Quando Hogwarts não é tão mágica

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Sheila Vieira

Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Sheila Vieira »

Uma história de amadurecimento, de amizade, de família... além disso, Harry Potter também mostra muitos dos dilemas que enfrentamos na vida escolar e na difícil convivência entre colegas. Afinal, quem nunca se sentiu deslocado em algum momento da vida?

Nossa colunista Mariana Nascimento fala sobre o tema do bullying, que afeta Harry, Rony, Hermione, Neville e principalmente Snape. O professor de Poções é o perfeito exemplo de como os efeitos do abuso quando criança causam um trauma muitas vezes irreversível. Leia a nova coluna e conte sua história. Você já sofreu bullying?
Daniel S.

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Daniel S. »

Coluna excelente, o tema foi tratado com maestria e não isentou ninguém! Eu sempre achei os grifinórios muito mais propensos a cometer o bullying do que os sonserinos. Diria também que os lufanos e corvinais seriam as mais prováveis vítimas.

Acho que caberia também ligar o bullying à atuação da Brigada Inquisitorial de OdF e até ao Fred e Jorge. E eu sempre me recordo do Montague, que ficou preso no armário duplo, lembram? Na época de jogos de quadribol sempre rola alguma violência. A Jo, como sempre, caracterizou esse ambiente escolar muito bem.
kinhu

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by kinhu »

Otimo texto.. realmente mostra tudo oq realmente deve ser msotrado sobre o assunto.. .. parabens...
Concordo com o dan.. grifinorios tendem a ser o mais propensos a cometerem o bullying e o lufanos sao os que mais o recebe... nas conversas entre fas mesmo... quando alguem diz q se considera da Lufa Lufa.. ja comeca o bafafa...
Dani

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Dani »

Ótima coluna.
A Jo, como sempre, caracterizou esse ambiente escolar muito bem. [2]

Gostei da parte que fala sobre Snape, James e Sirius. Os dois marotos são sempre tachados de cruéis, mas ninguém leva em consideração o que o Snape fez. Anyway, isso é outra discussão.

Não acho que Grifinórios tendam a cometer mais o bullying que os Sonserinos. Afinal, a própria repulsa por mestiços é uma forma de bullying.
Larissa

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Larissa »

noss , choquei , conceteza essa coluna ta otima ... :D
Daniel S.

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Daniel S. »

A própria repulsa por mestiços não é requisito da Sonserina u_u
Mari

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Mari »

Muito boa coluna, a Hermione e os outros bruxos de famílias trouxas também sofriam preconceito, e perseguição, muitas vezes também debochavam dela por ser "cdf"...
Marininha Potter

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Marininha Potter »

Mari, o mais engraçado é zoarem alguém por ser cdf. Tipo, pelo menos eu serei alguém na vida, e você? *jogando as frustrações*

Eu concordo com o Dan, grifinórios estão mais propensos a cometer o bullying do que os sonserinos. Se você pensar bem, os sonserino, geralmente de família inteiramente bruxa, nasceram para ser bullys. Se a grifinória é a turma do bem, de nosso heróis, eles não deveriam dar o primeiro passo para mudar isso, ao invés de entrarem na briguinha e tornarem-se bullys também?
PerPs

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by PerPs »

A primeira pessoa que eu pensei foi a Hermione, como a mari disse, debochavam dela ser cdf, mesmo Rony e Harry. Outra é por ela ser filha de trouxas, quantas vezes os sonserinos não humilharam os filhos de trouxas, conhecidos como sangues ruins?
E sobre o Snape, o que fez Sirius e James serem tão ruins com ele? Que eu me lembre, ele não fez nada que possa ter causado tal bullying.
Também concordo que até mesmo o jorge e o fred cometeram atos que possam ser considerados bullying.
Enfim, otima coluna. Parabéns
Mari

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Mari »

Concordo com vocês Marianinha e Perps, e olha eu realmente não gosto do pai do Harry achava ele bem exibido, mal comparando mas acho que ele e o Sirius seriam como um Draco só que da Grifinória, o único dos marotos que eu gostava era o Lupin.
Daniel S.

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Daniel S. »

Lupin, diferentemente dos outros marotos, tinha o fator lobisomem, o que fazia dele alguém ao menos solitário, ele jamais cometeria bullying, e só não foi vítima porque era amigo dos populares (e agressores). Sempre foi o mais respeitoso e tolerante, se deu bem até com Snape.

E também não entendo de onde tiram que Tiago e Sirius tinham motivo pra agredir Severo. Por favor, o que ele fez? Desdenhou discretamente (ao contrário de Harry e o pai, que são desbocados e atrevidos) de Tiago por querer Grifinória? Comparar isso aos atos abomináveis e retardados do "Pontas" é forçar muito. Snape não é uma Madre Teresa, mas até como portador de um histórico de agressão familiar, as suas ações são puro reflexo do que ele recebe. Defesa, vingança, rancor, como queiram chamar.
Mari

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Mari »

Daniel, você disse tudo que eu penso, Snape é o meu personagem favorito, junto ao Dumbledore, Hermione e Rony, mas eu sei bem que ele tinha muitos erros era cheio de defeitos mas também tinha muitas, muitas qualidades admirávesis, o que até o torna um personagem extremamente humano e complexo.

E é exatamente isso, ele foi um menino com histórico de abuso familiar, descuidado, destratado, que nunca recebeu amor... e mesmo assim foi capaz de amar profundamente, era altamente talentoso, inteligente, corajoso, e nunca precisou de holofotes ou reconhecimento, muito pelo contrário, foi extremamente leal à Ordem, ao Harry, mesmo com todos o odiando... pensando o pior dele...
Jefferson

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Jefferson »

E otima coluna,concordo com tudo,e eu pessoalmente me indentifico com Hermione,eu tbm sou xingado de nerd(ou cdf),e horrivel,realmente horrivel,eu tbm me indentifico com snape ja q muitos garotos da sala(bem do tipo do Tiago e Sirius,ou piores)fikam me zuando e me batendo,eu entendo o sentimento q Snape tem ele traiu o Voldemort por amar lilian e ñ o Tiago,e Harry e a cara do Tiago,e como se fosse o Tiago e ñ Harry e ele sente raiva,ele quer se vingar pelo q passo a infancia toda,ñ e facil e ele consegue se controlar muito bem,msm q seja so pela lilian(e q uma boa prova de amor pela lilian),ele pra mim e o meu personagem preferido depois de hermione.Eu pesso de coração se alguem le o q eu to falando porfavor ñ coloque apelidos ofensivos ou agrida algo colega,ate um apelido doe muito,eu posso confirma,msm uns simples xingamento com cdf magoa muito,eu me sinto um lixo quando alguem fala isso,se vc fala ou ja falou algo assim tente para isso e muito ruim pra pessoa.
Bubu Coutinho

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Bubu Coutinho »

Já falaram tudo por mim, mas apenas queria relembrar um trecho do primeiro livro:
"- Todo mundo diz que Lufa-lufa só tem panacas, mas… - disse Rony.
- Aposto que estou na Lufa-lufa - disse Harry deprimido."
Já antes de entrar na escola, as crianças já têm preconceito com a Casa. Até o Harry demonstra esse preconceito, pois se acha um panaca e insulta a si mesmo e a Lufa-lufa ao apostar que ficará nela. É, até os herois têm seu lado mau...
Trícia Guima

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Trícia Guima »

“- Todo mundo diz que Lufa-lufa só tem panacas, mas… – disse Rony.
- Aposto que estou na Lufa-lufa – disse Harry deprimido.”

Bubu Coutinho: não foi o Rony que comentou isso, e sim o Hagred no Beco Diagonal. O Rony so tinha medo de ir pra Sonserina.

Gente também não precisa dizer que a Sonserina sofre preconceito né!!! Pois são eles que humilham os outros alunos, e a prova é que ninguém da Sonserina (com exeção do Draco e os capanga dele), ficou pra lutar na batalha de Hogwarts. Fugiram todos, e adoravam o comando dos irmãos comersais (não sei escrever o nome deles).

E quanto ao Snape, não acho ele santo como todos estão falando, só fato de ele ter tido uma infância ruím, francamente o Harry também não teve amor de família, e enquanto estudou no colégio trouxa, também sofreu humilhação, por causa do primo, e mesmo assim nunca se revoltou ou tratou o outros mal por revolta (a única queixa que tenho do Harry, é o fato de ele ser um pouco esgoísta com Rony e Hermione). Alguém comentou aí que o Sanape ser tornou comersal porque perdeu a Lilian para o Tiago. MENTIRA, ele ser tornou comersal bem antes disso (a tia Jó falou que ele fez isso achando que iria impressionar a Lilian, mas se ferrou), pra quem leu o útimo livro deve se lembrar, que a Lilian botou o Snape contra parede pra escolher entre a amizade dela ou se tornar um comersal, e ele escolheu esse caminho, isso ainda no QUINTO ano deles (aquela cena da penseira que o Harry ver o pai humilhando o Snape, foi logo depois de eles fazerem o N.O.Ms., isto é, o quinto ano deles), e a Lilian so foi se relacionar com o Tiago no último ano deles, depois que o Tiago amadureceu mais. E a própria JK comentou se o Snape não tivesse escolhido o lado das treva, talves tivesse se envolvido com a Lilian

Quanto aos gêmeos, a única queixa que tenho deles, era o modo como eles tratavam o Rony, sempre colocando a moral dele lá em baixo, mas ja se tratando da Sonserina, os gêmeos apenas davam o troco das humilhações que os Sonserino faziam. Então não venham dizer que os Sonserino são pobre coitados, pois eles de coitado não tem nada, eles é que procuravam isso.

Quanto a Lufa-lufa, acho que vocês andam lendo fanfic demais onde eles são humilhados, pois nunca vi ninguém de Hogwarts (tirando os Sonserinos) humilharem os Lufa-lufa. Nas fanfic é que eles são humilhados, mas no livro não vejo isso, e nem mesmo os Covinais.
Mari

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Mari »

Trícia, eu achava que no quinto ano, depois da briga com a Lílian ele só estava junto com os futuros comensais, até porque ainda não tinha estourado a primeira guerra, né? E ele ainda era estudante ou não? Não tenho certeza mas a impressão que eu tive é que ele estudava as artes das trevas e andava com esse pessoal, mas comensal, comensal, ainda não, acho...
CERES HELENA

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by CERES HELENA »

NUNCA VOU ACEITAR O SNAPE ,UMA COISA QUE ELE DISSE A DUMBLEDORE ME FAZ TER CERTEZA QUE ELE E SIM MAU,ELE DIZ QUE SIM ENTREGARIA TIAGO E HARRY BEBE CONTANTO QUE VOLDEMOR NÃO FIZESSE NADA A LILIAN.AO QUE DUMBLEDORE RESPONDE" VOCE ME DA ASCO"
REALMENTE ELE ACREDIVAVA QUE AGINDO ASSIM LILIAN O ACETARIA EM TROCA DA VIDA DO FILHO,QUE RAIO DE AMOR MESQUIHO E CEGO ERA
ESSE.UM AMOR QUE MESMO DEPOIS DE CONVIVER COM HARRY DURANTE 6 LONGOS ANOS NÃO FOI CAPAZ DE SENTIR UM ATIMO DE SENTIMENTO PARA COM HARRY,QUE SE SIM ERA FILHO DE TIAGOERRA TAMBEM FILHO DO SEU SUPOSTO AMOR,ELE NÃO FOI CAPAZ DE VER NOS OÇHOS VERDES ESMERALDA DE HARRY A MULHER QUE ELE TANTO DIZIA AMAR,E NEM NA HORA DA MORTE ELE CEDEU E DISSE UMA PALAVRA DE CARINHO.TUDO O QUE ELE FEZ FEZ PARA SE REDIMIR PERANTE LILIAN E NÃO POR HARRY SER FILHO DE LILIAN.
PORQUE A PERSEGUIÇAO A NEVILLE LONGBOTOM ? ,PURA MALDADE, JA INERENTE DE SUA PERSONALIDADE, LEMBRAM SE DE PETUNIA NO PARQUINHO PORQUE ATORMENTA-LA APENAS POR SER TROUXA.
NAÕ DEFENDO OS ATAQUE GRATUITOS DE TIAGO E SIRIUS,MAS ELES SABIAM COM QUEM ESTAVAM LIDANDO PRINCIPALMENTE TIAGO QUEM VINHA DE UMA FAMILIA " BLACK " EM TODA ACEPÇAO DA PALAVRA .
Daniel S.

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Daniel S. »

Corvinal= pessoas dedicadas que prezam pelo conhecimento, o que muitos preferem chamar de "cdf"; boa parte das vítimas de bullying o são exatamente por ter esse comportamento diferenciado (como Luna!) e se dedicar aos estudos, o que é visto como coisa de panaca.

Lufa-lufa= "Panacas"! Tanto é um grupo excluído e recluso que em CS, quando Ernesto supostamente é atacado pela serpente comandada por Harry, eles se unem todos pra defender o amigo (condenando Harry). É uma casa definida como de pessoas humildes, sem os requintes da "sabedoria" corvinal, da "coragem" grifinória e "ambição" sonserina. Se vc não é um babaca que ama chamar a atenção por algum motivo pra se destacar na escola, então vc é exatamente o tipo ideal de isca para um agressor desses.

Sonserina: Ambição é um valor essencialmente individualista. Quem tem um objetivo, é focado, quer se destacar. Esses agressores bullies agem em grupo, a humilhação não tem efeito se é pra enaltecer uma só pessoa mais do que pra afetar a vítima. Posso até concordar que um usual caminho a se chegar em algum objetivo é pisando nos outros, mas isso é questão de índole, o que foge à questão das casas isoladamente. Assim como a lufa-lufa ("resto"), a sonserina é vítima de um enorme preconceito ("comensais da morte").

Grifinória: São eles os corajosos, os desbocados, os sem regras. Não consigo ver um legítimo grifinório como vítima. É do tipo que não engole, que se defende. Claro que temos Neville, Percy e até outros, mas são personagens que evoluem e passam por cima disso como outros parecem não ter passado com tanta facilidade.

Falei algo que não esteja nos livros em meus exemplos? Alguma fanfic?

Eu acho que de tanto teorizar e refletir sobre a série em tanto tempo fora do prisma do enredo e subjetividades que cabem ao foco narrativo dos livros, tento ver a coisa por cima, de uma forma menos parcial. Essa tentativa de fuga aos preconceitos de Harry e seu círculo social permite ver a coisa muito mais além. Recomendo.
Daniela

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Daniela »

"[...]depois de tanta tragédia, Harry percebe, graças a Luna, que é possível encontrar força dentro de si mesmo para enfrentar os obstáculos da vida."
Acho essa uma das partes mais tocantes tbm!
Mariana, gostei muito do seu texto, porém identifiquei uma inconsistência com relação a definição do Bullying. Vc afirma que o profº Snape pratica bullying contra Neville e, de um modo mais amenizado, contra Harry e Ron. Entretanto, esse comportamento só pode ser assim caracterizado entre pessoas da mesma "classe". Por exemplo, aluno/aluno, professor/professor, já no caso professor/aluno podemos dizer que seja perseguição, maus tratos, ou qq outra coisa, menos bullying, ok? ;)

Adorei a abordagem desse tema, parabéns, vc foi super criativa! :)
Mariana

Re: Quando Hogwarts não é tão mágica

Post by Mariana »

:!: 8O
Daniela, obrigada por informar!
Post Reply

Return to “Colunas”