[TUTORIAL]MANUAL DO ALUNO

Casa dos Gritos, Três Vassouras e muito mais!

Moderator: RPG

Locked
User avatar
Cláudia
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 1002
Joined: 23/01/06, 12:51
Sexo: Feminino
Estado: PR
Blog: http://klausnerds.tumblr.com/
Location: Curitiba

[TUTORIAL]MANUAL DO ALUNO

Post by Cláudia »

Manual do Aluno

A Escola de Magia e bruxaria de Hogwarts do Largo Grimmauld Place, 12, é um jogo de RPG!

Para que você entenda, RPG vem de Role Playing Game, e significa "Jogo de Interpretação de Personagem". Ao jogar o RPG você estará fazendo de conta que é outra pessoa, age como ela agiria e pensa como ela pensaria. É uma espécie de teatro, mas sem nenhum roteiro para seguir. A aventura rola quando os jogadores tomam decisões, vivendo seus papéis nos tópicos, postando seus movimentos, num mundo de imaginação, portando você poderá movimentar seu personagem sempre que quiser, descrevendo suas emoções e sentimentos, o lugar onde está, as roupas que veste, sempre lendo de manter-se fiel ao seu personagem ele. Porém lembre-se você só pode movimentar o seu personagem.

Este RPG é claro, foi estruturado de modo a aparentar a escola de Hogwarts, ou seja, um jogo de ficção onde você vive no fantástico mundo criado pela grande escritora da saga, a J.K. Rowling, no mundo onde viveu Harry Potter e seus amigos vivem.

A primeira ação do jogador é criar um personagem, de preferência é claro um bruxo, ALUNO pois para participar você precisa ser aluno em Hogwarts. O personagem é o bruxo que vai participar das aventuras, obedecendo a cronologia, as regras e as ordens dos acontecimentos dispostos no fórum.
HAVERÁ SEMPRE UM NARRADOR QUE IRÁ AMBIENTANDO O TEMPO DA ESCOLA , OS MISTÉRIOS E DIVERSÕES – esta função inicialmente será exercida pelo DIRETOR DO RPG!


Vamos as regras básicas para que o jogo se desenvolva:


Ficha Resumo:
Calendário (por temporada):
1ª semana: Abertura do tópico de inscrições no Salão Principal para alunos novos.[/u]
2ª semana: Novos alunos inscritos serão adicionas ao grupo RPG – Primeiro Ano.[/u]
3ª semana: Baile de Boas Vindas com duração de 14 horas para todos os aluno ou o jantar e seleção no Salão Principal como nos livros![/u]

Duração total da Temporada de Aulas : Dez semanas
Prazo para Professores postarem suas 1ª. aulas: Uma semana
Prazo para Alunos responderem às aulas: Duas semanas

Obs.: os professores e alunos podem postar e interagir neste período, podendo inclusive haver mais de uma aula por período!! Ambientamos o período de Natal neste intervalo.

Prazo para Professores postarem suas 2ª aulas: Uma semana
Prazo para Alunos responderem às aulas: Duas semanas
Prazo para Professores postarem as avaliações:Duas semanas
Duração das Férias: Uma semana


Matérias oferecidas:
As matérias serão oferecidas no mesmo formato dos livros, vale dizer:

PRIMEIRO E SEGUNDO ANO:
  • ASTRONOMIA
    VOO E QUADRIBOL
    POÇÕES
    HERBOLOGIA
    FEITIÇOS
    HISTORIA DA MAGIA
    TRANSFIGURAÇÃO
    DCAT



TERCEIRO ANO EM DIANTE : todas as matérias do primeiro e do segundo com opções para


ADIVINHAÇÃO - ARITMANCIA - RUNAS ANTIGAS - TRATO DE CRIATURAS MÁGICAS- ESTUDO DOS TROUXAS



OBS... A participação em todas as matérias durante o primeiro e segundo ano é obrigatória a todos os alunos, todavia a aprovação de ano , continua na forma antiga, basta conseguir o conceito APROVAVEL em apenas cinco matérias.



Planejamento das Aulas:
Para participar das aulas, os alunos interessados deverão estar atentos ao tópico de inscrição, que será aberto AO FINAL DE CADA TEMPORADA no "Mapa do Maroto" limitadas em 40 alunos. Toda vez que o tópico de inscrição for aberto, com data e hora marcada, os alunos interessados postarão nele, inscrevendo-se. Quando as 40 vagas forem preenchidas, não serão aceitos mais alunos até que chegue a próxima vez de inscrições, e então, um novo tópico para inscrição será aberto.

Os 40 alunos que conseguirem a vaga para estudar no RPG da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com portal no Grimmauld Place, nº 12, terão que se apresentar no primeiro dia de aula, não há mais o Tópico da Chamada e estarão livres para postarem dentro do RPG – Primeiro Ano, mas estão proibidos de criarem tópicos novos devendo, então, que interagir nos tópicos existentes, criados pelos responsáveis (diretor e professores).

Haverá como Momento especial de inicio das aulas o Baile de Boas Vindas ou Jantar de Seleção no Salão Principal que será promovido pela equipe de professores e direção do RPG da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com portal no Grimmauld Place, nº 12, dentro do grupo RPG - Primeiro Ano ( se for o baile).

A cada temporada haverá um novo baile, juntamente com a nova leva de 40 alunos selecionados. Os alunos de todos os anos (primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto e sétimo) poderão participar também do baile, tendo acesso ao grupo RPG – Primeiro Ano somente para isso, durante o período em que o baile acontecerá.

Sempre na segunda-feira após o Baile de Boas Vindas, as aulas (re)começarão para todos os anos.
( aqui há a proposta de trocar o baile pelo jantar como ocorre nos livros, com a seleção dos alunos)

Todas as aulas serão postadas em um tópico para cada disciplina. Em cada tópico de aula, de cada disciplina, as aulas começarão com o processo básico de encenação em um RPG, ou seja, o professor descreverá o ambiente da sala de aula, a posição das coisas na sala, o clima fora do castelo, o clima dentro da sala, sua entrada na sala, a reação dos alunos, sua postura com a turma, etc. Ao final do post, o professor fará uma proposta de trabalho para os alunos.
Essa proposta poderá ser um trabalho em aula, onde o aluno terá de executar enquanto estiver no ambiente daquela aula, e entregar o trabalho ao professor no post daquela aula, ou um trabalho de casa, onde o aluno sairá do ambiente daquela aula, e fará o exercício pela escola, entregando o trabalho após, via coruja (MP) ou e-mail.

O aluno terá três opções de postagem. As opções de postagem são:
1º -> o aluno pode postar encenando o ambiente da sala de aula que está, o clima fora do castelo, o clima dentro do castelo, suas impressões com a aula, suas ações na aula, seus pensamentos durante as ações alheias (do professor ou de outros alunos) sua reações quanto a encenação de outro personagem, suas falas, etc.
2º -> o aluno pode postar somente o trabalho de aula que o professor ofereceu ao final de seu post, sem encenação de RPG alguma.
3º -> o aluno pode não postar nada, nem encenação de RPG, ou trabalho de aula, mas entregar o trabalho de casa ao professor via coruja (MP) ou e-mail – todavia saiba que sua média será reduzida e poderá ser reprovado!

Todas as três opções acima valem como participação na aula, o aluno pode escolher uma, duas, ou as três para executar, e isso pesará na sua pontuação.

Todas as opções ditas acima valem pontos, cada uma tem um valor específico. Esse valor é dado pelo professor abaixo de cada aula, junto com a proposta de trabalho. Se o aluno postar uma boa participação na aula, ele ganhará pontos por isso, se o aluno postar um bom trabalho na aula, ele ganhará pontos por isto, se o aluno mandar um bom trabalho de casa para o professor, ele ganhará pontos por isso, e ao fim, os pontos de cada uma das opções que o aluno participou naquele mês serão somados, e esta soma será a pontuação geral que este aluno vai ganhar.

Os pontos terão serventia?

Sim-> A pontuação dos alunos de cada casa será somada e dividida pelo nº de alunos ao final de temporada, para assim chegar a uma média comum para cada casa, e esta média será acrescentada ao Placar Geral da Casas, que se encontra no rodapé da página do fórum Grimmauld Place, nº 12

Importante: Um novo item será adicionado ao Perfil de todos os usuários do fórum Grimmauld Place, nº 12. Esse item se chamará “Pontos”, e somente os usuário que participarem do RPG da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com portal no Grimmauld Place, nº 12, não terão em seu perfil este item zerado. Ou seja, no item “Pontos” de cada aluno será adicionado, pelos Professores, ao final de cada mês, os pontos que o aluno ganhou participando do RPG, os pontos dos trabalhos feitos e das encenações.
Usuários do fórum que não participem do RPG continuarão com seu item “Pontos” zerado. Este item será visível, e todos poderão ver quantos pontos cada aluno tem.
Objetivo: Criar uma competição sadia entre os alunos e divulgar o RPG da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com portal no Grimmauld Place, nº 12.


Fica entendido, também, que caso um aluno não participe das aulas (lembrando que a participação é contada entre as três opções que foram ditas logo mais acima), ele será afastado do grupo de RPG das aulas a que pertence, sendo que, caso queira continuar a estudar, sua casa será penalizada com a perda de 30 pontos .


Ampulhetas

Nós temos no CASTELO um tópico com as quatro ampulhetas das casas.

As ampulhetas serão gerais, serão incluídos e excluídos os pontos dos alunos de todos os anos no mesmo tópico, por isso ele vai ficar lá no Salão Principal para que todos tenham acesso.

Os pontos da ampulheta não são de avaliação, são de ações diversas: boa resposta, boa participação, ou qualquer outro fato que o professor julgar que mereça pontos extras.

Também poderão ser excluídos pontos dos alunos, por mau comportamento.

De acordo com o andamento das aulas o professor vem nas ampulhetas e posta

PROFS wrote:X pontos pro Fulano, aluno no Y ano da casa Z, por tal motivo.


A ampulheta vai ser sempre atualizada de acordo com os posts dos professores dando ou tirando pontos, assim todos saberão pq os pontos de suas casas aumentaram ou diminuíram.[/color]

MAS ATENÇÃO, OS ALUNOS ESTÃO PROIBIDOS DE POSTAR NAS AMPULHETAS, APENAS OS PROFESSORES POSTAM LÁI!

No final do ano nós vemos os pontos de cada ampulheta, somamos aos pontos extras dos alunos e dividimos pelo número de alunos para ter a média que será incluída no placar geral das casas,

EXEMPLO

Vamos supor que no final do ano as ampulhetas marcassem assim:
GRIFA – 240
LUFA – 90
SONSA – 190
CORVI – 210


E supondo que tivéssemos o seguinte número de alunos
GRIFA – 8 alunos
LUFA – 2 alunos
SONSA – 5 alunos
CORVI – 7 alunos


As médias então ficariam assim:
GRIFA – 240 + Pontos extras / 8 = X PONTOS
LUFA – 90 + pontos extras / 2 = Y PONTOS
SONSA – 190 + pontos extras/ 5 = W PONTOS
CORVI – 210 + pontos extras / 7 = Z PONTOS


Assim seriam acrescentados nos placares gerais das casas:
GRIFA = X PONTOS
LUFA = Y PONTOS
SONSA = W PONTOS
CORVI = Z PONTOS





Avaliações

A avaliação dos alunos vai ser por conceitos tal qual o livro

O (Ótimo)
E (Excede Expectativas)
A (Aprovável)
P (Péssimo)
D (Deplorável)
T (Trasgo)

A avaliação poderá se dar :
por meio de prova escrita;
através da participação dos alunos em aula;
através de trabalhos ao longo da aula
através da participação e interpretação do aluno, ou tudo isso junto!

Os critérios de avaliação ficam por conta de cada professor, sendo certo que para ser aprovado na matéria o aluno deve obter no mínimo APROVÁVEL. Para passar de ano, deverá ser aprovado em no mínimo 5 matérias!


A avaliação dos alunos (notas com suas respectivas justificativas) não serão publicadas no Salão Principal por respeito aos próprios aluno, mas ficará postada dentro da Sala dos professores, de forma que qualquer dúvida que o aluno tenha sobre sua avaliação é só entrar em contato com qualquer um dos professores.

No final de cada ano letivo a Escola enviará uma coruja para cada aluno informando sua nota nas cadeiras cursadas.

Para incentivar a participação dos alunos no maior número possível de matérias o Escola decidiu dar pontos extras no final do ano, de acordo com o conceito que o aluno obtiver nas matérias. Logo quanto melhor o conceito e mais matérias ele cumprir as tarefas, mais pontos extras o aluno ganhará no final do ano, aumentando também a pontuação da ampulheta de sua casa.

A tabela ficaria assim

30 PONTOS EXTRAS PRO CONCEITO O (Ótimo)
20 PONTOS EXTRAS PRO CONCEITO E (Excede Expectativas)
10 PONTOS EXTRAS PRO CONCEITO A (Aprovável)
05 PONTOS EXTRAS PRO CONCEITO P (Péssimo)
03 PONTOS EXTRAS PRO CONCEITO D (Deplorável)
00 PONTOS EXTRAS PRO CONCEITO T (Trasgo)

Os pontos não interferem na aprovação do aluno, o que conta é o conceito,..

.
Detenções


A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, como toda escola, possui regras que precisam ser cumpridas para que seja garantido o bom andamento das aulas.

Por isso caros alunos é bom andar na linha se não quiser cumprir nenhuma detenção.

O aluno que infringir as regras da Escola poderá sofrer uma detenção aplicada pelo professor que verificou a infração além de ter pontos descontados de acordo com a infração cometida.

As condutas proibidas são as seguintes:

MENOS 03 PONTOS POR FLOOD
MENOS 05 PONTOS POR CONVERSA PARALELA NA AULA
MENOS 07 PONTOS POR [color=redPERTURBAÇÃO DO ANDAMENTO DA AULA[/color]
MENOS 10 PONTOS POR BRIGA
MENOS 15 PONTOS POR DESOBEDECER A ORDEM DIRETA DO PROFESSOR
MENOS 20 PONTOS POR USO DE FEITIÇO PROIBIDO
MENOS 50 PONTOS POR ALTERAR INDEVIDAMENTE OS PONTOS DO PERFIL

O professor não precisa necessariamente aplicar a detenção, pode só descontar os pontos se achar que é suficiente, mas uma vez aplicada a detenção o aluno tem duas opções, ou cumpre, ou terá os pontos descontados em dobro.

Esperamos não ter muitos casos, e quem não gostar é só andar na linha!
Image


Críticas, reclamações e principalmente elogios - CORUJAL
Locked

Return to “Hogsmeade”