Será? - comparando Voldemort e Osama

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Bruna Moreno

Será? - comparando Voldemort e Osama

Post by Bruna Moreno »

O mundo parou no começo desta semana quando foi anunciada a morte mais aguardada por toda a comunidade estado-unidense. Bin Laden, o terrorista mais procurado do nosso século, partiu desta para uma melhor. Agora... o que tem isso a ver com Harry Potter? Fora a longa barba digna de Dumbledore, diria Judith Rauhofer, tudo.

Mariana Nascimento teve muito cuidado em trazer até nós dois artigos traduzidos que comparam (numa viagem excessivamente americana, diga-se de passagem) a relação entre as duas histórias, que, inegavelmente, terminam com a morte do vilão e a vitória do "escolhido". Será que Osama esteve escondido nas páginas de um "Harry Potter" paquistanês esse tempo todo? Confira os dois textos mais o comentário da nossa colunista aqui, e depois nos conte sua opinião.
Pagu Polkadots

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Pagu Polkadots »

Esses estadunidenses viu... É impressionante como eles sempre acham que são o centro do universo! Nada ver essa teoria... Comparar Harry Potter com os EUA, ou o Obama, é o raciocínio mais ridículo que já vi na vida! Coitada da Jo! Aposto que ela vai rir pacas quando souber dessa comparação! EUA=ridículos!
Pottérica

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Pottérica »

Também acho bem improvável que a morte de Bin Laden aumente a bilheteria de Relíquias, mas todos devemos concordar que a "Vigilância Constante" de Olho-Tonto anda sendo mais frisada do que nunca por Obama.
André

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by André »

Concordo plenamente com a Mariana Nascimento. Comparar os eventos que acontecem em Harry Potter com o terrorismo atual, EUA e governo de Obama é simplesmente exagero, sem dúvida uma "viagem excessivamente americana" (EXCESSIVAMENTE).
Como comentaram acima, aposto que a Jo Rowling vai rir quando ler isso ;)
Feanaro_Ciryatan

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Feanaro_Ciryatan »

Ironia = OFF;
"Esses estadunidenses viu… É impressionante como eles sempre acham que são o centro do universo! Nada ver essa teoria… Comparar Harry Potter com os EUA, ou o Obama, é o raciocínio mais ridículo que já vi na vida! Coitada da Jo! Aposto que ela vai rir pacas quando souber dessa comparação! EUA=ridículos! [2]

Ironia = ON;

"Mas a morte de Bin Laden agora pode dar ao filme uma ressonância emocional extra para a geração Potter, o que poderia se traduzir em um sucesso de bilheteria ainda maior."

Mas é claro! Se não tivessem matado o Bin Laden, eu nem iria assistir ao filme !!!. Agora que ele morreu sim, posso ir, e com uma emoção renovada pois posso assisti-lo com outros olhos, pois estão claramente comparando Harry com a 'América' que é o país que vai salvar o mundo com certeza... snif... que emoção :cry:
:P :P :P

"Um espelho que de fato poderia explicar parcialmente o sucesso desses livros para crianças entre o público adulto, de acordo com Judith Rauhofer."

Óbvio, é exatamente por isso que tantos adultos lêem Harry Potter, como não pensei nisso antes ?
É claro que eles lêem só para poder fazer a analogia com o mundo real e comparar a 'América' com Harry, e Voldemort com Bin Laden, afinal que outro atrativo a série poderia ter ?
Considerando, é claro, que a história foi feita exclusivamente para comparar isso, pois aquela história de que a JK criou o Harry em um trem em 95 é boato, mais da metade da história foi inspirada, na verdade, pelo governo da 'America' lutando heróica e incansavelmente contra o terrorismo. :cry:
:P :P :P :P

Ironia = OFF;
Que pahaçada hauhauhuahuauhauhahuauhauhuah
era só o que faltava, dizer que a maioria dos leitores de Harry Potter o lêem para comparar o Harry com os estadunidenses.... HAHAHAHAHAHA
Realmente a Jo vai rir pacas disso HAHAHAHAHAHA
Matheus

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Matheus »

Só tenho 2 palavras: Que LOL
Camila

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Camila »

Claro! Uma série literária impregnada de 'britanicismos' gritantes, escrita por uma autora britânica, interpretada no cinema por britânicos é, na verdade, sobre a história recente dos Estados Unidos da América. Essa é de rir para não chorar. :roll:
Como disse a Mariana, “a marginalização dos grupos étnicos, as detenções arbitrárias (com base em meras suspeitas) e as ações ‘em nome da segurança’” não são nenhuma novidade, estão aí desde que o homem passou a se organizar em grupos e alguns desses grupos foram ganhando poder sobre outros.
HP tem uma história muito universal que podemos ver que foi repetida diversas vezes ao longo da História, não só no período mais recente. A perseguição de Voldemort aos nascidos-trouxas é muito semelhante à perseguição de Hitler aos judeus, como já foi observado diversas vezes. Aliás, a campanha publicitária contra um certo grupo não é exclusividade do regime de Voldemort (lembrem-se dos panfletos) ou do de Hitler: é só ver o que o governo dos EUA ensinava às crianças em suas escolas sobre vietnamitas durante o período da Guerra do Vietnã, as histórias que os regimes capitalistas inventavam sobre comunistas comerem criancinhas e tudo o mais. Isso só para citar alguns exemplos da História mais recentes.
Prisões arbitrárias e ações questionáveis em nome da segurança acontecem a todo segundo em países com governos autoritários e regimes ditatoriais. Aconteceram aqui, em terras tupiniquins!
Mas não podemos generalizar. Acho que essa atitude que muitos estadunidenses têm de colocarem-se no centro de todas as atenções e intenções parte principalmente de publicidade que há anos e anos é feita pelo governo para justificar as ações contra outros países por interesses na sua quase totalidade nada nobres, não por uma arrogância inerente à nacionalidade deles. As crianças aprendem isso nas escolas e em casa, com os pais que foram educados da mesma forma. Esportes, indústria, entretenimento. Quem nunca viu algum filme em que num momento emocionante ou impactante (de forma positiva, claro) aparece a bandeira de faixas e estrelas ali ou algum elemento "tipicamente americano"?

Finalizando, acho extremamente improvável que a morte de Osama dê alguma incrementada na bilheteria de HP. ;)
Nathy_Granger_Malfoy

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Nathy_Granger_Malfoy »

...É preciso comentar?
Harry Potter é BRITÂNICO. Sua autora, produção, etc. etc. são BRITÂNICOS. Voldemort pode ser comparado com QUALQUER psicopata que já andou por aí, desde o comentado Hitler até o consagrado tarado da machadinha que não estava esperando por eles no saguão de entrada. (Viva McGonnagal! \o/)
E eles estão aí a muito mais tempo que Osama, inclusive ANTES da Jo escrever Harry Potter, uma vez que, é meio difícil um filme baseado em um livro ter influência de algo que ocorreu depois de ela o ter escrito, mesmo que o filme tenha sido feito depois, uma vez que ela supervisionou tudo.
Aliás, conheço muitos adultos que lêem Harry Potter pela simbologia sim, mas por todas as outras que realmente estão lá: a luta do bem contra o mal, os dilemas, os problemas, as decisões e personalidades, a diferença que um indivíduo pode fazer. Sempre a diferença que um indivíduo pode fazer. (*-*) Então porque Osama?
Eu não vou ao cinema 15/7 (*relâmpagos*) para comparar a morte de Voldemort com a morte de Osama Bin Laden (tanto é que ela aconteceu muito em cima pra muitas pessoas poderem fazer essa comparação). Eu vou lá pra me emocionar com o fim da minha infância.
Camila

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Camila »

Tratando-se de um ser como Bin Laden acredito que a expressão mais correta seria: "partiu desta para uma pior". :|
Amanda

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Amanda »

Acho que foi o Obama e o Osama que andaram lendo muito Harry Potter, viu
FranMK

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by FranMK »

Esse povo viaja demais! Concordo totalmente com a Mariana e com os comentários acima.
Será? – comparando Harry e Osama : Potterish.com [Ano 9] :: Harry … | iComentários

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Será? – comparando Harry e Osama : Potterish.com [Ano 9] :: Harry … | iComentários »

[...] mais: Será? – comparando Harry e Osama : Potterish.com [Ano 9] :: Harry … Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag ano;, comparando, harry, osama, [...]
Rachel

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Rachel »

Olá,
é a primeira vez que entro para dar minha opinião apesar de sempre acompanhar os comentários.
Nâo sou geração Harry Potter, sou uma fâ adulta e como tal posso dizer que adoro esta saga porque é muito bem escrita, com uma trama realmente fascinante, inteligente e surpreendente, muito bem engedrada por JK e também por ser Britânica.

Sou fã do cinema Britânico e também do fantástico humor Inglês. Ambos usam a inteligência como ponto forte e não somente a "ação" pela "ação" como funciona o cinema norte americano; com certeza é muito mais interessante.

Qualquer um, qualquer país, poderia se enquadrar na história de Harry; Voldemort no Brasil seria Fernandinho Beira Mar rsrsrsr ou se preferir, "Zé Pequeno" (Cidade de Deus) se quisermos continuar na ficção hahahaha.

Quem vai ao cinema em 15/07 vai por amar Harry Potter e a verdadeira arte.
Feanaro_Ciryatan

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Feanaro_Ciryatan »

Concordo com a Camila, a culpa, é claro, não é de cada estadunidense, eles simplesmente são educados assim, fazer o quê ?
Estariamos sendo como eles se achássemos que todo estadunidense é assim :roll: (Tal qual o Robin Williams que disse que o Brasil só ganhou a sede das olimpíadas porque mandou 50 strippers e meio quilo de pó ...)

Engraçado... o texto compara Harry-Obama, Voldie-Osama...
mas, quem é o Indesejável (ou inimigo público) número 1 ?
Quem é que saiu procurando e destruindo tudo para achá-lo ?
Quem justifica as ações nada nobres em nome da segurança ? (tal qual a esposa do Reg Cattermole que foi acusada de roubar a varinha de um bruxo)

Também concordo plenamente com a Rachel,

"Sou fã do cinema Britânico e também do fantástico humor Inglês. Ambos usam a inteligência como ponto forte e não somente a “ação” pela “ação” como funciona o cinema norte americano; com certeza é muito mais interessante." [2]

"Quem vai ao cinema em 15/07 vai por amar Harry Potter e a verdadeira arte." [2]

Não para comparar a grande atuação da 'América' no cenário mundial.

PS: Malz, nem com a ironia ON consigo usar América sem aspas me referindo aos Estados Unidos hahaha.
Paty

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Paty »

Olha, eu já li muita coisa que considero imbecil nessa vida, mas essa tese aí conseguiu me surpreender.

É fato que os estadunidenses se acham o centro do universo, mas tanto assim? Será que esse texto buscando paralelo com HP7 é uma tentativa de legitimar o que Obama (IgNobel) fez?

Porque, sério, é claro que Voldemort está em paralelo bem mais direto com Hitler do que com qualquer outro personagem histórico e o final da série mostra um Harry, que merece ser chamado de eleito, lutando para derrubar o poder de Voldemort, não é necessariamente matar Voldemort, é destruir seu ideal injusto, e de fato os dois lutam no final... Eu não sei onde está o paralelo com o caso Osama, pois temos um Obama que não lutou contra seu inimigo, foi desumano e contra tudo que se entende por direito internacional, não teve o mínimo de heroísmo em suas ações e querem mesmo comparar esse cara e todos os estadunidenses que comemoraram uma morte bárbara como os vitoriosos de Harry Potter?

Enfim, foi uma boa tentativa de legitimar as ações imbecis dos EUA, mas não funcionou e me irrita profundamente que queiram se comparar com uma série que prega justiça e fé, não violência imbecil e superioridade baseada quebra de direitos. O caso Osama está bem longe da série Harry Potter, dica. ;)
Laura

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Laura »

é cada uma viu onde já se viu comparar isso
Rodrigo Arturo Black

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Rodrigo Arturo Black »

Acho que o 11 de setembro não mudou o rumo da história. Rowling planejou toda a série e só depois começou a escrever PF.
Antes desse texto eu nunca tinha, nem em meus mais profundos devaneios, uma relação Osama-Voldemort. Voldemor tem mais semelhança com Hitler.
Kakashi-sama

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Kakashi-sama »

Concordo... voldemort não tem nenhuma semelhança com OSAMA! O personagem basicamente representa, ao menos para mim, uma grande representação de Hitler... assim como a série inteira me traz a mente os acontecimentos da época da guerra!
Laura

Re: Será? - comparando Harry e Osama

Post by Laura »

Concordo Rodrigo, o Voldemort tem essa relação com que só os "puros sangues" podessem viver enquanto hitler tinha aquela coisa com brancos!
Aline

Re: Será? - comparando Voldemort e Osama

Post by Aline »

Como muitos comentários aqui, sempre achei que Voldmort fosse um personagem inspirado em Hitler, porque os dois possuem muitos pontos em comum!

Voldemort criou uma marca. A conhecida - “Marca Negra”

Hitler – “Suástica”

Voldemort usava a pureza de sangue para justificar seus massacres

Hitler também.

Voldemort odiava os trouxas e “sangues ruins”, no entanto era filho de um trouxa

Hitler odiava os judeus, mas era neto de um...

Voldemort tem uma guarda pessoa – Comensais da Morde

Hitler criou também uma pequena quarda pessoal.

É óbvio que seja lá qual for à inspiração de JO, não foi Bin Laden. Isso chega a ser tremendamente insultante, até porque não é a primeira vez que os americanos tentaram “americanizar” um sucesso de outra nacionalidade. Isso vive acontecendo.

Para mim parece o seguinte: Harry Potter elem de ser um sucesso inigualável também possui alguns princípios muito bons, e muitos pontos positivos

O que parece de fato, é que eles tentam indiretamente utilizar coisas positivas (Harry Potter) para amenizar a negatividade da violência do assassinato de Bin Laden.

Indiretamente tentam fazer com que um ato que foi extremamente frio (as pessoas estafam festejando a morte dele com tanta alegria que foi chocante para mim) parecer algo extremamente positivo. Para que não reste duvidas a ninguém, de que o que eles fizeram, foi heróico (sendo imensamente irônica, é clara)


Mas acho que usaram o personagem e o livro errados para fazer isso, porque caso eles não tenham de fato se dado ao trabalho de ler o livro, Harry não mata Voldmort, não puxa o gatilho, não lança a maldição, é o próprio Voldmort que se mata...

Harry deve compaixão, e da ao seu inimigo uma escolha, mas não mata Voldemort de fato!!!!
Post Reply

Return to “Colunas”