[Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Moderator: Equipe - Godric's Hollow

Post Reply
Biaa Le Flay
Chefe Godric's Hollow
Chefe Godric's Hollow
Posts: 2004
Joined: 10/04/06, 15:12
Sexo: Feminino
Estado: PE
Casa: Grifinória
Facebook: https://www.facebook.com/bianca.domingos.71
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/biaaflay
Blog: http://leflay.tumblr.com/
Micro Blog: http://twitter.com/biaa_d
Location: Godric's Hollow

[Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Biaa Le Flay »

Olá pessoal,

Aqui vocês estão convidados a discutirem (falarem do mais gostou/detestou, qual o capitulo que vocês mais querem ver no filme e etc..) sobre os capítulos listados logo abaixo, mas cuidado com o flood. :wink:
01- O Outro Ministro (The Other Minister)

Image
Sinopse: O primeiro ministro dos trouxas reconta seu encontro com Cornelio Fudge. Fudge o visita novamente com Scrimgeour, e ficamos sabendo que Scrimegeour é o novo Ministro da Magia. Também ficamos sabendo da Guerra declarada com Voldemort. Dúzias de trouxas foram assassinados junto com Amélia Bones e Emelina Vance. Os dementadores e os gigantes juntaram-se a Voldemort e o Ministério se recusa a lutar.
02- A Rua da Fiação (Spinner’s End)

Image
Sinopse: Narcisa visita Snape em segredo, contra as ordens de Voldemort. Belatriz tenta impedi-la, mas ainda assim se junta a ela na casa de Snape. Snape impede que Rabicho espie e conta à Belatriz sua história, mas ela ainda se recusa a confiar nele; Narcisa então revela que Voldemort ordenou Draco a fazer algo muito difí cil, e pede a Snape para fazer um Voto Perpétuo - ele aceita e diz que vai ajudar Draco a completar a tarefa, e fazê-la pessoalmente, caso Draco falhe.
03- Querer é Poder (Will and Won’t)

Image
Sinopse: O Profeta Diário nos informa sobre a fama de Harry na comunidade bruxa e os passos do Ministério da Magia para garantir a segurança na guerra. Dumbledore retorna à Rua dos Alfeneiros. Antes de partir, o diretor senta com Harry e os Dursley, avisa ao Harry sobre a sua herança deixada por Sirius e o entrega o Monstro, determinando que agora Monstro está em seu poder. Então Dumbledore critica os Dursley pelo seu tratamento para com Harry, mas pede para que ele retorne mais uma última vez, então ele e Harry vão embora.
04 - Horácio Slughorn (Horace Slughorn)


Image
Sinopse: Harry e Dumbledore aparatam no Budleigh Blabberton - discutem sobre Voldemort, Inferi e a mão ferida de Dumbledore no caminho - conhecemos Slughorn, logo após ele fingir sua própria morte. Dumbledore pede para Slughorn dar aulas em Hogwarts, e Harry o convence enquanto Dumbledore estava fora. Dumbledore leva Harry para A Toca onde, antes de entrar, ele conta para Harry sobre Slughorn, Sirius e a profecia, e ainda diz que Harry terá aulas particulares com ele durante o ano letivo.
05 - Fleuma Demais (An Excess of Phlegm)

Image
Sinopse: Harry fala com a Sra. Weasley (e depois Sr. Weasley) sobre o Ministério. Vemos Fleur e tomamos conhecimento do casamento dela com Gui. Harry conta para Rony e Hermione sobre Slughorn, as aulas particulares com Dumbledore, a profecia, enquanto eles lhe falam sobre Fleur e Tonks. Os resultados dos N.O.M.’s chegam. Harry ganha sete N.O.M.’s, mas vê que Snape não o deixou pegar um ní vel maior em poções. Infelizmente não poderá se tornar auror.
06 - A Fuga de Draco (Draco’s Detour)

Image
Tomamos conhecimento dos desaparecimentos de Florean Fortescue e o Sr. Olivaras. Harry, Hermione e os Weasleys vão fazer compras no Beco Diagonal, escoltados por Hagrid. Lá, descobrem um ambiente muito diferente e um Caldeirão Furado vazio. Vêem Draco e Narcisa Malfoy na Senhora Malkin. Visitam a loja de gemialidades do irmãos Fred e Jorge. Seguem Draco até a Borgin e Burke, onde escutam uma conversa misteriosa entre ele e o Sr. Borgin.
Fonte: Potterish

Boa discussão!

Atenciosamente,
Equipe Harry Potter
●๋•Chefe da Godric's Hollow ●๋
Dúvidas, Reclamações, Sugestões, Conversar sobre a melhor saga do mundo? Mande
MP

~Gêmula da Deh Tonks~

Image
User avatar
Rúbia
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 293
Joined: 11/01/08, 18:04
Sexo: Feminino
Estado: MG
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 0931102268
Location: Em algum lugar do Grimm

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Rúbia »

OBAAAAA!!!
Esse é meu livro favorito então tenho que comentar TODOS os capítulos!! \o/

No O Outro Ministro eu achei super bacana a J.K. ter passado pra gente como é a relação entre o Ministro da Magia e o Britânico. Eu sempre ficava imaginando como os trouxas eram avisados sobre os perigos que o mundo bruxo proporcionava a eles.
Eu fiquei animada quando vi que teríamos um novo Minis. da Magia, mas o Scrimegeour me deu um banho de água fria. :?
Ah, eu também gostei muito de ver como os bruxos inteferiam no mundo trouxa, tipo o furacão que na verdade não era furacão, e tudo o mais.

A Rua da Fiação Eu gostei em ver a irmãs juntas, pq até então elas não apareciam juntas :roll: E já fica claro que a Narcisa faria tudo pelo Draco. Mas esse eu não acho um dos melhores capítulos não, na verdade, nem esse, nem Querer é Poder, nem Horácio Slughorn.

Fleuma Demais eu até que gosto, nem acreditei com a Fleur na casa dos Weasleys, eles são tão humildes e ela se acha tanto...Mas o bacana é que a gente percebe que ela não se importa com isso.

A Fuga de Draco Pra mim o melhor nesse capítulo é a visita à loja dos gêmeos e os dois pegando no pé da Gina quando falam sobre a poção do amor:

" - Mas não vamos vendê-las à nossa irmã - ... - Não quando já existem cinco rapazes no circuito - ... - No momento você está ou não está saindo com um rapaz chamado Dino Thomas?"

" - Estou. E da última vez que o vi, ele era um rapaz e não cinco."


Eu morri de rir nessa parte :mrgreen:
Na hora em que eles seguem o Draco eu fiquei imaginando que era coisa da cabeça do Harry, e a Mione foi ridícula perguntando se o Draco havia deixado algo reservado. Foi a primeira vez que ela foi ridícula, pq a Mione é sempre perfeita!!!

Enfim...
Falei mais do que devia, mas eu amo muito esse livro e tô amando isso aqui!
Image
Ron Weasley Hermione
Bloc
Evans [/i]

♪♫♪ "There comes a time when every bird has to fly
At some point every rose has to die" ♪♫♪
[/center]
User avatar
Gui Pereira
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 143
Joined: 15/03/08, 17:24
Sexo: Masculino
Estado: PR
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 4282932990
Micro Blog: http://twitter.com/_guip

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Gui Pereira »

Muito bem Rúbia, que bom que bom que você gostou!
Bom,
No Outro Ministro, JK aproveita para nos mostrar o quão a história será empolgante! Eu não imaginava que os ministros se relacionavam, muito menos desse jeito!
Rúbia wrote:Eu fiquei animada quando vi que teríamos um novo Minis. da Magia, mas o Scrimegeour me deu um banho de água fria.
Ah, eu também gostei muito de ver como os bruxos inteferiam no mundo trouxa, tipo o furacão que na verdade não era furacão, e tudo o mais.

Nem fala, o Rufos foi mesmo uma decepção. No começo eu pensava que ele seria até melhor do que o Fudge, mas caí do cavalo.

Na Rua da Fiação, um clima de escuridão paira no ar, mas é compensado com alguns laços clandestinos dos Comensais. Mostra como uma relação de amor entre mãe e filho contraria os princípios do Lord das Trevas. Bellatiz continua com seu jeito maléfico, mas gosto um pouquinho dela.

Em Querer é Poder, gostei da relação de Dumbledore com os Dursley. Apesar das desavenças, ele manteu a elegância e gentileza de sempre.

Em Horácio Slughorn, adorei o novo personagem, homônimo ao capítulo. Mostra um lado engraçado, pois encontramos pessoas como ele no nosso cotidiano, as quais se apegam ao status. Ele é fantástico e Dumbledore se mostra um vidente, relacionando o fatod e Harry convencer Horácio a voltar a Hogwarts.

Em Fleuma Demais, voltamos ao centro da série, as amizades de Harry, a família Weasley, a Ordem etc. O outro lado de Fleur é revelado, praticamente deletando as lembranças do Cálice. Fantástico.

Na Fuga de Draco, fiquei com vontade de bater nele. Desgraçado. Mas acabo entendendo o lado dele. Ele foi obrigado a fazer isso, praticamente. Já imaginaram seus pais comensais? O que se pode fazer?

Esses capítulos introdutórios nos revelam o lado sombrio da série. São fantásticos.

Abraços
Gui
"... try for some remorse, Riddle ..."
Image
@_guip
User avatar
Fidelis Patronum
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 726
Joined: 05/06/07, 21:30
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 9785820819
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/denyeduardo
Blog: http://diretodiscurso.wordpress.com/
Micro Blog: http://twitter.com/deny_eduardo
Youtube: http://www.youtube.com/denyeduardo
Location: Franca, a capital do calçado masculino e do basquete \o/
Contact:

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Fidelis Patronum »

Enigma do Príncipe começa a nos dar a sensação de que tudo vai acabar. No entanto é uma história que traz grandes emoções.

1. O Outro Ministro
Os diálogos iniciais me soaram muito diplomáticos mas ficaram interessantes quando a tia Jo começou com a história da destruição que o Lord causara ao mundo bruxo. A destruição da ponte, a grande morte dos trouxas, inexplicáveis mortes até, nos fazem perceber o quanto o Poder das Trevas está ascendendo. Eu achei sempre que os dementadores iriam se unir ao Lorde porque eles teriam autonomia necessária prá sugar quantas almas achassem necessário porém os gigantes me surpreenderam... talvez porque tenhamos visto Hagrid e Grope sempre de uma maneira diferente mas não esqueço nunca que o instinto em 'animais selvagens' fala mais alto.

2. A Rua da Fiação
Aparece Snape. Porque será que ele aparece justo agora no livro? Eu cheguei a me perguntar isso e fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha. Snape com certeza seria importante no restante desse livro (eu já sabia! ninguém mandou eu ler spoilers neam?). Esse momento foi muito interessante. A demonstração do Voto Perpétuo foi algo muito digno para o momento...

3. Querer é Poder
Prá mim foi um capítulo mais cômico do que tudo. As partes com os Dursley e o Dumbledore são sempre muito engraçadas até pelo medo dos tios do Harry. O testamento do Sirius foi algo interessante também. Nunca eu ia imaginar que o Sirius poderia ter um testamento.

4. Horácio Slughorn
Eu imagino o Horácio Slughorn como um senhor que trabalha comigo... a descrição do Professor de Poções e a fisionomia dele são muito intrínsecas. O Horácio conseguiu me enganar sabe? Com akela coisa toda da casa revirada eu super achei que era um ataque de Comensais. Eu achei que o Slughorn era uma pessoa muito introspecta e que necessitava de uma atenção. Voltar para Hogwarts lhe caiu como uma luva! Mesmo com todo o momento que se vivia ele não estava tão preocupado com os ataques, ao meu ver, ele estava mais preocupado em estar vivendo tão sozinho e por isso ficava vagando e ocupando casas de trouxas em viagem de férias.

5. Fleuma Demais
Quando eu li esse título eu me lembrei da Fleur sim mas eu achei muito estranho o termo "fleuma". Em todo o capítulo vemos o típico e clássico ciúme das mães que estão "perdendo" seus filhos para suas noras. Mas em muitas partes concordo com a Sra. Weasley... a Fleur sempre me passou a impressão de ser muito paty! Quanto às notas do Harry, era de se esperar que ficasse cada vez mais claro a aversão do Snape ao Harry. Mas as notas não impediram Harry de concretizar seu desejo de ser auror. Eu não acreditei muito que essa nota o privasse dessa profissão.

6. Fuga de Draco
Nesse capítulo eu também já percebi que o Draco teria uma atuação maior no livro (mesmo já sabendo sobre o que ele deveria fazer no final da história!). O sequestro do Olivaras me fez pensar que o tio Voldy com certeza tava inutilizando muitas varinhas em um curto período de tempo prá precisar de um fabricante "particular".

:)
Image

PENSE NISSO! (R)
Helen Deadly
Na Copa Mundial de Quadribol
Na Copa Mundial de Quadribol
Posts: 1029
Joined: 15/07/08, 17:15
Sexo: Feminino
Estado: Portugal
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/helendeadly
Micro Blog: https://twitter.com/beautifulnesson
Location: London
Contact:

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Helen Deadly »

Off: meus, eu não consigo escrever tanto como vcs :shock:

o outro ministro
O primeiro capitulo foi sem duvida um dos meus preferidos. Nem tanto pela história relatada por Rowling mas sim pela maneira como o fez. Falo da maneira como descreveu o sitio que me fez sentir no local mais do que em qualquer outro local neste livro.
A fuga de Draco
Draco, Draco... *sou uma Gryffindor pervertida :twisted: *
A maneira arrogante de falar com Mr.Burgin esteve lá e o facto de o intimidar com a Marca Negra também.
A principio, estava confusa pois não tinha percebido se ele tinha a marca negra ou não [li demasiadas teorias e reli várias vezes o livro mas nunca pensei que Potter tivesse razão nesse ponto]

O capitulo onde Harry e Dumbledore vão ao encontro de Slughorn é dos mais divertidos ;)
Image Image

DRARRY

Resistênte do ship Sirius & Hermione
Spoiler
Here, I was...
Helena TCCWP, Smurffy Poppy, Lennie Rose
User avatar
blocbebé23
Colaborador Potterish
Colaborador Potterish
Posts: 836
Joined: 12/06/07, 01:00
Sexo: Feminino
Estado: MG
Casa: Grifinória
Location: Tãooo sumida!

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by blocbebé23 »

O Outro Ministro
A leitura de qualquer "primeiro capítulo" de um livro sempre é uma leitura atenta e cuidadosa por parte do leitor que se lança na tarefa de desfrutar o livro por ele escolhido. Os livros de Harry Potter, entretanto, sempre reserva ao leitor um gosto a mais já que, normalmente, este aguarda sempre com ansiedade por essa leitura.
Neste capítulo de "O enigma do princípe" me pareceu muito interessante como a autora conduz a narrativa tentando mostrar a tenue linha que divide o mundo mágico do mundo trouxa e como em cada um deles, seus dirigentes têm uma tarefa árdua e cheia de percaussos. Faz-se referência à quatro ministros: dois truxas e dois bruxos. Cada qual com sua postura particular frente aos problemas a serem resolvidos. Todavia, sempre nos é fascinante constatar como os trouxas se surpreendem (sempre!) com a presença bruxa em seu mundo - o que não acontece necessariamente com os bruxos em relação aos trouxas - dada a naturalidade com que se apresentam aos primeiros ministros ingleses. A cooperação entre os dois mundos fica como necessidade incontestável mostrando que a luta entre o bem e o mal ultrapassa a barreira que os divide.

A Rua da Fiação
Digamos que é a primeira vez que vemos Snape num diálogo totalmente fora das paredes de Hogwarts e, ainda, diálogo com o lado das trevas. Trata-se de um capítulo excepcional por nos deixar entrever a personalidade de Snape ainda mais misteriosa nesta hora, o que nos mantem no suspense quanto a sua lealdade ao Lord e quanto a sua fidelidade à Dumbledore. O pacto que faz com Narcisa justifica sua coragem. A mesma coragem que, em momentos posteriores da saga, nos deixará boquiabertos. Coragem que ira enfurecer e confundir Harry Potter.

Querer é Poder
Sempre é delicioso vislumbrar o horror que os Dursley sentem em relação ao mundo bruxo. Mostra que o coração dos trouxas sempre correm o risco de optar pelo preconceito frente ao desconhecido. Os bruxos parecem se divertir um pouco com isso - vide as provocações de Dumbleodore.
Harry se surpreende mais uma vez com o fato de ter uma família bruxa, seu falecido padrinho, ao receber a herança deixada para ele. Monstro se inclui nesta herança e é interessante pensar como Harry vai lidar com esse servo tão especial: objeto de ódio ao mesmo tempo que lembrança irrefutável da existencia de seu querido padrinho.

Fleuma Demais
Este é um capítulo intenso e cheio de novidades! Entretanto vou efocar aqui o seguinte aspecto: os ciúmes da Sr. Weasley e a antipatía de Ginny em relação à Fleur. Tudo isso aponta para uma possível e eminente perda de lugar...explico:
Sr. Weasley perde o primeiro filho para uma mulher e Ginny vislumbra a possibilidade do amor, isto é, de como se sentem as pessoas apaixonadas. Isso, para ela, parece um pouco insuportável já que está em pleno florescimento sexual e, ainda não sabe muito bem o que fazer com isso. Perde o lugar da minininha da família e da irmãzinha de Ronny. Todas duas, Mãe e filha, já não são mais as mesmas desde aí!

A Fuga de Draco
Neste capítulo, vemos as reais consequências das trevas sobre o dia-a-dia dos bruxos. O comércio, o cotidiano, o humor, o mêdo estampado nos rostos e ações das pessoas. O interessante é notar a bravura dos gêmios que mantêm sua loja colorida, lotada e ainda fazendo da situação motivo de gozação. Para mim, nada é mais ilustrativo - e creio que esta foi a intenção da autora - para mostrar que o humor é sempre uma boa saída. Mesmo e sobretudo nas situações mais tenebrosas! Daí o motivo de serem tão bem sucedidos, esses garotos!
Image
Filhos: Rúbia e Fênando
Netos: Tendou e Danny
Bisneta: Yuu
Afilhadas: Lilysbalda, Flor e Flávio

Image
Spoiler
Image
Narração/Fala/Pensamento/Outro personagem
User avatar
Paulinha Black
Colaborador Potterish
Colaborador Potterish
Posts: 43
Joined: 28/07/08, 23:06
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Micro Blog: @paulagiannini

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Paulinha Black »

Eu acho o 05 - Fleuma Demais (An Excess of Phlegm) um dos capítulos mais engraçados!! Adoro o humor que tem nele!! :shock: Fiquei decepcionada em não ter esse capítulo no filme!!!
Image

Família Harry/Gina
Filha da Anna Potter - Sobrinha da Lance e da Juh Potter Black - Irmã da Sara Peverell
User avatar
filiplobato
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 28
Joined: 20/05/10, 11:49
Sexo: Masculino
Estado: ES
Casa: Sonserina
Youtube: http://www.youtube.com/filiplobato
Location: Espirito Santo

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by filiplobato »

ÉE, oq me deixou puto foi a Morte de Dumbledore no filme, Draco no funfo no fundo, tem um bom coração, só não consegue assumir isso, ele não ia consiguir mesmo matar Alvo. Snape grande traidor fez esse serviço sujo que me deixou super irritado, esperava mais dele, e a confiança, apesar de que desde o inicio estava na cara o lado do Snape, tinha que ser meio idiota pra acreditar nele. rsrs
Mas Dumbledore foi um grande homem, ele sabia oque estava fazendo, apesar de cometer alguns erros como qlqr ser.

Adorei a mudança de Ministro, esperava que o novo ministro fosse o Alvo, pena que não foi :/
O antigo ministro ja estava me dando nos nervos tambem, não acreditava em nada, colocou a chatinha da Umbrig em Hogwarts, argh... pelo menos animou um pouco as coisas suhauahs.
Image
User avatar
Rayra
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 9
Joined: 11/08/10, 18:01
Sexo: Feminino
Estado: SP
Facebook: rayrasousaleite@hotmail.com
Micro Blog: @rahray
Photos: www.fotolog.com.br/thairah

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Rayra »

A fuga de Draco
Adorei a parte que eles tão na loja dos Gemeos,como eles vão atrás do Draco e fiquei pensando pra que o Lorde queria as varinhas e tal eu não imaginava que o Draco ia querer matar o Dumbledore ,mas não vejo o porque ele nao morrer rs
O filme me decepcionou demais :/
There is one thing I can never give you my heart will never be your home.
User avatar
Sheu
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 820
Joined: 19/05/08, 19:33
Sexo: Feminino
Estado: BA
Casa: Grifinória
Facebook: https://www.facebook.com/sheila.deandrade.14
Location: Tentando descobrir a senha da Mulher Gorda e voltar para Grifinória

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Sheu »

O outro Ministro
Achei genial a conversa entre os ministros. Sério! Fiquei imaginando, à época, a cara do verdadeiro primeiro ministro inglês ao descobrir que o que a gente chama de aquecimento global sendo culpa de um bruxo! Acho uma coisa chocante e necessária. Mostra a legítima reação que alguém no poder tem quando descobre que há muito mais entre o céu e a terra do que imagina nossa vã inteligência.

A rua da fiação
Nooooossa!! Perfeito descobrir onde o Snape morava. Tão antissocial, tão sonserino, tão comensal.. namoral! Acho que devíamos sempre ter a oportunidade de saber como é a casa de um professor. Estamos tão acostumados em vê-los sempre em seus aposentos no Castelo que esquecemos que eles também tem suas próprias residências. Valeu por mostrar isso, JK! E aliás, Snape arrasa nessa passagem hohohohoho
Spoiler
RPG
fala ~ *pensamento* ~ narração ~ outros personagens
User avatar
Lindsay Wandwicc
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 5
Joined: 14/06/09, 17:27
Sexo: Feminino
Estado: MT

Re: [Centro de Discussão]Cap. O Outro Ministro-A Fuga de Draco

Post by Lindsay Wandwicc »

Realmente Fudge nao passava a segurança que a população bruxa precisava, mas cá entre nós, Scrimegeour foi tão inúltil quanto seu antecessor.

Sempre senti uma simpatia pelos Malfoy, e esse sentimento nao mudou nada ao ver o desespero da Narcisa, seu amor de mãe que a obriga a abandonar todo seu orgulho e ir atrás da ajuda de Snape, mesmo que essa atitude pudesse mais tarde ser tomada como traiçao ao Lorde das Trevas. Sempre acreditei no Draco, no fundo sei que ele é uma boa pessoa, mas viveu cercado de maus exemplos, é mente fraca e nao tem coragem de assumir sua verdadeira personalidade.

A minha maior surpresa neste livro foi o relacionamento de Fleur e Gui, nunca imaginaria que os dois ficariam noivos. Ambos são totalmente opostos, porém devo admitir que fazem um casal até interessante e que se amam verdadeiramente.
'
Post Reply

Return to “Arquivos”