Eu boiei legal na sua explicação, Guta! ahahahhaha! Gente, eu não tenho a menor noção de informática, o básico que sei é pra postar minhas fics e olhe lá! rsrsrsrs
Quanto ao sistema de avaliação, a minha crítica é mesmo para o vestibular, não tanto para as provas. Como você falou, Dri, não adianta, o melhor esquema para avaliar um aluno é com provas mesmo, embora eu ache interessante mesclar isso com trabalhos, e tirar nota do aluno na cara dura se ele copiar. O mal é que muitos professores deixam passar esse lance de cópia, e o aluno chega na faculdade querendo fazer ctrl+ c e ctrl+v nos trabalhos, o que é praticamente impossível, o cara não passa mesmo.
Acho que as provas tem que continuar no colégio sim, mas também acho que as coisas precisavam mudar urgentemente. Seria bom que houvesse mais investimentos, mais aulas para as crianças desde cedo, etc. Minha prima, que está nos Estados Unidos, falou que já aprendeu toda a matéria que eles estão passando por lá, só que agora ela está aprofundando. Acho tudo muitoooo corrido aqui no Brasil, por isso as crianças que tem mais dificuldades não conseguem assimilar. E vão carregando o problema crônico para as outras séries conforme passam de ano sem saber a matéria.
Então, na hora de prestar o vestibular, quem passa nas faculdades públicas, que são as melhores e teoricamente deveriam ter vagas para quem não pode pagar? Só passam aqueles que pagaram bons colégios e cursinhos durante a vida toda, não os que dependeram de ensino público. Esse é o ponto que deveria mudar mesmo!
E um exemplo de uma prova que eu acredito ser útil e estimulante para os alunos é a do Enem. Sempre gostei desse lance de fazer a pessoa pensar e interpretar, e não decorar fórmulas ou cadeias alimentares e esse tipo de coisas. Sempre odiei decorar, gostava mais dos exercícios que me faziam pensar e procurar pelas respostas...
Nossa, como eu escrevi!
Agora preciso ir, vou ter reunião para terminar a apresentação em Power Point e ensaiar o que vou dizer na sexta. *medo*
Bjo pra todasssss, e bom papo por aqui!