Lista de perguntas #6

Moderator: Equipe - Gemialidades Weasley

Locked
Jevyan
Descobrindo a Câmara Secreta
Descobrindo a Câmara Secreta
Posts: 428
Joined: 11/11/06, 22:16
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Micro Blog: twitter.com/Jevyan
Location: vaguando pelo vazio do grimm

Lista de perguntas #6

Post by Jevyan »

  • Tema: Pandemia

    01- Pandemia é definido como "epidemia que ocorre em grande proporções em região, país ou continente, ou, até mesmo, por todo o planeta". Diga quais foram as pandemias mundiais que aconteceram no século XX.

    02- Atualmente o mundo sofre de uma pandemia de gripe causada por um vírus que até então não tinha histórico de infectar os humanos. Como é chamada essa gripe, e qual tipo de vírus a causa?

    03- O vírus da atual gripe pandêmica foi catalogado de acordo com as glicoproteínas presentes no envelope viral. Quais são essas duas glicoproteínas?

    04- No dia 16 de Junho foi anunciado a conclusão no sequenciamento genético do vírus, no Brasil. Qual entidade de pesquisa realizou esse sequenciamento, e o que foi notado de diferente do vírus estadosunidense?

    05- Dia 7 de Maio foi confirmado os primeiros casos da, na época chamada, gripe suína no Brasil. Em quais estados foram confirmados esses casos?

    06- Na América do Sul, quais são os dois países com maior número de casos da "gripe suína"?

era pra estar postado aqui desde ontem, mas o GP não quis colaborar... :roll:
bom... o quest da semana finalmente está aqui!!! o/
um tema atual pra vocês se divertirem!! :mrgreen:

so pra confirmar, MPs pra mim!!
e boa sorte a todos!! :wink:
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Jev e Sheu, a Vice-Realeza!! o/\o


Image
Contemplem o pós-vida Corvinal


Image
Jevyan
Descobrindo a Câmara Secreta
Descobrindo a Câmara Secreta
Posts: 428
Joined: 11/11/06, 22:16
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Micro Blog: twitter.com/Jevyan
Location: vaguando pelo vazio do grimm

Re: Lista de perguntas #6

Post by Jevyan »

sim!! estou bem atrasado com os resultados...
quando o grimm permitiu, a vida real me manteve longe do computador...

mas aqui estao as respostas
  • 01- Pandemia é definido como "epidemia que ocorre em grande proporções em região, país ou continente, ou, até mesmo, por todo o planeta". Diga quais foram as pandemias mundiais que aconteceram no século XX.
    Spoiler
    R.: 'Gripe Espanhola', 'Gripe Asiática' e a 'Gripe de Hong Kong'.

    02- Atualmente o mundo sofre de uma pandemia de gripe causada por um vírus que até então não tinha histórico de infectar os humanos. Como é chamada essa gripe, e qual tipo de vírus a causa?
    Spoiler
    R.: Influenza A, causada pelo vírus Influenza (H1N1)

    nota: a maioria me respondeu nessa quetão "gripe suína", porém esse não é o nome atual/oficial da gripe (que é o que eu esperava como resposta).

    03- O vírus da atual gripe pandêmica foi catalogado de acordo com as glicoproteínas presentes no envelope viral. Quais são essas duas glicoproteínas?
    Spoiler
    R.: Hemaglutinina e Neuraminidase (o H e o N da classificação H1N1)

    04- No dia 16 de Junho foi anunciado a conclusão no sequenciamento genético do vírus, no Brasil. Qual entidade de pesquisa realizou esse sequenciamento, e o que foi notado de diferente do vírus estadosunidense?
    Spoiler
    R.: Instituto Adolfo Lutz e foi notado uma mutação em uma glicoproteína viral (hemaglutinina).

    05- Dia 7 de Maio foi confirmado os primeiros casos da, na época chamada, gripe suína no Brasil. Em quais estados foram confirmados esses casos?
    Spoiler
    R.: São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Minas Gerais (1).

    06- Na América do Sul, quais são dois países com maior número de casos da "gripe suína"?
    Spoiler
    R.: Argentina e Chile
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Jev e Sheu, a Vice-Realeza!! o/\o


Image
Contemplem o pós-vida Corvinal


Image
Jevyan
Descobrindo a Câmara Secreta
Descobrindo a Câmara Secreta
Posts: 428
Joined: 11/11/06, 22:16
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Micro Blog: twitter.com/Jevyan
Location: vaguando pelo vazio do grimm

Re: Lista de perguntas #6

Post by Jevyan »

e agora os pontuadores!!


Em 1º lugar, levando 70 pontos! /o/ -> Enviado em: Qui, 25 Jun 2009, 18:03:27
Spoiler
De: Ohanny RedChoc
Para: Jevyan
Tema: Pandemia
01- Pandemia é definido como "epidemia que ocorre em grande proporções em região, país ou continente, ou, até mesmo, por todo o planeta". Diga quais foram as pandemias mundiais que aconteceram no século XX.
Gripe espanhola, Gripe asiática, Gripe de Hong Kong.

02- Atualmente o mundo sofre de uma pandemia de gripe causada por um vírus que até então não tinha histórico de infectar os humanos. Como é chamada essa gripe, e qual tipo de vírus a causa?
Gripe Suina, Gênero Influenza Tipo A (afeta aves e mamíferos), Subtipos (H1N1 – mais comum, H1N2, H3N1, H3N2, entre outros).

03- O vírus da atual gripe pandêmica foi catalogado de acordo com as glicoproteínas presentes no envelope viral. Quais são essas duas glicoproteínas?
H1N1, H = Hemaglutinina e N = Neuraminidase.

04- No dia 16 de Junho foi anunciado a conclusão no sequenciamento genético do vírus, no Brasil. Qual entidade de pesquisa realizou esse sequenciamento, e o que foi notado de diferente do vírus estadosunidense?
Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
A diferença é que o vírus seqüenciado em São Paulo tem uma mutação na proteína hemaglutinina – que é a responsável pela capacidade do vírus de invadir as células humanas.


05- Dia 7 de Maio foi confirmado os primeiros casos da, na época chamada, gripe suína no Brasil. Em quais estados foram confirmados esses casos?
Dois pacientes de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um de Minas Gerais

06- Na América do Sul, quais são os dois países com maior número de casos da "gripe suína"?
Chile e Argentina

[-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o< [-o<

Em 2º lugar, levando 50 pontos -> Enviado em: Sex, 26 Jun 2009, 6:16:12

Spoiler
De: Estrela [Hokuto]
Para: Jevyan

Seu nerd biológico de uma figa! U__U

Pois bem, vamos lá. :mrgreen:

01- Cara, eu só achei de gripe, serve? Se servir:
Gripe Espanhola: A mais importante foi a gripe espanhola que atingiu o mundo entre 1918-1919. [...]
Gripe Asiática 1957-1958: o vírus H2N2 fez suas priemiras vítimas na China, onde teve seu primeiro isolamento. [...]
Gripe de Hong-Kong: o vírus influenza A H3N3 causou a última pandemia do século XX e foi responsável pela morte de um milhão de pessoas.


02- A Gripe ficou conhecida como Gripe Suína, mas, por conta dos prejuízos dos açougueiros, o nome trocou para Influenza A (H1N1) - não que tenha feito muita diferença :roll: , pra muita gente ainda é gripe suína e ponto xD. O mais esquisito para designação que eu achei mesmo é o que consta como título de artigo no wikipédia: "Pandemia de Gripe de 2009", mas acho que isso é meio WTF! õ.o E tem outras, tipo: gripe mexicana, gripe norte-americana, influenza norte-americana ou nova gripe. Mas o nome oficial mesmo é gripe A (H1N1) em Portugal ou influenza A (H1N1) no Brasil/
Se eu sei ler e interpretar decentemente, o nome do vírus é "vírus A (H1N1)". Estou rezando aqui. =p

nota do moder: o erro aqui foi no nome do vírus.

03- Hemaglutinina (H) e a neuraminidase (N), acho. =p

04- Enton... A entidade que isolou o sequenciamento foi Adolfo Lutz, graças ao isolamento deste.
E a diferença, segundo o ESTE SITE deve ser essa.

Segundo os pesquisadores, detectou-se no sequenciamento do vírus uma diferença numa proteína chamada hemaglutinina, responsável pela capacidade de infecção do vírus, mas sem indicar diferença na agressividade do tipo detectado em São Paulo.


Não sei o que isso significa e se não for, não sei o que é! \o/ ~semata


05 - 2 em SP, 1 no RJ e 1 em MG. [Há, essa eu sabia de cabeça! \o/ ~rebola]

06 - Cara, segundo essa budega são o Chile e a Argentina. Eu nem sabia que gente já tinha morrido de H1N1, choquei! :O

Enfim, creo que seja isso. =3
Oremos. [-o< /Inri

Agora eu vou dormir, pois caso você nào tenha reparado, são 6:16 da manhã.

=****


Em 3º lugar, levando 30 pontos - > Enviado em: Sáb, 27 Jun 2009, 10:48:35

Spoiler
De: Biaa Le Flay WP
Para: Jevyan

01- Pandemia é definido como "epidemia que ocorre em grande proporções em região, país ou continente, ou, até mesmo, por todo o planeta". Diga quais foram as pandemias mundiais que aconteceram no século XX.

R: Gripe Espanhola, Gripe Asiática (H2N2) e Gripe de Hong Kong.

02- Atualmente o mundo sofre de uma pandemia de gripe causada por um vírus que até então não tinha histórico de infectar os humanos. Como é chamada essa gripe, e qual tipo de vírus a causa?

R: Gripe Suína, é causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1.

03- O vírus da atual gripe pandêmica foi catalogado de acordo com as glicoproteínas presentes no envelope viral. Quais são essas duas glicoproteínas?

R: Hemaglutinina e neuraminidase.

04- No dia 16 de Junho foi anunciado a conclusão no sequenciamento genético do vírus, no Brasil. Qual entidade de pesquisa realizou esse sequenciamento, e o que foi notado de diferente do vírus estadosunidense?

R: Instituto Adolfo Lutz. Foi notado que ele apresenta uma mutação na proteína Hemaglutinina - que é a responsável pela capacidade do vírus de invadir as células humanas.

05- Dia 7 de Maio foi confirmado os primeiros casos da, na época chamada, gripe suína no Brasil. Em quais estados foram confirmados esses casos?

R: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

06- Na América do Sul, quais são os dois países com maior número de casos da "gripe suína"?

R: Chile e Argentina.
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Jev e Sheu, a Vice-Realeza!! o/\o


Image
Contemplem o pós-vida Corvinal


Image
Locked

Return to “Nerdquest”