As várias faces da morte

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Nerd Girl

Re: As várias faces da morte

Post by Nerd Girl »

Nossa que texto maravilhoso.No entanto, eu senti falta da personagem Severo Snape na inclusão da análise .
Fora esse detalhe , o texto está fantástico
Stephanie Pradella

Re: As várias faces da morte

Post by Stephanie Pradella »

Seja bem vinda, Bianca.

Adorei, adorei e adorei! :D

O mais interessante de tudo, dentro de HP ou não, é o fato de que o que determina qual é a face da sua morte é: Primeiro, aquilo pelo que você morre, a forma como se porta diante da morte próxima e aquilo que você acredita que vá encontrar depois da morte.

Essa seria uma discussão sem fim, com certeza!

Porém o que, dentro de "Morte", cabia a HP, você soube colocar muito bem!
Como, por exemplo, o fato de Voldemort temer a morte. Sim, ele realmente a temia. Imaginem só, que vocês não fossem capazes de amar... Imaginem só que no fundo vocês soubessem que ninguém lamentaria a vossa partida... Imaginem que talvez, pelo que vocês fossem, talvez não houvesse nada nem ninguém os esperando lá fora... Esse era o Voldemort e isso é, embora eu não o admire, muito triste.

Contudo, acredito que de todos os personagens que morreram, o que mais deve-se lamentar é a morte de Fred. Porque Fred e George se completavam de tal maneira que, separando-os pela morte, falta-se um pedaço do mundo dos vivos e falta-se um pedaço do mundo dos mortos.
Eu vejo, em minha mente, Fred morrendo e deixando um pedaço dele próprio pra trás, e George, que permaneceu vivo, vendo um pedaço de si mesmo ir embora. Há muitos personagens que se completam, mas nada como Fred e George. E, como estou começando a me emocionar, sigamos em frente...

Bem... lembremo-nos sempre daqueles que viveram e morreram simplesmente por amor, pois essa é a essência da série. E acredito que esse seja o maior motivo de sermos fãs.

Abracinho!

Stephanie, Sonserina de coração e no Pottermore.
Rodrigo Arturo Black

Re: As várias faces da morte

Post by Rodrigo Arturo Black »

"Eu nunca pensei muito em como iria morrer, mas morrer" assistindo Harry Potter "parece um bom jeito de partir."

Você não nos teme Bianca?!, pois deveria!.
Não, tô brincando. Adorei a coluna e quero dizer que você não tem o que temer aqui, a menos que sua próxima coluna seja "Não vejo nada de mais em Harry Potter".

Seja bem vinda!
Lilian T.

Re: As várias faces da morte

Post by Lilian T. »

Adorei a coluna, Bianca. Parabéns.

Essa semana, não sei pq, estava pensando nisso: o Conto dos Três Irmãos. Na verdade foi mais sobre a "'ultima" tarefa que o Dumbledore deixou ao Harry: morrer. Puxa, ainda não me conformo (mesmo após uns 4 anos), que o meu-maior-idolo-de-todos-os-tempos-e-mais-além tenha mandado o seu aluno favorito para a morte (mesmo que tivesse um "palpite" de que ele não iria morrer).

Essa foi a maior prova de coragem da saga inteira - caminhar com as proprias pernas para o fim. Nesse momento o Harry ficou com muito medo, mas não tão desesperado quanto eu ou qualquer outra pessoa poderia ficar.

Me lembra uma frase de Napoleão, durante uma de suas famosas batalhas se tornar imperador. Um de seus soldados viu que ele tremia como uma vara verde diante do exercito inimigo e comentou com um outro: "Olhe, veja como o general treme". Napoleão ouviu e retrucou: "Meu jovem, se você estivesse sentindo todo o medo que sinto agora, já teria fugido a muito tempo. Não ter medo não é coragem, é loucura".

Acho que isso vale para qualquer situacão na vida: Apesar do medo, seguir em frente.

ë claro que não é a morte em si que causa o temor, e sim, o desconhecido. Ninguém sabe o que vai acontecer quando chegar o fim. Será que há mesmo um céu para onde vão as pessoas boas? Será que há mesmo um inferno e que poderia passar a eternidade em agonia? Ou será que não há nada além dessa vida, e que o fim é somente o fim? Ninguém sabe, apenas acredita.

Então veem a mente uma das frases do professor: "Para uma mente bem estruturada a morte é apenas a próxima aventura". Bem, ele tinha...

Fico pensando se poderia existir realmente alguém como Alvo Dumbledore... Encarar as coisas dessa maneira, com a naturalidade que vem da sabedoria. Eu particularmente dúvido muito.

É por isso que o Harry é tão especial nisso tudo. Quem teria coragem de se sacrificar pelos outros de uma maneira tão despreendida? Muito poucas, é só o que posso dizer.

Harry fez o que precisava fazer pelo "Bem Maior", assim como o Dumbledore, que tbém aceitou a propria morte, com serenidade e dignidade; escolheu como, onde e quando seria, levando em consideracão q um inocente ñ tivesse a alma "mutilada'por sua causa (Dracozinho).

E essa é a licão do Conto dos Três Irmãos, não é? Ser o Senhor da Morte no fim não era ser imortal, vencer a morte em si, mas aceitá-la e ir com ela de bom grado, como o terceiro irmão, pq ela faz parte do ciclo natural da vida.

Sem Morte não há Vida.
Dumbledore admirava o Harry pq ele era capaz de amar, e assim, capaz de aprender e entender todas as licões de vida q o diretor lhe passou.

Voldemort nunca aprendeu nada. Não foi capaz de entender nada, pq não era capaz de amar. Era compreensivel q temesse a morte, o desconhecido. O q aconteceria com sua alma depois que morresse? E como disse a Stephanie, ninguém lamentaria por ele (nem os Comensais já q o deixaram vagando por 13 anos), o q é mesmo triste.

Há muitas mortes importantes e que nos fazem refletir em HP: o sacrificio de Lílian; o assassinato prematuro e cruel de Diggory; a morte tragica de Sirius; o fim escolhido por Dumbledore; e o de Rabicho, traido pela propria mão por ter se arrependido; a morte heroica de Dobby; e a de Moddy, Lupin, Tonks, Fred, Colin e tantos outros q deram suas vidas por um ideal; e Snape, q viveu e morreu por amor (aiai :cry: )... e a de Harry (q ñ morreu, mas teve a intencão).

J.K. nos ensinou muito, mas talvez essa tenha sido a aula mais evidente: Todas as pessoas morrem, mas nunca nos deixam, pq vivem em nossos coracões.

Coluna fantastica Bianca.

"Não tenha piedade dos mortos, Harry. Tenha piedade dos vivos e, acima de tudo, dos que vivem sem amor"
Pablo Figueiredo

Re: As várias faces da morte

Post by Pablo Figueiredo »

Gostei da análise. Sempre pensei e disse que "a morte" é o pano de fundo de Harry Potter e, ainda quero escrever. Você disse o que sempre vi no livro. Porém, um apontamento deve ser feito: Dumbledore não preferiu morrer por Snape porque achava a outra forma mais humilhante. Ele não queria era que Draco fizesse isso, porque achava que Draco tinha salvação. Tanto que Snape pergunta : "E eu?" Mas não porque achasse que isso seria humilhante.
Qualquer hora escrevo.
Abraçoo
Felipe Felix

Re: As várias faces da morte

Post by Felipe Felix »

Muito bom Bianca, você realmente. Nos mostrouos jeitos de encarar a morte e como alguns personagens a encararam!!!
Parabéns. E seja bem vinda ao Ish... Bjos
CAPS

Re: As várias faces da morte

Post by CAPS »

muito bom, bem vinda, Bianca!

só esqueceu da morte do Severo, a mais importante ao meu ver, e sobre o Dumbledore, ele não quis ser morto por uma migo por isso não ser humilhante, e sim para que o Draco não fizesse isso.
izabelle black

Re: As várias faces da morte

Post by izabelle black »

parabens! :D essa coluna e muito boa!seja bem vinda! :D
Post Reply

Return to “Colunas”