Conto 1 - O Mago e o Caldeirão Saltitante

Moderator: Equipe - Godric's Hollow

Locked
User avatar
Fidelis Patronum
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 726
Joined: 05/06/07, 21:30
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 9785820819
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/denyeduardo
Blog: http://diretodiscurso.wordpress.com/
Micro Blog: http://twitter.com/deny_eduardo
Youtube: http://www.youtube.com/denyeduardo
Location: Franca, a capital do calçado masculino e do basquete \o/
Contact:

Conto 1 - O Mago e o Caldeirão Saltitante

Post by Fidelis Patronum »

REVIVENDO A SAGA #1


Os Contos de Beedle, o Bardo
Conto 1 – O Mago e o Caldeirão Saltitante
Sinopse:
O conto narra a história de um velho senhor (bruxo por sinal) que ajudava a vizinhança produzindo poções e antídotos com o seu "caldeirão de cozer da sorte". Certo dia o senhor que havia vivido até uma razoável idade veio a falecer.
Ele legou o caldeirão - e sua função como "curandeiro" - para o seu único filho. Porém, o primogênito não compartilhou da mesma solidariedade que tanto o pai praticava. Os fatos que se sucederam não foram nada agradáveis para ele; e ele amargou as sérias dores do remorso.
Cansado de tanta pressão, ele assumiu a responsabilidade a ele destinada. E então, o jovem reuniu a comunidade e curou um a um até o ponto em que o caldeirão se esvaziou e dele emergiu o chinelo, o que servia perfeitamente no agora quieto caldeirão – e juntos eles andaram (e pularam de um pé só) pelo por do sol.

Resenha:
Como na série Harry Potter, adornando o topo da página inicial do primeiro conto, “O Mago e o Caldeirão Saltitante”, temos um desenho – no caso, o de um caldeirão de um surpreendentemente bem desenhado pé (com cinco dedos, caso você esteja se perguntando, e nós sabemos que alguns de vocês de fato estão). Esse conto começa agradavelmente, com um mago velinho e simpático, com quem nos encontramos brevemente, mas quem nos lembra muito o nosso querido Dumbledore, sendo assim devemos parar e tomar um pouco de ar.
Este “bem amado” usava sua mágica basicamente em benefício de seus vizinhos, criando poções e antídotos para eles no que ele chamava de “caldeirão de cozer da sorte.” Logo após encontrarmos este gentil senhor, ele morre (depois ter vivido até uma “boa idade”) e deixa tudo para seu único filho. Infelizmente, o filho não é como seu pai (e sim como os Malfoy). Após a morte dele, o filho descobre o caldeirão, e (meio que misteriosamente) surge de dentro dele um único chinelo e um bilhete que dizia: “Na esperança de que você, meu filho, nunca precise disso”. Como na maioria dos contos de fada, esse é o momento em que tudo começa a dar errado…
Ressentido por não ter nada a não ser um caldeirão em seu nome e nem um pouco interessado em pessoas que não podiam fazer magia, ele virou suas costas à vila, fechando sua porta para os vizinhos. Primeiro veio uma senhora a qual a neta tinha sido empestada por verrugas. Quando o filho fechou a porta no rosto dela, ele ouviu imediatamente um forte tinido vindo da cozinha. O velho caldeirão do pai havia ganhado um pé e uma série de verrugas. Engraçado, mas ainda nojento. Clássico de Rowling. Nenhum de seus feitiços funcionou, e ele não pode escapar da perseguição, o pote verruguento o seguia – até mesmo até sua cama. No outro dia, o filho abriu a porta para um senhor que havia perdido seu burrinho. Sem a sua ajuda ele não poderia levar as mercadorias para a cidade, e sua família passaria fome. O filho (quem com certeza nunca leu um conto de fadas) bateu a porta na cara do senhor. E com toda a certeza, lá vem o caldeirão de um pé só, coberto de verrugas, e agora emitido sons de relinchos de burro e de gemidos de fome. [Alerta de spoilers!] E como todo bom conto de fadas, o filho recebeu mais visitantes, e levou algumas lágrimas, vomito e choramingo de cachorro até que ele se curvasse a sua responsabilidade, e o verdadeiro legado de seu pai. Renunciando ao seu modo egoísta de ser, ele chamou todos da vila, para desta vez, ajudá-los. Um por um, ele curou as doenças, e assim sendo, esvaziou o caldeirão. E finalmente, surgiu o misterioso chinelo – o que servia perfeitamente no agora quieto caldeirão – e juntos eles andaram (e pularam de um pé só) pelo por do sol.
Rowling sempre escreveu suas histórias de forma bem humorada e inteligente, e o conto “O Mago e o Caldeirão Saltitante” não é uma exceção (a imagem de um caldeirão de um pé só empestado com todas as doenças “verruguentas” da aldeia, pulando de um pé só atrás do jovem bruxo egoísta, é um bom exemplo). Mas a real magia desse livro, e desse conto em particular, repousa não somente na forma como as frases estão dispostas, mas como ela sublinha os “tinidos, tinidos, e tinidos” para dar ênfase, e como sua escrita se torna de certa forma caótica à medida que o ritmo da história aumenta (como se ela corresse junto ao leitor). Esses toques tornaram essa história inteiramente de Rowling, e esse volume de histórias particularmente especial.
Resenha por Daphne Durham da Amazon.com
Tradução por Bruno Maranhão (Equipe de Tradução Potterish.com)

Mais informações:
Madame Pince
Conteúdo Potterish
Image

PENSE NISSO! (R)
User avatar
Regina McGonagall
Ministra da Magia
Ministra da Magia
Posts: 1023
Joined: 05/01/05, 15:56
Sexo: Feminino
Estado: MG
Location: Ministério da Magia, claro!

Re: Conto 1 - O Mago e o Caldeirão Saltitante

Post by Regina McGonagall »

Gente, eu preciso ler este livro!

esse conto me pareceu meio confuso lendo só aqui.

me pareceu que ela pegou a idéia do retrato de Dorian gray e melhorou-a sensivelmente, dando o que poddríamos chamar de final feliz, né?

pra mim ela fala de forma bem humorada das responsabilidades que assumimos e do nossa influência na vida das pessoas à nossa volta, que será o que escolhermos ser, mais ou menos boa, mas nunca inexistente.
Regina McGonagall
Ministra da Magia


Image
***
Clique aqui para me mandar uma coruja

RPG
Narração
Fala
Pensamento
Outros personagens


Image
User avatar
Kaone
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 595
Joined: 08/08/06, 14:51
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Grifinória
Location: Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry

Re: Conto 1 - O Mago e o Caldeirão Saltitante

Post by Kaone »

Já tem mais de semana que comprei o livro, só fui começar ontem, rs. Tava terminando de ler EdP. :mrgreen:

Só li esse conto até agora, ontem tava cansada, por isso fui domir. (: Que caldeirãozinho "dumal" (usando o termo que a Biaa gosta de usar, hehehe!). E também, bem feito pro rapaz. Levou a lição que merecia. :lol:

É claro que as pessoas são diferentes, o moço era bem diferente do pai. E o pai deu uma lição de vida, depois que ele "partiu": Ser uma pessoa boa, honesta, ajudar quem precisa. Temos que fazer isso na vida, pra esse mundo ser melhor. O pai também mostrou a ele, a não ter preconceito, e ajudar os "trouxas". Adorei a moral da historinha. =)

Os comentários do Dumbledore são o máximo! Adoro ler um pouco da "História dos Bruxos", ter conhecimento deles. A gente fica achando que é "real". 8)

E por último, lógico, não poderia deixar de comentar, o que tem escrito na segunda página: "Os Contos de Beedle, O Bardo - Traduzido das runas originais por Hermione Granger". Nem preciso dizer que adorei, né? huahauhauha... =P
User avatar
Fidelis Patronum
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 726
Joined: 05/06/07, 21:30
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 9785820819
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/denyeduardo
Blog: http://diretodiscurso.wordpress.com/
Micro Blog: http://twitter.com/deny_eduardo
Youtube: http://www.youtube.com/denyeduardo
Location: Franca, a capital do calçado masculino e do basquete \o/
Contact:

Re: Conto 1 - O Mago e o Caldeirão Saltitante

Post by Fidelis Patronum »

Devido à manutenção inesperada do fórum nós tivemos de adiar o fechamento desta edição do Revivendo a Saga.

Estou trancando agora os tópicos e o "relatório final" será divulgado em breve aqui neste mesmo fórum!

:mrgreen:

Obrigado pela participação de todos!

Conto 1, revivido!
Image

PENSE NISSO! (R)
Locked

Return to “Arquivos”