Sementes de Petúnia

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Bruna Moreno

Sementes de Petúnia

Post by Bruna Moreno »

No começo, era aquela mulher cara-de-cavalo. Depois, vimos que não; era mais uma cara de poucos amigos. Ao longo da série, percebemos que estava mais para... uma cara de quem comeu e não gostou. No final de tudo, não era nem uma, nem outra: eram todas.

Hoje, os leitores ficarão cara-a-cara com esta mulher que escondeu perfeitamente talvez o maior segredo de toda a série: Petúnia Dursley. É nossa colunista Brunna Cassales quem tenta explicar o que há por trás daquela cara tão amarrada — e enigmática. Confira o texto aqui e dê as caras nos comentários!
Eduardo

Re: Sementes de Petúnia

Post by Eduardo »

Muito bom mesmo!
Captou a essencia de muitos momentos da historia!
E faz tempo que eu reli os livros!
PArabens ótimo mesmo!
Jullyana

Post by Jullyana »

Eu havia até pensado em toda a vontade de Petúnia de ser bruxa, mas nunca tinha imaginado que ela talvez sentisse culpa por nunca ter se reconciliado com Lílian. Admito que não prestei atenção em sua despedida com Harry, mas acho que depois do que você escreveu, as coisas parecem ter mais sentido. Eu nunca odiei a personagem, mas você quase me fez gostar dela! Muito bom!
Brenda

Post by Brenda »

Também gostei. Abordou razões presentes na história e comentou até do nome dela ! kkk'
Otimo. :D
Carolgina

Post by Carolgina »

Realmente impressionante!
Além de um tema muito interessante -Chatúnia õ/, afinal, alguns personagens que o livro não aprofunda tanto sempre tem seu lado enigmático, ou mesmo encantador- o texto está maravilhosamente bem escrito.
Parabéns de todo o coração, amo sempre suas colunas. Além disso, tenho sorte de ser amiga de uma escritora nata.
Leonardo

Post by Leonardo »

Caramba, realmente muito bom e bonito.
Gostei bastante do estudo que você fez da Petúnia, e da beleza dos possíveis sentimentos que ela pôde ter, no último momento em que veria Harry, o qual, para mim, foi uma das partes mais bonitas do livro.
Parabéns mesmo :)
Beagle do Parque.

Post by Beagle do Parque. »

Bruna, certamente você não lembra, mas eu fiz um comentário um tanto acido sobre sua primeira coluna. Agora é com prazer que digo, que não tenho nada a reparar. Além da criatividade, falar de um personagem que ocupa poucas páginas em toda a obra, você descreveu os elementos em questão com simplicidade em um texto bem escrito. Meus parábens.
Chico

Post by Chico »

Assim como a primeira coluna, esta está fantástica! Talvez com um tema mais complicado, já que se trata de uma personagem de pouca presença, mas mesmo assim um texto rico em detalhes e reflexões de momentos talvez menos enfáticos da serie. Muito boa mesmo! Parabéns!
Pedro Roberto

Post by Pedro Roberto »

Brunna, Brunna, Brunna...
Que coluna excepcional! Conseguimos comparar a raiva e a inveja da Tia Petúnia à nossa própria realidade, onde tais sentimentos infelizmente existem e que são inevitáveis. Confesso que até fico com raiva da própria inveja da Tia Petúnia...
Essa coluna é tão boa que estou há muito tempo escrevendo esse comentário e até agora não consegui achar um adjetivo que a qualifique de maneira correta.
Brunna, envio-lhe minhas mais sinceras e calorosas congratulações por esse belo texto. Já estou ansioso para ler o próximo.
Très bien.
P.S.: Tenho uma mera impressão de que petúnias irão brotar nos meus sonhos de hoje.
Renan postato

Post by Renan postato »

Magnífica coluna. Parabéns! Deu até vontade de reler a despedida do Harry de seus tios.
Dani Cassales

Post by Dani Cassales »

Só mesmo uma hábil escritora para nos fazer sentir uma mesmo que breve centelha de simpatia por essa personagem.
Com seu jogo de palavras que intenciona nos fazer pensar, evoca aos reais motivos que levaram Petúnia a se tornar esse ser invejoso e amargurado e ao mesmo tempo nos leva a constatar que ninguém está livre de alcançar tal alcunha. Sentimentos ruins que ficam remoendo a alma só nos fazem nos assemelharmos com a raiva que a tia de Harry carrega. É possível mesmo que sintamos certa compaixão pela personagem. Mas o certo mesmo é que sentir pena, pois sua obsessão em demasia por ser alguém visto como normal e seu rancor a levaram a desperdiçar o seu bem mais precioso. A oportunidade de dar um lar feliz a Harry, de enraizar o sentimento de família. Em suma, ela foi covarde.

Tinha tenho outra carreira pra vc. Além de Pseudomédica, escritora, bibliotecária, editora, jornalista, professora, bruxinha e outras cositas mais. Vc também pode ser psicóloga! Até eu que quase nada sei de HP viajei na sua onda!!!

Bju e parabéns!!!
Thaís Lutz

Post by Thaís Lutz »

Nossa, eu acho que não tenho oq falar, porque todos roubaram as minhas palavras!
Realmente, eu nunca havia pensado em Petúnia dessa maneira, na verdade, eu quase nunca pensei nela. Ás vezes em que meu pensamento se relacionava a ela, era apenas quando Harry falava algo sobre os Durley, e eu sentia raiva e pena.
Nunca pensei que esta personagem, realmente, pudesse ser tão complexa e, quando ela se despede de Harry e o trata mal, o que eu sinto é uma profunda amargura a respeito dela, afinal, qual a mãe, tia ou um ser humano é capaz de tratar alguém de tal maneira?
É quando revelado a inveja que Petúnia tem de Lílian por ela ser uma bruxa, que eu começo a sentir pena dela, mas logo passa.
O que eu tenho a dizer sobre esse texto é que, ele realmente me fez pensar melhor, não só sobre Petúnia, porém outros personagens, e começar a relacioná-los melhor no nosso dia-a-dia. Parabéns e continue escrevendo textos assim =D
Dani

Post by Dani »

Petúnia é um dos personagens mais indiferentes da série, a meu ver. Nem amada, nem odiada.
Já “observei” seu comportamento há algum tempo - gosto de observar o comportamento das pessoas e descobrir o porquê de agirem de tal maneira – e concordo com o que você falou.
O ressentimento de não poder ingressar em Hogwarts e daí seu ódio por bruxos.
O desprezo que sente por Harry por ser filho de Lily, da qual sempre perdeu, assim por dizer.
Confesso que não havia pensado na conciliação com a Lily, mas você comentou algo sobre Duda ser, talvez, o único que se salvou. O assunto foge um pouco da coluna, mas é possível explicar o comportamento do Duda pelo jeito que ele foi criado.

Isso é uma das coisas que eu mais admiro na JK, ela pensou em cada detalhe para escrever o livro, interligou fatos, criou personagens super realistas e todo o mais.
Anyway, ótima coluna, Brunna.

“No jardim de Brunna Cassales, florescem Lírios; mas as Petúnias já morreram.”
Own :’)
Luíza Fredes

Post by Luíza Fredes »

:D 'Eu nunca tinha parado pra pensar sobre a personagem Petúnia, mas agora que li essa coluna, realmente tem um motivo pra ela ser assim. (:
Parabéns pela ótima coluna :D
Andre Almeida

Post by Andre Almeida »

Excelente coluna.
E eu ficarei eternamente intrigado com o que Petúnia teria dito se não tivesse apenas oscilado.
Pagu Polkadots
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Estado: SP
Blog: http://geekpink.wordpress.com/

Post by Pagu Polkadots »

Nossa que texto bem escrito! Deu até um #petuniafeelings

Muito legal mesmo. É impressionante a maneira que Jo construiu essa personagem, e como ela nos mostrou. Criamos uma raiva tão grande por ela nos primeiros livros. Para depois entendermos o quão frustrada aquela mulher era... E, por outro lado o quão feliz Lily foi, até seus últimos segundos de vida.
"Os Poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira"
Image
Pottérica

Post by Pottérica »

Nossa! Que texto maravilhoso! Foi espetacular tirar algo fluido de uma pedra!!!
BARBOSA

Post by BARBOSA »

Gente não admito que ela seja julgada, eu ficaria com ódio de Dumbledore, da minha irmã e do mundo :!: :!:
Isabela

Post by Isabela »

Caramba, eu realmente gostei dessa coluna. Confesso que reli a cena da despedida há alguns dias, e fiquei pensando nisso por um bom tempo. Você ofereceu uma bela conclusão, adorei, haha. E a oposição entre os nomes Petunia e Lily, inveja e pureza, é magnífica, assim como a autora que a criou. :]
Parabéns, ótima coluna!
Rodrigo Rodrigues

Post by Rodrigo Rodrigues »

[em]"No começo, era aquela mulher cara-de-cavalo. Depois, vimos que não; era mais uma cara de poucos amigos. Ao longo da série, percebemos que estava mais para… uma cara de quem comeu e não gostou. No final de tudo, não era nem uma, nem outra: eram todas"[/em]

HAURHAURHAURHAURHAURHUAHRUAHRUU!
Post Reply

Return to “Colunas”