“Snape: Santo ou Canalha?”... ou um Zero a Esquerda?

Discuta aqui assuntos relacionados ao livro 7!

Moderators: O Ministério, Equipe - Godric's Hollow

Post Reply
User avatar
Jonas Capfer
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 327
Joined: 24/07/04, 13:49
Sexo: Masculino
Estado: MG
Casa: Corvinal
Location: Aqui...uai...

“Snape: Santo ou Canalha?”... ou um Zero a Esquerda?

Post by Jonas Capfer »

Talvez o título deste tópico choque muitos de vocês.... e eu peço a autorização da nossa querida Rita Skeeter para usar a parte entre aspas, que é o título da ultima obra dela.


Mas abordando o assunto em si, analisando toda a tragetória do Snape, acho que ele viveu momentos "santos" e muitos momentos de "malevolencia pura". Mas e no final, e ao resumo de tudo, no "fringir dos ovos" de que isso valeu??

Sei que o Snape tinha (e tem) muuuitos fãs, e isso era compreensível, pois até quase o final do livro7 ele era um personagem fantástico, cheio de características marcantes e comportamento ímpar.

Muitos o adoravam achando que ele era mau na totalidade e que o auge de sua maldade tinha mesmo sido o assassinato de Dumbledore... essas pessoas certamente ficaram decepcionadas.

Outros achavam, como eu, que ele estava a serviço de Dumbledore, e que tudo seria justificado no final (como foi), e ele sairia vivo como herói, ou morreria com louvor. Mas a minha decepção foi tremenda quando li o que aconteceu. Snape mais fez em colocar o plano em risco do que colaborar com o plano de Dumbledore.

Sim.. eu achava que ele iria matar algum comensal no final.. ou iria fornecer alguma informação extremamente importante para a Ordem, ou por último... ele iria matar a Nagini.. já que ele sabia que ela era importante para Voldemort... poxa mais nem isso.

Ele tem seu lado mau, claro, sempre teve... porque a graaaande maioria de suas atitude foram más.... e ninguém pode negar o contrário.. pois ao longo dos anos o que ele fez é injustificável para alguém que está do lado de Dumbledore, como dar detençoes cruéis, dedurar que o Lupin era um Lobisomem no livro3, proteger seu comensalzinho Draco em todos os livros, etc... ah tá... alguém pode falar que isso fazia parte do disfarce... mas eu nao concordo.. a natureza dele é má mesmo... e no final.. sua "fidelidade" ao Dumbledore rendeu em que??

Ele, tentando se manter como agente duplo teve que fornecer ao Voldemort o dia da partida do Harry da rua dos Alfeneiros, e isso poderia causar perdas irreparáveis... e só nao aconteceu porque a J.K. nao quis mesmo.. pois uma emboscada daquelas poderia facilmente ter matado varios membros da ordem.. mas por "milagre da escritora" só teve nosso Weasley com uma orelha arrancada (ah.. e a coruja.. ja tinha me esquecido dela... tadinha). E essa informação que o Snape deu.. rendeu o que para a Ordem.. nada. Que informações ele trouxe de lá pra cá??

Pra encerrar comento o seguinte:
Ou o Snape continuaria sendo o personagem mau que era (um antagonista muito bom, por sinal), ou sua verdadeira índole deveria ter sido coroada com um ato um pouquinho mais heróico e com "melhores frutos" para o lado do bem, porque do jeito que ficou para mim ele não serviu de nada para a Ordem, só ajudou, mesmo que sem vontade, ao lado de Vold.

Não quero ofender nenhum fã do Snape ou quem gostou do que aconteceu, isso é apenas meu ponto de vista e um desabafo.

E resumindo... o que salvou disso tudo foi a história dele com a Lilian, que mostrou que havia com coração (mesmo que manchado de negro) dentro dele.

E vocês, o que acham?
Gostaram do final dele assim, ou mudariam algo?
>>## { JONAS . . CAPFER } ##<<

MP pra mim!! ... Clique AQUI!!




Image

:arrow: Oscar Grimmauld Place 2005 - Melhor Monitor do forum.
:arrow: Capitão Bicampeão de Quadribol - Corvinal.


Campanha: Não está nos livros, não faz parte da história!

"A última palavra é dos fãs de Potter, não de Rowling" - Stephan Benzkofer.
User avatar
Elassea
Praticando com a AD
Praticando com a AD
Posts: 1780
Joined: 16/04/07, 14:56
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Blog: http://lari-elassea.tumblr.com/
Micro Blog: http://twitter.com/lari_elassea
Location: Westeros
Contact:

Post by Elassea »

Olha, sempre fiquei do lado dos "mocinhos", ou "lado do bem", interpretem como quizerem, mas não sei porque, sempre gostei dele.
Sempre acreditei que ele e o Dumbledore tinham armado yudo (que no fundinho do meu coração, queria que fosse mentira).
Achei a história dele muito linda, tocante, mas o final dele, sua morte, foi meia, se lá, idiota e covarde.
Ele morreu pacientemente e, se Harry não fosse bisbilhoteiro para ter seguido Voldemort e com isso pego a lembrança, jamais sabriamos o real lado de Snape...
Like the Phoenix I rise
From the ashes of life

º
User avatar
AndromedaBlack
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 986
Joined: 20/09/05, 14:03
Casa: Sonserina

Post by AndromedaBlack »

já existe um topic de discussão do snape no DH, não vejo pra que criar mais um. aliás, tópico em que a conclusão a que se chegou não foi nada mto distante da "brilhante idéia" do autor deste topico em questão.
a street walking cheetah with a heart full of napalm

Image

FeB | ff.net


Image

noiva purpurinada da Dri Snape <3
User avatar
Jonas Capfer
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 327
Joined: 24/07/04, 13:49
Sexo: Masculino
Estado: MG
Casa: Corvinal
Location: Aqui...uai...

Post by Jonas Capfer »

*Elassëa* wrote:Olha, sempre fiquei do lado dos "mocinhos", ou "lado do bem", interpretem como quizerem, mas não sei porque, sempre gostei dele.
Sempre acreditei que ele e o Dumbledore tinham armado yudo (que no fundinho do meu coração, queria que fosse mentira).
Achei a história dele muito linda, tocante, mas o final dele, sua morte, foi meia, se lá, idiota e covarde.
Ele morreu pacientemente e, se Harry não fosse bisbilhoteiro para ter seguido Voldemort e com isso pego a lembrança, jamais sabriamos o real lado de Snape...
Pois é Elassea...esse é o ponto..

se o Harry nao tivesse ido lá.. ou chegado um pouquinho tarde pra pegar as lembranças... ninguem saberia da sua indole, porque nao há quase nada de concreto que ele tenha feito para que sua personalidade real fosse conhecida.
já existe um topic de discussão do snape no DH, não vejo pra que criar mais um. aliás, tópico em que a conclusão a que se chegou não foi nada mto distante da "brilhante idéia" do autor deste topico em questão.
Não Andromeda, você está errada, nao existe um tópico sobre o Snape, existem vários. Um chamado Lembranças "vazando" do Snape enfocando as memórias dele em si. Um nomeado [ship] severus/lily enfocando o Shipper deles e outro, que talvez seja o que você queria se referir, chamado Snape. (Spoiler). (até porque você postou algumas vezes lá)
Este último tópico fala sobre a personalidade do Snape, mas enfoca o capítulo "The Prince's Tale" em si.

O tópico que eu abri fala do Snape de modo geral e suas atitudes nada produtivas ao longo dos livros, isso tudo parafraseando a obra da Rita Skeeter supracitada.

Porém, se algum moderador desta seção ainda assim entender que ele nao procede, pode trancar.

Agora Sra Black... cuidado com a pitada de ironia com a expressão "brilhante idéia", isso não é de bom tom e ultrapassa o bom convívio dos usuários deste fórum.
>>## { JONAS . . CAPFER } ##<<

MP pra mim!! ... Clique AQUI!!




Image

:arrow: Oscar Grimmauld Place 2005 - Melhor Monitor do forum.
:arrow: Capitão Bicampeão de Quadribol - Corvinal.


Campanha: Não está nos livros, não faz parte da história!

"A última palavra é dos fãs de Potter, não de Rowling" - Stephan Benzkofer.
User avatar
'Dudu'
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 29
Joined: 25/07/04, 12:33
Sexo: Masculino
Estado: DF
Casa: Lufa-lufa
Location: No bar mais próximo, obg.

Post by 'Dudu' »

Eu acho que faltava um tópico bem redigido sobre o Snape, como esse daqui tá =P

Enfim, o Snape no final das contas de demonstrou um personagem muito ambíguo, acho que ele nunca quis muitas glórias, nem como comensal, nem como membro da Ordem, ele sempre foi passivo, sempre obedecendo e nunca tomando a glória pro seu nome, pelo menos foi desse jeito que entendi.

Sim, ele poderia ter dado uma ajuda mais efetiva ao Harry, poderia ter falado diretamente pra ele tudo o que tinha acontecido de verdade, mas, conhecendo o Harry como nós conhecemos, e sabendo do seu ódio pelo Snape, voces acham que ele acreditaria em uma palavra sequer do que o Snape falasse, se ele não visse as memórias na penseira???

Por isso acho que ele nem tentou nenhum ato heróico, pois isso ia comprometer a missão dele, por exemplo, se ele matasse um comensal e fosse morto longe do Harry, o nosso herói nunca teria acesso às suas lembranças, e nunca saberia da verdade, não é?

Eu acho que ele se encaixa em Santo Fajuto ou Canalha Apaixonado, porque ele tem um pouco dos dois, mas lembrem-se que a sua 'santidade' se deve única e exclusivamente ao seu amor pela Lílian, e mais nada.

Acho que ele acabou se provando um personagem excepcional, principalmente pelo fato de ele ser um bruxo EXTREMAMENTE poderoso (não é todo mundo que engana Voldemort por tantos anos e morre como um comensal leal, né?) e nunca se vangloriar disso, sempre agindo por trás de alguém, nunca na comissão de frente, achei muito legal o final dele.

Ele não tinha como fazer nada contra nagini, que estava protegida e do lado de Voldemort, então, ele morreu como um Herói moderno, que tem seus altos e baixos durante a história, mas que no final, era 'bom'.

Deve ter ficado meio confuso, mas esperam que me entendam hehehehe
o.o
User avatar
Drusilla_Julli
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 28
Joined: 19/01/06, 16:59
Location: No Alto da Montanha

Post by Drusilla_Julli »

Acho que não se pode dar rótulos as pessoas, principalmente rótulos como "mau" ou "bom", Snape não era mau (esse rótulo cabe apenas para Tom Riddle). Ele foi mais que tudo um produto de seu ambiente, que, pelo que tudo indica, não conheceu o amor em seu lar, apenas na forma da Lily.

Quando Snape se juntou aos Comensais, ele não tinha ideia da extensão da maldade que era Voldemort, se juntou, ao que me parece, para fazer figura, porque era "legal", porque era o que as pessoas legais estavem fazendo. Pensem bem, Snape não era respeitado na escola, as únicas pessoas que os respeitavem era Lily (que ele acabou perdendo) e seus colegas que acabariam se tornando Comesais. Por que diabos ele entraria para um grupo que continha pessoas que fizeram de sua vida um inferno na escola, que nunca o respeitou?

Acho que a perda da Lily foi o principal fator, mas não o único para a conversão de Snape. Quando Lily morreu, ele se deu conta do que era Voldemort, se viu "nos sapatos de outra pessoa", sentiu o que outras pessoas sentiram, e isso foi essencial. Snape não era um psicopata, apena um homem que póuco foi amado na vida.
Ser gentil e respeitar os outros não é sinônimo de fraqueza

Vivam um dia de cada vez.
Sejam legais uns com os outros (Bill & Ted)

Image Image Image
User avatar
Anna Grimm Black
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 1
Joined: 19/03/05, 07:49
Location: Na Camara Secreta, tomando chá com o basilisco.

Post by Anna Grimm Black »

Eu, particularmente, achei a morte do Snape ridícula. Mto "emo" o jeito que ele morreu... Até parece, a Nagini morder o pescoço dele, assim, do nada! Cara, ele não tinha uma varinha? Por que ele não conjurou um escudo, uma armadura, desaparatou (Hermione diz: "-Já disse mais de mil vezes, não se pode aparatar ou desaparatar nos terrenos da escola! Está escrito em 'Hogwarts, uma história!', será que ninguém nunca vai ler?), se metamorfoseou, transfigurou a nagini, MATOU a nagini... Cara, um bruxo do naipe do snape não é facilmente vencido assim! Sei lá, por que ele não matou a nagini, qdo percebeu que ela ataca-lo-ia, tentou fugir depois disso e então, finalmente era morto pelo Voldemort? Daí a ultima horcruxe a ser destruída seria o Harry, então ele se matava e o Neville acabava com o Voldemort. Tanto faz, o que importa é que a morte do Snape foi ridícula, fiquei mto decepicionada com o jeito que ele morreu.
Acho que não se pode dar rótulos as pessoas, principalmente rótulos como "mau" ou "bom", Snape não era mau (esse rótulo cabe apenas para Tom Riddle). Ele foi mais que tudo um produto de seu ambiente, que, pelo que tudo indica, não conheceu o amor em seu lar, apenas na forma da Lily.

Quando Snape se juntou aos Comensais, ele não tinha ideia da extensão da maldade que era Voldemort, se juntou, ao que me parece, para fazer figura, porque era "legal", porque era o que as pessoas legais estavem fazendo. Pensem bem, Snape não era respeitado na escola, as únicas pessoas que os respeitavem era Lily (que ele acabou perdendo) e seus colegas que acabariam se tornando Comesais. Por que diabos ele entraria para um grupo que continha pessoas que fizeram de sua vida um inferno na escola, que nunca o respeitou?

Acho que a perda da Lily foi o principal fator, mas não o único para a conversão de Snape. Quando Lily morreu, ele se deu conta do que era Voldemort, se viu "nos sapatos de outra pessoa", sentiu o que outras pessoas sentiram, e isso foi essencial. Snape não era um psicopata, apena um homem que póuco foi amado na vida.
Corcordo plenamente, o Snape estava do lado do Dumbledore, só tinha uma noção de bem e mal um pouco distorcida no começo. ¬¬" Mas é exatamente isso que o faz meu personagem favorito. Ele não é bom nem mau.
Snape foi o verdadeiro herói da história e o personagem mais corajoso.
= LUTO =

HAHAHA EU SOU OFIDIOGLOTA!

Snape Rules. Forever.


Bipitdy Boptidy Dum
User avatar
Titinha_Potter
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 141
Joined: 14/09/04, 20:33
Casa: Grifinória
Location: Dormitório feminino da Grifinória, dormindo e sonhando com Harry

Post by Titinha_Potter »

Huahuahuahuahuahuhauhau
Pra mim ele não é nenhum dos dois.
É um amontoado de amargura e falta de sorte.

Eu não diria que o Snape é exatamente mau, mas não é, muito menos, bom.
É verdade que ele tem um passado problemático, uma arenga besta (ou não tão besta :shock: ) com o namorado (eh, neh?) da garota que ele ama desde os...7 anos (?), tem amigos pouco simpáticos, cheios de si e...er...comensais, depois a garota que ele ama deixa de ser amiga dele por causa dos amigos comensais dele, e tudo termina com ele virando um comensal também.
Não vou apelar pra aquele..."Ele não devia ter virado comensal!Devia ter escolhido a Lily".
Ele tinha 17 anos, deveria odiar todos os nascidos trouxas (para os amigos dele) e a garota dos seus sonhos (nascida trouxa!) diz a ele que não continuaria sendo sua amiga se ele ontinuasse amigo dos caras maus, lá. Depois, ela aparece namorando o cara que você mais odeia na face da Terra.
O que você faria?
Tinha que ser MUUUITO santinho pra ficar contra os amigos maus, e o Snape está longe disso.
Mas isso não o torna pior, não ter escolhido a Lily; eu acho até natural, na idade dele, e pah, imaturo, indeciso, amigos-sonserinos-que-fazem-sua-cabeça...
Enfim...
Pra mim, o Snape podia ter provado que valia muito quando ele voltou pro Dumbie.
Tá. Ele deixou o Voldemort.
Isso poderia ser um enoorme feito se fosse por ter percebido o quanto aquele cara era realmente mau, e como as idéias dele eram erradas.
Mas não.
Ele voltou única e exclusivamente por causa da Lily.
E até quando pede pra Dumbie protegê-la, mostra imenso descaso com os outros dois que também estavam lascados na estória.
Tá, eu entendo que ele odiava o James e tal, mas até aí não se importar com uma criança de 1 ano de idade filho da garota que ele amava?Por mais que ele odiasse o James, pra mim isso é triste.

Maaaas...
Ele se redimiu, ajudando a proteger o Harry, e quando soube por que Dumbie o queria a salvo, até se mostrou indignado (foi sim, eu sei que foi), então, talvez, depois de quase 7 anos com o garoto, quem sabe ele não "amoleceu" um pouco?
Afinal, ele tinhas os olhos da mãe.

Como já disse, Snape é um intrigante meio termo entre bom e mau.
Mas como diria um filósofo determinista que eu esqueci o nome ( #-o ) "o homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe", ou algo do gênero... :roll:
Image
H/G
"something out of someone else´s life"
:flower:

Image Image
R/Hr . J/L
User avatar
Diogo Potter
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 213
Joined: 05/12/05, 22:43

Post by Diogo Potter »

Depois do último percebi que o Snape não é bom e nem mal, ele apenas pensa em si mesmo, não importando o que tenha que ser feito para alcançar o que quer.

Exatamente o que o chapéu-seletor fala sobre a Sonseria no 1° livro.

No final das contas o Snape não estava do lado de ninguém, apenas do lado de seus interesses.
<center>Image</center>

<center>Deathly Hallows = Melhor livro! ;D<center>
User avatar
RoO
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 66
Joined: 09/03/06, 18:49
Location: na sala vazia de transfiguração com...vai morrer de curiosidade!

Post by RoO »

não, eu acho que o sev não devia ter matado nagini,
o neville devia, e matou :D


e o sev, bom, o sev é o sev!
ele era um garoto de orgulho forte, interessado apenas no que lhe convém,
e acabou perdendo a amor de sua vida por causa disso,
virando pura amargura.

ele achou um jeito de se 'redimir' e o foi fiel até o fim.
trágico, mas ele fez tudo o que pode, e ajudou muito o Harry,
não tinha por que ele fazer mais.
e dividir suas lembranças com o Harry foi seu último ato de fieldade para com Lily.
não tem por que o achar um zero a esquerda, nem *%&$#@ :mrgreen:
<center>

Image

"I love the way she glows in ultraviolet light
Intoxicate my mind
I know that love is blind
And i'm not seeing right, not alright !"


~ McFly ♥
Gryffindor
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 1
Joined: 20/07/05, 22:01

Post by Gryffindor »

O snape nunca foi fiel ao dumbledore,e sim,ao seu amor a lily!!!!
Ele fez de tudo para reparar o seu erro e se vingar!!!!
Muitos estão com ideias naturalista,que o homem é produto do meio.Contudo,discordo,ele teve uma infancia parecida,e se não melhor que,do harry.Agora,ambos possuem a mesma maneira de agir??????
É como o dumbledore,tudo que nos acontece,decorre das noças escolhas,o quê é certo ou mais fácil!!!
Severo,ou seboso :roll: ,quando jovem escolheu o caminho mais fácil e teve como conseqüência a perca da sua amada!!!Quando adulto,mesmo que fosse só por vingança,escolheu o caminho certo e foi fundamental na luta contra voldemorte!!!
Muito queriam ou acreditavam que ele mataria a cobra,eu também,mas ficou muiiito melhor o nevile ter a matado.O garoto que podia ter sido marcado por voldemorte,lembram-se????Ele acabou com a última horcruxe!!!!!!!!!!De certo modo a profecia valeu para os dois garotos!!!!!eheheh
Snape foi morte pela cobra,pq vold falou em lingua de cobra,assim ela o pegou de supresa!!!E pq voldemorte não usou a varinha??Com medo dela não funcionar direito,pois pensava que severo era o verdadeiro mestre!!!
Ah,e pq usou a varinha contra harry??Tom na sua arogância e prepotência que fosse o mais forte bruxo de todos os tempos,pensou que o seu era mais que o suficiente para derrotar o harry,estava nervoso e perdeu a calma vendo haary vivo após ter lançado avada denovo nele e não ter morrido!!!!!
Não acho que o snape tenha gostado do harry,ele só ficou irritado,que estava arriscando a sua vida para manter ele vivo por caousa do amor que se]intia pela lily,para no final harry ter que morrer. Estava arriscando sua vida,por alguem que no final tem que morrer!!!!!!!!
Ele sempre pensou em si proprio e nos seus sentimentos e mais nada!!!!
Temos que resaltar que foi um cara incrível,pois enganou voldemorte,o quê seria quase imposível outra pessoa faze-lo!!!!
Snape,obrigado por ajudar o harry,sua divida está quitada!!!!!!!!
User avatar
Drusilla_Julli
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 28
Joined: 19/01/06, 16:59
Location: No Alto da Montanha

Post by Drusilla_Julli »

Diogo Potter wrote:Depois do último percebi que o Snape não é bom e nem mal, ele apenas pensa em si mesmo, não importando o que tenha que ser feito para alcançar o que quer.

Exatamente o que o chapéu-seletor fala sobre a Sonseria no 1° livro.

No final das contas o Snape não estava do lado de ninguém, apenas do lado de seus interesses.
Que? Como pode falar isso? Diogo, talvez ele tenha trabalhado segundo os seus próprios interesses quando se tornou comensal, ou quando procurou Dumbledore para proteger Lily, mas o Snape que morreu na Casa dos Gritos é um homem MUITO diferente daquele que se tornou comensal.

Como você pode chamar de egoísta um homem que trabalhou por quinze anos por causa de uma mémoria de uma mulher já morta? Que trabalhou como um espião para Dumbledore, inclusive matando-o a pedido deste (talvez o mais difícil que alguém pode fazer) sabendo que se morresse, sua imagem talvez nunca fosse restitúida, e ele ficasse para sempre conhecido como um covarde traidor que matou Dumbledore, um homem que confiava nele. Como você pode chamar de egoísta esse homem?

Todos os heróis que trabalharam para o lado certo, que morreram na guerra, sabem que serão reconhecidos como heróis depois da guerra, que serão louvados com tal. Isso com certeza é um pensamento reconfortante. Agora, um espião para esse lado como Snape, que é obrigado a matar o que mé talvez seu único amigo neste mundo para continuar com essa façada e proteger as pessoa deste lado certo, ter a possiblidade de morrer com essa imagem de traidor canalha, e ficar para sempre com a memória mutilada. Isso, meu amigo, é uma das coisas mais corajosas que alguém pode fazer.

O Snape que morreu pode ser um homem amargo e vigantivo, mas egoísta que trabalha por seus próprios interesses, ele NÃO é. Definitivamente NÃO é.
Ser gentil e respeitar os outros não é sinônimo de fraqueza

Vivam um dia de cada vez.
Sejam legais uns com os outros (Bill & Ted)

Image Image Image
Constantine
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 64
Joined: 22/07/05, 08:51

Post by Constantine »

Gostei do tópico.

Eu li um artigo aqui mesmo nesse site de uma guria que escreveu sobre a personalidade "cinza" do Snape. Pela própria constituição da cor podemos entender bem o que ela quis dizer com isso (e eu achei bárbaro, foi a melhor coisa que li sobre ele).

Sempre optei em acreditar que Snape estava sim ao lado de Dumbledore (uma que Dumbledore é o maior bruxo de todos os tempos, independente dos seus erros. Ele não ia se deixar levar num engodo desses de estar sendo enganado pelo Snape). Outra que esse lance dele encrespar tanto cuidar do Harry só podia ser por culpa de amor à mãe e não de ódio ao pai. Estava um pouco óbvio, tive medo que a JK entregasse um fdp no 7o. livro. Mas ao contrário, ela o salvou (formalizou que ele havia realmente sido leal).

Achei sim a morte dele muito tola. Ele estava mais frágil e vulnerável. E honestamente... eu tive a sensação que ele atendeu Voldemort porque esperava algo do tipo. Eu queria que ele tivesse morrido (sempre esperei isso, não via um happy end para o cara depois que toda a confusão acabasse) em combate, como um herói. Mas a JK escolheu desse jeito talvez para solidificar o que realmente direi a seguir.

Cara... pensem. Pensem BEM o que esse cara passou. Bah... se alguém aqui já enterrou um amor (como eu já fiz, infelizmente) vai entender a complexidade dessa coisa toda. Meu, ele "enterrou" o amor da vida dele. Não tem volta. Não tem arrependimento. Ela nunca mais voltaria... pensem bem. Esse cara, para mim, é um dos grandes heróis da trama. Só quem passou por isso vai entender a dor desse cara. Arrependimento não traz ninguém de volta. E a culpa, de certa forma, foi dele. Viver com isso, vendo o filho dela andando pela escola, sofrendo horrores em consequência de uma ação indireta dele, o cara devia pirar sozinho no cafofo. Na boa, Snape mexeu comigo demais nesse 7o. livro. Para mim ele foi incrível.

Sem amor, sem respeito, sem nada. A única que um dia sequer importou-se com ele... a única... estava morta por culpa dele.

E aquele "always" dele para mim foi o point of no return, foi a redenção da JK no quesito "love in the air".

:|
Adeus!
User avatar
Peste Rosa
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 24
Joined: 25/12/04, 23:46
Contact:

Re: “Snape: Santo ou Canalha?”... ou um Zero a Esquerda?

Post by Peste Rosa »

Jonas Capfer wrote:porque do jeito que ficou para mim ele não serviu de nada para a Ordem, só ajudou, mesmo que sem vontade, ao lado de Vold.
exatamente o que eu achei \o\~
no fim, Dumby morreu, Voldy tomou o poder e nenhuma informação votal foi passada pra Ordem.



Quanto ao Snape ser bom ou mau...acho que tá mais pra mau (apesar deu ter confiado nele xD). Pq, apesar de estar do lado do bem, seus motivos não são lá mt nobres...na verdade são bem egoitas, pq ele pensa do amor DELE e tralala~ vejam só, ele só mudou de lado por causa do amor pela Lily. E mesmo que digam que não é egoista trabalhar 17 anos em memória de alguém morto, como a Drusilla_Julli disse, eu acho que sim.
Pq ele trabalhou em memória do que aquilo significava pra ele, em nenhum momento ele pensou em fazer aquilo pelos outros, pra salvar vidas. No começo ele só queria salvar a vida dela (tanto que pediu pro Voldy polpá-la e tal) e depois trabalhou por causa da culpa que sentia em relação à morte dela.

As mortes, torturas e ideais malucos do Tio Voldy não o incoodaram até mecher com a mulher que ele amava u.u~


Tb temos que lebrar todas as sacanagens gratuitas que ele fez com o Harry ao longo dos anos refletindo o ódio que ele tinha pelo James.
Image
User avatar
Zero
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 29
Joined: 08/07/05, 15:54
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Location: Em algum lugar entre o ceu e a terra

Post by Zero »

Depois de terminar de ler o livro e uma tradução fiquei perplexo, a espectativa se transforma em surpresa, porque toda a minha excitação e expectativa não tiveram uma recompensa, ou melhor tive sim uma grade decepção com relação a muitos pontos.

Vou somente comentar o Snape, sua explicação para proteger Harry nunca me convenceu, mas o o desfecho do livro foi no minimo ridiculo, não me agradou totalmente, a JK não respondeu de modo convincente a maioria de nossas duvidas, o “felizes para sempre” combina muito mais com Sherek e Branca de Neve, no ponto onde estavamos era necessário termos o papel de cada um bem definido, o que no meu ponto de vista jamais ocorreu. A JK praticamente fez todo mundo virar bonzinho, a só reforçou toda a idéia de que a maldade é redimida pelo amor. O amor nunca ira curar todas as feridas abertas de anos, voce pode perdoar, mas dai ate amar um inimigo existe uma longa estrada e todos sabemos disso.
O Mal ficou tão ridículo, a JK faz do Snape um santo, isso já não me agradava, fazer com que Dumbledore pedisse alguém para se tornar assassino, coisa que ele abominava, me pareceu moralmente indecente e a maneira pela qual ela fez isso foi atroz, tornou ambos medilcres, ridiculos, descaracterizando o personagem que foi tão bem contruido, amado e odiado por nos. Snape o durão, sádico, o sarcastico.... ( para nao dizer outra coisa ) que vive de um amor perdido na infancia por seus proprios erros, vira comensal e passa a ter como prerrogativa o exterminio de pessoas iguais a que ele se apaixonou, nao se importa com nada mas tenta salvar a amada e temos que engolir que Voldemort iria deixa-la viva, uma sangue ruim, simplesmente por que o Snape pediu.
E o cumulo, apos anos de repulsa e odio, num piscar de olhos Harry passa a acreditar em Snape a ponto de dar o seu nome ao filho, lembrem-se ele sofreu seis anos nas mãos do professor, sua esposa e amigos idem, história contada a Dumbledore não explica o sadismo de Snape em relação a Harry ou a Neville, e ainda por cima como podemos explicar a fidelidade de alguem que deixa toda a escola ser torturada, onde esta a fidelidade ?

Passado o momento de desabafo queria fazer pequenos comentarios as respostas dadas abaixo.
Jonas Capfer wrote: Sim.. eu achava que ele iria matar algum comensal no final.. ou iria fornecer alguma informação extremamente importante para a Ordem, ou por último... ele iria matar a Nagini.. já que ele sabia que ela era importante para Voldemort... poxa mais nem isso.
Ele tem seu lado mau, claro, sempre teve... porque a graaaande maioria de suas atitude foram más.... e ninguém pode negar o contrário.. pois ao longo dos anos o que ele fez é injustificável para alguém que está do lado de Dumbledore, como dar detençoes cruéis, dedurar que o Lupin era um Lobisomem no livro3, proteger seu comensalzinho Draco em todos os livros, etc... ah tá... alguém pode falar que isso fazia parte do disfarce... mas eu nao concordo.. a natureza dele é má mesmo... e no final.. sua "fidelidade" ao Dumbledore rendeu em que??
Jonas, concordo com o que voce disse e acrescento mais, ate no fim ele realmente so se importou consigo mesmo, somente no ultimo momento ele da a memoria com o fim de se redimir perante todos e jogando a culpa de seus atos sobre Dumbledore, como disse acima ele teve um fim ridiculo, muito aquem do esperado ou merecido, pois ate termos o conhecimento do plano etc ele poderia ter tido uma atuação digna, impedindo torturas na escola, ou com outros atos, ou mesmo assumindo seu papel sadico, mas ele ficou na obscuridade, ate que tivemos o capitulo com a Lily, que nem quero comentar. Gostei muito mesmo de sua conclusão:

Ou o Snape continuaria sendo o personagem mau que era (um antagonista muito bom, por sinal), ou sua verdadeira índole deveria ter sido coroada com um ato um pouquinho mais heróico e com "melhores frutos" para o lado do bem, porque do jeito que ficou para mim ele não serviu de nada para a Ordem, só ajudou, mesmo que sem vontade, ao lado de Vold.



Dudu wrote:Eu acho que ele se encaixa em Santo Fajuto ou Canalha Apaixonado, porque ele tem um pouco dos dois, mas lembrem-se que a sua 'santidade' se deve única e exclusivamente ao seu amor pela Lílian, e mais nada.


Exatamente, o que torna o personagem patetico, o que foi feito com o Snape foi no minimo ridiculo, e seu fim foi muito mais.

Drusilla_Julli wrote:Quando Snape se juntou aos Comensais, ele não tinha ideia da extensão da maldade que era Voldemort, se juntou, ao que me parece, para fazer figura, porque era "legal", porque era o que as pessoas legais estavem fazendo. Pensem bem, Snape não era respeitado na escola, as únicas pessoas que os respeitavem era Lily (que ele acabou perdendo) e seus colegas que acabariam se tornando Comesais. Por que diabos ele entraria para um grupo que continha pessoas que fizeram de sua vida um inferno na escola, que nunca o respeitou?
Se ele tivesse realmente uma personalidade forte, principios etc, ele teria escolhido os amigos certos e com certeza poderia ter entrado para o grupo certo e sua vida na escola não seria um inferno. Lembre-se somos quem escolhemos ser, ele foi para a soncerina por sua escolha, pois sabemos, e o Harry afirma isso no fim do livro que o chapel seletor pode ser persoadido a mandar a pessoa para outra casa.

Diogo Potter wrote:Depois do último percebi que o Snape não é bom e nem mal, ele apenas pensa em si mesmo, não importando o que tenha que ser feito para alcançar o que quer.
Exatamente o que o chapéu-seletor fala sobre a Sonseria no 1° livro.
No final das contas o Snape não estava do lado de ninguém, apenas do lado de seus interesses.
Como sempre defendi, Snape sempre foi, ate a morte, um Homem de Snape, sem fidelidade a mais ninguem, somente agindo de forma a tirar alguma vantagem para si mesmo.

Drusilla_Julli wrote:Como você pode chamar de egoísta um homem que trabalhou por quinze anos por causa de uma mémoria de uma mulher já morta? Que trabalhou como um espião para Dumbledore, inclusive matando-o a pedido deste (talvez o mais difícil que alguém pode fazer) sabendo que se morresse, sua imagem talvez nunca fosse restitúida, e ele ficasse para sempre conhecido como um covarde traidor que matou Dumbledore, um homem que confiava nele. Como você pode chamar de egoísta esse homem?
O principal ato do Snape em todo o livro foi ser morto, nao vimos ele passar nenhuma informação crucial a ordem, ou ajudar Harry, ou mesmo fazer alguma coisa que impedisse que os alunos fossem massacrados na escola, em suma, seu papel foi medilcre, ridiculo e digno de do. A redenção que os defensores do Snape esperavam nao foi bem fundamentada, ele nao praticou nenhum ato heroico em suma nao fez nada de util. Como defender anos de perseguição, atos crueis, entre outros simplesmente por estar apaixonado, muitos tiranos tambem eram apaixonados e nem por isso deixaram de praticar atrocidades. Se o amor fosse remedio para tudo então ninguem mais poderia ser condenado no mundo, alegaria que agiu por amor e seria absolvido de todos os seus atos.

Drusilla_Julli wrote:O Snape que morreu pode ser um homem amargo e vigantivo, mas egoísta que trabalha por seus próprios interesses, ele NÃO é. Definitivamente NÃO é.
Então por que o unico ato dele foi morrer, porque este heroi não atuou para defender os demais, por que ele ficou passivo, por que ele não auxiliou a ordem, não existe defesa, ele simplesmente se fechou em seu mundinho amargurado vendo o bonde passar, esperando onde este iria parar para poder como sempre escolher o lado certo.

Constantine wrote:Cara... pensem. Pensem BEM o que esse cara passou. Bah... se alguém aqui já enterrou um amor (como eu já fiz, infelizmente) vai entender a complexidade dessa coisa toda. Meu, ele "enterrou" o amor da vida dele. Não tem volta. Não tem arrependimento. Ela nunca mais voltaria... pensem bem. Esse cara, para mim, é um dos grandes heróis da trama. Só quem passou por isso vai entender a dor desse cara. Arrependimento não traz ninguém de volta. E a culpa, de certa forma, foi dele. Viver com isso, vendo o filho dela andando pela escola, sofrendo horrores em consequência de uma ação indireta dele, o cara devia pirar sozinho no cafofo. Na boa, Snape mexeu comigo demais nesse 7o. livro. Para mim ele foi incrível.
Sem amor, sem respeito, sem nada. A única que um dia sequer importou-se com ele... a única... estava morta por culpa dele.
E aquele "always" dele para mim foi o point of no return, foi a redenção da JK no quesito "love in the air".

Na boa, ele em nenhum momento demonstrou lutar pela Lily, ele poderia ter escolhido ir para a mesma casa da amada, poderia, mesmo em casa diferente continuar com ela, mas lembre-se, ele era uma figurinha dificil enterrado ate o nariz seboso dele nas artes das trevas, odiando sangues ruins, onde ele lutou, se transformou para merecer o amor de alguem. O arrependimento dele me parece muito mais uma forma de ter a proteção de alguem poderoso e poder continuar livre, do que algo sincero. Ver o filho do seu rival odiado andando pela escola, desprotegido e impingindo a esse as mais requintadas formas de tortura foi o ponto alto da vidinha patetica do Snape.


Zero
Image

“O mistério do Mundo está no visível, não no invisível”
Oscar Wilde


E MELHOR PEDIR PERDÃO QUE PEDIR PERMISSÃO
Image
User avatar
Drusilla_Julli
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 28
Joined: 19/01/06, 16:59
Location: No Alto da Montanha

Post by Drusilla_Julli »

Caramba Zero, para você ver que cada um interpreta do jeito que quiser. Ficou com raiva mesmo. Bem, eu interpretei outra coisa história de Snape, e você parece ter um opinião bem forte no que diz respeito a esse livro, por isso, não vou tentar mudar a sua opinião, e nem você pode mudar a minha.

Não sou defensora do Snape, não acho ele um cara legal, nem bonzinho. Só não acho que ele seja um sujeito malvado ou patético como muitos pintam. Só digo que Snape é fruto do ambiente em que viveu, não conheceu amor em seu lar, sua ida para Hogwarts provou não ser uma escapatória para sua triste existência (só quem foi vítima de Bullying, sabe come é), e perdeu (por sua propria causam diga-se) a única pessoa que lhe havia demonstrado carinho até então.
Ser gentil e respeitar os outros não é sinônimo de fraqueza

Vivam um dia de cada vez.
Sejam legais uns com os outros (Bill & Ted)

Image Image Image
User avatar
Zero
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 29
Joined: 08/07/05, 15:54
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Location: Em algum lugar entre o ceu e a terra

Post by Zero »

Drusilla_Julli wrote:Caramba Zero, para você ver que cada um interpreta do jeito que quiser. Ficou com raiva mesmo.
Drusilla, realmente eu esperava muito mais do que tivemos, achei alguns pontos do livro muito bons, porem outros me deixaram realmente decepcionados, um deles foi o Snape, se voce for ver, deixando as paixoes de lado, ele foi muito pouco utilizado nesse livro e nao fez nada de extraordinario, eu esperava pelo menos que a JK desse um fim digno a ele, bem melhor que morrer mordido por uma cobra, nem defesa ele esboçou, os motivos que foram dados para ele estar do lado de Dumbledore e te-lo matado tambem foram muito fracos em minha opinião, e depois a subita mudança do Harry em te-lo como um dos melhores diretores de Hogwarts tambem foi demais. Existem mais alguns pontos, mas veja, nao tento mudar a opinião de ninguem, existem pessoas que dizem ser este o melhor livro de todos, eu discordo, acho que a JK poderia levar mais alguns meses e finalizar a historia de uma forma muito melhor. As vezes acho que ela quis surpreender a todos e apos ler todas as fics, teorias, etc, resolveu por um final que ninguem estava esperando.
Não achei que o livro esta uma porcaria, mas tambem não considero este o melhor da serie, mas voce concorda comigo que o fim do Snape e seu papel nesse ultimo livro foi muito abaixo do esperado, poderiamos ter um Snape bem ativo em prol da Ordem ou um inimigo muito poderoso, um Snape em cima do muro foi duro de engolir.

Zero
Image

“O mistério do Mundo está no visível, não no invisível”
Oscar Wilde


E MELHOR PEDIR PERDÃO QUE PEDIR PERMISSÃO
Image
Constantine
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 64
Joined: 22/07/05, 08:51

Post by Constantine »

Zero wrote:
Constantine wrote:Cara... pensem. Pensem BEM o que esse cara passou. Bah... se alguém aqui já enterrou um amor (como eu já fiz, infelizmente) vai entender a complexidade dessa coisa toda. Meu, ele "enterrou" o amor da vida dele. Não tem volta. Não tem arrependimento. Ela nunca mais voltaria... pensem bem. Esse cara, para mim, é um dos grandes heróis da trama. Só quem passou por isso vai entender a dor desse cara. Arrependimento não traz ninguém de volta. E a culpa, de certa forma, foi dele. Viver com isso, vendo o filho dela andando pela escola, sofrendo horrores em consequência de uma ação indireta dele, o cara devia pirar sozinho no cafofo. Na boa, Snape mexeu comigo demais nesse 7o. livro. Para mim ele foi incrível.
Sem amor, sem respeito, sem nada. A única que um dia sequer importou-se com ele... a única... estava morta por culpa dele.
E aquele "always" dele para mim foi o point of no return, foi a redenção da JK no quesito "love in the air".

Na boa, ele em nenhum momento demonstrou lutar pela Lily, ele poderia ter escolhido ir para a mesma casa da amada, poderia, mesmo em casa diferente continuar com ela, mas lembre-se, ele era uma figurinha dificil enterrado ate o nariz seboso dele nas artes das trevas, odiando sangues ruins, onde ele lutou, se transformou para merecer o amor de alguem. O arrependimento dele me parece muito mais uma forma de ter a proteção de alguem poderoso e poder continuar livre, do que algo sincero. Ver o filho do seu rival odiado andando pela escola, desprotegido e impingindo a esse as mais requintadas formas de tortura foi o ponto alto da vidinha patetica do Snape.
Cara, honestamente eu não vi por esse prisma não. E o que eu disse foi: Independente se ele lutou ou não por ela ele a amava. Podia não ser o amor mais límpido que desejamos ver nos livros mas ele a amava. E ele, querendo ou não, amargou isso. É esse ponto que cito. Se ele foi covarde isso piora ainda mais o remorso.

Falar de Snape não é simples, teríamos que deitá-lo num divã e passar horas entendendo a relação dele com a mãe bruxa que manchou o sangue dele casando com um trouxa... com a pobreza... com as ridicularizações... etc etc. Não é nada fácil julgar o cara.
Adeus!
User avatar
Zero
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 29
Joined: 08/07/05, 15:54
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Location: Em algum lugar entre o ceu e a terra

Post by Zero »

Constantine wrote:Cara, honestamente eu não vi por esse prisma não. E o que eu disse foi: Independente se ele lutou ou não por ela ele a amava. Podia não ser o amor mais límpido que desejamos ver nos livros mas ele a amava. E ele, querendo ou não, amargou isso. É esse ponto que cito. Se ele foi covarde isso piora ainda mais o remorso.

Falar de Snape não é simples, teríamos que deitá-lo num divã e passar horas entendendo a relação dele com a mãe bruxa que manchou o sangue dele casando com um trouxa... com a pobreza... com as ridicularizações... etc etc. Não é nada fácil julgar o cara.
Sera mesmo que ele a amava ? Tenho serias duvidas se depois de algum tempo esse amor nao se transforma em odio e depois remorso pelo que ele fez.
Acho mesmo que ele jamais foi fiel a ninguem depois de sua decepção amorosa, ou mesmo antes, por isso que acho uma falha muito grande de JK em deixar a coisa tao aberta a ponto de nao sabermos realmente o que teria ocorrido para termos o Snape como o vemos, sinceramente faltou muita coisa ser explicada e muitas outras coisas que se passaram no livro poderiam ser descartadas ou diminuidas, mas o que esta feito esta feito.

No final podemos dizer que o Snape somente era fiel a ele mesmo, agindo conforme sua vontade, mas se demostrou pouco ou quase nada digno da confiança de Dumbledore, nao vimos ele atuando para ajudar a derrotar o Voldemort, alias se formos ver ele mais ajudou o Vold que atrapalhou, então so posso concluir que a morte do Dumbledore ( ca entre nos que motivo mais troncho ) de nada valeu. Alias podemos condenar todos os professores pois pelo que entendi viam alunos serem torturados e nada faziam, ou seja ate Hogwarts foi desvirtuada, pais deixaram seus filhos serem torturados, o diretor, apesar de aparentar gozar de toda confiança de Voldemort nao age fica passivo e o mais incrivel, quando esta para ser morto nao tenta fazer nada.
Bem mais isso é assunto para outro topico, tenho que concordar que o titulo deste topico se aplica bem ao Snape, no tocante a um "Zero a esquerda" e olha que de Zero eu entendo.

Zero
Image

“O mistério do Mundo está no visível, não no invisível”
Oscar Wilde


E MELHOR PEDIR PERDÃO QUE PEDIR PERMISSÃO
Image
User avatar
Nayara Black
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 23
Joined: 25/06/07, 13:00
Location: Teresina

Post by Nayara Black »

Snape...polêmico até depois da morte!

Gostei de ler a opinião de vocês,mesmo as que não se coadunam com a minha.
Tristeza por Snape...
Post Reply

Return to “Harry Potter e as Relíquias da Morte”