A multiplicação de galeões

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Bruna Moreno

A multiplicação de galeões

Post by Bruna Moreno »

Entre cochichos e gritos histéricos, o alvoroço do último filme e do Pottermore (embora representem o maior motivo de alegria e ansiedade de muita gente nos últimos dias) pode parecer, aos olhos dos mais céticos ou críticos, somente mais uma estratégia de marketing da indústria do consumo de "Harry Potter".

Nossa colunista Mariana Nascimento ouviu uma acusação desse tipo e resolveu não levar desaforo para casa. Tomou a liberdade não apenas para defender sua amada série, mas também para provar a validade e a importância da obra de J.K. Rowling na atualidade. De que lado você está? Confira o texto aqui e compartilhe sua opinião conosco.
João Victor

Re: A multiplicação de galeões

Post by João Victor »

Adorei! Muito bem escrito. :D
Rodrigo Arturo Black

Re: A multiplicação de galeões

Post by Rodrigo Arturo Black »

obs: Até a Bíblia (pelo menos uma parte dela) foi adaptada para o cinema.

Harry Potter (livros), sem dúvida, é uma obra que encanta qualquer um que leia todos os livros com atenção.
É uma verdadeira "obra-prima".

Acho que nem preciso dizer, mas o seu texto é muito bom (É leve, entende?), Bruna.
Pedro yvens

Re: A multiplicação de galeões

Post by Pedro yvens »

muito bem, adorei.
Bira

Re: A multiplicação de galeões

Post by Bira »

O Rodrigo Arturo Black já disse tudo... Estou sem palavras! :D :D :D :D :D
Cida Lima

Re: A multiplicação de galeões

Post by Cida Lima »

:D Dizer que J.K. escreveu para ganhar rios de dinheiro é o mesmo que dizer que ela possuía uma bola de cristal para prever o que aconteceria. Inacreditável a capacidade que certas pessoas possem de distorcer os fatos. Para mim, isto não passa de pura inveja. Quem fala é porque não teve a capacidade de criar algo tão lindo, então, sem ter o que dizer, acaba falando bobagem. Felizmente, a grande maioria, entende que tanto os livros quanto os filmes foram feitos a partir de uma imaginação muito fértil e abençoada. 8)
Matheus Soares

Re: A multiplicação de galeões

Post by Matheus Soares »

Acho que Harry Potter foi uma das poucas adaptações de livros bem sucedida.
Vejamos Percy Jackson,que também sou grande apreciador,o livro é muito bom cheio de entusiasmo e detalhado, já o filme é muito ruim faltando muitos elementos e etc.
ta certo que Harry Potter no cinema não é tão detalhado quanto no livro mas é feito uma mescla muito boa que deixa a aventura com a mesma emoção dos livros.
Manuela Sampaio

Re: A multiplicação de galeões

Post by Manuela Sampaio »

Meu Deus, você escreve muito bem 8O
Concordo totalmente com esse texto, é óbvio que todo escritor sempre tem uma 2ª intenção de ganhar dinheiro (não deixando o desejo de ver milhões de pessoas lendo suas obras de lado é claro), mas quando adaptam para filmes, aí o sucesso estoura, posso dizer que boa parte de Harry Potter só é conhecida por causa dos filmes, pois a sociedade hoje em dia não gosta muito de ler (o que não é o meu caso), é tanto que alguns livros que não tiveram adaptação pro cinema quase ninguém conhece.
JacksonPOS

Re: A multiplicação de galeões

Post by JacksonPOS »

Adorei. Você argumentou algo que até eu não tinha a capacidade de pensar. Isto estava martelando na minha mente por um tempão atrás! Mas o pior é que eu não soube responder a uma outra pergunta: Harry Potter é apenas feito para lucrar milhões, sendo tão clichê?
Se agente chegar a pensar no quanto a estória tem personagens e elementos clichês, ou sendo mais "carinhoso com a Jo", arquetipicos, vamos ter uma certa impressão de que tudo de bom foi pego de outras lendas(centauros, fênix, e um velho sábio) para ser colocado numa máquina de lucrar dinheiro.(E você não citou esse ponto por aqui).
Mas derrepente eu parei para pensar direito, e lembrando de outro texto que li no CDS que falava sobre HP ser clichê, acho que a J. K. Rowling vai além desse caso. Afinal, não podemos discutir o dom que essa autora tem para narrar de uma forma tão fácil e ao mesmo tempo tão convincente como ela; mas não estou dizendo que ela teve um jogo de cintura para fazer uma "máquina de dinheiro clichê", se é que você me entende. Eu estou apenas argumentando que o talento de Joanne é um elemento que vai além dessas acusações, pois, afinal, estamos aqui discutindo sobre uma série que uma mulher pobre e com uma filha de seis meses pra criar com o dinheiro do governo escreveu durante anos em um certo café de Edimburgo(e não estou sendo dramático)! Ela trabalhou durante anos para que tudo fosse tão detalhado e tão atraente. O que eu estou querendo dizer é que J. K. Rowling é merecedora de todo esse trabalho, pois ela nos laçou, não apenas com bruxinho de Hogwarts, mas com seu modo de retratar isso.
E agora, antes que você pense que eu estou me perdendo nas palavra(como costumo fazer quando paro para discutir sobre HP), eu posso afirmar que ela simplesmente teve talento para escrever tudo isso, e como você mesma disse, os livros dela não devem ser comparados com os filmes e as jogadas de marketing da Warner, pois J. K. Rowling teve o dom para escrever um livro tão "mágico" - que, acredito eu, foi a real razão por HP fazer tanto sucesso.
Essa é a minha opnião. E estou aqui para discutir mais sobre isso, se alguém discordar:
MSN: jacksonpos01@hotmail.com
Renata

Re: A multiplicação de galeões

Post by Renata »

Muito bem .quem quer que tenha dito isso deveria ler esse texto.Todos nós fas de HP temos uma opiniao sobre isso e mesmo que algumas criaturas dos livros já existissem antes,ninguem conseguem le-las em outro livro e imagina-las igualmente pois Rowling com sua genialidade torna algo tão simples como uma amizade tão especial!Mesmo com a Warner "roubando" os créditos de Joanne a ideia original dos livros não foi fabricar dinheiro, foi fazer algo com que milhoes de jovens sonhassem ao se deitar, foi explorar um mundo tão cheio de particularidades e magia escrevendo páginas e mais páginas de pura aventura!
Júlia

Re: A multiplicação de galeões

Post by Júlia »

Wal

Re: A multiplicação de galeões

Post by Wal »

nossa claro que agente ama HP mais tambem e claro que ele foi criado em certo ponto para ganhar dinheiro.Todos os filmes e livros são e tambem se fossem susseso como e Harry Potter tiraram proveldo do filme ganhando dinheiro.Haaa Parabéns Mariana Nascimento muuuuito bem feito :D
Mauricio Abílio Wesley

Re: A multiplicação de galeões

Post by Mauricio Abílio Wesley »

Bom , primeiramente , meus parabéns a Mariana Nascimento que mostrou ser uma ótima colunista , e grande defensora da nossa querida série , e desse mundo que nos faz sair de foco , O mundo J.K Rowling , o mundo Potter .
A multiplicação de galeões : Potterish.com [Ano 9] :: Harry Potter … | iComentários

Re: A multiplicação de galeões

Post by A multiplicação de galeões : Potterish.com [Ano 9] :: Harry Potter … | iComentários »

[...] mais: A multiplicação de galeões : Potterish.com [Ano 9] :: Harry Potter … Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag ano;, galeões, harry, [...]
Carol

Re: A multiplicação de galeões

Post by Carol »

Excelente! Toda vez que um chato vier reclamar que a Rowling tem mais capital do que ele próprio, eu vou mandá-lo ler teu texto! >D

O problema é que aqui no Brasil foi desenvolvido a crença de que pessoas boas não têm muito dinheiro porque elas são satisfeitas com pouco e não alimentam a ambição, e pessoas ricas fizeram alguma trapaça para ficarem ricas, logo, ela não é de se admirar.

Mas lá em alguns países isso não é um "defeito" porque a pessoa que tem muito dinheiro é porque ela sacrificou horas de diversão e sossego para conseguir o que tem, e ela não pára depois de ver que a fórmula deu certo, porque ela sempre pode crescer e melhorar o seu serviço. Mas aqui no Brasil não, primeiro o barzinho, é claro.

Além do mais, pessoas que reclamam de "caça-níquéis" são as mais hipócritas do mundo, porque fingem acreditar que os outros indivíduos devessem trabalhar de graça, contudo reclamam absurdamente se ficou 3 minutos além do expediente.

Bom, o melhor é ignorar e não ser igual a elas. Eu amo a saga, amo a Rowling, me inspiro nela, quero ter a mesma força de vontade e ambição que ela, lucrar fazendo coisas boas, fazer dinheiro porque compartilhou seus pensamentos bons com os outros, o dinheiro foi conseqüência de um ato maravilhoso dela, que ainda bem que ela dividiu com o mundo.
ϟJaninejksϟ

Re: A multiplicação de galeões

Post by ϟJaninejksϟ »

"Livros infantis ñ dão dinheiro!"
Ela ouvia isso quando tentava publicar o 1º livro - mas como o destino é engraçado -, ela se tornou a primeira escritora bilionária.
Bianca

Re: A multiplicação de galeões

Post by Bianca »

Falou tudooo!!!!!! Você escreve mto bem e seu texto chegou até a me emocionar! Afinal, se Harry Potter fosse só uma máquina de dinheiro, não emocionaria tantas pessoas no mundo inteiro... :o
agatha

Re: A multiplicação de galeões

Post by agatha »

eu amo Harry Potter sei absolutamente TUDO daria tudo de mim para ver o Daniel de pertinho
Cris

Re: A multiplicação de galeões

Post by Cris »

Excelente!!!

Eu estava justamente pensando sobre isso outro dia: Harry NÃO É galã... ele não é o mais bonito, não é o mais inteligente e nem o mais esperto, também não é o mais popular, mesmo sendo famoso [bem diferente do pai dele, hahaha...]. Boa parte dos próprios fãs de HP não gostam do personagem Harry [não é meu caso!] E esse é o grande mérito da Jo: ela conseguiu fazer um estrondoso sucesso sem necessitar usar esse tipo de clichê babaca!!! [o que não se pode dizer de uma tal Meyer :roll:].

Outra franquia com sucesso igual e que igualmente não transformou seu personagem em um modelo falso de passarela, só consigo pensar em Star Wars.

Ridículo falar que HP é puro clichê. Tem gente que não sabe a diferença entre CLICHÊ e ELEMENTOS de mitologia. Quem diz isso devia estudar um pouco de mitologia, antes de sair falando besteira. No caso dos Centauros, por exemplo, eles eram descritos de uma maneira completamente diferente na Mitologia Grega.

Engraçado um fã de Percy Jackson [JacksonPOS] criticar a Jo, uma vez que a Annabeth é uma cópia loira da Hermione.
Eu gosto também de PJ... mas no quesito qualidade, não chega nem aos pés da Jo [seja na qualidade da narração e escrita, seja na forma de utilizar os mitos].

A própria Jo diz no prefácio do livro "Harry e seus Fãs" que se espantou com o sucesso uma vez que era uma autorA [existia preconceito contra mulheres escreverem fantasia], escrevendo livros enormes para crianças [quando eu tinha 11 anos os livros além de finissímos eram ridículos de tão simplórios e sem criatividade] e sobre um tema tão fora de moda e até considerado tabu [colégio interno].

Ela fez sucesso exatamente por ser minuciosa. Não existe personagem citado que não seja desenvolvido. Não existe cenário que não sejamos capazes de imaginar. Não existe situação que não seja - até certo ponto, claro - plausível ou possível e que não sejamos capazes de nos colocar no lugar dos personagens. Até o passado [História da Magia] foi minuciosamente planejado!

Ela devia ser um exemplo para autores "rasos"!!!
Se ela ganha dinheiro - antes ou depois dos filmes - por um trabalho tão primoroso, tão bem-feito é mais que merecido!!! Pois além de talento há muito suor e força de vontade em Harry Potter!!!

Caça-níquel são coisas com Crepúsculo e todas as suas cópias [Fallen, Sussurro, Firelight], que agora vem sendo colocados numa nova categoria - Livros para Jovens Adultos! - mas que só tem uma "qualidade": ter galãs fofos, brilhantes e metidos a bad boys.
Desculpem, eu sou uma jovem adulta que não gosta de porcaria!

Por mais que Harry Potter nos cative e que tenha existido uma coisa bizarra [da qual fiz parte] chamada "guerra de shipper" :roll: nunca vimos fãs de Harry Potter se descabelando, fosse por causa do Harry, do Ron, do Draco ou até mesmo do Cedric.
No máximo comentávamos: "Hum... fulano é bonito..." Mas isso não distraía nossa atenção do assunto principal [a história do livro e do filme] e isso é muito simples de explicar: fã de Harry Potter pode ser louco(a), mas não é fútil!!!
Mr. Lipe
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 259
Joined: 25/06/05, 10:14
Sexo: Masculino
Estado: PI
Casa: Grifinória
Micro Blog: www.twitter.com/lipecls
Location: Grimmauld Place, 12
Contact:

Re: A multiplicação de galeões

Post by Mr. Lipe »

Todo mundo que faz alguma coisa, espera ser reconhecido e receber algo em troca por ter feito algo. Com JK foi igual, com a diferença que ela criou algo tão cativante, que virou um sucesso mundial. O lucro é consequencia de um trabalho bem feito. Tanto que ela faz doações e mantem abrigos e projetos beneficientes.

Não que esses projetos possam ser usados como merchan e para desconto em imposto de renda, mas pelo menos ela faz (e pode fazer) a parte dela para ajudar o mundo. (Ensinando a todos a amar e cuidando das pessoas doentes ou abandonadas)
Image
Post Reply

Return to “Colunas”