Dúvidas? Poste aqui

Foruns dedicados a seção Beta do Floreios e Borroes.

Moderator: Equipe - Godric's Hollow

Post Reply
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 94
Joined: 23/07/04, 19:17
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish
Location: London Baby!!!
Contact:

Dúvidas? Poste aqui

Post by Marcelo »

Olá pessoal,

Quem tiver dúvidas, use esse tópico para discutir ok?

Abraços e bem vindos,


Marcelo
I wanna know, are you contemplating the beautifully intended yet tainted impression of me ?

^o^

"...and the elegant potterish.com, which, though it's entirely in Portuguese, has been praised by J. K. Rowling for its style, expertise and responsible reporting." - NY TIMES
User avatar
ana freitas
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 234
Joined: 16/07/05, 12:34
Location: Out there

Post by ana freitas »

Oie Marcelo,

Valeu pelo tópico pra perguntas e tal. Tô meio confusa. Sou autora e tenho uma beta; nós costumamos discutir o andamento da fic por MSN/e-mail e no fim de todo o capítulo (que é desenvolvido tbm sob as orientações dela) eu mando o arquivo final pra ela, que me manda de volta corrigido (com o recurso de "notas"0 do Word).

Quero participar do Award e por isso quero criar um tópico aqui com a minha fic, mas tenho umas dúvidas. Não gostaria de expôr aqui, tão facilmente, a discussão entre a beta. Os motivos:

1. As questões com a beta não são só gramaticais, são tbm de enredo. Aliás as principais questões, no meu caso, envolvem enredo. Como vou postar aqui uma discussao sobre algo que irá ou não acontecer no futuro da fic? Não posso discutir isso por aqui.

2. Se eu postar aqui todas as discussoes, os leitores tbm terao acesso a coisas que foram escritas e por algum motivos nao entraram na versão oficial do capitulo, ou seja, se eu tirei essas coisas do cap. é pq não gostaria que eles o lessem.

3. A postagem no fórum não permite marcações a qual já estamos acostumadas (eu a beta), como a de "notas" no word, ou a conversação dinâmica que o MSN permite. Pensei em colar o histórico aqui, mas ai retorno aos problemas 1 e 2.

Ou seja: revelar a betagem é revelar os bastidores da fic. É inviável.

Por ora, minha idéia (alternativa) é hospedar os arquivos com as marcações de correção num link, tipo rapidshare, e disponibilizar aqui. Assim só teria acesso quem baixasse os arquivos, e não qualquer um que lesse. A longo prazo, minha sugestão é que vocês certifiquem beta-readers e só as fics betadas por essas pessoas seriam consideradas betadas. Para não se rum sistema imposs´pivel de funcionar, já que a floreios tem mtas fics e demandaria mtos betas, sugiro justamente a certificação, nao a qualificação: por ex., eu já tenho minha beta; ela se submeteria a um teste oferecido por vcs e, passando no teste, ela está autorizada a betar minha fic dentro dos padrões FeB.

Deu pra entender? De qualquer forma, aguardo sua resposta pra resolução do problema mais imediato mencionado nos 3 itens da msg. Obrigada,
Minha fic R/Hr: FF.net / F&B

I've stuck with Harry until the very end

Nesse pode clicar[/size]
User avatar
A.C.G.B_MeanGirl
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 10
Joined: 15/02/07, 17:35
Location: belém

Post by A.C.G.B_MeanGirl »

é eu tbm, num intendi essa história e eu tenho uma beta. :?: :?:
A.C.G.B_MeanGirl
*Autora em aprendizagem e leitora voraz!*
User avatar
Bruna Behrens
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2728
Joined: 15/02/07, 19:20
Sexo: Feminino
Estado: BA
Casa: Sonserina
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/brunabehrens
Location: No bolso da Otaku * - *
Contact:

Post by Bruna Behrens »

Já vi que não sou a única que não entendeu essa mudança. Gostaria que ela fosse melhor explicada.

''O autor DEVERÁ criar um tópico no Fórum Grimmauld Place, na seção de Fanfics/Beta, com o nome de sua Fic.'' Somente o nome?O/A beta terá que procurar a fic na F&B?E os betas?Quando entrei no tópico destinado a isso vi três fics já postadas mas nenhum/a beta e ao olhá-las me confundi ainda mais.

Espero notícias!
Até porque eu não tenho uma beta mas sou boa em português e creio que minhas fics não estejam com tantos erros assim. Precisam somente serem revisadas pois eu sei que deixei algumas coisas passarem.

Beijos!
Kimberly Desiree
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 827
Joined: 19/01/06, 18:33
Sexo: Feminino
Estado: SP
Contact:

Post by Kimberly Desiree »

Olha, a minha dúvida é muito mais pontual - e muito mais inflamada, se assim posso dizer.

Por que cargas d'água as fanfics do tipo slash não participarão do Concurso? Por gárgulas vorazes, por que nem terão área Beta reservada? Qual o problema de vocês, afinal? Eu nunca entendi, nem vou entender. São monstros malignos devoradores de criancinhas?

Já estava bastante aborrecida antes. Agora, estou profundamente decepcionada.
Foi um tiro no coração.
adi
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 2
Joined: 15/02/07, 17:49

Post by adi »

onde eu pego o código? :D
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 94
Joined: 23/07/04, 19:17
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish
Location: London Baby!!!
Contact:

Post by Marcelo »

Bom pessoal, vou tentar responder as duvidas de todos e antes explicar o motivo disso:
Eu e o Julio temos a ideia de socializar autores e betas, tem muito autor que nao tem beta e tem muita gente querendo ser beta e nao tem autor, alem de ser uma forma de fazer novos amigos e tudo mais.

Estaremos melhorando esse sistema com o feedback de vcs e se por acaso se tornar algo inviável, mudaremos.

Respondendo agora as perguntas:

<b>*annieb* </b>

1) Não é preciso discutir enrredo e o que estar por vir, vc pode vc e sua beta ou outros betas se vc nao se importar, discutir por exemplo o capitulo 1, que jah foi postado no FeB e vc e sua Beta jah discutiram via msn/word notas. Qual a logica disso? Ver se surge mais alguma coisa para arrumar, algum erro de continuidade que vcs nao viram...NAO precisa discutir enrredo e entregar o ouro. A ideia eh usar o sistema de forums para vc e poder discutir melhor. Eu mesmo nao sou beta de Ngn e posso vir aki comentar alguns erros para vc, ao inves de usar o comentario do feb, q eh apenas para comentar e nao discutir. Nao sei se consegui explicar direito a ideia, mas prometo formular isso melhor.
2) Axo q a 1 explica +/-
3) Sim, nada de historico...vai ter o batepapo do msn....novamente o item 1 nos ajuda.

Sobre as sugestoes dos Betas, a ideia eh conhecer Betas, ver quem sao os melhores, quem se dedica mais e tudo mais....a ideia esta engatinhando e precisamos crescer.
A escolha do GP foi estrategia por 2 motivos: O servidor do FeB está SUPERLOTADO nao podemos por mais nada lah q estoura e, o ambiente do forum para discutir, trocar ideias, conhecer betas....eh o q eu imagino ideal...vamos ver se dará certo.


<b>A.C.G.B_MeanGirl </b>
Vc pode desenvolver com sua beta as discussoes, confome disse a cima. Isso será legal para o Processo de "julgamento" qdo houver o FeB Award. Eh legal conhecer o trabalho de um autor e sua beta...claro q nao precisa entregar os ouros. MSN eh insubistituivel.

<b>Asrail </b> Cenas de sexo, erotismo são apenas permitidos para maiores de 18 anos. Eh lei federal, eu nao posso deixar fics slashs no concurso principalmente da forma que ele será viabilizado. Desculpa, mas eu estou abaixo das leis federais...

<b> Adi</b> As informações sobre codigos serão melhores dadas, nao se preocupe, teremos um tempo até o concurso e novas etapas estao por vir.


Pessoal, mais duvidas, postem, mas leia o que jah escrevi antes pq ficar rescrevendo direto não é viavel.

Lembramos que isso é tudo uma proposta que estamos tentando levar, se der certo, vai ser ótimo, se não der, uma pena.

O Feedback de vcs eh muito importante, entao por favor, continuem dando ideias, sugestoes e criticas, menos da parte do Slash, nao podemos fazer nada a respeito.

Abraços
Marcelo
I wanna know, are you contemplating the beautifully intended yet tainted impression of me ?

^o^

"...and the elegant potterish.com, which, though it's entirely in Portuguese, has been praised by J. K. Rowling for its style, expertise and responsible reporting." - NY TIMES
Gandalf Dumblemore
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 2
Joined: 06/02/06, 12:56
Location: Em alguma da Mansões Dumblemore... Ou em algum lugar da Terra Média...

Post by Gandalf Dumblemore »

Oi...

Gostaria de saber por que todas asfics estão com um só nome e resumo...

Pode ser por causa do tal link?

Obrigado pela atenção

Gandalf Dumblemore

ps.: Parabéns plos sites... são ótimos...
User avatar
Isabelle Lestrange
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 9
Joined: 15/01/07, 18:13
Location: São Paulo

Post by Isabelle Lestrange »

Marcelo,

Não sou escritora, mas sou beta, e estou sendo bombardeada de mensagens de escritores desesperados querendo saber o que está acontecendo... acredito que com sua explicação as coisas ficaram mais claras.

Posso dar uma sugestão? (sou meio enxerida mesmo)

a) A FeB poderia ter uma regra para a disponibilidade das fics. Por exemplo, a fic terminada ficaria um determinado tempo no ar, depois iria para uma espécie de arquivo morto. Assim vocês liberariam bastante espaço no servidor. (poderia até ter um esquema para de tempos em tempos divulgar novamente fics antigas)
b) outra forma de liberar espaço seria estabelecer um tempo de 'hiatus'. A fic abandonada pelo escritor por x meses sem atualização também sairia do ar. Quando ele resolver voltar a escrever ela volta.
c) gostei muito da sugestão da Ana de ter um 'selo de qualidade' FeB para beta-readers. Vocês providenciariam uma listagem de bestas, as especialidades e disponibilidades de cada um e quem sabe até as fics já betadas por eles, e os escritores escolhem. Isso sem prejuízo da idéia dos fóruns de cada fic para novas revisões, etc...
d) com relação ao Awards em si, como será o critério de seleção? Haverá uma equipe? Como serão escolhidos os jurados?
Posso dar uma sugestão? (mesmo que não deixe vou dar mesmo assim). Poderiam fazer de uma forma bem democrática - as fics habilitadas pelos critérios escolhidos por vocês passaria pela votação popular. Todos os leitores cadastrados podem votar em uma fic de cada categoria. As 5 fics melhores votadas iriam para os jurados, estes compostos por: x administradores, x escritores (nenhum deles que estivesse concorrendo, por motivos óbvios, ou entao com proibição de votar na própria fic), x beta-readers e x leitores.
e) vocês também poderiam criar um prêmio para o melhor beta, pois nós somos sempre esquecidos nas premiações... rsrsrsr

Acho que é isso. Bom, se alguém precisar de uma beta, estou à disposição. Meu e-mail e msn são xlois-lane@hotmail.com

Beijos
Belle Lestrange
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 94
Joined: 23/07/04, 19:17
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish
Location: London Baby!!!
Contact:

Post by Marcelo »

Respondendo:

<b>Gandalf Dumblemore </b> Não entendi sua pergunta...pode ser mais especifico...as vezes sou meio lerdo...madrugada, sono....jah viu neh? e valeu pelos elogios.

<b>Isabelle Lestrange </b> Ebaaaa....adoro enxeridos, ideias sao sempre bem vindas e sempre acatadas (qdo possivel):
a) o problema de espaco....nao eh problema....temos espaco...o problema do feb eh visitas...sao muitas para o servidor...precisaremos de algo mais "parrudo" em breve.
b) ADOREI a idei do hiatus...conversarei com o julio sobre isso....muito obrigado.
c) a ideia eh essa mesmo....formas grupos de betas....para autores terem onde achar betas...:D, mas vai demorar, temos q caminhar aos poucos....o forum eu axo q eh o comeco para isso. Estamos abrindo espaco para os usuarios falarem conosco e os proprios usuarios se conhecerem melhor e se interagirem.
d) e e), nao podemos revelar nada...mas prometemos que será algo GRANDE (se tudo der certo) e que seremos o mais democratico possivel...e sim, a escolha eh publica, depois de aprovadas pelos criterios q vamos estabelecer....o publico manda ;-) e podemos pensar no beta sim...pq nao?


Axo q respondi todos....mais uma vez peco q leiam tudo antes de postar....

Abraços
Marcelo
I wanna know, are you contemplating the beautifully intended yet tainted impression of me ?

^o^

"...and the elegant potterish.com, which, though it's entirely in Portuguese, has been praised by J. K. Rowling for its style, expertise and responsible reporting." - NY TIMES
User avatar
Gabione
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2610
Joined: 22/12/06, 19:56
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: Gaby Miglioli
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/Gabione
Micro Blog: http://twitter.com/Gabione
Location: Procurando...
Contact:

Post by Gabione »

Ok, eu li as duvidas acima, mas naum me esclareci... eu jah tenho uma beta... eu terei que ter um beta do FeB?
Eu realmente naum entendi... ou tenho q postar oq eu e ela flamos????
Image
User avatar
Bruna Behrens
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2728
Joined: 15/02/07, 19:20
Sexo: Feminino
Estado: BA
Casa: Sonserina
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/brunabehrens
Location: No bolso da Otaku * - *
Contact:

Post by Bruna Behrens »

Obrigada Marcelo!
Creio que as minhas dúvidas foram tiradas.
Espero notícias sb as betas, em breve. :)
Amorzinho da Gabione . Marida da Camilla . Quase-Marida da Cacaúdia . Futura da Perséfone Black . Noeva da Thaty . Consciência da Nana

Thaty
, a apertadora oficial da minha bunda ;x

"O amor escorre pela telinha do PC"
Adriana Snape . Amandita Winchester² . Betynha
Elizabeth Maives . Fla W. Malfoy . Hokuto


Porque certas coisas nunca mudam.
User avatar
- Luisa k. Malfoy -
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 16
Joined: 15/02/07, 23:47
Location: Divinópolis
Contact:

Post by - Luisa k. Malfoy - »

[color=red][/color][b]

Eu tb já tenho uma beta...Mas minha fic não acabou. As fics que serão indicadas, terão de estar em status (T)? [/b]
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 94
Joined: 23/07/04, 19:17
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish
Location: London Baby!!!
Contact:

Post by Marcelo »

<b>Mione_Malfoy </b> Nao...vc vai usar o topico da sua fic aqui no feb, para recrutar betas, e usar para discutir a betacao, meio q ter um historico do andamento da fic, nao precisa ter detalhe, historicos do msn nem nada...eh um "diario" nao muito aprofundado. Esplicaremos mais para frente.

<b>Bruna Behrens </b> Disponha :wink:

<b>- Luisa k. Malfoy - </b> Nao decidimos ainda, mas acredito que eh mais logico apenas fics terminadas participarem do concurso.

[]´s
Marcelo
I wanna know, are you contemplating the beautifully intended yet tainted impression of me ?

^o^

"...and the elegant potterish.com, which, though it's entirely in Portuguese, has been praised by J. K. Rowling for its style, expertise and responsible reporting." - NY TIMES
User avatar
Morg
No Cemitério no retorno de Voldemort
No Cemitério no retorno de Voldemort
Posts: 1644
Joined: 21/04/06, 16:46
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Blog: http://soliloquioadois.livejournal.com
Location: No Monte Olimpo, escrevendo Haikais com Lorde Apolo. XD

Post by Morg »

resumindo: só participa do F&B awards quem postar sua fic na sessão de betas, mesmo que a fic já tenha sido betada? o lance é obrigatório pra quem quiser participar?

e se eu não quiser expor o meu modo de trabalho? e se meu beta também não se sentir a vontade com isso? eu tenho um jeito muito próprio de trabalhar, não gostaria de me expor dessa forma...
enfim...
Image

The game, Mrs Hudson, is on!


mãe-meu-amor da Erikitxa e mãe-coisinha da Gabione <3
Spoiler
em busca dos filhos perdidos...
User avatar
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2010
Joined: 03/12/06, 13:35
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Post by Mia Galvez »

Morgana Black wrote:resumindo: só participa do F&B awards quem postar sua fic na sessão de betas, mesmo que a fic já tenha sido betada? o lance é obrigatório pra quem quiser participar?

e se eu não quiser expor o meu modo de trabalho? e se meu beta também não se sentir a vontade com isso? eu tenho um jeito muito próprio de trabalhar, não gostaria de me expor dessa forma...
enfim...
É exatamente isso que estou me perguntando. Minha fic já está inteira betada... eu vou ter que postar o que alterei aqui? Eu uso o mesmo sistema de marcação e comentários da Annieb, e fui uma das que bombardeou a Isabelle Lestrange por causa das mudanças. Não sei o que fazer agora... posto minha fic pronta inteirinha aqui, com as alterações? Ou posto e a Isabelle vai ter que ir lá pra dar os pitacos tudo de novo? Afinal, ela já betou uma vez, né! E poxa, eu quero participar do concurso, mas isso tudo vai dar mais trabalho do que escrever a fic! E olha que isso já é um mega trabalho, vocês sabem disso! Preciso de tempo pra escrever as próximas partes da trilogia, e, desculpe, Marcelo, mas assim parece que vcs estão dando mais trabalho pra nós!
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 94
Joined: 23/07/04, 19:17
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish
Location: London Baby!!!
Contact:

Post by Marcelo »

Mia e Morgana,

Se sua fic já está betada, nao tem muito o que fazer nao eh mesmo?

Poste aqui quem foi o beta, conta como foi a experiencia....o seu beta pode falar se tah disponivel para mais pessoas ou se eh exclusivo seu...Faca propaganda do Beta de vcs :wink:

[]´s
Marcelo
I wanna know, are you contemplating the beautifully intended yet tainted impression of me ?

^o^

"...and the elegant potterish.com, which, though it's entirely in Portuguese, has been praised by J. K. Rowling for its style, expertise and responsible reporting." - NY TIMES
User avatar
Morg
No Cemitério no retorno de Voldemort
No Cemitério no retorno de Voldemort
Posts: 1644
Joined: 21/04/06, 16:46
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Blog: http://soliloquioadois.livejournal.com
Location: No Monte Olimpo, escrevendo Haikais com Lorde Apolo. XD

Post by Morg »

ahhh tá!

Assim ficou mais claro, Marcelo!

thanks!
Image

The game, Mrs Hudson, is on!


mãe-meu-amor da Erikitxa e mãe-coisinha da Gabione <3
Spoiler
em busca dos filhos perdidos...
Betynha Sly
No enterro de Dumbledore
No enterro de Dumbledore
Posts: 5017
Joined: 20/12/06, 13:30
Sexo: Feminino
Estado: DF
Casa: Sonserina
Micro Blog: www.twitter.com/betynha
Location: Here, trying to put all the shattered pieces back into one heart
Contact:

Post by Betynha Sly »

Não quero parecer grossa nem nada, essa é uma opinião que me veio à cabeça assim que eu li sobre esse sistema.

Eu tenho beta, minha fic está prestes a ser finalizada, mas eu não quero expor a minha beta porque ela resolveu se retirar do fandom como autora, contudo o nosso acordo de betagem continua de pé! Eu não acho justo que tenhamos que expor o nosso trabalho para todo mundo. Eu não queria que o pessoal visse onde o dedinho da minha beta entrou ou em que parte ela me sugeriu uma modificação X ou então ter que ficar me preocupando em não abrir muito o enredo pra quem tá acompanhando o tópico da fic.

Sinceramente, parece que vcs resolveram dar um baita trabalhão pra nós e isso não é justo. Eu adoraria participar do concurso da F&B, mas se esse sistema de betagem for condição primária para participar do concurso, eu lamento, mas não vou entrar nessa. Eu não vou exigir nada da minha beta e nem vou me estressar com isso, mas deixo aqui a minha manifestação de que isso me parece uma maneira de privilegiar as fics.

Óbvio que fics betadas são muito melhores de serem lidas, mas eu conheço autoras que escrevem muito bem e não tem beta readers e aí, elas não poderão participar do concurso?

Afff... adoro a F&B, mas desse jeito o ânimo de postar por lá vai pro ralo!
One True Pairing!
Image

Image Image Image

Image

Slytherin is not for the faint heart!
Image
Romione - Caskett - Peeniss
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 94
Joined: 23/07/04, 19:17
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish
Location: London Baby!!!
Contact:

Post by Marcelo »

Betynha, eh, se pode até tentar...mas nao conseguiu.

A ideia eh simples: fics betas geralmente (90% do casos) são melhores. Se vc nao quer expor sua beta ou vc eh boa o bastante para nao precisar de uma, abra o topico, fale isso e pronto. O sistema que estamos tentando implementar é para conhcer melhor os autores, os betas, autores que nao tem beta, conseguir um....algo coletivo onde todos ganham...se para vc o sistema soh te prejudica, faca o que eu disse a cima e pronto. A fic eh sua, será considerada betada, afinal o topico foi criado e vc poderá participar do concurso.

[]´s
Marcelo
I wanna know, are you contemplating the beautifully intended yet tainted impression of me ?

^o^

"...and the elegant potterish.com, which, though it's entirely in Portuguese, has been praised by J. K. Rowling for its style, expertise and responsible reporting." - NY TIMES
Post Reply

Return to “FeB :: Beta Fórum”