Meu amigo é um psicopata

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Bruna Moreno

Meu amigo é um psicopata

Post by Bruna Moreno »

Não adianta: quem tem Harry Potter no coração inevitavelmente o vê em todas as partes. Podemos recorrer a outros livros, outras histórias, outras teorias... mas ele sempre está lá. Claro: ele é o reflexo de nossas vidas.


Mas e quando encontramos nele o reflexo da parte... estranha, anormal? Mariana Rezende enxergou Lord Voldemort muito profundamente no livro "Meu amigo é um psicopata", de Martha Stout. Seria ele amigo ou psicopata? Descubra aqui e diga sua opinião.
Luana

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Luana »

CARAMBA! Texto muito digno, cheio de coisas a acrescentar, muito bem construído, e acima de tudo interessante e delicioso de ler.
Mariana, você está de parabéns por seu texto. Sensacional! :D
Psicólogo

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Psicólogo »

Bem, a vida na psicologia me ensinou que existem muitos psicólogos (inclusive os P.h.D. OU Doutores) na busca de lançamentos de livros "populares" que tratam da psicopatia e da sociopatia, fenômenos existentes, porém não com a recorrência apresentada. O mais curioso disso tudo é que, para causar choque e produzir certa sensação, eles costumam atribuir certas características comuns a expressiva parcela da humanidade, tais como: mau humor, irritabilidade e tendências diversas... E tudo isso para que? Quando você ler o livro, vai acabar pensando que reconheceu alguém com todos aqueles "sintomas" (expressão incorreta) e está certo de que aquele alguém é um psicopata. E cá entre nós: isso vendo muito e dá lucro. Não se enganem com esses livros que prometem reconhecer um psicopata que mora ao seu lado! Isso não passa de um produto da mídia para garantir o lucro de psicólogos que querem produzir sensação. Até porque o conhecimento científico sobre essas questões exige um estudo muito mais profundo e criterioso sobre a questão, tendo por subsídio uma série de teóricos e mais teóricos muito bem experimentados. Gente, mais senso crítico faz bem a todo mundo. Gostaria de parafrasear meu nobre Sirius Black em seus melhores dias: "Todos temos luz e sombras dentro de nós. O que importa é o lado no qual desejamos agir. É isso que realmente somos."

Lógico que existe a verdadeira sociopatia e psicopatia. Todos sabemos que são ocorrências muito graves e tudo mais. Mas não venham com essa de panfletar esses distúrbios na tentativa de alimentar a alienação das pessoas e anular seu senso crítico...

Adoro o Potterish e o mundo criado pela autora de Harry Potter. Mas não poderia me furtar a um breve comentário sobre a questão. Espero, com efeito, que a autora do texto possa também meditar sobre o que leu, bem como todos aqueles que ultimamente alimentaram a indústria dos cientistas "sérios" que "estudaram" a questão com "profundidade".

Assina: Um psicólogo.
Rodrigo

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Rodrigo »

Gostaria de, primeiramente, parabenizar a autora pois, a despeito da discussão sobre o que é, como descobrir ou "diagosticar" piscopatia (coisa que ela não teve a pretensão de fazer), conseguiu realizar, isto sim, um paralelo perfeito entre o comportamento do Lord das Trevas com um distúrbio (seja lá qual o nome que tenha, afinal a intenção aqui não é diagnosticar ninguém não é mesmo...) que realmente condiz tamanha maldade. O comportamento de Voldemort é muito semelhante ao de assassinos (comprovadamente psicopatas/sociopatas) o que nos leva a entender, embora sem justificar, tantos atos de pura crueldade.
Parabéns Mariana, excelente coluna, brilhante argumentação...você é boa garota :!:
MilloxD

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by MilloxD »

Muito bom o texto... Acho que vou passar a semana toda tentando identificar psicopatas *-* hahaha
Jade

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Jade »

Muito boa Coluna! Adorei mesmo.
Impressionante como sempre me identifico com tudo o que essas colunistas brilhantes escrevem! Parabéns Mariana ;)
Gabriel Amaral

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Gabriel Amaral »

Excelente coluna, Mariana! Admito que foi uma das melhores colunas que li aqui no Potterish. Parabéns mesmo.
Psicólogo

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Psicólogo »

Beleza, gente! kkkkkkkkkkk

Lord Voldemort é exemplo atípico de F60.2: Transtorno de Personalidade Dossicial. É uma espécie de "psicopatia" mais abrangente, uma vez que há aversão a tudo e a todos. Mas quem sabe de fato? Existem muitos transtornos. Afinal, Voldemort nunca teve amigos nos quais confiou seus segredos mais íntimos, por mais que os comensais pudessem considerá-lo como tal.

Maria daria, sem dúvida, uma boa psicóloga.

o/
Bivar

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Bivar »

Mariana, parabéns pelo a coluna. Bem escrita, elaborada e conseguiu juntar ambos livros que são distantes, mas tem algo - mesmo sendo pequeno, pequeno - em comum.

Novamente, parabéns e que isso mostre para alguns fãs da série que Harry Potter só não são os 7 livros, podendo ser encontrados - mesmo não sendo visto ao olho nu - em outros.
milene

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by milene »

Brilhante!! O=
Daria uma ótima psocológa! =D
Rodrigo Arturo Black

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Rodrigo Arturo Black »

Ótima coluna. Parabéns.
É por isso que eu adoro o Potterish.
Os profissionais são ótimos.
Parabéns Bruna!
Kakazinha

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Kakazinha »

Uau, sua coluna foi fantástica! Muito bem escrita, parabéns!
Fernando - Mô

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Fernando - Mô »

Sou fã do Harry Potter. E a “culpa” é da Mariana. Sou tio dela.
Com quase a mesma de idade de Harry quando foi para Hogwarts, Mariana comprou seu primeiro livro da saga. Na época, dizia que o livro piscou para ela na livraria. Pois é, ela começou a ler e não parou mais. Até hoje!
Curioso com o interesse dela, e querendo participar mais de sua vida, resolvi ler o livro. Também não parei mais! Fiquei fã de Harry, Ronnie e Hermione, gostava – e gosto – muito das grandes lições de vida passadas pelos livros. Era – e sou – fã incondicional das conversas de Dumbledore com Harry.
O que me espanta – e o que me levou a escrever este comentário – é ver quem a Mariana se tornou. Os textos dela são ótimos, de chamar a atenção de qualquer pessoa que tem paixão pela escrita. E não só pela coerência e profundidade do que escreve, mas também por seu estilo. Adoro quando ela conversa e brinca com o leitor, “...escrever uma coluna (ok, talvez duas) que não girasse...” ou usa a força do texto, “...quem aprendeu a amar pessoas feitas de papel...”.
Não é o caso aqui de discutir os meandros da psicologia, nem de eventuais autores que aproveitam a sede de leitores sobre psicopatas – a Mariana não é psicóloga, é historiadora. Indiscutível é a destreza dela em unir um livro tão “trouxa” como “Meu vizinho é um psicopata” ao mundo mágico de JK.
Sou suspeito para falar? Talvez sim, talvez não! A riqueza deste texto não depende da opinião de um tio, o texto é bom mesmo!
Beth

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Beth »

Mariana: PARABÉNS!!!!!!
Texto fantástico, argumentações perfeitas, paralelo excelente.
Concordo plenamente com o Gabriel: Sem dúvida a melhoe coluna que eu já li aqui!!!!
Parabéns.....
Continue nos presenteando com seus textos!!!! :D
Lílian T.

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Lílian T. »

Adorei Mariana!
Fazendo coro ao pessoal, esse é um dos melhores textos já postados aqui no Ish!

Gosto muito de colunas que falam do psicologico dos personagens, principalmente quando se trata do tio Voldy. Quer dizer, a gente fica imaginando o que se passa na cabeça de uma pessoa para partir a alma em sete partes. No minimo, qto lemos EdP, a maioria de nos pensou: "Putz! Esse cara é maluco!". Bem, essa foi minha primeira reação, mas depois do impacto, nunca consegui ver Voldemort como um louco (o que ele não era mesmo).

No entanto, também não conseguia vê-lo como um psicopata - até agora. A verdade é que pesava contra ele aqueles assomos de fúria e júbilo que as vezes apareciam num capitulo ou outro, mas depois dessa a ficha caiu:

“A frustração pode gerar raiva ou fúria em um sociopata. E o sucesso (…) costuma causar uma excitação agressiva, uma ‘euforia’ passível de ser vivenciada como um momento de júbilo. Essas reações emocionais quase nunca são duradouras.’’ (p. 143).

Quando Jo disse em entrevista que o Voldy era um psicopata, eu nem dei muito crédito (Não dei crédito à autora! 8O ), justamente por essas "reações primitivas". Mas depois dessas palavras bem colocadas da Mariana, não posso negar que eu sempre estive enganada e o vilão n 1 de Harry Potter é realmente um psicopata.

Se bem que depois de ler o texto um estranho sentimento de piedade tomou conta de mim, e falo seriamente :| . Não consigo imaginar, no momento, algo mais triste que a condição de um sociopata. Como uma pessoa pode suportar viver sem amor ou qualquer outro sentimento? A vida deve ser horrivelmente vazia! Não ter nada por que viver, a não ser por si mesmo.

Mas agora eu pergunto: Para que viver para si se não vai conseguir nada que vale a pena. Bens materiais não duram para sempre e não trazem felicidade. Para que ter tanto poder? Não vejo como a dominação pode ser mais prazerosa do que uma boa companhia de alguém que gostamos. Mas se a pessoa não sente nada, para que se importar com coisas assim? É uma tragédia humana!

Por isso, quando leio HP hoje em dia, depois que a serie finalmente foi terminada e sabemos de tras pra frente a trajetoria dos personagens, sinto pena de Tom Riddle. Sem família, sem amigos, sem sentimentos, sem nada, e ainda acreditando que tem tudo. A alma despedaçada e sem chance de recuperação, totalmente amoral e ignorante.

E como a Jo diz em Contos de Beedle, o Bardo: o bruxo mais forte nem sempre é aquele que tem mais poder, mas o que possue mais bondade. Então, Voldemort, incapaz de gostar e ignorando os contos de fadas infantis, obviamente não tinha chances contra o Harry.
Cecilia (psicóloga)

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Cecilia (psicóloga) »

Parabéns!!!!
Você fez uma ótima análise e escreveu com muita propriedade. Aliás, você é uma ótima escritora.
Seus textos são sempre deliciosos, estou ansiosa pelo próximo.
Muito bom mesmo! ;)
Daniel

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Daniel »

Devo admitir que evitei esse texto inicialmente. A apresentação dele tinha cara de resenha e eu costumo dar atenção só às resenhas de livros que me interessam, e não sou exatamente consumidor desse tipo de leitura (o livro de Martha Stout, no caso).

Hoje a falta de que fazer me trouxe aqui e também me surpreendi com um texto excelente! A Mariana escreve bem pra caramba, tem estilo, como disseram... temos aqui mais uma grande joia pra seção de colunas do site, que é mais um grande diferencial do ish. Paro por aqui porque sou suspeito pra falar, mas realmente sou fascinado por tudo isso do ish.
Mayã

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by Mayã »

Ótima coluna Mari!

É realmente uma percentagem assustadora, ainda mais porque eu conheço um desses no meu círculo de convivencia.

É de longe algo que exemplifica a complexidade humana e como existem coisas as quais a gente simplesmente não explica, só sente (ou, neste caso, NÃO sente)


Vou procurar o livro da proxima vez que for na livraria.
Ótimo texto, parabens!
User avatar
£una
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 357
Joined: 21/08/08, 15:49
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8312410384
Blog: cancelaramm :cr:
Photos: http://lovegood.gigafoto.com.br/
Location: te olhando...

Re: Meu amigo é um psicopata

Post by £una »

O.O

ta todos temos amigos psicopatas! e é sempre bom ter amigos imaginarios deixa agente ser feliz do nosso jeito sem falar que somos anormais :(
Grimm ~> coisas boas ficam em lembranças
Spoiler
Jão
Vinnie
Ohanninha

Nany
Milaneza
Dan
Rafuxa
Djakimo
Dark - Sirius Black
E a Familia depois de despejada por barulho finalmente encontrou um sobrado gigante para reunirmos novamente... é só clicar! :wink:
Image
Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra
Post Reply

Return to “Colunas”