Vingando o fandom

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Sheila Vieira

Vingando o fandom

Post by Sheila Vieira »







Você, que imaginava praticar a arte de ser fã nos lugares mais diversos da internet e achava que ninguém prestava atenção no que você dizia, não poderia estar mais enganado! Os fãs são "seguidos" e muitas vezes "vingados" por alguns...




Há muitas pessoas de olho no fandom e como ele se manifesta na rede e nosso colunista é um deles. Igor Silva faz uma análise bem-humorada das fics e de outras criações da imaginação dos fãs em sua nova coluna. Leia e solte o verbo!





Zula

Re: Vingando o fandom

Post by Zula »

Ripagem não ensina; crítica cosntrutiva ensina. Nenhum escritor amador merece passar por isso: é humilhante, vergonhoso, desonesto, repugnante.
Aqueles que se dizem "vigar" o famdom fariam um trabalho melhor se se dispusessem a ajudar esses escritores a melhorar.
Lola

Re: Vingando o fandom

Post by Lola »

Eu, particularmente, gosto de fanficions. Acho uma ótima forma de demonstrar o amor pela série - se feito de uma forma bem feita, é claro - e se divertir com os tão amados personagens de Rowling.
As pessoas tem que entender que nenhum ficwriter (me incluo aqui, já que escrevo algumas coisinhas para satisfação pessoal) deseja ser a JK. Não queremos mudar o enredo no livro, nem dar uma nova personalidade ao personagem, mas sim (de uma forma menos séria, quase despretenciosa) fantasiar acontecimentos, criar histórias e - como diz a música - não deixar a magia morrer.

Porém, vamos ao tema da coluna. Ripagens.
Desculpa, eu não gosto nem um pouco. Eu simplesmente odiaria ver algo que eu escrevi virar motivo de risada e chacota.
É claro que já encontrei coisas que me fez querer arrancar os cabelos, (agora, qualquer leitor - independente do site - seja Floreios e Borroes, Fanfiction Net, Nyah! Fanfiction - com toda certeza já encontrou coisas incrivelmente sem sentido, mal escritas e de uma certa forma, inacreditaveis. Shippers doidos e histórias que beiram o insano.).
Porém, assumo a posição de "deixar pra lá" ou simplesmente fazer um comentário construtivo.

Me lembro - a tantos anos atrás - eu devia ter 11 para 12 anos, e de noite pro dia me encontrei no mundo das Fics. Fiquei fascinada, e por fim, acabei escrevendo uma pequena história.
Não me leve a mal, a idade não é desculpa, mas ficou péssimo. (Guardo a história até hoje, pra não esquecer de como minha escrita simples de criança era). Postei no site toda feliz, esperando vários leitores. (o que, é obvio, não aconteceu).
De qualquer forma, uma garota acabou dizendo que não estava tão bom quanto eu achava, e se prontificou a me dicas de como sobreviver no mundo encantado das fanfictions.

Hoje eu posso dizer que tenho bastante orgulho das minhas histórias e agradeço a NENHUM comentário maldoso que recebi.

Parábens pela coluna, é um tema interessante, apesar de não ser tão inovador.
Beagle do Parque.

Re: Vingando o fandom

Post by Beagle do Parque. »

Antes de mais nada devo parabenizar os rippadores que detonam as más histórias. O problema do mau escritor é má formação, humana e cultural. Depois esses caras saem ai publicando suas porcarias e outras pessoas mais idiotas que eles criam um fandom, fazendo uma grande família feliz do lixo cultural. Cortar o mal pela raiz e acabou. Quer escrever, aprende, depois que muita gente habilitada criticou, você pode pensar em lançar para um leitura pública.

Eu sou um fã fiel do Potter. Já estou quase me formando e sinto falta de um grupo organizado e acadêmico que possa analisar os diversas questões sociais e antropológicos levantadas, intencionalmente ou não, pela Rowling. Por exemplo, estou relendo o Priosoneiro de Azkaban, e me dei conta de maneira muito concreta como a Rowling deixa caminho para uma reflexão acerca de práticas prisionais e direitos humanos. Colocar uma pessoa em Azkabam por um tempo mais longo, segundo podemos perceber pelo livro é o mesmo que condená-lo a loucura. Isso é uma questão ética criticada de maneira clara por Dumbledore por exemplo. Quantas práticas prisionais temos hoje que geram indagações semelhantes. E a pena capital, será que ainda tem lugar no mundo ocidental? Isso é uma das inúmeras reflexões que podem ser feitas a partir de nossa história predileta.

Fica a dica: Acho que seria legal o Potterish organizar um grupo interdisciplinar acadêmico de estudo Potterianos.

Re: Vingando o fandom

Post by »

Eu sou graduanda em comunicação, e devo dizer que, na internet, todo tipo de manifestação pode ocorrer.
Eu também tenho críticas a fanfics mal escritas, no entanto, é notório que ninguém está querendo lançar um livro e fazer lucro com tais histórias. Já vi alguns escritores de fics evoluírem muito em suas escritas, mesmo porque diversos deles continuam muito jovens.

Acho uma contradição com o início do texto, no que se refere a nunca deixar a história de Potter morrer. As fics mantém a obra viva, todos interessados gostam de ler fics de qualidade. Más histórias ficam para trás.

Além disso, o que é absurdo afinal de contas? As diversas criatividades que surgem, contanto que não sejam ofensivas, são muito válidas. Mesmo porque se existe um público interessado, o melhor é que se divulguem mesmo.

Na verdade, eu acho a manifestação de vocês válida contanto que não seja ofensiva e nem humilhante. O humor pode ser justificável, mas nessas horas também se dão motivos para alegar preconceitos e tudo mais. Afinal de contas, as pessoas só querem rir. Não é mesmo?

Falando em preconceito, acho triste um texto como este utilizar palavras como "humor negro" e "denegrir". Gostaria de propor a reflexão com a própria obra, antes de querer refletir sobre a obra alheia.

Abraços
Mimi

Re: Vingando o fandom

Post by Mimi »

Existe todo tipo de fic.Boas ou ruins elas podem se passar em qualquer lugar do universo HP e mudar os personagens de qualquer maneira.Existe uma categoria de fic só pra isso (Universo Alternativo) e apesar deu particularmente odiar essa categoria MUITA gente gosta!As pessoas tem o direito de escrever/ler o que quiserem.

Quanto a qualidade das fics...
a maioria é realmente péssima,mas não se pode condenar as pessoas por tentarem.Elas estão apenas tentando compartilhar o modo como elas interpretaram os fatos,compreenderam os personagens ou sentiram falta de algo na história.E elas querem também saber se outras pessoas pensaram como elas,sentiram como elas e etc.
Esse é o modo que elas encontram de compartilhar e trocar experiências,emoções e também de preencher o vazio deixado com o fim da série.
Apesar das ripagens serem muito engraçadas,eu preferiria que elas não existissem.Afinal,elas são uma forma de repressão e/ou censura.Se esse movimento de ripagem acabar ganhando força e vingando futuros autores podem ter medo de postar suas histórias no FF.net e no FeB.
As fics ajudam muitos fãs fiés a manter seu contato com HP.Os comentários e debates no Ish podem diminuir com a falta de novidades,mas no FeB TODOS os dias surgem novas histórias,novos comentários e novos debates.
Vingar o fandom pra mim não é humilhar aqueles que fracassaram.Nós deveríamos nos unir para garantir que HP não seja esquecido e que a próxima geração de crianças não veja somente os filmes e compre porcarias no parque de diversões da universal.Eles precisam experimentar a magia de verdade!


Espero que não tenha ficado muito confuso pq escrevi com muita presa!
bjs
CERES HELENA

Re: Vingando o fandom

Post by CERES HELENA »

Não sóu academica. mas participaria de um clube Potteriano como o suguerido por Beagle do Parque que deve ser aberto a todos que realmente gostariam de debater os ideais de JK Rowling inseridos nos contestos por tras dos textos tão bem escritos.
Sou uma leitora de fancs, e só se pode determinar se a fanc é boa ou não lendo-as,se gosto, elogio o autor se não viro a pagina. NÃO SE DEVE DIZER A UMA MÃE QUE SEU FILHO É FEIO.
Mariana

Re: Vingando o fandom

Post by Mariana »

Beagle do Parque, ao ler seu comentário, não pude deixar de lembrar minha própria coluna sobre as questões que você apontou:

http://arquivo.potterish.com/2010/09/de ... do-trouxa/
Alvo

Re: Vingando o fandom

Post by Alvo »

Deveriam rippar a própria série Twilight. Já que é pra ridicularizar, vamos fazer com quem merece.
Beagle do Parque.

Re: Vingando o fandom

Post by Beagle do Parque. »

Mariana , ainda não havia lido sua coluna, li agora, e é muito boa. parábens.
Maryane Potter Jackson

Re: Vingando o fandom

Post by Maryane Potter Jackson »

Olha desse tipo de fanfic eu também não gosto. Dessas que exploram casais novos(mesmo que não fossem gays). Já estou perdendo a paciência com Draco e Gina. Mas eu realmente gosto,e muito, das fanfics que tem coerencia e um enredo bacana que a Jo concordaria. Tem uns fofos sobre o primeiro encontro de Gina e Harry depois da guerra, Tiago (Sirius Potter) aprontando e o primeiro ano de Lily(Luna P.) em Hogwarts, pessoalmente, se respeita a idéia original da Jo,eu gosto.
Mas o que eu não gostaria, era de receber comentários maldosos sobre as fics que,admito, eu escrevo.
Essas fics que mesmo que sem nexo,nem pé nem cabeça, foram escritas por alguém que tem sentimentos e não deviam ser menosprezadas de tal forma.
Eu sou conhecida por todos por dar minha opinião sem magoar ninguém. Eu, por mim, não ligaria se alguém xingasse minhas fics, mas eu sei que muita gente ficaria magoada se fizessem o que vocês estão fazendo.
Se vocês só acham fics ruins fiquem por saber que existem milhões de sites com trilhões de fic cada um, e se vocês quisessem ler algo bom, era só ter paciência para vasculhar, coisa que eu faço. Agora, se vocês pegam a primeira que veem e ficam decepcionados por não encontrarem o que queriam só posso dizer que sinto muito.
E queria aproveitar para dar o link de minha fic, e, se essa for sua vontade, pode xingar ela o quanto quiser que eu não ligo. Agora,se gostarem,fiquem a vontade para continuar a leitura.
http://fanfiction.nyah.com.br/105238/A_Fenix_da_Agua
A verdade é que na maioria das vezes são adolescentes,pré-adolescentes e até mesmo crianças que a escrevem e que ficam muito magoados por ter alguém dizendo que sua primeira fic ficou uma porcaria.
E claro, tem ainda o fato de se eu não gostar da fic, eu largo no primeiro parágrafo, ou simplesmente dou uma critica construtiva.
Igor Silva

Re: Vingando o fandom

Post by Igor Silva »

Olá pessoas!

Obrigado pelos comentários e críticas. É sempre bom ouvir a manifestação de pessoas que possuem opiniões sérias e condinzentes. A respeito do que foi citado na coluna, não sou contra nem a favor da ripagem... Se por um lado acho que existem fics muito mal escritas, por outro creio que a melhor forma de melhorar algo é fazendo críticas positivas e talvez sair espinafrando a pessoa não seja o mais correto... Dessa forma, a descrição do colunista que me classifica como um "vigilante" e "vingador" não poderia ser mais errônea. ;)

Abraços e mais uma vez, obrigado

Igor
Mika

Re: Vingando o fandom

Post by Mika »

Eu ADORO as ripagens!

Até pouco tempo atrás eu não conhecia, mas li algumas dos Vingadores e são muito divertidas!

Eu acho que uma pessoa disponibiliza sua fan-fiction na web deve estar, no mínimo, preparada para ouvir elogios ou críticas... se essas críticas podem ser divertidas, por que não fazê-las?

Eu apoio as ripagens! Tem muita coisa ruim escrita por aí, gente!

E, como alguém que já leu a série "Twilight", zoem com essa também! Ia ser o máximo :D
Post Reply

Return to “Colunas”