Adaptando o Universo de HP para RPG

Já fez loucuras por Harry Potter? Sonhos estranhos? Conte aqui

Moderators: O Ministério, Equipe - Godric's Hollow

Post Reply
benjiToreador
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 0
Joined: 04/11/17, 18:00
Sexo: Masculino
Estado: RJ
Casa: Sonserina
Facebook: https://www.facebook.com/toreadorbenji
Photos: https://www.instagram.com/arikeltoreador/
Location: Rio de Janeiro
Contact:

Adaptando o Universo de HP para RPG

Post by benjiToreador »

Ok, aviso, vai ser um tópico longo. Ou pelo menos um post longo, se ninguém responder.

Vamos lá. Acho que a maioria daqui já ouviu falar do que é, pelo menos, RPG (Role Playing Game). Ou só "RP"(RolePlay), que é o que mais de comum acharmos sobre Harry Potter e seu universo. (Tive minhas experiências mil em fóruns. Nunca deu muito certo... Mas né.)

Mas se tem alguém que não saiba, por favor, deem antes um acesso à https://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game, porque é o assunto.

Há alguns muitos anos (Leia-se 2007? Por aí.) eu fiz minha primeira e única tentativa de narrar (verbete: Narrar é o mesmo que Mestrar, em linguagem comum, mas eu uso o termo narrar como vício de linguagem de um estilo de "Mestre de Masmorra" [Dungeon Master/DM]) uma aventura no universo de Harry Potter em RPG de mesa (que é diferente do RP online mais comum achado por aí no universo de HP e alguns fandoms, basicamente, pode ser presencial ou online, mas usamos dados e um sistema, mesmo que adaptado, como base. Além da interpretação, é claro.). Eu tentei, com algum sucesso, adaptar o sistema GURPS, mas a mesa (Verbete: Geralmente como chamamos grupos de RPG. "A mesa de Mago" se refere ao grupo, incluindo o Narrador e jogadores, que está jogando aquela aventura do cenário de Mago.) não foi pra frente, problemas técnicos com um jogador que simplesmente me fez desistir na 6a, sessão. Paciência.

(Eu não tinha na época, então eu desisti realmente de narrar qualquer coisa... O que mudaria agora.)

Bastante tempo se passou, eu sempre jogando no meu sistema favorito (Brinde pra quem adivinhar. Brincadeira, é Storyteller/Storytelling, da White Wolf/Onyx Path Publishing), nos meus cenários favoritos. Não preciso dizer que a escolha majoritária era Vampiro: A Máscara, mas depois eu relaxei e joguei um pouco disso, um pouco daquilo, até encontrar meu narrador de Storytelling (Eu digo meu porque, realmente, o Rafael é meu narrador favorito. Ever.), que quebrou meu preconceito com Storytelling E o novo cenário do Mundo das Trevas, que é o Crônicas das Trevas, com uma mesa de Mago: O Despertar. E daí, uma série de preconceitos foram quebrados desde o "Eu não jogo medieval, porque D&D não é legal." (Joguei Earthdawn. Pelos Deuses, ainda estou jogando e realmente pegando o espírito de um Sky Rider e me divertindo horrores. Caiu por terra meu preconceito com "medieval", não com D&D) até o "Eu não entendo este sistema, eu estou com medo de jogar, não quero ler!" (Bem vindo a Monster Hearts, que é agora uma das minhas paixões. Como não amar um High School sobrenatural onde o que mais conta é sua interação social do que as disputas físicas e, hell, ainda tem algo na ficha chamado "sex move"?!).

E daí eu senti falta de algo. Eu senti falta de jogar um BOM RPG de Harry Potter. Mas os dois mestres/narradores da casa (Afortunadamente, é uma casa de RPGistas <3 Sendo dois narradores experientes, cada um de seu modo, e isso inclui o Rafa.) um não sabe muito sobre HP e o outro está bem ocupado com umas trocentas mesas. Ok, os dois estão. Então eu falei a frase maldita, em voz alta, enquanto os dois estavam presentes: "Eu quero narrar Harry Potter. Me ajudem."

E foi daí que surgiu o projeto. O sistema escolhido em conjunto dos três é o sistema FATE, bastante fácil, pelo que me mostraram (Recomendo MUITO lerem o artigo na wikia de RPG: http://rpgbrasil.wikia.com/wiki/FATE), Rafa (que é moderador do grupo de FATE do Facebook) e Pedro (do Cronistas das Trevas) vão adaptar o sistema, meio que monitorados por mim, meio que "Preciso de uma solução pra isso!" e a outra metade é mágica de FATE ser um sistema para adaptar coisas, então acho que vai dar certo.

Já o cenário que eu escolhi como "Aventura Beta", que vai ser para 3 pessoas que são fãs de HP E que já jogam RPG de mesa presencial (ok, me falta um jogador, [talvez dois, se a Malena não topar] a mesa vai ser online, por Discord, mas a chamada oficial, faço no final.), vai se passar em algo BEM diferente do que todo mundo está acostumado. O que já fiz um plano de "Onde" e "Quando" é: Durmstrang, Época Vitoriana, Torneio Tribruxo.

E o que me falta? Eu estou com bastante ideias, até já formei a estrutura básica do sistema de Durmstrang, ainda não formei uma estrutura do castelo em si, mas já "settei" (Aprontar... gírias...) bastante coisa. Como por exemplo Durmstrang não ser separados por casas e sim por clubes. Três clubes, representando Glória, Honra e Poder. Não há Copa das Casas, há um "Ginásio" (Ainda estou buscando uma boa palavra pra expressar competição, mas de forma marcial) de Duelos, entre os clubes e entre o clube em si. Entre várias outras coisas, como artefatos mágicos dedicados aos clubes, posições de honra, uma diretora que eu particularmente estou empolgado em criar, Quadribol, nesta época, não vai ser o esporte de Durmstrang (Uma Justa com Testrálios é bem mais a cara do norte europeu...) etc
Além disso, eu ainda não sei se os jogadores vão querer que a história rode pelo Torneio em si (ou seja, teremos estudantes de pelo menos mais duas outras escolas, o que eu não acho muito bom para interação em grupo de personagens), ou se vai haver um mistério a ser resolvido e o Torneio vai ser apenas o pano de fundo. Sei que quero que o tema tenha um cunho mais dark do que o que já vi de TANTOS RPs de Harry Potter, os personagens já terão em sua base, 15 ou 16 anos... E parei por aí, porque sempre vai ter sessão zero, ou Contrato de Mesa, como quiserem chamar, que é quando basicamente vemos o que os jogadores querem, o que o mestre propõe, o que pode, o que não pode, respeitando cada indivíduo na mesa.

Ok, eu dei uma volta gigante. O que realmente estou pedindo ajuda é: informações e ideias.
Informações: Durmstrang, fatos bruxos importantes na época vitoriana, o que acham que eu deveria levar em conta (Afinal eu tomei uma boa dor de cabeça me atualizando no Pottermore e foi kinda inferno.) em geral, nesta proposta de cenário inicial.
Ideias: O que acham legal numa aventura passada neste cenário? O que gostariam de encontrar? Que tom? O que vocês realmente ficariam interessados em resolver? Realmente, por favor, me deem sugestões de mistérios para resolver, algum assunto que eu, Benji, não sei, que pode ser relevante, algo para que vocês acham que seja um bom motivo para ter um acontecimento extraordinário em que os personagens de vocês sejam os protagonistas.

Enfim. Depois de tudo isso, eu deixo em aberto o convite para um jogador, como já expliquei, para a campanha E a promessa de oferecer TODO o material de sistema adaptado para o universo do cenário aqui, seja para vocês usarem, para expandirem, para, depois desta aventura beta, a gente poder ter uma base sólida e poder escrever mais sobre mais cenários no universo de HP (como Hogwarts atual, por exemplo!).
As sessões serão pelo aplicativo Discord (https://discordapp.com/), as sessões, como é um beta, serão por voz e, se todos concordarem, serão gravadas.

Quem quiser tirar qualquer dúvida em pvt, pode tranquilamente ou me mandar uma mensagem particular aqui no fórum ou um email (benjitoreador@gmail.com).

Espero ter resposta. Mesmo. Me custou uma boa coragem para tudo isso...

Benji T.
"And under this carnival disguise, the heart of an old youngster who is still waiting to give his all. But how to be recognized under this mask? This is what they call a fine career."

Jean Anouilh, The Waltz of the Toreadors
Post Reply

Return to “Conversa de Fã”