O Jovem lê?

Leu algo interessante? Comente aqui.

Moderators: O Ministério, Equipe - Beco Diagonish

Locked
User avatar
ovomaltino
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 104
Joined: 10/06/05, 19:42
Sexo: Masculino
Estado: DF
Casa: Lufa-lufa

O Jovem lê?

Post by ovomaltino »

“O jovem de hoje é rotulado como um consumista que só gosta de ouvir música, assistir a TV e navegar pela internet. Livros, só aqueles obrigados pelo colégio, os temidos paradidáticos. Jornais então, nem se fala. Mas é isso realmente o que acontece?” Então, eu propus essa pauta na faculdade e as opiniões foram variadas, achei bem interessante e resolvi postar aqui. Os jovens gostam de ler, ou só o fazem quando são obrigados? Claro que aqui [no Grimmauld Place] nós somos mais inclinados a leitura, mas e no geral? Será que nossa geração só sabe mexer no Orkut e bater papo no MSN? :4
User avatar
~bella
Praticando com a AD
Praticando com a AD
Posts: 1850
Joined: 12/07/07, 18:34
Sexo: Feminino
Estado: Reino Unido
Casa: Sonserina
Micro Blog: https://twitter.com/offtopicgp
Location: Reaching as I sink down into light.

Re: O Jovem lê?

Post by ~bella »

eu nao sei se aqui é o lugar certo talvez a penseira o.O
mas acho q é aqui mesmo livros etc.....

bom eu não mexo no orkut e quase nao entro no msn, to começando a entrar mais agora, e mesmo assim nao me considero estranha uahauuahauha
eu amo de paixão ler, mas é fato q a maioria esmagadora dos jovens lê só por obrigação e isso me deprime, não enxergam o mundo maravilhoso da leitura, sério é uma das melhores coisas do mundo!

então é isso a maioria nao gosta de ler mas aqui no grimm acho q a maioria gosta!
acho q os leitores são mais inteligentes 8)
"just watch my wildest dreams come true not one of them involving you"
User avatar
ovomaltino
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 104
Joined: 10/06/05, 19:42
Sexo: Masculino
Estado: DF
Casa: Lufa-lufa

Re: O Jovem lê?

Post by ovomaltino »

~bella wrote:eu nao sei se aqui é o lugar certo talvez a penseira o.O
mas acho q é aqui mesmo livros etc.....
Cheguei a considerar a idéia de abrir esse tópico na penseira, mas achei mais apropriado abrir aqui em 'Livros/Revistas/HQs', já que é um lugar de leitores e interessados no assunto!
~bella wrote:Eu amo de paixão ler, mas é fato q a maioria esmagadora dos jovens lê só por obrigação e isso me deprime
Pois é, ler por obrigação acaba afastando o gosto pela leitura, e poucos superam isso, eu mesmo que sou louco por livros ainda não me recuperei do que fui forçado a ler durante o Ensino Médio. :S
Poli
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2507
Joined: 19/01/07, 11:34
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 8994150066
Last.fm: Poli2
Blog: http://aquikiwi.wordpress.com
Micro Blog: www.twitter.com/poli2
Youtube: www.youtube.com/brunapoli2
Location: Rua dos bobos, nº 0!
Contact:

Re: O Jovem lê?

Post by Poli »

É... vc citou uma coisa boa... aqui no fórum, nós lemos mais... fato. HAHA
Mas, eu sinto que hj, a maioria dos jovens que lê são uma raridade. Não digo que não leiam... mas hj, eles não tem mais interesse pra tal coisa. Com tanta informação 'pronta', mastigada, os jovens não tem mais contade de ler revista, qnd se tem uma interatividade e rapidez na internet... :roll:
E ler, pra mim, não é questão de gosto... tem que ler mesmo. Eu, infelizmente, não consigo ler nada que me obriguem. EU gosto de ler o que me interessa... e se fico muito tempo sem ter esse hábito, eu já sinto falta, já começo a piorar na escrita (mais ainda... hahaha), então, volto a ler revistas (que leio mais que livros) e algum outro livro. Mas, ultimamente, tem sido raro ouvir algum amigo leu dizer "li tal livro e gostei"... é só "nossa, entrei num site muito bom!"
Image

Stop telephonin'me!! I don't wanna think anymore, I left my head and my heart on the dancefloor, stop calling, stop calling, I don't wanna talk anymore!!
O Bubu é meu bejeto sequiçuau.
O Kim é meu eterno amante.
.
User avatar
ひつじ ♥
Destruindo o diário de Riddle
Destruindo o diário de Riddle
Posts: 466
Joined: 30/04/05, 13:49
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: https://www.facebook.com/makimountain
Youtube: http://www.youtube.com/user/jumakiyama
Location: Crouch end.

Re: O Jovem lê?

Post by ひつじ ♥ »

Bom,
considerando meus amigos, a maioria gosta de ler, dentre 5, 4 gostam :)
geralmente agente tem amigos com o mesmo gosto né? eu aaaaamo ler, ler é muito bom *-* um bom livro é super entusiasmante XD, mais sobre gostar de ler, isso são meus amigos e eu, Sobre os Jovens em geral, isso varia, poucos jovens gostam, a maioria não..
eu penso que que a cada 5, 1 deve gostar de ler, a maioria gosta mesmo de ver tv, orkut, msn, e qualquer coisa que precisar saber é só tacar no Google, essa geração tá sendo tomada pela preguiça e tecnologia (não que tecnologia e um pouquinho de preguiça não seja bom, mais viver em função disso não dá né ? ) XD
que é muito mais facil, já vem tudo mastigado, e eles não precisam 'pensar', desenvolver mais o raciocinio .. etc.
minha opinião de jovem (?) :roll:
Image
"I’ll say this just once, so listen to me. I like you.
Whether you’re a man, or an alien… I don’t care anymore.
I tried getting rid of my feelings, but I couldn’t… So let’s go, as far as we can go."
Chisdê
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2434
Joined: 19/03/06, 19:06
Sexo: Masculino
Estado: SP
Facebook: o/

Re: O Jovem lê?

Post by Chisdê »

Olha,
na minha sala de aula, metade de meus colegas atualmente lêem. Mas pouco. Tipo Harry Potter, Crepúsculo e Nárnia e claro os livros obrigatórios. Mas fora isso, ninguem lê mais nada. Acho que só eu e mais uns dois que interessamos por livros de suspense, Desventuras em série, Goosebumps, Rua do Medo, Stephen King =D

E quanto a livros e revistas,
a escola até tenta fazer com que nos interessemos... Tipo... colocam lá no mural algumas páginas do Estadão (de SP) para o pessoal parar e ler... But... poucos olham.

Mas também né, com tanta coisa para se fazer,
trabalhar, estudar, sair de casa, que o jovem acaba não tendo tempo para ler. E quando o têm, usam para coisas mais "divertidas", como tv e pc.

É... vc citou uma coisa boa... aqui no fórum, nós lemos mais... fato. HAHA [2]
Viva os nerds daqui o//
User avatar
Gui M.
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 880
Joined: 06/12/06, 13:39
Sexo: Masculino
Estado: MG
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 08609&rl=t
Location: Vahalla, oh oh oh!

Re: O Jovem lê?

Post by Gui M. »

Tendo como base os meus amigos e a maioria das pessoas da minha idade, ninguém gosta de ler realmente. Tirando um ou outro que se interessam mesmo por um livro por vontade própria, sem que alguém lhes imponham a leitura.

Eu amooo ler ;D
Não tem nada mais gratificante do que pegar um livro e começar a passar as páginas, uma a uma, até o final. Aí você vê como que aquela história te prendeu realmente *_* É fato que o pessoal de hj em dia não vêem na leitura algo interessante, até por que a internet, televisão e outras coisas dessa tipo estão mais presentes na vida de todo mundo. E com isso, os livros e revistas em geral vão perdendo o seu valor.

E viva aos leitores daqui do Grimm \o/
. Come into the light
Let me show you how we stay alive.

Image

*
User avatar
Rainmaker
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 72
Joined: 27/12/04, 00:40
Location: Algum tópico do fórum

Re: O Jovem lê?

Post by Rainmaker »

Difícil que gostem, até porque na escola os professores socam, num cara totalmente sem hábito de leitura, um Eça de Queirós. Aí o cara fica com birra mesmo, achando que todo livro é chato, etc.
blablabla
Biaa Le Flay
Chefe Godric's Hollow
Chefe Godric's Hollow
Posts: 2004
Joined: 10/04/06, 15:12
Sexo: Feminino
Estado: PE
Casa: Grifinória
Facebook: https://www.facebook.com/bianca.domingos.71
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/biaaflay
Blog: http://leflay.tumblr.com/
Micro Blog: http://twitter.com/biaa_d
Location: Godric's Hollow

Re: O Jovem lê?

Post by Biaa Le Flay »

Infelizmente são raros os jovens que gotam de ler. Essa é a verdade nua e crua!
O ano passado na minha sala (3° ano) de 20 alunos apenas eu e um amigo meu gostamos ler! não é deprimente?

A maioria só quer saber de internet e televisão msm. Não sabem eles o quanto é divertido ler!

Eu amooo ler!!! Pena q estou com pouco tempo por causa da facul. :(
●๋•Chefe da Godric's Hollow ●๋
Dúvidas, Reclamações, Sugestões, Conversar sobre a melhor saga do mundo? Mande
MP

~Gêmula da Deh Tonks~

Image
millanesa
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2269
Joined: 23/12/04, 13:37
Sexo: Feminino
Estado: ES
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 1248955504
Last.fm: http://www.lastfm.pt/user/millawp
Micro Blog: http://twitter.com/millanesa
Location: Por aí. ;D

Re: O Jovem lê?

Post by millanesa »

~bella wrote:acho q os leitores são mais inteligentes 8)
Eu não diria que mais inteligentes; pense em grandes físicos e matemáticos.. Raramente há um que aprecie a leitura, no entanto são gênios. x)

Mas, eu valorizo muito os leitores. Eles escrevem bem melhor, falam bem e usam palavras nem tão comuns. Acho bonito e um charme a mais na pessoa. Não diria que são mais inteligentes, mas mais interessantes.

Eu, particularmente amo³ ler; Não só livros com estórias irreais, mas também alguns baseados em fatos reais, revistas de diversos assuntos e jornais [apesar de passar bem longe da sessão de política e esportes. xD].

Quanto a informações do Google.. Eu sou uma que jamais iria atrás de um livro didático em busca de alguma informação específica, se pudesse o fazer pela internet. Fato! (Y)

Infelizmente a grande maioria dos jovens de hoje só lêem por obrigação, isso quando o fazem. Nossa.. Super me lembro de uma vez, quando ainda fazia cursinho, de um livro que estava rodando na sala e gente que eu nunca imaginaria interessada por um livro, estava indo atrás dele.. Quando fui ver qual era.. Bruna Surfistinha.. Nossa, foi decepcionante. ._.'
Rainmaker wrote:Difícil que gostem, até porque na escola os professores socam, num cara totalmente sem hábito de leitura, um Eça de Queirós. Aí o cara fica com birra mesmo, achando que todo livro é chato, etc.
Eu que nem era sem hábito de leitura quando tive de ler clássicos da literatura brasileira sou traumatizada até hoje.. HAUHAUAHUAHUA..
Mas estou tentando superar.. Ainda vou ler Jô Soares. ~Objetivo. /,,/
last.fm | @millanesa | skoob

/em reforma

Marida da Bruna Behrens
User avatar
*Jo_Prewett*
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 19
Joined: 04/09/07, 12:43
Sexo: Feminino
Estado: Portugal
Location: comemorando a vitória sobre Voldemort

Re: O Jovem lê?

Post by *Jo_Prewett* »

Bem, na minha turma há muita gente a ler Harry Potter, mas no que toca a outros livros, só pr'aí eu e um(a) ou dois colegas meus é que o fazemos, os outros ficaram traumatizados com algumas obras/textos obrigatórios (tipo "Arroz do Céu" e "A Fada Oriana") que são espremidos(as) até à exaustão levando o aluno a ter as aulas mais seca de toda a sua vida e consequentemente, aulas traumáticas!

Quanto à leitura de jornais acho que sou uma das únicas da minha escola (e olha que não devo estar muito longe da verdade, os outros acham que o telejornal basta, e às vezes nem esse vêem!).

PS: Na tua tese/trabalho não dês como solução a implementação de mais livros obrigatórios para ler, diz antes que na escola as obras a serem leccionadas deveriam ser mais interessantes e que os stôres não devem massacrar os alunos com exaustivas interpretações e análises de texto com duração, às vezes, de um mês ou muito mais do que isso, (dependendo da obra em questão) devendo cingir-se ao essencial pois, caso contrário, irão sem dúvida alguma contribuir para o aumento da percentagem de repugnância ao acto de ler.
User avatar
ovomaltino
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 104
Joined: 10/06/05, 19:42
Sexo: Masculino
Estado: DF
Casa: Lufa-lufa

Re: O Jovem lê?

Post by ovomaltino »

Foi exatamente essa a abordagem que eu fiz Jo, os jovens podem até gostar de ler, só que muitos acabam ficando traumatizados por conta da forma que os textos "clássicos" são trabalhados na sala de aula. Eu entrevistei alguns alunos de 14 e 15 anos e o argumento era o mesmo, eles até gostariam de ler, mas não os livros que são impostos pela escola, muitos chegaram a dizer que lêem, mas leituras mais modernas como Harry Potter, Nárnia e etc, como disse o chisdê. Cheguei a entrevistar uma professora que disse: “fazer que os alunos gostem de leituras antigas é um desafio, mas faz a diferença. Vocês acham que esse é um momento crucial para conquistar o aluno, as leituras no colégio, ou acham que quem gosta de ler vai continuar lendo sem maiores problemas e não vai se importar muito com isso?
User avatar
Rigs
Tradutor Potterish
Tradutor Potterish
Posts: 44
Joined: 16/09/08, 14:17
Sexo: Masculino
Estado: GO
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 3187665649
Blog: www.rigonato.blogspot.com
Location: In the kingdom of The Lost Dreams
Contact:

Re: O Jovem lê?

Post by Rigs »

acho q os jovens da nossa geracao sao sim habituados a leitura.. (sem sinais, ok?)..

muito mais q do passado.. soh melhorarmos a questao com o ponto dos generos literarios.. tah q nós (de maneira geral, pq eu leio!) nao lemos os classicos da literatura e tals... mas estamos o teeempo todo praticando a leitura..

afunilando os generos: nao lemos jornais, mas lemos revistas, nao lemos os classicos, mas lemos os contemporaneos...

msn e orkut sao generos literarios e ateh de fala...

uma discussao q tenho visto na faculdade eh sobre a variedade de fala encontrada nesses veiculos da net... serah q formas utilizadas para escrever no mundo virtual irao invadir outros mundos??
R I G S
Equipe Potterish de Tradutores
User avatar
Hokuto
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2871
Joined: 12/06/08, 23:24
Sexo: Feminino
Estado: AC
Casa: Sonserina

Re: O Jovem lê?

Post by Hokuto »

Rainmaker wrote:Difícil que gostem, até porque na escola os professores socam, num cara totalmente sem hábito de leitura, um Eça de Queirós. Aí o cara fica com birra mesmo, achando que todo livro é chato, etc.
Por isso eu dou maior no livros "comerciais", como Harry Potter e Crepusculo. (Y)
Se a pessoa se interessar, procura coisas melhores... Mas tem correr atrás, né?

Eu leio desde criança, logo não tenho dificuldades. Sou rara e acho que isso me favorece no mercado de trabalho. E doi graças a Deus gosto de ler! Se sou uma caquinha pra exatas, se não gostasse de ler, seria completamente medíocre. (Y)
User avatar
Rainmaker
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 72
Joined: 27/12/04, 00:40
Location: Algum tópico do fórum

Re: O Jovem lê?

Post by Rainmaker »

Por isso eu dou maior no livros "comerciais", como Harry Potter e Crepusculo. (Y)
Eu tb, esses dias uma amiga minha chegou desesperada me dizendo que tinha que ler uma porrada de coisa pra fazer monografia, e não conseguia, pq não tava acostumada e tal. Mandei ela sentar e ler Paulo Coelho, Dan Brown, e depois tentar alguma coisa mais séria. :mrgreen:
blablabla
User avatar
Hokuto
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2871
Joined: 12/06/08, 23:24
Sexo: Feminino
Estado: AC
Casa: Sonserina

Re: O Jovem lê?

Post by Hokuto »

Ai, cara. Paulo Coelho é doloroso! X_X
Passo reto dele. Já estou buscando os clássicos, graças a Deus.
E eu nem consegui ler Dan Brown. X_X

Preciso fazer mais tentativas com eles. Mas ainda prefiro Alexandre Dumas e Machado a Paulo Coelho. xD

É válido incentivar a leitura infantil com histórias em quadrinho? =)
User avatar
ovomaltino
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 104
Joined: 10/06/05, 19:42
Sexo: Masculino
Estado: DF
Casa: Lufa-lufa

Re: O Jovem lê?

Post by ovomaltino »

Hokuto wrote:É válido incentivar a leitura infantil com histórias em quadrinho? =)
Elas [as editoras] já estão tentando uma abordagem desse tipo, minha irmã está na oitava série, atual nono ano, e lê clássicos no formato de quadrinhos! A linguagem é a mesma, o que eu acho que acaba tornando a iniciativa um pouco "passada". Uma linguagem rebuscada demais extermina a atração dos mais jovens pela leitura, por isso o medo pelos paradidátios. Eu acho isso válido, mas desde que a linguagem seja adaptada para as gerações atuais, eu não digo uma adaptação internetês ou coloquial demais, mas uma culta e simples, menos riscos.

Quanto aos quadrinhos de sempre, tipo homem aranha, batman e afins, eu acho que é um começo, mas deve ser incentivado a busca por outras leituras mais a frente.
User avatar
Juh WP
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 960
Joined: 22/05/05, 21:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8673240218
Micro Blog: http://twitter.com/juh_black86
Location: NY

Re: O Jovem lê?

Post by Juh WP »

Depende muito de cada um. Uns gostam de ler, outros não. Cada um tem um tipo de leitura. Mas pra que ler um livro literário quando tem o resumo prontinho pra imprimir na net? Não culpo a net, nem nada disso. Acho que é importante a leitura em Sala de Aula. Os gibis também ajudam (comecei neles minha paixão de ler).

E depende da Literatura. Machado, José de Alencar... com muito esforço e incentivo, dá pra ler. Eu nunca consegui ler "Iracema" mas adorei "Senhora'.
Image

- E se eu for para Sonserina? (...)
... - então, a Sonserina terá ganhado um excelente estudante, não é mesmo? Não faz diferença para nós, Al.


Harry Potter e as Relíquias da Morte (Pág. 589)
Mari!
Desvendando os Segredos do Príncipe
Desvendando os Segredos do Príncipe
Posts: 4064
Joined: 14/09/04, 05:56
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Last.fm: www.lastfm.com.br/user/miossi
Blog: http://miossi.tumblr.com/
Micro Blog: www.twitter.com/miossi
Location: cidade pérola

Re: O Jovem lê?

Post by Mari! »

Rainmaker wrote:Difícil que gostem, até porque na escola os professores socam, num cara totalmente sem hábito de leitura, um Eça de Queirós. Aí o cara fica com birra mesmo, achando que todo livro é chato, etc.
nossa! concordo PLENAMENTE.

tipo na oitava série a professora de literatura mandou a gente ler amor de perdição, metade do livro era o livro mesmo e metade era vocabulário..não que o livro seja ruim, mas ele é da era jurássica (exagerada), aquela linguagem, era coisa de ler 3 linhas e já começar a sentir sono e preguiça de ficar caçando as palavras no vocabulário.

resultado, quase ninguém leu.
Image

Astrogrimm, o twitter astrológico do grimm :3

Image
User avatar
Hokuto
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2871
Joined: 12/06/08, 23:24
Sexo: Feminino
Estado: AC
Casa: Sonserina

Re: O Jovem lê?

Post by Hokuto »

Mari Mar Bairro Mercedez! wrote:
Rainmaker wrote:Difícil que gostem, até porque na escola os professores socam, num cara totalmente sem hábito de leitura, um Eça de Queirós. Aí o cara fica com birra mesmo, achando que todo livro é chato, etc.
nossa! concordo PLENAMENTE.

tipo na oitava série a professora de literatura mandou a gente ler amor de perdição, metade do livro era o livro mesmo e metade era vocabulário..não que o livro seja ruim, mas ele é da era jurássica (exagerada), aquela linguagem, era coisa de ler 3 linhas e já começar a sentir sono e preguiça de ficar caçando as palavras no vocabulário.

resultado, quase ninguém leu.
Nossa, isso me fez ver que o meu professor foi mais inteligente. O_O
Ele mandou nós lermos a versão recontada de "O retrato de Dorian Gray". Resultado: Um dia desses [depois de burlar minha agenda] arranjei um tempo e li o texto original, que mil vezes melhor. (Y)

Posts como o da Mari me fazem perceber que os clássicos podem fazer mais sucesso se recontados. Linguagem é um problema pra muita gente, mas se história for boa e a gramática acessível, o brasileiro pode ler mais e melhor. E, possivelmente, buscar algo mais pesado como o clássico original. (Y)
Digo isso por mim, que comecei com contos de fadas e gibis da mônica e agora estou lendo os clássicos de bolso da Martin Claret [Estou no Conde de Montecristo agora! =3] É tudo uma questão de estratégia. *_*
Locked

Return to “Livros/Revistas/HQs”