Conto 5 - O Conto dos Três Irmãos

Moderator: Equipe - Godric's Hollow

Locked
User avatar
Fidelis Patronum
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 726
Joined: 05/06/07, 21:30
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 9785820819
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/denyeduardo
Blog: http://diretodiscurso.wordpress.com/
Micro Blog: http://twitter.com/deny_eduardo
Youtube: http://www.youtube.com/denyeduardo
Location: Franca, a capital do calçado masculino e do basquete \o/
Contact:

Conto 5 - O Conto dos Três Irmãos

Post by Fidelis Patronum »

REVIVENDO A SAGA #1

Os Contos de Beedle, o Bardo
Conto 5 - O Conto dos Três Irmãos

Sinopse:

Um dos contos presentes no livro "Os Contos de Beedle, o Bardo". A história fala sobre três irmãos que conseguiram enganar a morte através de magia, fazendo a travessia de um rio onde ninguém jamais sobrevivera, e se encontraram cara-a-cara com ela. Como prêmio, a Morte ofereceu um presente para cada um, qualquer presente que eles desejassem.

O irmão mais velho escolheu uma varinha que jamais fosse vencida e que fosse digna daquele que derrotou a Morte, e a Morte lhe deu a Varinha das Varinhas. O irmão do meio, para humilhar ainda mais a Morte, pediu o poder de trazer as pessoas de volta à vida, e a Morte lhe deu uma Pedra da Ressurreição. O terceiro e último irmão pediu algo que lhe permitisse fugir da morte, e a Morte lhe deu uma Capa da Invisibilidade. Os três irmãos são, respectivamente, Antíoco, Cadmo e Ignoto Peverell.

Esses três presentes juntos formam as Relíquias da Morte, que posteriormente foram objetos de cobiça e busca de muitos bruxos e bruxas, incluindo Xenofílio Lovegood, Alvo Dumbledore e Gerardo Grindelwald.

Resenha:

Se, como nós, você correu pela sua primeira leitura de “O Conto dos Três Irmãos” no seu caminho ao final de todos os finais, então você perdeu um grande conto (aquele que pensamos poder estar entre o melhor de Esopo). Sorte sua, você pode abrir a sua cópia de Harry Potter e as Relíquias da Morte no Capítulo Vinte e um e o ler a qualquer hora. Se você ainda não leu o livro final da série de Rowling (e que festa você tem a sua frente), você talvez não queira ler esse resumo… ainda. Se dê uma chance de ler primeiro o contexto do conto. Você não vai se desapontar.

Um grupo de três caveiras dentuças fita o leitor no topo do último dos cinco contos (oh como desejamos que houvesse dúzias mais). A caveira ao meio tem esculpido um símbolo na sua testa - uma linha vertical em um círculo, cercado por um triângulo. Os fãs vão lembrar-se deste símbolo do desenho de Mary GrandPre na primeira página do capítulo. Embaixo do texto está uma pilha de tecido, sobre a qual está uma varinha (soltando uma corrente de faíscas), e o que parece uma pequena pedra.

Esse sombrio conto sobre três irmãos, três escolhas, e três diferentes destinos pede para ser lido em voz alta—na verdade, a primeira vez que encontramos os três irmãos é quando Hermione lê o conto para Harry e Rony (e Xenofílio). Três irmãos viajando por uma estrada deserta “ao crepúsculo” (meia-noite, segundo a versão da história da senhora Weasley) chegam a um rio “traiçoeiro” que eles não podem cruzar. Bem versados em magia, eles criam uma ponte com um movimento de suas varinhas. A meio caminho eles são parados por uma “figura encapuzada”. A Morte está brava e diz aos irmãos (em um momento engraçado de Relíquias da Morte, Harry interrompe a história aqui “Desculpe, mas a Morte falou com eles?”) que eles a enganaram de “novas vítimas” já que as pessoas normalmente se afogam quando tentam cruzar o rio. Mas, a Morte é astuta e oferece uma recompensa a cada um deles por ser bastante inteligente para “escapar dela” (para aqueles interessados nos mínimos detalhes, a nossa cópia. Nosso conto de fadas favorito tem essa coisa de “escolha seu destino”—você pode aprender muito de um personagem por uma escolha, e as melhores histórias, como essa, muda completamente de rumo e termina de um modo que você nunca esperaria.

O irmão mais velho, um “homem combativo” pede a varinha mais poderosa já criada–uma varinha que ganhará cada duelo do seu proprietário, um mérito a um bruxo que “conquistou a Morte”. Então a Morte cria a varinha (fatídica) da “árvore de Sabugueiro” (capitalizado na nossa cópia) e dá-a ao vaidoso, briguento irmão. O segundo irmão, um “homem arrogante” que é determinado a evitar a Morte futuramente, pede o poder para trazer os outros da Morte. Pegando uma pedra do chão, a Morte diz ao irmão que ela tem o poder de trazer de volta da morte. O irmão mais novo, o mais humilde e sábio dos três, não “confiou na Morte” então ele pede algo que permitisse que ele partisse sem ser “seguido pela Morte.” Sabendo que ela talvez tenha sido superada em esperteza, a Morte, entrega a “sua própria” capa de invisibilidade de má vontade. A escolha de cada irmão revela muito sobre suas motivações: o irmão mais velho quer a Varinha das Varinhas para se fazer poderoso acima de todos; o segundo irmão quer ter poder acima da Morte; e o irmão mais novo quer deixar a Morte seguramente atrás dele.

Eventualmente os irmãos pegam seus presentes e seguem caminhos separados, tendo destinos muito diferentes. O primeiro viaja a uma “certa vila” (“distante” no Livro 7) e vai ao encalço de um bruxo com quem ele já havia lutado para desafiá-lo a um duelo que ele “não iria perder”. Após matar seu inimigo, ele se retira para uma estalagem onde se exibe com a Varinha das Varinhas, como ele ganhou-a da “própria Morte”, e como ela o faz todo-poderoso. Aquela noite, um bruxo anda sorrateiramente até o irmão mais velho e rouba a varinha, cortando a garganta do irmão “por uma boa medida”. A caçada refreia, onde Rowling descreve a Morte tomando o irmão para “si própria”, ajuda tanto a ancorar a história como um conto de alerta que ensina uma lição sobre a inevitabilidade da morte. Uma das mensagens mais importantes desse conto, e desse irmão em particular, é a noção de usar o poder para o bem (aviso que Rowling segue a risca).

O segundo irmão chega a sua casa vazia, onde ele vira a pedra “três vezes sobre sua mão” (o texto no Livro 7 omite “sobre”), usando-a para “chamar os Mortos” (capitalizado na nossa cópia). Ele fica emocionado ao testemunhar o regresso da moça com a que ele uma vez quis casar, contudo ela é “silenciosa e fria” (“triste” no Livro 7) e sofre porque ela não pertence mais ao “mundo dos mortais”. Desesperado e cheio de “desejo sem esperança” o segundo irmão se mata para que ele possa juntar-se a ela, permitindo que a Morte reconquiste a sua segunda vítima.

O irmão mais novo usa a “Capa de Invisibilidade” (até aqueles que não leram o Livro 7 sabem que isso pode ser mais do que um conto de fadas afinal) para se esconder da Morte, até uma “idade muito avançada” ele a tira e a da para seu filho. Então, ele cumprimenta a Morte “alegremente” e “como um velho amigo” parte “desta vida”. Um satisfatório final para esse conto—ele ainda é um soco depois da segunda leitura. Simples, poderoso, e pungente, “O Conto dos Três Irmãos” introduz teorias sobre o uso e abuso do poder (também forte na série) e compartilha importantes mensagens sobre vida e morte. Há muitos modos dos quais este conto informa e realça sobre Harry Potter e as Relíquias da Morte (os curiosos devem reler o capítulo trinta e cinco, “King’s Cross” e discutir), mas o nosso favorito é destacado pela mensagem que o próprio Dumbledore comunica a Harry sobre a aceitação da Morte e abraçar a vida: “Não tenha pena dos mortos, Harry. Tenha pena dos vivos, e acima de tudo, aqueles que vivem sem amor.” O irmão mais novo não tentou enganar a Morte ou fazer dano a outros com seu poder; ao invés disso, ele usou seu presente para viver simplesmente e sem medo da Morte, então no fim de uma longa e feliz vida, ele foi capaz de ir de modo disposto deste mundo.

É um testamento verdadeiro ao talento de Rowling que os seus contos de fadas transportem uma mensagem tão forte, mas nunca apareçam como sermões ou publicamente didáticos (isso vai em dobro para seus livros, e é parte por isso que eles são tão especiais). Os Contos de Beedle, o Bardo comunicam várias das mesmas lições que a série Harry Potter, e as histórias reverberam com o aviso de Dumbledore sobre a escolha do que “é certo e o que é fácil”. Se ela está avisando contra arrogância e ganância, revelando a responsabilidade que vem com o poder imenso, ou exaltando a importância de amor e fé em cada um, a imaginação ilimitada de Rowling e a habilidade na narração de histórias mantém os seus fãs leais (jovens e velhos) voltando para mais, ainda mais ansiosos para a lição seguinte.

Resenha por Daphne Durham da Amazon.com
Tradução por Raquel Monteiro (Equipe de Tradução Potterish.com)

Maiores informações:

Conteúdo Potterish
Madame Pince
Image

PENSE NISSO! (R)
Biaa Le Flay
Chefe Godric's Hollow
Chefe Godric's Hollow
Posts: 2004
Joined: 10/04/06, 15:12
Sexo: Feminino
Estado: PE
Casa: Grifinória
Facebook: https://www.facebook.com/bianca.domingos.71
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/biaaflay
Blog: http://leflay.tumblr.com/
Micro Blog: http://twitter.com/biaa_d
Location: Godric's Hollow

Re: Conto 5 - O Conto dos Três Irmãos

Post by Biaa Le Flay »

O conto mais perigoso na minha opinião.

Não é de hoje que o homem vem tentando enganar a morte, foi por esse motivo que os egípcios desenvolveram a técnica da mumificação, pois eles acreditavam numa vida pós-morte.

Alguns anos depois surgi a alquimia, e um dos seus principais objetivos é a busca da pedra filosofal, que transforma qualquer metal em ouro puro e produz o elixir da vida que torna imortal que o bebe (não sei pq isso me fez lembrar do Voldmort :roll: ).

Mas no final de tudo percebemos que não importa quantas tentativa e estudo fizermos, a morte é inevitável e é tão necessária quanto à vida.
Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte. (Sigmund Freud )
off: Acordei inspirada hj :roll: ~vai aproveitar a inspiração para terminar um relatório...
●๋•Chefe da Godric's Hollow ●๋
Dúvidas, Reclamações, Sugestões, Conversar sobre a melhor saga do mundo? Mande
MP

~Gêmula da Deh Tonks~

Image
User avatar
Juh WP
Salvando Sirius e Bicuço
Salvando Sirius e Bicuço
Posts: 960
Joined: 22/05/05, 21:55
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Corvinal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 8673240218
Micro Blog: http://twitter.com/juh_black86
Location: NY

Re: Conto 5 - O Conto dos Três Irmãos

Post by Juh WP »

Esse é o conto que move um pouco o livro RdM.
Não é de hoje que o homem vem tentando enganar a morte, foi por esse motivo que os egípcios desenvolveram a técnica da mumificação, pois eles acreditavam numa vida pós-morte.
Não enganamos a morte. Apenas a atrasamos um pouco. Foi o que o último irmão fez, na minha opinião. Sobre vida após morte, é um assunto polêmico que católicos e espíritas vem debatendo ao longo do tempo. Eu acredito naquele ditado: "Há mais coisas entre o céu e a terra que a nossa vã filosofia desconhece".

O conto fala sobre cobiçarmos algo e pagar com isso. Veja que um dos irmão queria resussitar a amada. Mas porque não deu certo? Tecnicamente, acho que, quando chega a hora, não tem como fugir. A vida dela já tinha sido encerrada nesse plano.
Image

- E se eu for para Sonserina? (...)
... - então, a Sonserina terá ganhado um excelente estudante, não é mesmo? Não faz diferença para nós, Al.


Harry Potter e as Relíquias da Morte (Pág. 589)
User avatar
Gui Pereira
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 143
Joined: 15/03/08, 17:24
Sexo: Masculino
Estado: PR
Casa: Grifinória
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 4282932990
Micro Blog: http://twitter.com/_guip

Re: Conto 5 - O Conto dos Três Irmãos

Post by Gui Pereira »

Resumindo tudo isso: o ser humano tenta fugir da morte!
O mais interessante é que nós somos os únicos nesse mundo que sabemos que vamos morrer, e tentamos escapar disso ao invés de viver intensamente e ter uma morte limpa!
Vamos pegar o exemplo do meu cachorro, mesmo trazendo muita alegria para mim, e vivendo intensamente, ele não sabe que vai morrer daqui uns anos.
Eis um ponto que os animais são mais evoluídos do que nós.
Como disse Dumbledore, "a morte é apenas uma nova aventura", não devemos ter medo da morte. Estamos aqui pra isso: nascer, viver e morrer! Um exemplo disso, é a mulher trazida pela pedra da ressurreição. Ela chegou a ficar triste por ter voltado! Mil votos para as palavras do nosso velhinho. É UMA AVENTURA!
J.K. trabalhou mais uma vez com um assunto muito importante para nossa vida!

bye.
"... try for some remorse, Riddle ..."
Image
@_guip
User avatar
Regina McGonagall
Ministra da Magia
Ministra da Magia
Posts: 1023
Joined: 05/01/05, 15:56
Sexo: Feminino
Estado: MG
Location: Ministério da Magia, claro!

Re: Conto 5 - O Conto dos Três Irmãos

Post by Regina McGonagall »

Sobre a questão do debate entre religiões...
Aqui vale um aparte: todas as religiões, todas mesmo, têm em comum uma única certeza: a morte.
o que muda de uma pra outra é a forma como isto é encarado (e convenhamos, a maioria delas sabe que há vida após a morte).

Mas voltando ao conto: ele me lembrou muito alguns contos dos Irmãos Grimm, daqueles menos divulgados - a maioria só conhece os que chamamos de contos de fadas, como Cinderela, Chapeuzinho, Branca de Neve...

E as lições são semelhantes: o quanto a arrogância, o orgulho e a vaidade nos levam a escolhas que nos causam mais dor, pois nossas vitórias "mundanas" são aparentes e transitórias.

e o quanto a simplicidade é a melhor forma de seguirmos a vida, escolhendo caminhos mais tranquilos, mais éticos, mais produtivos por não serem imediatistas.

o rimão mais novo tinha essa certeza: "escapar" da morte indefinidamente era uma ilusão. mas ele poderia fazer disso uma vantagem: programou sua vida, conquistou sua felicidade no seu dia a dia e pode alcançar a morte em idade avançada, viveu bem, porque tinha isso como meta.

o que a maioria hoje não faz, porque quer o poder, a riqueza, o prazer extremo, o eterno "levar vantagem em tudo porque a vida é curta e é uma só"...

por isso a desilusão é tão dura quando a ficha cai (ou a morte chega, como JK sugeriu...)
Regina McGonagall
Ministra da Magia


Image
***
Clique aqui para me mandar uma coruja

RPG
Narração
Fala
Pensamento
Outros personagens


Image
User avatar
Fidelis Patronum
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Posts: 726
Joined: 05/06/07, 21:30
Sexo: Masculino
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 9785820819
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/denyeduardo
Blog: http://diretodiscurso.wordpress.com/
Micro Blog: http://twitter.com/deny_eduardo
Youtube: http://www.youtube.com/denyeduardo
Location: Franca, a capital do calçado masculino e do basquete \o/
Contact:

Re: Conto 5 - O Conto dos Três Irmãos

Post by Fidelis Patronum »

Devido à manutenção inesperada do fórum nós tivemos de adiar o fechamento desta edição do Revivendo a Saga.

Estou trancando agora os tópicos e o "relatório final" será divulgado em breve aqui neste mesmo fórum!

:mrgreen:

Obrigado pela participação de todos!

Conto 5, revivido!
Image

PENSE NISSO! (R)
Locked

Return to “Arquivos”