Dementadores no mundo trouxa

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Sheila Vieira

Dementadores no mundo trouxa

Post by Sheila Vieira »

Quem tem medo de dementador? Ok, todo mundo. Criaturas que aterrorizam não só pela aparência, mas também pelo poder que têm sobre a mente e a alma das pessoas, os guardiães de Azkaban são uma personificação da depressão, como já disse a própria J.K. Rowling.

Porém, o que a nossa colunista Mariana Nascimento nos conta é quais são os dementadores que existem em nosso mundo real. Instrumentos de coerção e repressão que inibem a liberdade das pessoas e deixam a sociedade mais triste. Confira o texto aqui e dê as caras nos comentários!
Douglas Alves

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Douglas Alves »

Muito bom, sem mais palavras para se expressar... :D
Alan Brambila

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Alan Brambila »

O Datena com certeza é um dementador.
Giselle di Launnblecc

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Giselle di Launnblecc »

Muito boa coluna Mariana. parabéns vc escreveu muito bem sobre um assunto muito complicado. :D
Mister Neurotic

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Mister Neurotic »

Eu sempre fiz estas comparações. J. K. Rowling é brilhante em sua forma de representar coisas reais com fantasia. Fora das páginas dos livros, os Dementadores também circulam entre as pessoas, mas aqui, eles se mascaram de violência, corrupção, injustiça e tantos outros problemas.
Flavio Junior

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Flavio Junior »

Gostei da coluna. Acho que o tema da morte, passando também pelos dementadores (ter sua alma sugada é pior do que morrer) é uma das coisas mais inteligentes da série Potter.

Só discordo quando diz que, na depressão trouxa, recorre-se apenas à ciência trouxa, exemplificada pelos remédios. Pode-se e deve-se recorrer também à felicidade, a nosso modo. Seja procurando uma religião, uma atividade prazerosa (esporte, arte, lazer em geral) e também o abrigo dos familiares... Essa 'magia trouxa' também é capaz de curar a depressão e deve ser adjuvante aos medicamentos.

E eu nunca tinha parado pra pensar nisso sobre os prisioneiros de Azkaban. No sentido de, além das péssimas condições por estar preso fisicamente, ter a sua mente presa. De, como você bem exemplificou, ser comparável à tortura em presídios, que é algo condenável na sociedade trouxa. Na bruxa, de fato, isso também é condenável.

Tanto é que após Quim assumir o Ministério, os dementadores foram abolidos como guardas de Azkaban.
Pat

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Pat »

Dementadores no mundo trouxa são muito bem disfarçados com sorrisos e uma boa campanha política.
Dani

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Dani »

Há uma grande semelhança entre eles. hm
E como o Flávio falou, não é necessário só remédios na depressão trouxa.
Anyway, ótima coluna.

Dani carrega tortuguitas na bolsa.
Nornum

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Nornum »

Ótima coluna
Hum... Dementadores entre os trouxas... Acho que são mais aquelas pessoas mesquinhas e cruéis, que gostam de botar as outras pra baixo. Isso, depois de um tempo, pode afetar gravemente a cabeça de uma pessoa, deixando-a, como disse a Dania e JK, em depressão.
Dá até frio na espinha só de pensar que essas pessoas também podem ser igualmente cruéis a ponto de te deixar vazio por dentro, preso no abismo da própria mente, sem sentir, sem ouvir, sem falar. O exato desolamento da depressão.

Concordo com o Flavio. A pessoa não precisa necessariamente valer-se apenas de remédios, mas buscar os pequenos prazeres cotidianos que elevam o seu ânimo e te põem pra cima, como a companhia de bons amigos, e uma bela mordida num chocolate...

Desculpa aí pelo post longo :)
Anna Potter

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Anna Potter »

Nossa amei a coluna!!!
JK já disse mesmo que havia criado os dementadores se inspirando na depressão q ela já teve...
Concordo c o Nornum, pois realmente as pessoas q nos põe pra baixo são os "dementadores" da nossa vida... cabe apenas a nós a saber conjurar o nosso patrono !!!!
Carol

Re: Dementadores no mundo trouxa

Post by Carol »

Acho que no mundo de HP a forca contra os dementadores tem que vir de dentro da propria pessoa, por isso é tão dificil conjurar um patrono. No entanto no nosso mundo as vezes a forca interior nao é o suficiente por isso rpecisamos dos remedios. Mas sera q a facilidade dos remedios nao nos deixa "preguicoso" para combater as dificuldades?
Post Reply

Return to “Colunas”