Magia no Brasil

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Bruna Moreno

Magia no Brasil

Post by Bruna Moreno »

Nenhum verdadeiro fã de "Harry Potter" poderia jamais esquecer cada citação do Brasil nos livros. A mais especial, feita no "Cálice de Fogo" faz a maior revelação de todos: existe uma escola de magia e bruxaria aqui, no nosso país!

Infelizmente, nós, trouxas, não podemos fazer mais nada além de sonhar e imaginá-la. A nova coluna de Mariana Elesbão é nosso ponto de partida para criarmos nossa escola brasileira. Quem sabe assim não enxergamos melhor a Plataforma? Deixe seu comentário e descubra!
Mauricio

Re: Magia no Brasil

Post by Mauricio »

Uma vez comecei a escrever uma fanfic, q nunca publiquei, sobre isso!
Era sobre um garoto chamado Duca, que tinha seus pais (assim como o de Harry) mortos em sua chacara, tentando defender Cristais Magicos Raros de dois malvadoes!
Duca estudava no Instituto de Educacao Magica Abrakadabra, que ficava em uma ilha, próximo a fernando de noronha, e era todo construido como uma imensa casa na arvore. E sim, Herbologia era dada por um Pajé! Nao tem nem como ser diferente né?

Vou ver se acho isso, me deu saudade agora!!!
Víctor

Re: Magia no Brasil

Post by Víctor »

Sempre que leio os livros de Harry Potter penso em como seria uma escola de magia e bruxaria aqui no Brasil e todo esse universo bruxo. Seria realmente incrível se chegasse pra mim uma carta do mundo bruxo. O mundo que Jô criou é fascinante..... Parabéns pela postagem, acho que é tudo o que um fã de Harry Potter sente ao ler os livros!!
Dani

Re: Magia no Brasil

Post by Dani »

Acho que a Jo tornou a Europa, a Inglaterra principalmente, mas maravilhosa. Vários fãs sonham ir para a Inglattera e conhecer os inúmeros lugares nos livros citados.

Eu nunca pensei em como seria a nossa escola de magia de modo detalhado. É algo que farei em breve depois dessa instigante coluna.
Também temos, na América do Sul, alguns times de Quadribol, não é?
Guilherme

Re: Magia no Brasil

Post by Guilherme »

Linda coluna Mariana! Parabéns!
Sempre me imaginei em Hogwarts, mas nunca parei para pensar melhor como seria uma escola de bruxaria no Brasil.

"Jô falou (rapidamente, mas falou) sobre o Brasil em três de seus livros."

Eu sabia apenas da citação em CdF. Quais são os outros dois livros?? Fiquei curioso...
Alguém sabe?
Mari Elesbão

Re: Magia no Brasil

Post by Mari Elesbão »

Oi gente!

Que bom que gostaram da coluna!
Guilherme, foram citações rápidas: a primeira quando Harry encontra a cobra que veio do Brasil em PF; a segunda quando ele comenta sobre isso com Rony e Hermione depois que eles descobrem que ele é um ofidioglota em CS e a terceira é o trecho que eu inclui na coluna, de CF. Acho que são só essas.
Essas pequenas citações me alegraram muito nas minhas primeiras leituras infantis de HP, como se... sei lá, como se eu também fizesse parte da história.

Beijos,
Mari
Cinthia Gattei

Re: Magia no Brasil

Post by Cinthia Gattei »

Mari!!!

Pra variar mais uma coluna MARAVILHOSA!!! :D
Mandou mto bem amiga, vc é DEMAIS!!!

Hum... Harry Potter brasileiro... acho difícil, nosso país não tem estrutura para abrigar os nossos queridos bruxinhos...

Harry Potter londrino é perfeito do jeitinho que ele é, e foi por ele ser assim que nos apaixonamos perdidamente!!! ;)

Agora quem nunca se imaginou estudando em Hogwarts que atire a primeira pedra filosofal hehehe!!!

Bjokas
Cinthia
Raul Freitas

Re: Magia no Brasil

Post by Raul Freitas »

Eu estou escrevendo um livro de bruxos...a história se passa do Brasil...mas em 1700 ...por ai...
é bem legal! se tudo der certo...todos aqui vão ler :)
Sol

Re: Magia no Brasil

Post by Sol »

Como seria a vida destes bruxinhos inclusos na Educação, Política, Cultura, etc no Brasil? ...Xiii, daria outra coluna...mas sabemos que uma vida bruxa tranquila aqui no Brasil, só c/ muiiiita magia mesmo ...rs. E falando nisso, hj é dia dos Professores, Parabéns a estes heróis não reconhecidos à altura, aqui no Brasil...mas com certeza na Escola de Magia e Bruxaria Brasileira, eles seriam valorizados, né? ...Parabéns pela coluna Mariana..."viajei" com ela...bjo :D
Joanna

Re: Magia no Brasil

Post by Joanna »

Eu sempre me imaginei em Hogwarts. Desde a primeira vez que pus meus olhos na história. Me imaginei toda empacotada, vestida com meu cachecol (azul e bronze?), minha capa, e todos os outros apetrechos necessários no inverno britânico. Mas eu não pensei em uma escola Brasileira. Talvez, eu devesse tirar os cachecóis e por algumas roupas de banho. Um Harry brasileiro seria no mínimo, estranho. Para ele, os feitiços em latim seriam mais fáceis de pronunciar, e o uniforme seria bem diferente. Acho que talvez não usássemos capas. Ou feitiços poderiam ser usados dentro do castelo - ou outra estrutura - para amenizar a temperatura e permitir o uso de capas. Dependeria, acho, se a nossa escola teria ou não se desenvolvido a partir de exemplos europeus. Se não, poderia ser abrasileirada mas com algumas matérias européias. Porque em algum momento acabaria absorvendo características européias.


Viajei legal.
Matheus

Re: Magia no Brasil

Post by Matheus »

Acho o seguinte: O Brasil adotaria alguns costumes europeus: não como lareira para Pó de Flu(na região Sul sim) mas os costumes que poderiam ser adaptados numa boa. E sim o tropicalismo e a cultura indígena seria tratado com vigor isso é Fato. Mas tudo que marina colocou é uito coerente e cabível :D :D
Francine

Re: Magia no Brasil

Post by Francine »

AMEI a coluna! Eu vivo pensando nisso... e sempre achei que os índios tinham que ser professores de várias matérias por aqui. Concordo que não usaríamos capas e adorei a idéia do Mauricio sobre a escola ser perto de Fernando de Noronha! *-* Sobre a política bruxa, ela definitivamente seria do mesmo jeito da trouxa... acho quase impossível imaginar o governo funcionando nesse país! E uma das principais diferenças seria o bom e velho jeitinho brasileiro! Adoro os ingleses, adoro a Inglaterra mas estudar magia aqui seria o MÁXIMO! :D
Flávio Queiroga

Re: Magia no Brasil

Post by Flávio Queiroga »

Ótima coluna, muito bem escrita e desperta o pensamento crítico ao compararmos e pensarmos como seria o mundo Bruxo aqui no Brasil. Quanto aos tramites políticos acredito que não daria certo nunca, temos exemplos de sobra como a corrupção se alastra facilmente aqui, apesar do atual governo usar muito bem o feitiço "Obliviate" para esquecerem dos atos corruptos. Quanto ao local da escola eu ficaria com a chapada diamantina no sertão baiano, por ser um dos locais mais místicos do Brasil.
Outra coisa que gostaria de saber seria a questão do preconceito e racismo com os meio-sangue, um país que se diz livre de racismo e ao mesmo tempo possui leis baseadas no preconceito. Será que quem se chamassem alguem de "meio-sangue" mandariam para a Azkaban brasileira?
Parabéns pela coluna.
marianna silva

Re: Magia no Brasil

Post by marianna silva »

coluna maravilhosa, sobre um assunto que com certeza todos de nós já nos pegamos pensando!
não existe um fã de HP que nunca tenha se imaginado convocando algo com o Accio, ao inves de ter que levantar e procurar.. ou consertando um objeto quebrado com Reparo.
todos nós, acordados ou dormindo, já viajamos dentro desse mundo mágico brasileiro. pena que o mesmo, só existe em nossos coração e almas sonhadores.

repito, coluna maravilhosa! abordou o tema muito bem *-* meus parabéns. seria bem legal se você continuasse escrevendo sobre um mundo magicalmente paralelo brasileiro.. tipo, comparando fatos. como no HP7, que o mundo trouxa sofreu várias consequencias com o aumento de poder do Voldemort? então, pegar as nossas desgraças reais e dar "desculpas" mágicas para as mesmas, seria genial eim :) apenas uma dica. na minha opnião. ^^
Nornum

Re: Magia no Brasil

Post by Nornum »

Adorei a coluna!

Uma Hogwarts brasileira (óbvio que aqui teria outro nome) em uma daquelas ilhas de Fernando de Noronha seria ótimo. Tem vários lugares protegidos ambientalmente (santuários) então estaríamos livres do fluxo de trouxas.

E pensem como seria legal estudar na Defesa Contra as Artes das Trevas como se proteger contra Mulas-Sem-Cabeça, Sacis-Pererês, Boitatás e como não ser enganado por um Curupira ou afogado por uma Iara, rsrsrsrs
Sharlise

Re: Magia no Brasil

Post by Sharlise »

Mariii!!! Muito Bom!

Nossa, realmente seria muito engraçado, comer um acarajé amanteigado, os fofoqueiros iriam comprar orelhas extensíveis, teria também o coqueiro lutador e eu com certeza levaria meu lembrol para a faculdade!! huahauah
Aiai seria um mundo mais Feliz :D

Beijosss*
Evaldo

Re: Magia no Brasil

Post by Evaldo »

Pensei em algumas coisas sobre a escola bruxa brasileira. Pra mim ela seria ou no Planalto central, talvez no Vale da Lua próximo a Alto Paraíso, ou então em Minas Gerais... lembro de Minas por conta da Cidade das Estrelas, uma comunidade alternativa planejada por Raul Seixas e Paulo Coelho.
Falar nisso, os dois teriam sido professores na nossa escola. Paulo ainda seria, talvez diretor de uma das casas.
Guilherme

Re: Magia no Brasil

Post by Guilherme »

Gente, lembrando que isso pode ser orientação da editora para a tradução, justamente para os fãs se sentirem próximos da obra. hahaha só acredito vendo a versão em inglês.

Lembra da cobra que fala com o Harry n'A Pedra Filosofal, no zoológico? No livro nosso fala que ela veio do Brasil. Como todos podem ver no filme (e consequentemente na versão original do filme), ela vem da Birmânia.
Portanto, não duvido nada que a escola citada n'O Cálice de Fogo tenha sido na Argentina para a tradução argentina...
Sérgio

Re: Magia no Brasil

Post by Sérgio »

Parabéns pelo texto!! :D
Já pensei muito sobre como seria uma "Hogwarts brasileira" e uma das coisas que mais seria estranho, na minha opinião, seriam as roupas...não poderíamos usar aqueles uniformes super legais, em principal o sobretudo (infelizmente), já que no Brasil metade do ano faz muito calor! Acho que seria algo bem "despojado"!! :? Mas tbm acho que seria um problema...já pensou como os "comensais da morte brasileiros" seriam perigosos!! 8O

Mas por enquanto ficamos só na imaginação mesmo!
Aaron

Re: Magia no Brasil

Post by Aaron »

Eu li uma vez que se chamaria Vitoregia. Tem uma fanfic com esse nome, mas J.K. nunca se pronunciou, mas realmente existe uma no Brasil

Queria saber se temos um time de Quadribol também... Aiii seriamos campeões em Futebol e Quadribol!

Faz assim: Traz a próxima Copa Mundial de Quadribol para o Brasil, em 2015 *-*
Post Reply

Return to “Colunas”