Conto 3 - O Coração Peludo do Mago

Moderator: Equipe - Godric's Hollow

Locked
User avatar
Fidelis Patronum
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 726
Joined: 05/06/07, 21:30
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 9785820819
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/denyeduardo
Blog: http://diretodiscurso.wordpress.com/
Micro Blog: http://twitter.com/deny_eduardo
Youtube: http://www.youtube.com/denyeduardo
Location: Franca, a capital do calçado masculino e do basquete \o/
Contact:

Conto 3 - O Coração Peludo do Mago

Post by Fidelis Patronum »

REVIVENDO A SAGA #1

Os Contos de Beedle, o Bardo
Conto 3 - O Coração Peludo do Mago

Sinopse:

A narração dá início ao mostrar um mago atraente, habilidoso e rico que está envergonhado pela tolice de seus amigos apaixonados. Tão certo ele está sobre seu desejo em revelar tal “fraqueza” que o jovem mago usa a “Arte das Trevas” para evitar que ele mesmo se apaixone.

Sem saber que o mago chegou a tais extremos para se proteger, sua família ri de suas tentativas em evitar o amor, acreditando que a garota certa irá mudar seus pensamentos. Mas o mago fica orgulhoso, convencido de sua sabedoria e impressionado com o seu poder em alcançar total indiferença. Mesmo conforme o tempo passa e o mago assiste seus amigos se casarem e terem suas próprias famílias, ele permanece satisfeito com si e com sua decisão, considerando-se sortudo por estar livre das aflições que ele acredita encolher e esvaziar o coração dos outros. Quando os pais do mago morrem, ele não fica em luto, mas ao contrário se sente “abençoado” pelas mortes. O mago se faz confortável na casa de seus pais mortos, transferindo seu “maior tesouro” para a masmorra deles. O mago acredita ser invejado por sua “esplêndida” e perfeita solidão. O mago está desiludido, ficando mais irritado quando ele ouve dois servos fofocando – um tendo pena dele, o outro rindo por ele não ter uma esposa. Ele decide de uma vez por todas “arrumar uma esposa”, presumidamente a mulher mais bonita, rica e talentosa, para fazê-lo “a inveja de todos”.

Como a sorte o teria, no dia seguinte o mago encontra uma bruxa bela, hábil e rica. Vendo-a como o seu “prêmio”, o mago persegue-a, convencendo aqueles que o conhecem que ele é um homem mudado. Mas a jovem bruxa - que é tanto “fascinada e repelida” por ele - ainda sente a sua distância, mesmo que ela aceite assistir a uma festa no seu castelo. Na festa, entre as riquezas da sua mesa e o jogo de menestréis, o mago corteja a bruxa. Finalmente, ela o confronta, sugerindo que ela acreditaria em suas palavras carinhosas somente se ela achasse que ele “tinha um coração”.

Sorrindo (e ainda orgulhoso), o mago guia a jovem donzela ao calabouço, onde ele revela um mágico “porta-jóias cristalino”, onde está o seu próprio “coração pulsante”. A bruxa fica horrorizada com a visão do coração, que se tornou encolhido e peludo fora do corpo, e ela pede que o mago “o reponha”. Como ele sabia que isto era preciso para ela, o mago “abre uma fatia” no seu peito com sua varinha e coloca “o coração peludo” dentro dele. Emocionada que o mago agora poderia sentir amor, a jovem bruxa o abraça, o terrível coração é “furado” pela beleza da sua pele e o cheiro do seu cabelo.

“Crescido estranhamente” por ter sido desconectado de seu corpo por tanto tempo, o agora “cego” e “perverso” coração toma uma ação selvagem. Horas depois, eles procuram pelo castelo e os encontram no calabouço. No chão está a donzela morta com seu peito aberto. Agachado junto dela está o “mago louco,” acariciando e lambendo o seu “coração escarlate brilhante” e planejando trocá-lo pelo o seu. Mas seu coração é forte, e se recusa a deixar o seu corpo. O mago, jurando nunca ser “dominado” pelo seu coração, agarra um punhal e o corta do seu peito, deixando-o brevemente vitorioso, um coração em cada “mão sangrenta” antes que ele tombe sobre a donzela e morra. Ao fim da história é declarada a morte do mago.

Resenha:

Fiquem atentos queridos leitores: Rowling sintoniza os Irmãos Grimm para seu terceiro e mais sombrio conto. Em “O Coração Peludo do Mago” há pouco riso e nenhuma busca, apenas uma jornada dentro das sombrias profundezas da alma de um mago. Não há nenhuma evidência de restos de fadas nessa página horrível, em vez disso, nós vemos o desenho de um coração coberto por áspero pêlo e gotas de sangue (de novo, realmente não é fácil desenhar um coração de verdade, com válvulas e tudo o mais, mas Rowling consegue exatamente – pelo rude e tudo mais). Abaixo do texto há uma velha chave com três fendas no topo, deitada sob uma poça de sangue, deixando claro que estamos em frente a um conto diferente dos outros. Não diga que não avisamos…

No começo encontramos um mago atraente, habilidoso e rico que está envergonhado pela tolice de seus amigos apaixonados (Rowling usa aqui a palavra “gambolling” - brincando, fazendo travessura – um exemplo perfeito de como ela nunca diminui seus leitores). Tão certo ele está sobre seu desejo em revelar tal “fraqueza” que o jovem mago usa a “Arte das Trevas” para evitar que ele mesmo se apaixone. Os fãs deveriam reconhecer o começo de um conto de aviso aqui – Rowling explorou muitas lições na precipitação da juventude e nos riscos de tal poder nas mãos de tão jovens durante sua série.

Sem saber que o mago chegou a tais extremos para se proteger, sua família ri de suas tentativas em evitar o amor, acreditando que a garota certa irá mudar seus pensamentos. Mas o mago fica orgulhoso, convencido de sua sabedoria e impressionado com o seu poder em alcançar total indiferença. Mesmo conforme o tempo passa e o mago assiste seus amigos se casarem e terem suas próprias famílias, ele permanece satisfeito com si e com sua decisão, considerando-se sortudo por estar livre das aflições que ele acredita encolher e esvaziar o coração dos outros. Quando os pais do mago morrem, ele não fica em luto, mas ao contrário se sente “abençoado” pelas mortes. Nesse ponto do texto, a letra de Rowling muda um pouco e a tinta na página parece um pouco mais escura. Talvez ela estivesse pressionando mais forte – estaria ela tão assustada e frustrada com seu jovem mago quanto nós estamos? Quase todas as sentenças na página da esquerda praticamente vão até a borda do livro, conforme lemos sobre como o mago se faz confortável na casa de seus pais mortos, transferindo seu “maior tesouro” para a masmorra deles. Na página em frente, quando descobrimos que o mago acredita ser invejado por sua “esplêndida” e perfeita solidão, nós vemos o primeiro gaguejo na escrita de Rowling. É como se ela não pudesse tolerar escrever a palavra “esplêndido” já que claramente não é verdade. O mago está desiludido, ficando mais irritado quando ele ouve dois servos fofocando – um tendo pena dele, o outro rindo por ele não ter uma esposa. Ele decide de uma vez por todas “arrumar uma esposa”, presumidamente a mulher mais bonita, rica e talentosa, para fazê-lo “a inveja de todos”.

Como a sorte o teria, no dia seguinte o mago encontra uma bruxa bela, hábil e rica. Vendo-a como o seu “prêmio”, o mago persegue-a, convencendo aqueles que o conhecem que ele é um homem mudado. Mas a jovem bruxa - que é tanto “fascinada e repelida” por ele - ainda sente a sua distância, mesmo que ela aceite assistir a uma festa no seu castelo. Na festa, entre as riquezas da sua mesa e o jogo de menestréis, o mago corteja a bruxa. Finalmente, ela o confronta, sugerindo que ela acreditaria em suas palavras carinhosas somente se ela achasse que ele “tinha um coração”.

Sorrindo (e ainda orgulhoso), o mago guia a jovem donzela ao calabouço, onde ele revela um mágico “porta-jóias cristalino”, onde está o seu próprio “coração pulsante”. Nós avisamos que isto ia ser um conto obscuro, certo?

A bruxa fica horrorizada com a visão do coração, que se tornou encolhido e peludo fora do corpo, e ela pede que o mago “o reponha”. Como ele sabia que isto era preciso para ela, o mago “abre uma fatia” no seu peito com sua varinha e coloca “o coração peludo” dentro dele. Emocionada que o mago agora poderia sentir amor, a jovem bruxa o abraça (surpreendentemente, já que estamos praticamente gritando “Saia de perto dele!” agora), o terrível coração é “furado” pela beleza da sua pele e o cheiro do seu cabelo. “Crescido estranhamente” por ter sido desconectado de seu corpo por tanto tempo, o agora “cego” e “perverso” coração toma uma ação selvagem. Poderíamos terminar aqui, e permitir que você somente se perguntasse sobre os fatos da jovem bruxa e o mago do coração peludo, mas Rowling continua a história, como os convidados da festa se perguntam sobre seus anfitriões. Horas depois, eles procuram pelo castelo e os encontram no calabouço. No chão está a donzela morta com seu peito aberto. Agachado junto dela está o “mago louco,” acariciando e lambendo o seu “coração escarlate brilhante” e planejando trocá-lo pelo o seu. Mas seu coração é forte, e se recusa a deixar o seu corpo. O mago, jurando nunca ser “dominado” pelo seu coração, agarra um punhal e o corta do seu peito, deixando-o brevemente vitorioso, um coração em cada “mão sangrenta” antes que ele tombe sobre a donzela e morra. O último parágrafo que descreve a morte do mago é o primeiro que parece desigual - a caligrafia inclina para a direita somente o suficiente para ser perceptível, fazendo o final ficar ainda mais abrupto e inquietante.

Rowling, como a maioria dos grandes escritores de contos de fadas, não tem pena do que é mau. Agindo com orgulho e egoísmo desde o começo da história, isolando-se e endurecendo-se contra todo sentimento, o mago abriu-se a loucura, posteriormente tomando uma vida inocente, e destruindo-se no processo (parece com algum vilão que você já conheceu?). Assim como os outros contos que lemos, o segredo fica no imaginário, tanto verdadeira como imaginada (em particular uma vez que você vê os desenhos da primeira página). A visão perturbadora e indelével do mago louco lambendo os corações rivais mostra o mais obscuro dos Irmãos Grimm. Dando-se que esta história (e todo o texto, afinal) é para ser um livro de fábulas para jovens bruxas e bruxos, é ajustado que Rowling faria um conto sobre o abuso do uso das Artes das Trevas o mais horrível e menos remissório de todos eles. As Artes das Trevas, como os fãs bem sabem, não são para serem brincadas - nunca.

Resenha por Daphne Durham da Amazon.com
Tradução por Raquel Monteiro e Renata Grando (Equipe de Tradução Potterish.

Maiores Informações:

Madame Pince
Conteúdo Potterish
Image

PENSE NISSO! (R)
User avatar
Gui Pereira
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 143
Joined: 15/03/08, 17:24
Sexo: Masculino
Estado: PR
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 4282932990
Micro Blog: http://twitter.com/_guip

Re: Conto 3 - O Coração Peludo do Mago

Post by Gui Pereira »

Devo confessar e acredito que todos devem concordar comigo que 'O Coração Peludo do Mago' foi o conto mais macabro de todos. Fazendo uma comparação ou até uma citação, como preferirem, quando li o conto me lembrei muito do conto 'A Cartomante' de Machado de Assis. Óbvio que a narrativa não tem nada a ver, mas em ambos podemos ver no fim uma surpresa inesperável. Na cartomante, em determinado momento, o personagem se sente aliviado após certo tempo, mas ao chegar ao fim da história recebe a tal surpresa inesperável, um assassinato. Nesse conto vemos a mesma coisa, ao chegar ao fim há uma grande tragédia. Mas acho que Beedle arrasou nesse conto, mostrou que pode ser muito bem sucedido em qualquer ramo narrativo. Como escrevi para uma matéria em um 'blog' aqui no GP (http://www.thegriffstime.com/revista/?p=418): "Em O Coração Peludo do Mago, ficamos em dúvida se Beedle era um contador de histórias infantis mesmo. [...] Talvez, Beedle queria mesmo ensinar crianças de uma forma mais chocante, ou talvez, levou muito a sério o ditado ‘pelo amor ou pela dor’."

concordam?
"... try for some remorse, Riddle ..."
Image
@_guip
Anna Otaku <3
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Posts: 2753
Joined: 04/12/07, 13:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Facebook: achar é mais divertido!
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/AnnaOtaku
Blog: http://ninasloukas.blogspot.com/
Micro Blog: micro?._. cara me assusto com esse nomes
Photos: http://www.fotolog.com/otame_vk
Youtube: Teletubieeeeeeeee |o|
Location: Envenenando com prazer
Contact:

Re: Conto 3 - O Coração Peludo do Mago

Post by Anna Otaku <3 »

Bom, o conto do Coração peludo é intrigante, historia que me lembrou foi o filme dos
'Piratas da Caribe' xD calma não to ficado loka... ma lembra mto o DAVID JONES, o pirata
do mar que deixa seu coração em um baú *-* mto parecido mesmo, ate então ele vive sem coração
e sem a possibilidade de amar alguem.

Mas o que eu tirei de lição desse conto (Sim pra mim todos contos tem uma lição moral em si).
Foi o fato de que o orgulho dele por maior que seja, no final caiu sobre terra! Viveu pelo orgulho
morreu pela orgulho! Tolo!
bruxa fica horrorizada com a visão do coração, que se tornou encolhido e peludo fora do corpo, e ela pede que o mago “o reponha”.
Boba ela , porque sabemos que coisas são pereciveis e estragam com o tempo sem o devido cuidado xD. Como ela manda ele colocar o coração que estava 'peludo' D: É pedir pra morrer~~não tive dó dela
Ela me pareceu uma pessoa interesseira tb!.
estragado ali!!
Let's go all the way tonight,
No regrets, just love
We can dance until we die,
you and I, we'll be young forever
'Gabione desde de 2009 seduzindo a todos.'
Louvando Deusa Mari Mar desde 2008
Carregando a Bruna no bolso desde 2008
User avatar
Fidelis Patronum
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 726
Joined: 05/06/07, 21:30
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 9785820819
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/denyeduardo
Blog: http://diretodiscurso.wordpress.com/
Micro Blog: http://twitter.com/deny_eduardo
Youtube: http://www.youtube.com/denyeduardo
Location: Franca, a capital do calçado masculino e do basquete \o/
Contact:

Re: Conto 3 - O Coração Peludo do Mago

Post by Fidelis Patronum »

Devido à manutenção inesperada do fórum nós tivemos de adiar o fechamento desta edição do Revivendo a Saga.

Estou trancando agora os tópicos e o "relatório final" será divulgado em breve aqui neste mesmo fórum!

:mrgreen:

Obrigado pela participação de todos!

Conto 3, revivido!
Image

PENSE NISSO! (R)
Locked

Return to “Arquivos”