livros, mais uma vez repito Harry é Harry, e isso basta =)"(2)

O Peterson pareceu ler minha mente. Concordo com tudo que ele disse, nada mais a comentar.
Caíque Pereira

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Caíque Pereira »

Luiz Guilherme Boneto, parabéns. Num texto não muito longo, tu conseguiste ser sucinto e prático, porém exato e sonhador. Só uma correção mesmo que o próprio Gabriel fez questão de relatar, o aniversário de 3 anos do lançamento de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte' ocorrerá no dia 8 de Novembro de 2010. É um dos meus sonhos participar de um Café Literário com o assunto 'Harry Potter', acho que seria extasiante! Se puderem fazer isso ou algo do tipo aqui no site mesmo, seria uma grande honra indicá-los no meu blog, que dá notícias do Cinema, da Música e da Tecnologia; o Tudão Mix (para os que quiserem acessá-lo, bastar clicar sobre o meu nome neste feedback, e aliás, obrigado pela oportunidade, Potterish õ/) Minha passagem preferida de seu ensaio é "Mas não tem jeito. Ninguém consegue ser como 'Harry Potter', porque só 'Harry Potter' é 'Harry Potter'. E como ele, não haverá outro." // "Que a glória perpetue-se sobre àqueles que seguem a cicatriz de raio! - Caíque Pereira.
Dan

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Dan »

Com certeza, apenas HARRY POTTER é HARRY POTTER.
Não sei como dizer, adoro "O Senhor dos Aneis", "Fronteiras do Universo", "Twillight" etc mas,... não sei nem explicar o que sinto quando me vem a mente o letreiro de Harry Potter...
Me emociono toda vez que lembro o quanto me fez bem Harry Potter, parece até que antes de 2003 (ano em que HP surgiu na minha vida) eu não existia. Não imagino minha vida sem HP, podem me chamar de "criança", "bobalhao", "idiota" mas meu amor por HP NUNCA vai acabar, e eu sei que vai ser além da vida (uma certa pessoa muito importante :roll: já me disse).
Sheyla

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Sheyla »

Fantastic... ;)
Giica

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by Giica »

Aos olhos dos que nunca conheceram HP como nós, toda essa adoração à série pode parecer um pouco louca.Apesar de não haver como explicar realmente o que nos faz ter tanto amor a essa história,tenho minha opinião de que é pelo fato de podermos nos desligar do mundo real e sonhar estar em Hogwarts e fazer parte de tudo aquilo. Faz parte do escapismo que nos ajuda a manter a sanidade, esquecer temporariamente os problemas reais.
Às vezes ainda tenho vontade de vestir minha camisa da sonserina e fazer feitiços com minha varinha xD

E por algum motivo quando acordei hoje senti vontade de cantar parabéns pra você .
Feliz aniversário Harry : D
# Carol

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by # Carol »

E por algum motivo quando acordei hoje senti vontade de cantar parabéns pra você +1

Ótima coluna. ;)
paulinha

Re: Só Harry Potter é Harry Potter

Post by paulinha »

ai minha nossa senhora. agora sempre que eu começo a ler algo sobre harry, principalmente algo tão lindo como esse texto, eu desabo a chorar! eu vou fazer no dia que eu ver a parte 2 de Relíquias da Morte?
acho que eu vou abrir o berreiro no cinema!
Post Reply

Return to “Colunas”