Espada de Gryffindor, Andúril, Luminífera...

Leu algo interessante? Comente aqui.

Moderators: O Ministério, Equipe - Beco Diagonish

Post Reply
User avatar
Pablo Almerom
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 194
Joined: 26/01/12, 00:14
Sexo: Masculino
Estado: RS
Casa: Sonserina
Facebook: Pablo Almerom
Photos: facebook
Youtube: tildie1980

Espada de Gryffindor, Andúril, Luminífera...

Post by Pablo Almerom »

Um aspecto fabuloso, e comum, em grandes histórias mitológicas, agora já clássicas, outras recentes, porém, não menos ricas, é sobre as espadas utilizadas por grandes heróis. Segue um breve resumo sobre as três espadas citadas, e uma ancestral comum, que pode ter inspirado estas três lendárias.

Espada de Gryffindor: Bom, aqui, dispensa maoires apresentações. Forjada por duendes, sempre aparecendo quando quer que Godric estivesse em necessidade. Neste caso, nào um, mas dois alunos da casa Grifinória, a usaram na história, como herdeiros de Gryffindor. Dois que liás tiveram dilemas quanto a pertencer ou não a esta casa.

Luminífera(Game of thrones): Espada usada pelo herói Azor Azhai, nos tempos remotos , cerca de 8000 anos antes da época atual, na luta contra "Os Outros" e responsável por sua expulsão para o Norte. Nesta época foi construída a Muralha e criada a Patrulha da Noite. Reza a lenda que haverá um herdeiro de tal espada, e o herói a forjará de novo, sendo o "novo " Azor Azhai

Andúril (Senhor dos Anéis) : A espada do herdeiro do rei de Isildur, teve sua lâmina quebrada, na luta contra Sauron, e ficou guardade pelos elfos até que, o herdeiro de Isildur retornasse, e um novo rei surgisse. Novamente reforjada pelos elfos,3000 anos depois, e empossada a Aragorn para a batalha final, desempenhou papel fundamental ao serem percorridas as Sendas dos Mortos.

Excalibur: Também dispensa apresentações, a famosa espada surgida em uma pedra e que só poderia ser retirada pelo verdadeiro rei de toda Bretanha. Teria supostamente poderes mágicos
Image
User avatar
Cláudia
[Administrador]
[Administrador]
Posts: 1002
Joined: 23/01/06, 12:51
Sexo: Feminino
Estado: PR
Blog: http://klausnerds.tumblr.com/
Location: Curitiba

Re: Espada de Gryffindor, Andúril, Luminífera...

Post by Cláudia »

Legal Pablo... eu adoro isso... histórias mitológicas e espadas. Alias no Guerra dos Tronos temos várias espadas famosas não só a Luminifera -

Outras espadas mitologicas:
= Espada de Dâmocles - que é protagonista de uma anedota moral que figurou originalmente na história perdida da Sicília por Timaeus de Tauromenium (c. 356 - 260 a.C.). Cícero pode tê-la lido em Diodoro Sículo. Ele fez uso dela em suas Tusculan Disputations V.61 - 62.

Dâmocles era um cortesão bastante bajulador na corte do tirano Dionísio, de Siracusa.1 Nota 1 Ele dizia que, como um grande homem de poder e autoridade, Dionísio era verdadeiramente afortunado.1

Dionísio ofereceu-se para trocar de lugar com ele por um dia, para que ele também pudesse sentir o gosto de toda esta sorte, sendo servido em ouro e prata, atendido por garotas de extraordinária beleza, e servido com as melhores comidas.1 No meio de todo o luxo, Dionísio ordenou que uma espada fosse pendurada sobre o pescoço de Dâmocles, presa apenas por um fio de rabo de cavalo.1 Ao ver a espada afiada suspensa diretamente sobre sua cabeça, perdeu o interesse pela excelente comida e pelas belas garotas e abdicou de seu posto, dizendo que não queria mais ser tão afortunado.1

A espada de Dâmocles é uma alusão freqüentemente usada para remeter a este conto, representando a insegurança daqueles com grande poder (devido à possibilidade deste poder lhes ser tomado de repente) ou, mais genericamente, a qualquer sentimento de danação iminente.

Entalhes em madeira da espada de Dâmocles aparecem como símbolo em manuais europeus dos séculos XVI e XVII.


Durindana- Como descrito em várias obras da chamada Matéria de França, Durindana é a espada do conde Rolando (em italiano, Orlando), recebida de Carlos Magno quando de sua investidura como cavaleiro, aos dezessete anos de idade. De acordo com o poema Orlando Furioso de Ludovico Ariosto, ela pertencera outrora a Heitor de Troia, e tinha sido dada a Rolando por Malagigi (Maugris).
Excalibur é a lendária espada do Rei Artur. As lendas sobre o Rei Artur, contudo, trazem duas versões distintas sobre a origem de Excalibur: segundo algumas (por exemplo, Lancelote-Graal), esta seria a espada presa na pedra, segundo outras (por exemplo, Ciclo do Pseudo-Boron), a espada foi dada a Artur pela Dama do Lago.
Na mitologia irlandesa, Fragarach, conhecida como 'A Solucionadora' ou 'A Retaliadora', foi a espada de Manannan mac Lir e Lugh Lamfada.Forjada pelos deuses, Manannan a manejou como sua arma antes de passá-la para Lugh (seu filho adotivo). Foi dada a Cúchulainn por Lugh, e mais tarde para Conexão das Cem Batalhas.Foi dito que ninguém poderia contar uma mentira com Fragarach em sua garganta, daí o nome 'Solucionadora'. Também foi dito (dela) colocar o vento no comando de seu usuário e poderia passar por qualquer escudo ou parede.
Na mitologia nórdica, Gram é a espada que Siegfried (Sigurd) usou para matar o dragão Fafnir.Foi forjada por Wayland, o ferreiro, e pertencia originalmente ao seu pai, Sigmund, que a recebeu no salão de Volsung, após ser retirada do tronco no qual Odin a cravou, e ninguém mais conseguia retirar. Foidestruída e reforjada. Após ser reforjada partiu a bigorna no meio.Na Canção dos Nibelungos, ela é chamada Balmung; já no O Anel do Nibelungo ela é chamada Palmunc.
Harpe era um tipo de espada referida em fontes da Grécia e Roma Antigas, quase sempre no contexto mitológico.Seu uso mais notório consiste em ter sido a arma usada por Perseu quando decapitou a Medusa,1 e por Cronos quando castrou seu pai, Urano. Nas artes grega e romana é retrata em variadas formas, especialmente no formato de khopesh, uma espada com a curvatura como da foice. Representações posteriores dão-lhe a forma de espada em forma de foice, descrita no século II na obra de Achilles Tatius, As Aventuras de Leucipo e Clitofon"



OLha que massa descobri que uma espada tida como lendária existe: vejam:
Joiosa (em língua francesa Joyeuse, "alegre", "festiva"1 ) é o nome de uma espada lendária que pertenceu a Carlos Magno, rei dos francos.Durante a Idade Média, Carlos Magno e outros personagens de sua corte - como o conde Rolando - foram transformados em personagens de várias obras literárias conhecidas em seu conjunto como Matéria de França. Joiosa aparece como a espada pessoal de Carlos Magno nessas obras. N'A Canção de Rolando (século XII, estrofe CLXXXIII2 ), diz-se que a espada muda de cor trinta vezes ao dia e que possui no punho um pedaço da Lança do destino, a arma que feriu Jesus Cristo na cruz.Na França, "Joyeuse" também era o nome de uma espada utilizada na cerimônia de coroação dos reis. Esta espada, que provavelmente não é a original de Carlos Magno, simbolizava a continuidade entre o reino francês e o do grande imperador carolíngio. Atualmente encontra-se no Museu do Louvre em Paris.


Olha nesse site as 7 espadas mitológicas mais poderosas :
http://www.sgi.org.br/mitologia/as-7-es ... tologia-2/

Vamos brincar e ver se algum dos autores usou dados da mitolgia?? Eu ja vi muitas correlações só nessa pesquisa...Olha só a historia da espada GRAM!
Image


Críticas, reclamações e principalmente elogios - CORUJAL
Post Reply

Return to “Livros/Revistas/HQs”